Homenagem a uma grande liderança

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Do bancário aposentado e colaborador deste espaço Alceu Monteiro. O titular soma-se as palavras de Alceu. Souza fez da vida dele a luta sindical. E morreu desta forma. O texto de Alceu:

“Conheci o colega José Souza nos idos de 1987, ano em que ele foi transferido para a Agência Centro, do Banco do Brasil. Foi também nesse ano que, já no período da redemocratização do país, Souza começou a militar no movimento sindical sergipano. Reconduzido, recentemente, pela terceira vez, à presidência do Sindicato dos Bancários de Sergipe, José Souza, que ontem nos deixou, é merecedor do mais profundo reconhecimento dos colegas do BB e de toda a categoria bancária, por sua extrema dedicação à causa dos trabalhadores e pela extraordinária garra com que sempre conduziu os seus comandados, que por ele sempre tiveram um inabalável respeito e inquestionável admiração. Sem receio de errar, afirmo que José Souza de Jesus deixa uma lacuna enorme no movimento sindical do Brasil. O seu desempenho é um verdadeiro paradigma a ser seguido pelos autênticos líderes sindicais. Por isso, presto esta singela homenagem a uma grande liderança e a uma excepcional figura humana.”

Souza deixa a viúva a jornalista Niúra Belfort, e osfilhos Wladimir e Letícia. Niúra é outra guerreira que participou ativamente do fortalecimento do Sindijor/SE nas décadas de 80 e 90.  Nossas condolências a toda família.

Obs: ao final desta edição foram publicadas diversas em homenagem a José Souza, que foi encontrado ontem, 21, morto no quarto de hotel onde estava hospedado em Fortaleza, onde viajou para negociar com a direção do BNB, os dias da greve dos bancários.

Sergipe e Aécio: Ele tem o apoio dos 3 senadores, mas não aparecerá
E o candidato a presidente Aécio Neves tem o apoio dos três senadores em Sergipe. Aliás, é o único Estado que ele é unanimidade entre os senadores, mesmo assim não aparecerá. Já Dilma esteve aqui e foi uma festa. Aécio poderia aparecer pelo menos na 13 de Julho e nos Jardins onde tem 70% do voto.

Alguém sabe os 45 motivos para se associar a Somese?
Ontem, 21, o blog publicou o out door da Sociedade Médica de Sergipe – com o 45 bem grande. Nele, a Somese a frase “os 45 motivos para se associar”. Porém, alguém sabe quais são? A Procuradoria Regional Eleitoral sabe? E mais: porquê será que os médicos não estão se associando a entidade “tão combativa?”. Arrepare!

Sukita tem parecer favorável do Procuradoria e só falta o TSE
Ontem, 21, o ex-prefeito de Capela, Sukita, teve parecer favorável da Procuradoria Geral do MPF, para o registro da candidatura dele. Agora só falta o julgamento pelo TSE. Se vencer entrará na coligação governista e sairá o último, Francisco Gualberto.

Garibalde poderá ser o nome de consenso
O deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB) não descarta a possibilidade de disputar a presidência da Assembleia Legislativa. Em entrevista ao programa ‘Batalha na TV’, Garibalde disse que o importante é que o nome saia do consenso do grupo. “Já participei de várias eleições da mesa, chegando inclusive a presidi-la. Tenho experiência, estou no meu quinto mandato, e só fiz amigos na Assembleia Legislativa. Agora é conversar, porém tenho a convicção que o nome deve representar um consenso da nossa base”, disse Garibalde.

Convênios em Lagarto
O dia de hoje em Lagarto será movimentado. Às 10h30, na praça Filomeno Hora, o governador de Sergipe, Jackson Barreto, o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, o prefeito Lila Fraga e o deputado federal Fábio Reis (PMDB) estarão assinando convênios provenientes de emendas do parlamentar peemedebista. Estes contratos viabilizarão a construção de praças, a revitalização de parques, a pavimentação de vias públicas e a ampliação e modernização do campo de futebol Juraci Emílio dos Santos – o Taticão.

Convênios em Lagarto II
A solenidade acontecerá durante ato de assinatura de contrato de saneamento entre o governo do estado e o ministério das Cidades, que será responsável pela ampliação do sistema de água do Piauitinga. "Com certeza um leque de obras e investimentos responsáveis por levar mais urbanização, qualidade de vida e água na casa dos lagartenses", frisou Fábio Reis.

Questionamentos sobre a taxa de esgoto no conjunto Augusto Franco
Desde a última segunda-feira começou a funcionar o sistema de esgoto do conjunto Augusto Franco, em Aracaju. A população critica a taxa de esgoto de 80%.

Questionamentos sobre a taxa de esgoto no conjunto Augusto Franco II
O conjunto Augusto Franco hoje tem em torno de 85.000 pessoas, ou seja, a Deso irá lucrar muito com essa rede de esgoto, pois os investimentos foram com recursos do PAC, recursos federais e irão receber esses valores absurdos correspondentes a 80% da água.Com a palavra a DESO, ou o governo estadual.Quais são os parâmetros utilizados para essa taxa absurda de esgoto, de 80%?

Carreata de Canindé a Glória em apoio a Dilma Rousseff na sexta-feira
Com a presença do governador reeleito Jackson Barreto, o prefeito de Canindé, Heleno Silva,  está organizando para a próxima sexta-feira, 24, uma grande carreata em apoio a candidatura de Dilma saindo de Glória (posto de Lucy) às 14h, para Canindé do São Francisco. A mobilização conta com o apoio de vários políticos entre eles os deputados eleitos pastor Jony (federal) e Jairo de Glória (estadual).

Caça às “bruxas”
O blog recebeu a informação que desde o início da semana vem ocorrendo uma verdadeira caça às “bruxas” numa pasta da administração de Aracaju. Todos que apoiaram o deputado federal reeleito Mendonça Prado.

Voto de Cabresto na Associação Sergipana de Letras? Jamais!
Imagine caro leitor, será que tem voto de cabresto na Academia Sergipana de Letras. E será que trocaram uma cadeira por divulgação numa rede de televisão? Não, ninguém acredita. Até porque lá só tem intelectuais e cada cadeira vazia é preenchida por um intelectual maior ainda.Muito menos nepotismo.

Comunicadores: Ato Público em apoio a Dilma Rousseff
Jornalistas, radialistas, publicitários e demais trabalhadores da comunicação em Sergipe realizarão um Ato Público na próxima quinta-feira, 23, em apoio à reeleição de Dilma Rousseff. A manifestação acontecerá no Calçadão da João Pessoa (em frente à Caixa Econômica Federal), centro de Aracaju, a partir das 9h.

Manipulação
Segundo um dos organizadores do Ato, o jornalista Paulo Victor Melo, a proposta surgiu como forma de denunciar a manipulação dos meios de comunicação nestas eleições. “Temos uma eleição polarizada no próximo domingo. Os empresários da mídia já escolheram o seu candidato e, diariamente, fazem campanha para ele. Por isso, os trabalhadores da mídia também precisam ir às ruas mostrar que há uma desigualdade na cobertura e no tratamento que a imprensa dá aos dois candidatos”, ressaltou.

JN como instrumento da oposição
A afirmativa do jornalista é comprovada por uma pesquisa feita pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que revelou que o principal telejornal brasileiro, o Jornal Nacional, é um instrumento de oposição ao Governo Federal. Este ano, segundo dados do estudo, o noticiário da Rede Globo dedicou 1 hora e 22 minutos para notícias desfavoráveis a Dilma Rousseff, contra apenas três minutos para reportagens favoráveis. Em contrapartida, o candidato Aécio Neves teve mais de sete minutos de noticiário positivo esse ano e pouco mais de cinco minutos de notícias desfavoráveis.

Pirambu: Serviços do Incra, Emdagro, BNB e Receita Federal disponibilizados
A Prefeitura Municipal de Pirambu através da Secretaria de Agricultura e Pesca, está disponibilizando para os produtores rurais do município de Pirambu, ações e serviços que são realizados pelo Incra, Emdagro, Receita Federal e Banco do Nordeste.

Regularização
Com relação ao Incra, são disponibilizados os serviços de regularização fundiária e recadastramento dos imóveis rurais, objetivando dar acesso aos proprietários a suas aposentadorias e financiamentos para aumentar a produção agropecuária.O Banco do Nordeste com sua Agencia Itinerante vem fornecendo credito através de empréstimos agrícolas e impulsionando a produção agropecuária no Município.

Produtores
Já a Emdagro com seu posto avançado tem facilitado a vida dor produtores rurais com a emissão da GTA e a declaração da vacinação do rebanho bovino fornecido no próprio município. Há também a emissão gratuita do ITR para todos os produtores rurais, além da disponibilidade de um Engenheiro de Pesca para os produtores rurais de Pirambu.

Benefícios para os produtores
“Os produtores de Pirambu não precisam mais se deslocarem para outros Municípios como Nossa Senhora das Dores, Japaratuba ou Aracaju para resolverem questão junto ao Incra, Receita Federal, Emdagro e Banco do Nordeste”, disse o secretário de Agricultura e Pesca, André Maciel, ressaltando que todos esses serviços foram trazidos pelo prefeito Élio Martins (PSC) para o município, por se tratar de um compromisso com a classe que produz boa parte da riqueza desse País.

Qualidade de vida

Ontem,  21, cerca de 130 idosos moradores do município de Areia Branca participaram de um 'Dia de Lazer' em Aracaju. O passeio realizado pela prefeitura através da Secretaria de Ação Social,  contou com uma programação diferenciada.

Interação
Uma das atividades foi coordenada pela psicológica Regina Paiva.  A especialista compartilhou dinâmicas motivacionais que mostraram a importância de interagir na  coletividade. "As brincadeiras também melhoram a forma como eles encaram a vida.  Muito bom ver a participação e o envolvimento dessas pessoas," comentou Regina.

Roteiro
Distribuídos em três confortáveis ônibus,  os idosos cumpriram um verdadeiro roteiro turístico. Passaram pelo Mercado Central de Aracaju, Orla da Atalaia e Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira.  No intervalo do trajeto, foi oferecido um grande almoço em restaurante.

Ações
"Esse é só o início de uma série de ações que vamos desenvolver para a terceira idade. Os idosos não podem ser esquecidos. Afinal, eles já contribuíram muito para esse município. Agora chega a minha vez de retribuir enquanto gestora, desde um bom acolhimento até projetos voltados para eles," concluiu a prefeita Acácia Sousa.

Educação promove 1º Encontro do Projeto Ciranda Braillendo
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Divisão de Educação Especial (Dieesp), realizou na manhã desta terça-feira,21, na Biblioteca Pública Epifânio Dórea,  o primeiro encontro do  Projeto Ciranda Braillhendo.   O encontro reúne professores e alunos cegos que possuam conhecimento da leitura e da escrita do Código Braille, a fim de fortalecer o aprendizado na leitura e na escrita do código. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Biblioteca Pública Epifânio Dória/ Núcleo Braille e o Comitê Sergipano (Proler).

Experiências
Nesta primeira fase do projeto participam 12 pessoas que se reunirão toda última terça-feira de cada mês para relatarem experiências e aprimorarem o conhecimento do Código Braille. Esta primeira etapa tem o encerramento previsto para abril de 2015. Posteriormente, serão abertas inscrições para mais interessados.

Necessidade
Segundo Luciene do Santos, técnica da Dieesp e uma das coordenadoras do projeto, a ideia surgiu da necessidade de continuar e aprimorar o estudo do Sistema Braille. "Além disso, o intuito é propiciar uma maior participação nas atividades propostas pelo Setor Braille da Biblioteca Pública voltado para pessoas com deficiências visuais e profissionais envolvidos na área", informou.

Leitores
O principal objetivo dos setores envolvidos é estimular a formação de leitores, no caso dos deficientes visuais. O projeto veio para sensibilizar mais esse público e incluir aqueles que ainda não estão próximos do Sistema Braille e do hábito da leitura.

GBarbosa no Feirão do Limpa Nome
Para quem deseja iniciar 2015 com o pé direito, negociar os débitos e quitar as dívidas com condições especiais de pagamento o Feirão do Limpa Nome é uma oportunidade que algumas empresas sergipanas estão aderindo, como o cartão Cencosud/GBarbosa. Na primeira edição do Feirão, coordenado pelo Tribunal de Justiça de Sergipe, a rede supermercadista já negociou com 90% dos clientes que compareceram aos eventos nos municípios de Nossa Sra. da Glória e Propriá. “Essa é a hora de resolver as pendências no cartão Cencosud/GBarbosa para que os nossos clientes entrem o ano de 2015 com maior tranquilidade”, afirma o gerente de cobrança da rede, Hugo Leonardo da Silva. Nesta primeira edição, além dos dois municípios citados, Itabaiana, Lagarto, Aracaju e Estância também terão paradas do Feirão do Limpa Nome, nos dias 29 de outubro, 05, 12 e 26 de novembro, respectivamente.

Dia Internacional de Animação
Em sua 11ª edição, o Dia Internacional da Animação (DIA) é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais, serão exibições em mais de 230 cidades do país.  Em Aracaju, o Cinema Vitória, localizado na Rua do Turista, recebe o DIA no dia 28 de outubro, às 19h30. A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

Workshop com Rodrigo Brivio
No próximo sábado, 25, o professor de Educação Física Rodrigo Brivio estará em Aracaju para ministrar o workshop 'Autismo – Corpo, Ação e Emoção, no campus Farolândia da Universidade Tiradentes. Profissional renomado, Brivio realiza trabalho no Rio de Janeiro onde faz terapia de crianças autistas através do esporte. Ele ficou conhecido nacionalmente depois de participar do programa Esporte Espetacular, na Rede Globo. O evento se dará durante todo o dia, das 8h às 18h, e é realizado pela Apase. Mais informações através do telefone: 3042-6703.

6ª Edição do Empe de Tênis será em novembro
Em novembro as atenções estarão voltadas para a maior disputa de tênis realizada em Sergipe: o Empe de Tênis, que este ano chega a sua sexta edição. Assim como nos anos anteriores, o torneio acontecerá no Racket Spots, em Aracaju, desta vez de 21 a 30 do próximo mês. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 11 de novembro. Realizado pela Construtora Empe, os tenistas vencedores de todas as categorias irão receber, cada um, uma raquete. Na competição, os atletas participarão das categorias infantojuvenil, para competidores que tenham idade entre 10 e 16 anos, sênior, para atletas que tenham acima de 50 anos, e por classe, sendo 1ª, 2ª, 3ª e 4ª masculino e 1ª, 2ª e 3ª feminino.

Informações
Este também é o único torneio em Sergipe a premiar os vencedores de todas as categorias. Os tenistas interessados em participar da competição já podem se inscrever. As inscrições podem ser feitas no Racket Sports Aracaju, Federação Sergipana de Tênis, Petroclube ou no site do clube – http://www.racketsports.com.br , onde também vão poder ser conferidas as chaves e a ordem dos jogos.Mais informações com o professor de tênis Noelson Santana nos telefones (79) 9135-1558 // 3249-2895. O tradicional evento de tênis do Estado conta com o apoio da Cohab Premium Imobiliária e Maxmix Concreto.

Agenda

22 de outubro, quarta-feira. Faltam apenas quatro dias para o segundo turno das eleições de 2014.
Corte de água já atinge 60 por cento dos moradores de São Paulo. Amanhã, quinta-feira, sai a taxa de desemprego de setembro. Também amanhã o técnico Dunga convoca a seleção brasileira para os últimos amistosos deste ano. Na sexta-feira, 24.10, a TV Globo transmite o último debate do segundo turno entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), às 22h10. No domingo, 26.10, eleitores vão às urnas para escolher, em votação de segundo turno, o novo presidente da República.

Curtas
YOUSSEF É ABSOLVIDO POR LAVAGEM DE DINHEIRO DO TRÁFICO. /// ALCKMIN CITA TERCEIRO VOLUME MORTO DO CANTAREIRA PARA GARANTIR ÁGUA EM SÃO PAULO. /// ASSASSINO EM SÉRIE DE GOIÁS ‘PEDIU’ PARA MATAR COLEGA DE PRISÃO. /// TSE SUSPENDE PROPAGANDAS EM QUE DILMA FAZ ELOGIOS A AÉCIO. /// SABESP APROVA DESCONTOS DE 10 E 15 POR CENTO PARA QUEM REDUZIR CONSUMO DE ÁGUA. /// SEGUNDO TESTE CONFIRMA CURA DE ESPANHOLA COM EBOLA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Conquista absolutamente justa
Os números comprovam. Invicto após disputar 12 partidas, o Confiança atingiu, finalmente, um objetivo cuja consecução reveste-se de extraordinária importância para o futebol sergipano: a classificação para a Série C. Pode parecer um chavão, mas a verdade incontestável é que a UNIÃO de todos os integrantes dos diversos setores do clube tem sido a razão do sucesso alcançado. Começando pelos jogadores, passando pela comissão técnica e estendendo-se à diretoria e ao conselho, o diálogo tem se constituído na mola mestra a impulsionar os planos do Dragão. Indispensável destacar o trabalho do presidente Luís Roberto, um dirigente de alto gabarito, e o excepcional treinador Betinho, uma grande liderança, que se impõe perante seus comandados através do respeito e da sinceridade. Finalmente, não se pode deixar de destacar o apoio da fiel torcida alvi-azul. Já classificado, a meta, agora, do Confiança, é chegar ao título de campeão da série D da CBF.

Congresso técnico
A FSF já definiu uma data para a realização do congresso técnico do campeonato sergipano da Série A-1, relativo ao ano de 2015. Em outras épocas, essa reunião era chamada conselho arbitral. Há alguns anos, porém, a nomenclatura adotada passou a ser congresso técnico, ou seja, um encontro em que é discutido e aprovado o regulamento da competição. Era muito comum, antigamente, que dirigentes, depois de aprovarem as regras, simplesmente não as conheciam. A data fixada pela Federação Sergipana de Futebol é 18 de novembro. Como 2015 surge trazendo esperanças de início de uma fase progressista do nosso futebol, resultantes, por exemplo, de fatores extremamente positivos, como a reabertura do Batistão e a subida do Confiança para a série C, ficamos na torcida de que, dessa vez, os representantes dos clubes da primeira divisão de nosso futebol preparem-se melhor, a fim de que tenhamos um certame organizado e efetivamente profissional.

Jogo rápido
Barcelona derrota o Ajax por 3 X 1. /// Elenco do Confiança pensa em conquistar o título de campeão da Série D. /// Enfim Pistorius foi julgado e pegou 5 anos. /// O campeonato baiano do próximo ano não terá jogos às quartas-feiras. /// Oito clubes disputam as 4 vagas na Libertadores. /// Bom Senso Futebol Clube vai entregar mensagem aos candidatos à presidência da República, pedindo ação para viabilizar mudanças no comando da CBF. /// Já foram registradas três mortes neste ano envolvendo as torcidas organizadas. /// O São Paulo desistiu de fazer sua pré-temporada de 2015 nos Estados Unidos. /// O número de mortes (3), citado acima, é referente, apenas, às organizadas dos quatro grandes clubes paulistas.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AnderChrisSouza  Aos que cedo entendem os chamados da vida, o tempo é gentil e parceiro, o que garante as realizações pretendidas. #BomDia

www.twitter.com/FreiJoaoPaulo  Para quem acha que luta política se resume a disputa eleitoral.  A luta só se inicia domingo que vem!  São projetos diferentes e distantes.

www.twitter.com/KarinaDrummond  Guerreiros não morrem jamais em nossos corações. Como você vai fazer falta amigo.Segue na Paz do Senhor.Deus te receba de braços#souza

www.twitter.com/eugeniadeda  Só um monge budista pra disputar uma eleição contra o marketing/desconstrução. E olhe lá!Vão incutir suspeita na meditação e  roupa do monge.

www.twitter.com/AndersonJPT  "@Mikalins: Medicos cubanos ajudando a combater o Ebola na Africa. Deu no NYT. Tapa na cara da sociedade."

www.twitter.com/EloisaGaldino  Sergipe precisa de Dilma, quer Dilma e já disse isso no primeiro turno. Estar com Aécio é estar contra os sergipanos. Está dito.

LUTO

SEEB/SE:Estamos de luto! Morre nosso guerreiro, o presidente José Souza
Lamentavelmente e com pesar, informamos a morte prematura do presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), José de Souza. Souza foi encontrado desacordado em um apartamento do Hotel Ministral em Fortaleza, Ceará. Ele foi participar da assinatura do aditivo do acordo coletivo do Banco do Nordeste (BNB).
Seguiram neste instante para Fortaleza os dirigentes da Central dos Trabalhadorer e Trabalhadoras do Brasil (CTB/SE) e do SEEB/SE, respectivamente Edval Goes, Ivânia Pereira e Adilson Azevedo.
A diretoria do SEEB/SE informa que todas as atividades do sindicato marcadas para esta semana estão suspensas, inclusive a edição do jornal Resistência.
Pela segunda vez consecutiva, José Souza de Jesus estava no cargo de presidente do SEEB/SE. Ele fez Filosofia na Universidade Federal de Sergipe (UFS), era dirigente da CTB/SE, da Federação dos Bancários da Bahia /Sergipe e é membro do Conselho Deliberativo da Previ.
Souza atua no movimento sindical desde a década de 80. Das atividades sindicais e de representação de funcionários, foi delegado sindical e membro da Executiva Nacional dos Funcionários do BB. Filho de Laudelina de Jesus, ele nasceu na cidade de Carira, em 31.03.1958. Casado com a jornalista Niúra Belfort é o pai de Wladimir Belfort Souza e Letícia Belfort Souza.

Nota – SINDIJOR-SE
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de representação dos Jornalistas e do Jornalismo em Sergipe, expressa profundo pesar pelo falecimento do sindicalista José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, ocorrido na manhã desta terça-feira, em Fortaleza.
O presidente do SINDIJOR-SE, seus Diretores e toda a classe jornalística solidarizam-se com os familiares, amigos e toda a categoria bancária neste momento de profunda dor. Ao mesmo tempo, reconhece que o sindicalismo sergipano perde um dos seus maiores símbolos de luta, coragem e determinação.
Souza, carinhosamente chamado por todos, pois era assim que ele preferia ser chamado, deixa um grande legado a ser seguido pelas novas gerações de líderes sindicais: dedicação, diálogo, determinação e amor à profissão. Um trabalho em defesa da classe trabalhadora que ficará eternizado na história.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE)

Nota – Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil de SE
"Com imenso pesar, comunicamos o falecimento, aos 54 anos de idade, do nosso colega, amigo e companheiro de lutas José Souza de Jesus, presidente do Sindicato de Estabelecimentos Bancários de Sergipe, diretor da Federação dos Bancários de Sergipe e Bahia, suplente do Conselho Deliberativo da PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil e filiado ao PC do B/SE, ocorrido, hoje, dia 21/10/2014, na cidade de Fortaleça (CE), onde foi participar de evento relacionado à Campanha Salarial dos colegas do Banco do Nordeste.
A classe bancária sergipana perde uma de suas mais importantes lideranças, em cuja carreira se notabilizou pelo engajamento e defesa intransigente e incansável dos mais justos e legítimos direito e interesses da categoria.
Apresentamos nossos mais sinceros votos de condolência à família enlutada, e que sua alma descanse em paz, ao tempo em que queremos deixar registrado, nos anis da vida sindical sergipana, o seu importante legado de lutas e conquistas em prol da classe bancária de nosso Estado.

ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO BANCO DO BRASIL DE SERGIPE – José Sousa dos Santos – Presidente".

Nota – Ex-prefeito Edvaldo Nogueira
É com imenso pesar que lamento profundamente o falecimento de José Souza, dirigente do PCdoB e presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe.

Tinha uma relação fraterna com Souza, tanto política quanto de amizade. Fui eu, junto com José Araújo (in memorian), os responsáveis por apresentar e filiar, em 1984, Souza ao PCdoB, quando ele era funcionário do Banco do Brasil no município de Capela. Desde então estivemos juntos nas principais pautas de lutas em prol dos trabalhadores sergipanos e brasileiros.

José Souza dedicou sua vida à luta do povo e dos trabalhadores e nutria um profundo amor à causa social, sempre lutando em favor dos mais humildes. Além disso, sempre foi uma pessoa muito humana.

Os bancários de todo o Brasil e nós, militantes do PCdoB, estamos de luto!

Em homenagem a Souza, o PCdoB cancelou toda a sua agenda durante os próximos três dias. Edvaldo Nogueira.

Nota – PCdoB Sergipe

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) expressa todo o seu pesar pela morte de José Souza de Jesus.

Souza era filiado ao PCdoB há mais de 30 anos e fazia parte da da direção do partido em Sergipe. Sindicalista com projeção nacional, Souza era presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe há duas gestões.

José Souza era um lutador do povo sergipano e do povo brasileiro. Camarada de ideias e ideais e dedicou a maior parte de sua vida para construir um mundo mais justo.
Souza é um exemplo de militante combativo e de resistência na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

O PCdoB presta solidariedade à sua família e compartilha de sua dor.

Hallison de Sousa – Presidente do PCdoB

DO LEITOR

Indignação com a iluminação pública em Aracaju
Da leitora Rebecca Ribeiro: “Gostaria de prestar minha indignação em relação à iluminação pública e a Prefeitura da cidade de Aracaju. Quando passamos pelas principais (e somente nas principais) avenidas percebemos a preocupação em mostrar serviços, como seguranças passeando pela Treze de Julho e pontos de ônibus novos, porém a realidade só vê quem precisa destes serviços diariamente. Trabalho na rua Monsenhor Silveira no Bairro São José e, como todo trabalhador comum, meu expediente acaba entre 18h e às 19h e preciso pegar aquele vergonhoso transporte público que de novo só tem a pintura externa. Ao sair do meu local de trabalho me deparo com uma rua que  se tornou alvo de constantes assaltos (o que é um absurdo, pois fica à uma quadra da avenida Ivo do Prado e bastante próximo – pasmem –  à Secretaria de Segurança Pública!) e como se não bastasse, ainda tenho que enfrentar a falta de iluminação da mesma.Tentei entrar em contato pelo telefone da Prefeitura, após 3 chamadas, finalmente uma senhora conseguiu me atender e então fui  informada que o departamento que resolve assuntos sobre iluminação era a Emurb (que atende a população no período da tarde das 15h às 17h). Ao ligar para o numero de telefone que me foi fornecido fiz mais de 10 ligações, mas sem sucesso. No site da Prefeitura pode-se encontrar a informação de que o responsável seria a ENERGISA (vale ressaltar que se trata de uma empresa privada sem concorrência na região), e ao entrar em contato com a mesma, recebi a informação que eles tinham contrato com a Prefeitura de Aracaju até o final do ano passado, o qual não foi renovado. A conclusão é que esse foi apenas o meu caso, que foi jogado de um lado pro outro e sem nenhum êxito nem mesmo no atendimento, em relação à toda uma cidade que paga seus impostos que servem para pagar não somente o salário dessas pessoas, mas também de toda estrutura que a compõe. Infelizmente vou ter que correr o risco  todas as noites e torcer para não aparecer “nenhum dono” dos meus pertences, até porque se isso acontecer a quem eu posso recorrer, né?

ARTIGO

Desafios da Segurança Pública, desafios da subnotificação.  Por Eduardo Marcelo Silva Rocha*

O fenônemo da subnotificação de crimes é um dos maiores inimigos da segurança pública. Consiste em uma falha na comunicação de crimes às autoridades, que além de comprometer o seu combate imediato, termina por sonegar dados importantes que seriam usados a formulação de estratégias.

Sem informações corretas não é possível diagnosticar corretamente e, portanto,  planejar as políticas de segurança pública.

Para se ter uma idéia, basta saber que muitos estudos  sobre criminalidade, ao necessitarem de informações sobre homicídios, optam pelos dados do Data SUS (órgão integrante do sistema de Saúde Oficial do País), reputando-lhe maior credibilidade em relação às demais fontes, inclusive daquelas pertencentes ao sistema de Segurança Pública. http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/04/02/so-4-dos-homicidios-no-rn-tem-autoria-descoberta-pela-policia.htm

É bem verdade que já existem, em seu combate, algumas iniciativas emanadas de setores do Estado. São programas do tipo que se pode verificar no link a seguir:  http://www.cnmp.mp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1349:subnotificacao-de-homicidios&catid=3:noticias-principal&Itemid=198.

A subnotificação de homicídios, pode ter como causa fatores como:

– a ausência de uniformização do modo de se registrar, nos diversos bancos de dados existentes no país http://amp-pr.jusbrasil.com.br/noticias/2320854/cnmp-especialistas-e-gt-discutem-causas-da-subnotificacao-dos-crimes-de-homicidio;

– a falta de encaminhamento dos corpos ao IML https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/2431/1/repos2010.9.pdf;

– questões relacionadas à preconceito contra algumas minorias;

– a desconfiança da população na efetividade da proteção estatal;

Neste momento, tomaremos como base o último fator, apenas. Por ser uma situação sensível, podemos imaginar que seja exagero, mas buscando indicativos, poderemos verificar que  existe uma discussão a ser feita.

Um bom indicativo é o surgimento de sites como o www.ondefuiroubado.com.br.

Uma verificação em sua página inicial, nos mostra a seguinte descrição:

“Acompanhe o que acontece em cada canto de sua cidade.”

Até aí tudo bem, a colocação é bem genérica e poderia apontar em qualquer direção, como festas, eventos esportivos ou culturais, mas seguindo em sua exploração, encontraremos a descrição dos objetivos do sítio:

“Ajudar a mapear o perfil dos crimes que acontecem em sua cidade é uma ação que pode trazer uma série de benefícios, inclusive chamar atenção das autoridades responsáveis pela segurança em sua cidade a usar as informações aqui registradas em seu trabalho de combate e prevenção. Portanto, avise aos seus vizinhos, amigos e parentes que estamos nos ar!”

Trata-se de uma ação que cabe à Segurança Pública, transformada (não oficialmente, claro) em uma iniciativa particular.

Continuando a exploração do citado, deparamo-nos com a seguinte colocação:

“Inclusive chamar atenção das autoridades de segurança pública em sua cidade…”

Estamos diante de um espaço compilador de informações com o intuito de informar seus membros sobre ocorrências de roubo e as respectivas áreas de incidência, como modo de precaver o usuário e, subsidiariamente, fornecer dados aos órgãos de segurança, fazendo, mais uma vez, papel que não lhe cabe originariamente.

Ao que nos parece, claramente, estamos diante de um movimento que pode ampliar ainda mais o fenômeno (subnotificação),  devido à falta de confiança da sociedade no registro formal da ocorrência, quando a sociedade começa, por necessidade, a se arvorar de uma função que é sua, ocupando um espaço que sente desocupado – independente de estar ou não!

Quais os riscos da efetivação de uma proposta como essa?

Quais as implicações de uma iniciativa dessa natureza na relação entre a comunidade e as forças públicas?

São questões que necessitam ser discutidas. É possível que o resultado final seja positivo – mas não é prudente afirmar nada ainda. É preciso esperar, uma vez que não existe, também,  ilegalidade nesse tipo de iniciativa.

Mas já é possível se debruçar sobre o fato e até debater a seu respeito.

Nunca se perde quando se busca entender e explicar algo com sinceridade e honestidade técnico-intelectual. Principalmente  quando trata-se de questões delicadas.

*Capitão PM / Contato Whatsapp: 88625859

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
   
Frase  do Dia
“Minha terra é uma grande pessoa”.Rolando Boldrin, ator, apresentador e cantor brasileiro, nasceu em 22 de Outubro de 1936.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais