Indeciso? Laércio Oliveira é contra denunciar Temer

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ontem, 12, o deputado federal Laércio Oliveira, SD, informou ao jornalista Diógenes Brayner no portal FaxAju, que não tem posição formada quanto o voto em relação ao processo de denunciar ou não o presidente Temer.

Não é o que pensa o partido dele, o SD, o próprio Temer e toda imprensa nacional. Laércio Oliveira, segundo a imprensa nacional (veja vídeo) faz  

  parte da tropa de choque do presidente e por isso foi convocado pelo partido, o Solidariedade, para substituir o colega Áureo (RJ) que tinha entrado no lugar do Major Olímpio, que é da oposição.

Ou seja, ninguém é inocente nesta história. O problema é que a rejeição do atual presidente é a maior de todos os tempos. Se ele sobreviver ou não, o país continuará sangrando até as eleições do próximo ano.

E os deputados que estão apoiando o presidente Temer vão pagar caro. No caso de Laércio, o sonho de disputar o Senado, que já foi por ladeira abaixo com a dobradinha Jackson/Rogério, será difícil até mesmo à reeleição.

Laércio era oposição a Jackson, foi apoiá-lo e indicou o secretário de desenvolvimento econômico e agora viu que Jackson voltará para os braços do PT e outros partidos de esquerda.

E como um liberal e representante de uma fatia do empresariado, Laércio sabe que 2018 na majoritária de Jackson não tem mais espaço para ele.

Largado no Pé de Laranja Lima –  Um ex-prefeito do Médio Sertão sergipano está praticamente mendigando pelas ruas da cidade. A família não toma as Dores dele.  Não se preocupa nem mesmo com sua Saúde. Isso é que é Família! Arrepare, amigo Osmário!

Se não houver avanço na negociação Radialistas podem parar – A negociação coletiva 2017/2018 dos Radialistas de Sergipe ainda não chegou ao seu final, na próxima segunda-feira dia 17 de julho, acontecerá mais uma rodada de negociação na SRTE/MTE às 07h30.

Sem sinalização – Segundo os sindicalistas até o momento o Sindicato Patronal sequer sinalizou com a reposição inflacionária do período. Na última terça-feira, em reunião do comando de greve da categoria, ficou decidido se não houver avanço nas negociações nos próximos dias uma televisão de Sergipe será fechada, conforme decisão da categoria.

Resgate histórico –  No ano de 2015, devido a intransigência dos patrões de Rádio e TV de Sergipe, duas emissoras de Rádio foram fechadas, e as negociações só chegaram ao fim, após esta medida tomada pela classe operária da radiodifusão e televisão sergipana, será que a história irá se repetir?

Fogo de Terceiros – As irrealidades políticas de terceiros procuram a todo tempo descreditar políticos que vêm da base eleitoral, lançando de forma irresponsável calúnias nas mídias sociais, como é o caso de que o Pastor Heleno Silva não pode ser candidato nas eleições vindouras.

Processo – Primeiro, Heleno Silva jamais negou a sociedade que responde a um processo de improbidade, inclusive preferiu não disputar o pleito de 2006 a deputado federal tendo sua reeleição como certa. Segundo, foi eleito deputado federal em 2010. Terceiro, foi eleito prefeito de Canindé em 2012, sendo que em todos estes respondia ao processo que o TRF o absolveu.

Apto à disputa –  Heleno Silva está apto a candidatar-se ao senado e ou qualquer outro cargo que deseje. Essa politicagem miúda deve-se aos números apresentados pelas pesquisas de consumo interno que o coloca em terceiro lugar para senado e com perspectiva de crescimento o que vem tirando o sono de políticos arcaicos que em vez de buscar o voto do povo procura macular a imagem de outrem.

Sertão – Ressalta-se ainda que tanto os governistas quantos os oposicionistas precisam dos votos do sertanejo, local que o Pastor Heleno Silva transita melhor do que todos. Caso o saudoso republicano Marcelo Déda estivesse vivo repetiria: “O Pastor Heleno é o líder do sertão e foi com ele que ganhei a eleição para Governo”.

Dificuldades para Machado – Dificilmente o ex-vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado conseguirá emplacar uma candidatura forte para deputado federal. Em Itabaiana, as principais lideranças já tem candidatos.

Ana Alves na disputa – E em vários municípios antigas lideranças do DEM estão se comprometendo com o ex-governador João Alves para ajudar na eleição da filha, Ana Alves, que será candidata a deputada federal.

Lula condenado – A condenação em 1ª instância do ex-presidente Lula, há 9 anos e seis meses é a primeira de outras. Nesta Lula não é preso, responde em liberdade. Cabe recurso, inclusive a inelegibilidade na sentença.

Serenidade –  vice-presidente nacional do PT, Márcio Macêdo, se reuniu, na ontem, 12, com o ex-presidente Lula, após a divulgação da sentença."O presidente recebeu a notícia com a serenidade de um inocente e com a indignação de um injustiçado. Agora vamos trabalhar para ver como serão os desdobramentos", afirmou Márcio, em entrevista ao jornal O Globo.

Pêsames ao jornalista Eron Ribeiro – O blog presta solidariedade os pêsames ao jornalista e radialista Eron Ribeiro, cujo pai, Dernival Ribeiro dos Santos, foi sepultado ontem, no município de Japaratuba, terra natal.

A saúde como mercadoria – Do médico sanitarista Antônio Samarone:“Mesmo na crise, o comercio de drogas cresce de forma acelerada. A luta pela saúde como qualidade de vida foi substituída pelo consumo obsessivo de drogas. Em Aracaju existe uma epidemia de farmácias. Somente no cruzamento das Avenidas Francisco Porto com Acrísio Cruz estão estabelecidas seis farmácias, lado a lado: Drogasil, Pague Menos, Melhor Preço, Farmácias FTB, Farmaformula, e a menos de cinquenta metros, a Farmácia do G. Barbosa.”

A saúde como mercadoria II – E conclui Samarone: “Por que esse comércio é tão prospero? Vamos lá: os serviços de saúde pública não funcionam; reduzida consciência sanitária da população; ausência da vigilância sanitária; inexistência de uma política de medicamento; profissionais de saúde com reduzida formação crítica, ausência de educação em saúde, em síntese, subdesenvolvimento e desprezo pela cidadania. Os idosos são as principais vítimas desse consumo orientado pelo lucro.”

Reforma – Ontem, 12, no programa Jornal da FAN, apresentado por George Magalhães o economista do Dieese, Luís Moura, analisou que a reforma trabalhista aprovada pelos congressistas trará muitos prejuízos para os trabalhadores.  “Vamos vivenciar, a partir da sanção do presidente, conflitos sociais e uma nova forma de trabalhar”, advertiu.

Comércio – Respondendo a uma breve participação no programa do presidente da Associação Comercial de Sergipe, Marcos Pinheiro, Luís Moura lembrou ao representante patronal que a reforma pode prejudicar o comércio. Para Pinheiro, as mudanças na lei trabalhista irão melhorar as relações de trabalho, além de incrementar a oferta de emprego,

Renda diminuída  – Luís Moura explicou que a precarização do trabalho vai reduzir a renda média do trabalhador e consequentemente, diminuir a massa salarial, que é o total de salários pagos injetados na economia. “O trabalhador vai comprar menos”, resumiu.

Arrecadação – O economista lembrou que a reforma trabalhista irá influenciar a arrecadação da Previdência. “Se o patrão contrata você como autônomo, deixa de contribuir com os 20% e o trabalhador também deixará de pagar o INSS, ou se pagar, vai pagar apenas 8%. Isso vai impactar na Previdência”, falou Moura.

Imposto Sindical e serviço público – A Reforma Trabalhista põe fim à obrigatoriedade da contribuição do trabalhador com o Imposto Sindical. Para Moura, essa medida, além de enfraquecer os sindicatos, poderá levar o trabalhador a sofrer retaliações por parte do patrão, caso opte por contribuir com o sindicato ao qual pertence. “O trabalhador que se sindicalizar, será visto com desconfiança pelo patrão, que pode demiti-lo, simplesmente, por ele estar sindicalizado”, advertiu.

Praia do Saco – O governador em exercício Belivaldo Chagas determinou, ontem, 12, a criação de uma comissão especial para acompanhar e buscar uma solução para os problemas que os moradores, comerciantes e veranistas da Praia do Saco, situada na região Sul do estado e distante 60 km de Aracaju, estão enfrentando. O anúncio foi realizado no Palácio de Despachos, com gestores públicos e moradores da região.

Coordenação – Belivaldo Chagas designou o secretário de Turismo, Fábio Henrique, como coordenador da comissão. “Vamos colocar tanto a Procuradoria Geral do Estado, quanto as Secretarias do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Adema e Turismo à disposição, para que encontrem uma solução para o problema”, acentuou. O governador em exercício disse que também vai convidar as prefeituras de Estância e Itaporanga D’Ajuda a participarem da comissão.

Riscos – Ele destacou os riscos de transformar a Praia do Saco em uma cidade fantasma, gerando problemas com a segurança pública e também promovendo o desemprego dos que moram na região, caso as casas sejam demolidas como está pedindo a Ação Civil Pública do Ministério Público Federal (MPF).

Colaboração – “É uma região que se consolida como turística. O turismo acontece em Sergipe também naquela região e, exatamente agora em que o Estado volta os olhos pra aquela área com projetos via Prodetur, somos surpreendidos com a decisão judicial de cortar o abastecimento de água e energia das residências. A gente tem como colaborar com os moradores, comerciantes e veranistas e vamos colaborar. Quero tranquilizar a todos e garantir que, o que depender do Estado, nós estaremos ajudando e atentos”, enfatizou o governador.

Semiárido sergipano – O deputado federal Fábio Reis (PMDB), vice-líder do partido na Câmara dos Deputados, conseguiu, por meio do ministério do Desenvolvimento Social, a liberação de R$ 15 milhões para municípios sergipanos da região semiárida do estado.

Luta – Esta é uma antiga luta que o parlamentar tem travado, mas que hoje se torna uma conquista. O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, publicou portaria assegurando ao estado recursos que vão possibilitar, até o próximo ano, que Sergipe seja o primeiro estado a universalizar o acesso à água em todo o estado.

Violência contra crianças e adolescentes – A advogada Marina Ganzarolli, e a Consultora do UNICEF em matéria de Justiça da infância e Juventude, Karyna Sposato, concedem uma entrevista coletiva sobre o impacto do avanço do conservadorismo nas múltiplas formas de violência contra a Criança e o Adolescente. A Coletiva de imprensa acontece nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 7h30, na sala de comissões da Assembleia Legislativa de Sergipe, no primeiro andar.

Audiência pública – As especialistas estarão em Sergipe para participar de audiência pública sobre o mesmo tema, que ocorre logo após a coletiva de imprensa. A realização é da Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa de Sergipe, presidida pela deputada estadual Ana Lúcia.

Jalagipe – De 27 a 29 de julho a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) estará promovendo a XV Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe (Jalagipe). Este ano, o tema do evento será “Da decolagem a aterrisagem: o planejamento é o que faz a diferença”.

Jalagipe II –  A solenidade de abertura oficial acontecerá na sexta-feira, 28, às 19h30 no Hotel Radisson, seguida de palestra com o especialista da XP Investimentos, Marcos Saravalle, e finalizando com um coquetel.

Assuntos – De acordo com o presidente da Saese, Danilo Lima, durante toda a jornada, serão abordados assuntos de preparo do paciente, equipamento, monitorização, técnica e complicações, trazendo a oportunidade de atualização aos participantes e valorizando a capacidade técnica e a qualidade da assistência aos pacientes.

Informações – “O evento é destinado a médicos anestesistas, residentes da área e estudantes de ligas acadêmicas de anestesia e terapia intensiva”, destaca. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do e-mail http://saese@saese.org.br.

BRAIN Engenharia –  A maior realização da BRAIN Engenharia é quando seus clientes estão satisfeitos e obtendo excelentes resultados. A todo momento a BRAIN busca crescer e evoluir juntos, otimizando o desempenho de diversos departamentos da sua empresa. Conheça mais a BRAIN Engenharia acessando:

PELO TWITTER                                                                                                                                                                                                                   

www.twitter.com/oMarioSousa   Cena engraçada é alguém buzinar pra você na rua, com tanta alegria, e você não faz a mínima ideia de onde conhece.

www.twitter.com/anterogreco   O Destino me fez nascer brasileiro, com muita honra. Mas tenho pena do povo de minha terra. Cada vez mais. Gente boa, maltratada, desprezada.

www.twitter.com/BernardoMF  Paulo Maluf é o primeiro deputado a defender Temer na CCJ. Diz que o presidente é um "homem correto, decente"

www.twitter.com/rolembergjr  Dependendo de quem diz a gente tem que respeitar.

www.twitter.com/BlogClaudioNun   De um Amigo advogado. “Pobre Brasil: Triste Futuro Aguarda por este Infeliz Presente”

www.twitter.com/george_wos   "Agora, com menos encargos e peso de direitos trabalhistas, meu patrão vai me pagar um salário maior."Sabe de nada, inocente!!!

NOTA DE ESCLARECIMENTO – ELEIÇÕES SINDISAN/CHAPA 2

Combatendo com verdades: Chapa 2 esclarece suspensão das eleições do Sindisan

Os integrantes da Chapa 2 – Renovação de Verdade, que disputam as eleições para a Direção Executiva e o Conselho Fiscal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan), vem a público esclarecer alguns pontos sobre a suspensão determinada pela Justiça do pleito que aconteceria na quarta (12) e quinta-feira (13).

A Chapa 2 em nenhum momento quis prejudicar a categoria ou o sindicato com a suspensão da votação para a nova equipe diretiva. A falta de transparência e a negativa da atual diretoria do Sindisan – cujos membros concorrem como a Chapa 1 – comprometeram a isonomia do processo eleitoral. Sem respostas aos ofícios encaminhados, a Justiça demonstrou as irregularidades que inviabilizaram as eleições nesta data.

O juiz substituto José Ricardo de Almeida Araújo entendeu a solicitação da Chapa 2 como um pedido legítimo, já que a lisura do processo eleitoral poderia ser prejudicada por ocultação de documentos e informações pela atual gestão. Além desses absurdos, o magistrado também sinalizou que há indícios da utilização da máquina sindical em detrimento de um processo eleitoral justo e democrático. Segundo a decisão, os membros da
Chapa 1, detentores do mandato atual, estariam utilizando o automóvel do sindicato para realização de campanha eleitoral.

A Chapa 2 solicita que a atual diretoria cumpra com os requisitos necessários para manter a probidade do processo eleitoral, priorizando assim o respeito com os adversários e principalmente com a categoria.

DO LEITOR

Na TV Sergipe, miniventiladores dos funcionários estão sendo proibidos: podem causar “danos à empresa”
E-mail recebido: “No email anterior, foi falado a respeito da alta temperatura e das condições abusivas em que se trabalha nas salas e estúdios, repórteres trabalhando com a roupa suada, entre outros. Em tantos anos de jornalismo jamais vi algo do tipo na nossa TV Sergipe. Os ventiladores foram comprados pelos próprios funcionários para poder resistir, ou tentar melhorar a alta temperatura em que passamos a maior parte do tempo, sem falar dos setores que são extremamente abafados, como o caso da tecnologia, isso pelo menos em grande parte dos setores. Porém, aos poucos, os ventiladores estão sendo não só confiscados, como também proibidos de serem utilizados, seja em tomada ou por USB. Pois, pode "causar danos à empresa" como eles alegam. Falando em empresa, o que é alegado pelos que se acham Deuses diretores, é que isso é para cortar custos com a energia, mas o interessante é que os diretores, com exceção ainda do jornalismo, não tiveram o seu ar-condicionado cortado em momento algum, apenas os "pobres" funcionários e não Deuses é que devem dar exemplos aos custos, enquanto eles mangam e riem dentro de suas salas em temperatura agradável. A energia deles vem de outra fonte? Não possui o mesmo custo que o nosso?

E falando em agradável, não é apenas do calor, e sim do quanto é abafado, existem salas como, por exemplo, a do comercial, onde os funcionários tiveram que trabalhar sobre o cheiro insuportável de tinta. Pois, foi mandado fazer "manutenção" nos designs da sala, e nem se preocuparam com quem iria trabalhar com aquele cheiro forte, causando dores de cabeça nos labutantes. Obviamente, os funcionários só reclamam entre si, pois a palavra do momento na TV Sergipe é "Caça às Bruxas". Ou seja, quem não ouvir calado, sentir calado e sofrer calado, vai pra rua. Os incomodados que se mudem, porque humano é só quem é Deus, ou imagina que é. Ah! E pra não esquecer, existem setores até lá dos financeiros que além do calor, respiram diariamente o mofo presente nos aparelhos de ar e nos tetos de gesso molhados das salas. Acho que os Deuses perderam a aula sobre insalubridade, e das condições de trabalhos ideais, ou humanas para os funcionários.
É um desabafo nosso, mas isso só retrata a realidade em que vivemos!”

ARTIGO 

 Lula é um patrimônio do povo brasileiro  por Eliane Aquino*

Em dias como o de hoje, sempre me recordo das palavras de Brecht. O poeta e dramaturgo alemão já havia nos sensibilizado para a capacidade que temos (ou não) de nos colocarmos e nos vermos no outro.

Levaram os negros, os operários, prenderam os miseráveis, agarraram os desempregados. Como não nos importamos com ninguém, também estão nos levando. Foi o que escreveu Brecht.

É esse sentimento que tenho hoje com a condenação de Luís Inacio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão.

Lula não é um indivíduo. Lula é o símbolo de um projeto coletivo de Brasil e de mundo. Lula é a expressão de um desejo de dias melhores para as milhares de mentes e corações que se encheram de esperanças e de dignidade a partir da sua chegada ao Governo Federal.

E foram esse projeto coletivo e esse desejo de dias melhores os alvos da condenação parcial, frágil e baseada em suposições do juiz Sérgio Moro.

A condenação de Lula tem um objetivo claro: impedir a reconstrução do Brasil, não permitir a retomada do projeto democrático e popular de transformação social iniciado por ele e continuado por Dilma.

Não por coincidência, a condenação de Lula acontece um dia após a aprovação da reforma trabalhista no Senado. São partes do mesmo projeto. Num dia, rasga-se a Consolidação das Leis Trabalhistas. No dia seguinte, condena o presidente que mais garantiu direito aos trabalhadores e trabalhadoras.

Mas diferente do final do poema de Brecht, Lula não poderá ser levado à prisão. O povo brasileiro, aquele que poucos governantes se dedicam realmente a ele, um povo que por Lula é visto como solução e não como problema, um povo que sentiu-se representado no poder com o operário nordestino e um povo que, pela primeira vez, pôde sonhar com dias melhores não permitirá, porque sabe que Lula é um patrimônio seu.

A todos e todas que defendem o Estado Democrático de Direito, cabe a responsabilidade de defender Lula.

Aqui, fica a minha solidariedade e apoio ao ex e eterno presidente Luís Inacio Lula da Silva.

Aracaju, 12 de julho de 2017.

*filiada ao PT e vice-prefeita de Aracaju.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

http:// https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“A censura nunca acaba para aqueles que já passaram por isso. É uma marca no imaginário que afeta a pessoa que a sofreu, para sempre.” Nadine Gordimer, escritora sul-africana, morreu em 13 de julho de 2014 (n. 1923).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais