Guia de Bolso – Roteiros mais lidos em 2010

Roteiro sobre Gararu foi  a segunda publicação mais lida em 2010.
São dois anos de conversa com você leitor. Mensagens, comentários, reclamações, mas sempre apresentando um Sergipe possível turisticamente e um Brasil cheio de contrates e locais bem especiais. E por que não o mundo? Em janeiro de 2010 cumprimos o dever de casa proposto em 2009 e publicamos um pouco do Velho Mundo, em viagem realizada por Lisboa, Cascais, Roma, Florença, Assis, Londres, Paris e o carnaval de Madri.

Foram 49 quintas-feiras do ano, sempre trazendo um roteiro, um destino, um lugar e mais dicas de viagem, além das sessões “Na Bagagem” e “Passaporte”; a primeira, com a proposta de trazer notícias sobre o trade; a segunda, informando uma curiosidade, fato ou foto internacional.

Os destinos de Sergipe prevaleceram, mas não deixamos de trazer roteiros interestaduais, além da matéria com

Paris também esteve presente nos destinos de férias.
ponto de vista, tais quais “Dever de férias com roteiro especial” e “Pontes de Aracaju – Encurtar, acessar, desenvolver”, falando sobre a inauguração da Ponte Joel Silveira e as demais pontes de Aracaju. Escrevemos sobre a Praça São Francisco, em São Cristóvão, e sobre o Palácio-museu Olímpio Campos, em Aracaju, mesmo antes de ser inaugurado. Realçamos a ideia de um turismo possível para todos na matéria sobre as “Dez opções para o feriado do 12 de outubro”, além do “Dezessete motivos para viver Aracaju”.

Viajamos da Vila de Santo Antônio (BA) ao Balneário Camboriu (SC). Para Brasília em seus 50 anos, para o Rio de Janeiro antigo e seus prédios históricos, Maceió (AL), Cataratas do Iguaçu (PR) e Natal (RN). Fizemos

Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade em São Cristóvão.
matérias especiais direto da BNTM, em Porto de Galinhas (PE); da BNT Mercosul, em Penha (SC);  do Minastur, em Belo Horizonte (MG) e da ABAV, no Rio de Janeiro (RJ).

Falamos sobre novos roteiros e descobertas, além de feiras, workshops, encontros e eventos voltados para o turismo, mas Sergipe é o destaque. A matéria mais linda continua sendo do Estado. Intitulada “Sergipe – Vinte lugares imperdíveis”, a publicação está no topo do ranking, seguida de “Gararu – Passeio de barco e trilha ecológica” e logo depois as “Dez opções para o feriado do 12 de outubro”, porém, desbravamos a renda de Divina Pastora, a festa do vaqueiro em Porta da Folha, a Barra dos Coqueiros e Ilha de Santa Luzia, entre outros.

Mercados de Aracaju

Os mercados centrais de Aracaju foi tema de matéria especial e uma das mais comentadas e lidas no curso de Guia de Turismo do Instituto de Federal de Sergipe (IFSE). Mostramos que Estância não é só praia e Santana do São Francisco tem um dos finais de semana mais concorrido do Estado, na praianha da Saúde.

Falando em comentários, a publicação “Pontes de Aracaju – Encurtar, acessar, desenvolver” e “Dezessete motivos para viver Aracaju” foram as matérias mais comentadas.

Fizemos amigos, melhoramos, reclamamos e sugerimos; 2010 foi um ano promissor para o turismo, e, conseqüentemente, para a coluna Guia de Bolso. É hora de agradecer a Emsetur, além da Impacto Turismo,

Desvendamos o centro do Rio antigo aliado ao moderno.
Edsontur e Sindicato dos Guias de Sergipe, parceiros da coluna, e a todos que contribuíram e contribuem  de forma direta ou indiretamente nesta realização. Agradeço a você leitor pelo feedback e por acompanhar com mensagens, sugestões, reclamações.

Dois mil e onze fechamos mais uma vez com você. Acreditamos no turismo de Sergipe e no compromisso de publicar o melhor dos roteiros, das descobertas, ou seja, de um espaço voltado para que o Estado esteja aberto ao turismo viável e sustentável. Na certeza de acertamos, contamos com você. Um feliz destino chamado Sergipe.

Fotos: Silvio Oliveira

Contato: silviooliveira@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais