Insanidade política ou perversão religiosa?

 

 

No último domingo pela manhã, no Parque da Sementeira, em Aracaju, quem passou por determinada área assistiu uma cena bizarra. O grupo “Os Desbravadores” da igreja Adventista do 7º dia, desenvolvia uma “atividade” de “tiro ao alvo”, com adolescentes e crianças.

 

O problema era o alvo dos jovens: um cartaz com as fotos de Lula, Déda e Dilma,  devidamente amarrado ao tronco de uma arvore com corda e com arremesso de bolas. Ao final da atividade, os coordenadores da “atividade” premiaram os participantes. Será que essa atividade foi determinada ou tem a conivência dos Anciões?

 

Ontem, 18, este espaço fez duras criticas a setores da Igreja Católica, que estão fazendo uma guerra santa neste segundo turno eleitoral. Agora é a vez de um setor evangélico. Será que foi “pura coincidência” o cartaz com Lula, Déda e Dilma? Não poderia usar outro cartaz principalmente num momento delicado, onde a campanha eleitoral, lamentavelmente, descambou para o lado religioso.

 

Fica a pergunta: Será que Deus está sendo usado como força de manobra para esses evangélicos convenientes alcançarem interesses pessoais?

 

A cada dia que passa o segundo turno eleitoral deixa claro que não há fronteiras entre a Insanidade Política e a Perversão Religiosa.

 

Duplicação BR-101

A duplicação da BR-101 em Sergipe está em ritmo acelerado em vários pontos. Até mesmo o trecho de Pedra Branca para Aracaju, que estava devagar quase parando, retomou com força total. Apenas um problema: é preciso uma sinalização maior nesta área, principalmente nas entradas para alguns municípios, onde a mudança para apenas uma faixa. O perigo é constante.

 

Grande “Novidade”

E ao conceder entrevista ontem, 18, no programa apresentado por George Magalhães, na FM Liberdade, o vice-governador eleito, Jackson Barreto revelou que o colega de partido, o quase ex-senador e deputado federal eleito, Almeida Lima votou em João Alves Filho. Grande novidade Jackson. Só ele e meia dúzia de gatos pingados acreditava que Almeida votaria em Déda.

 

Secretários em todos os municípios

Jackson Barreto disse que o candidato derrotado João Alves Filho prometeu o cargo de secretário em todo o Estado. Em Dores, por exemplo, Jackson disse que ele prometeu ao ex-prefeito José Américo (primo de JB) uma secretaria e o apoio para outro primo, Messias, para ser prefeito de Dores. Todos apoiaram Almeida e votaram abertamente em João Alves.

 

Socorro

Outra secretaria foi prometida foi para Celinha Franco, atual deputada e irmã do deputado eleito Zé Franco, que fez campanha para João Alves. Jackson lembrou que o prefeito Fábio Henrique vestiu a camisa para a reeleição de Marcelo Déda.

 

Faz de conta

Jackson Barreto lembrou também que o grupo que foi reeleito sabe quem se esforçou, quem deu sangue na campanha e também quem “fez de conta”. Rapaz, se fizerem uma faxina nos cargos comissionados vai sobrar muitos, mas muitos mesmos. “Tem muita gente com dor de cotovelo, que tenta passar a imagem que venceu, mas sabe que foi derrotada”, ironizou.

 

Saúde

Para Jackson Barreto o problema da saúde foi que a infraestrutura foi mexida toda de uma só vez e deveria ter sido realizada por etapas, principalmente no que se refere a reforma e construção de hospitais. “Mas objetivo é válido porque o sonho é dar um projeto novo de saúde e em quatro anos não se muda uma estrutura secular arcaica e com pouca resolutividade”.

 

Xexéu é um “traíra”

O vice-governador eleito, Jackson Barreto disse que o vereador Xexéu, de Lagarto é um “traíra”, e fazia a malandragem de não pintar o nome de Déda na parede, mas colocava o adesivo de João Alves. “E telefonava para o governador dizendo que o estava apoiando”, disse afirmando que no povoado Jenipapo, todo o povo de Xexéu apoiava João Alves. “Ele enganou Marcelo Déda”, lamentou.

 

Quarto cheio de material de João Alves

E Jackson está correto com relação ao vereador Xéxeu. Uma liderança governista soube da traição e foi na casa de Xéxeu antes da eleição. Deu um jeito de pedir para ir ao banheiro e entrou no quarto do vereador. Lá estava a prova do crime, ou melhor, da traição: um farto material de campanha de João Alves. Parece que Xéxeu vai ficar chupando o dedo, ou melhor, Jenipapo…

 

Moção de apoio

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou uma moção de apoio ao prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), “em virtude dos ataques de grupos políticos que visam enfraquecer a credibilidade da atual administração municipal, que tem se mostrado uma das melhores que essa cidade já teve”.Dos 21 vereadores, 16 votaram favoráveis na propositura: Bertulino Menezes, Emerson Ferreira, Dr. Gonzaga, Elber Batalha Filho, Emmanuel Nascimento, Evando Franca, Fábio Mitidieri, Ivaldo José, Jony Marcos, Magal da Pastoral, Miriam Ribeiro, Moritos Matos, Robson Viana, Rosângela Santana, Simone Goes, Valdir Santos.

 

Falta de cela especial

Sobre a prisão em flagrante do sargento J. Ailton em Ribeira do Pombal a SSP informou que em nenhum momento o policial foi transferido para Aracaju na “calada da noite”. O que ocorreu foi que quando o delegado foi recolher todo o material do COPCI que estava detido, foi informado pelo delegado baiano que não tinha cela especial (como determina a lei) para abrigar o sargento e o seu superior pediu que entregasse o mesmo a polícia de Sergipe. Ele foi encaminhado com o inquérito do flagrante, mas com um erro: sem a ordem judicial.

 

Bate e volta

Quando o juiz militar de Sergipe, Diogénes Barreto, foi informado que o sargento estava recolhido no presídio militar sem a devida ordem judicial determinou, em ofício recebido na última sexta-feira, que o policial fosse devolvido a Bahia. Com isso, no sábado, o diretor do presídio viajou com o mesmo, mas chegando lá o delegado recusou-se a receber o sargento pelas razões expostas: não tinha lugar especial e seguro para ele. O diretor retornou com o preso com a promessa de que o juiz da Bahia estaria encaminhado o mais rápido possível a ordem judicial.

 

Expulsão

A SSP explicou ainda que não existe nenhuma regalia para o sargento, pelo contrário, tudo está correndo dentro da lei e como ele foi preso em flagrante assumindo toda a responsabilidade, deve ser expulso conforme determina a lei, após toda apuração. É o que a população espera, afinal ele estava vendendo munição para bandido. Ou seja, munição que ser usada contra os próprios colegas de farda.

 

Comandante da PM nega crise

Ao conceder entrevista ontem, ao radialista Gilmar Carvalho, na Ilha FM, o coronel Pedroso, comandante da Polícia Militar, negou que o coronel Maurício Iunes esteja em férias por não aceitar a interferência da cúpula da Secretaria de Segurança Pública, que teria afastado, durante a campanha eleitoral, policiais das escalas de serviço para ficar à disposição de políticos. A informação foi publicada ontem neste espaço, que reafirma o que vem ocorrendo nos bastidores. O comandante não descartou que mudanças possam ocorrer até o final do ano em vários cargos da corporação.

 

Perguntar não ofende

Qual a razão de João Alves só agradecer aos votos conquistados em Aracaju. Os vindos do interior não foram bem recebidos? Será que o João do Sertão ficou tristinho com os votos do interior a ponto de não ficar agradecido?

 

DF:promessa de anistiar multas pode provocar cassação de Weslian no TRE

Deu na coluna de Cláudio Humberto: “A candidata ao Governo do Distrito Federal, Weslian Roriz (PSC) afirmou em seu programa eleitoral de ontem (17) à noite, que, caso seja eleita irá anistiar todas as multas emitidas até o dia 30/9/2010. Baseada na declaração de Weslian, a coligação Novo Caminho, encabeçada pelo candidato Agnelo Queiroz (PT), vai protocolar na tarde desta segunda (18) uma ação no Tribunal Regional Eleitoral, solicitando a cassação da candidata, pois a afirmação feita por Weslian, segundo a coordenação jurídica da campanha de Agnelo, pode ser caracterizada como tentativa de compra de voto, por prometer vantagem. A “anistia” de Weslian, segundo a coligação, “incentiva impunidade no transito e favorece os infratores dos limites de velocidade e de consumo de álcool”.”

 

Em Sergipe, João também prometeu

E só para lembrar: o ex-governador João Alves chegou a dizer no programa eleitoral que iria isentar as multas de motos e outros benefícios. Aqui, a assessoria jurídica do candidato Déda ouviu tudo calada. Em Brasília é diferente o candidato adversário de Weslian Roriz já pediu a cassação da candidatura dela por compra de voto e promessa de vantagem.

 

Frente

Foi realizada ontem, 18, uma reunião na UFS, no qual foi criada a Frente Pró-Dilma. Essa frente, formada por estudantes, intelectuais, professores e servidores, vai trabalhar com objetivo de passar para a comunidade academica a importância da eleição da Dilma para o Brasil e principalmente para o Ensino Superior no Brasil.  Serão agendas na UFS, todas as terças, quarta e quintas-feiras, no seguintes horários: 6:30h/ 11:30h/ 17:30h. Estão na linha de frente, estudantes(Coletivo ParaTodos- JPT, DCE, UJS), membros da ADUFS, membros da Consulta Popular.

 

Renovação da frota

Desde 2007 que o prefeito Edvaldo Nogueira vem cumprindo a promessa de renovar a frota de ônibus que circula no SIT e SIM (Sistema Integrado de Transporte e Sistema Integrado de Transporte Metropolitano. De 2007 à 2010, 182 novos ônibus entraram em circulação, renovando   30% da frota. Foram investidos mais de 250 milhões de reais. Ontem, 18, mais 14 novos ônibus foram incorporados a frota. Em dezembro, mais 38. Todos os veículos dotados de equipamentos que facilitam o acesso ao cadeirante e  de pessoas com dificuldade de locomoção. A partir de hoje,19, esses 14 ônibus estarão nas linhas Circular Shopping(4), Padre Pedro/Campos(04) e Maracaju/DIA, Santos Dumont/DIA ,(06). Foram investidos recursos da ordem de R$ 3,5 milhões.

 

Pesquisa sobre a economia mundial 

O presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, vai participar da 14ª edição da Pesquisa Global sobre os rumos da economia mundial que será realizada este ano pela PricewaterhouseCoopers ((PwC). A pesquisa vai ouvir os principais executivos (CEOs) de 1,2 mil empresas de 50 países e as suas conclusões serão divulgadas no Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suiça, em janeiro de 2011.

 

Contribuição

Saumíneo foi convidado para participar da pesquisa pelo presidente da PwC do Brasil, Fernando Alves. Esta é a segunda vez que ele participa do levantamento, cujos resultados são fornecidos a líderes empresariais, governantes e à comunidade global de negócios como uma contribuição da visão dos CEOs, suas perspectivas, motivações e decisões em todo o mundo.

 

Figuras de Sergipe I

Jornalista, advogado e político, o ex-governador de nosso Estado, Luiz Garcia, integra uma das famílias de maior tradição na área da política partidária de Sergipe. Teve atuação destacada como jornalista, liderando, durante muitos anos, o Correio de Aracaju, jornal que era ligado ao seu partido, a União Democrática Nacional – UDN. Merece ênfase seu desempenho no mundo jurídico. Exerceu quatro mandatos de deputado federal, sempre representando a UDN. Ficou na primeira suplência na eleição de 1979. Foi alvo, recentemente, de justas homenagens, em virtude de seu aniversário de nascimento. A solenidade ocorreu no Palácio/Museu Olímpio Campos e contou com a presença de autoridades, dentre elas o governador Marcelo Déda, assim como de representantes dos diversos setores da sociedade sergipana, familiares, parentes e amigos. Em sua família, contamos mais dois governadores: Carlos Garcia, do Mato Grosso e Gilton Garcia, do Amapá.

 

Figuras de Sergipe II

Em seu governo (1959/1962), abriu para Sergipe a estrada do desenvolvimento econômico e social. Foram de sua iniciativa o CONDESE, o Banco de Fomento (BANESE), a ENERGIPE e a Secretaria da Educação, cujo primeiro titular foi seu irmão, o médico e intelectual Antonio Garcia. Ainda em seu governo, realizou muitas obras importantes, como o Hotel Palace de Aracaju, a Estação Rodoviária, a reforma do aeroporto, a faculdade de Medicina e o Museu Histórico de Sergipe, na cidade de São Cristóvão, a antiga capital. Deve-se, ainda, frisar a fundação do IPES – Instituto de Previdência de Sergipe, também no seu governo. Luiz Garcia faleceu no dia do Advogado e foi sepultado no dia dos Pais. Sem dúvida, uma grande Figura de Sergipe.

 

II Aracaju Night Run – Inscrições até hoje, 19

Quem ainda não se inscreveu para o II Aracaju Night Run ainda dá tempo até hoje, 19. A prova noturna de revezamento foi sucesso total na primeira edição e promete agitar a noite de Aracaju no próximo sábado, 23, às 20h. A prova noturna de revezamento em duplas (feminina, masculina e mista). A largada será na Avenida Oviedo Teixeira (estacionamento do Planetário) e terá 9 quilômetros (4,5 para cada integrante da dupla). Além da premiação em dinheiro o II Aracaju Night Run contará com DJ e sorteio de brindes. Inscrições (R$ 25,00 por atleta): Competir Sport Shop (Shopping Jardins, Riomar e Centro – Rua Geru). Internet: www.zonaalvo.com.br/nightrun

 

César de Oliveira, atleta de ponta

E quem vem se preparando pra valer para o II Aracaju Night Run é o repórter-fotográfico, César de Oliveira que promete fazer bonito ao lado da esposa, Juci.  César há quase dois anos vem se dedicando ao esporte e já participou de competições fora do Estado. Além das competições, César de Oliveira corre atrás de um patrocínio. Os interessados pode entrar em contato pelo celular: 9993-1455.

 

Concurso em Glória

Profissionais que buscam entrar para a carreira pública precisam estar atentos ao calendário, pois até o dia 31 de outubro é possível se inscrever para o concurso público da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória através do site www.amigapublica.com.br,  e também na sede da Secretaria Municipal de Saúde na cidade de Nossa Senhora da Glória, na Rua Manoel Bezerra Lemos, 103, Bairro Divinéia, de segunda a sexta-feira das 08h às 12h. A taxa de inscrição custa 35 reais para cargos de nível fundamental e 45 reais para nível médio.

 

Taxa de juros X Consumo

Explosão do consumo no Brasil preocupa  governo. Com a aproximação do Natal e a sobrevalorização do dólar, o brasileiro vai às compras em massa, afetando a balança comercial, tendo em vista o aumento das importações. O presidente do Banco Central e o ministro da Fazenda estão de olho e prometem novas medidas se a situação fugir do controle.

 

Câmara fecha parecer

A Câmara Federal deve fechar hoje seu parecer sobre as receitas do Orçamento Geral da União para 2011.

 

Papel da comunicação

O sociólogo e jornalista Venício Lima, da Universidade de Brasília – UNB, em entrevista concedida à Rádio Câmara analisou o papel da comunicação na política brasileira. Ele é considerado uma das maiores autoridades brasileiras nesse tema.Os principais tópicos abordados foram o funcionamento dos meios de comunicação no Brasil, a regulação do setor e a realidade de outros países nesse campo.

 

Socorro X Cotinguiba

A Desportiva Socorrense lidera, com 100 por cento de aproveitamento, o campeonato sergipano da Série A-2, com 6 pontos ganhos, contando com o apoio da Prefeitura Municipal, que tem à frente o radialista e desportista Fábio Henrique. Já o Cotinguiba, presidido por Wellington Mangueira, e que completou 101 anos no dia 10 de outubro, prossegue afastado do futebol sergipano. Como diria o comentarista esportivo Paulo Júnior, estamos diante de casos que cabem muito bem na “bola cheia” e “bola murcha”. Para outro grande cotinguibense, Raymundo Luiz, “falando francamente”, assim não dá. A propósito, Raymundo Luiz dirigiu o Decano da Fundição, na década 70.

 

PELO BRASIL

 

Globo News, 14 anos

A emissora de TV a cabo pertencente ao Sistema Globo está completando 14 anos de existência e para comemorar a data está promovendo uma repaginação em seus programas. Cenários foram modernizados, enquanto uma nova linguagem procura maior capacidade de comunicação, visando, basicamente, ao público jovem. Dois dos seus programas merecem uim destaque especial. São eles “Estúdio i”, comandado por Maria Beltrão (13,00 h) e “Em pauta”, que é levado ao ar às 20,30 horas.

 

Citigroup

O lucro desse importante conglomerado americano atingiu a marca de 2 bilhões e 200 milhões de dólares, no terceiro trimestre deste ano. Recuperação do CITIBANK em marcha, com reflexo imediato na economia dos Estados Unidos.

 

Eleições para o Parlasul

Previstas para 2012 as primeiras eleições para o Parlamento do Mercosul, com sede em Montevidéu. O Brasil terá 43 vagas no referido organismo que reúne os países que integram o bloco econômico da América do Sul.

 

Memória política I

Conferência de Bretton Woods. Este é o nome pelo qual ficou conhecida a Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas. O conclave ocorreu em julho de 1944, em Bretton Woods, New Hampshire, Estados Unidos, contando com a presença de representantes de 44 países. O principal objetivo desse importante encontro de lideranças mundiais era planejar a estabilização da economia internacional e das moedas nacionais prejudicadas pela Segunda Guerra Mundial.

 

Memória política II

Os acordos assinados em Bretton Woods tiveram validade para o grupo das nações capitalistas comandadas pelos Estados Unidos, resultando na criação do FMI – Fundo Monetário Internacional e do BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento. Em consequência, o dólar passou a ser a moeda oficial nas transações comerciais envolvendo os países participantes da Conferência, ficando o governo americano obrigado a garantir o respectivo LASTRO EM OURO, para cada dólar emitido pelo Federal Reserve, que é o Banco Central dos Estados Unidos.

 

Verdade ou lenda?

Segundo vários estudiosos da história econômica mundial, o governo americano deixou de garantir, em lastro de ouro, suas emissões de moeda. Há quem afirme, inclusive, que o governo dos Estados Unidos não sabe, exatamente, qual o montante, em dólar, circulando em todo o mundo.

 

Livro

“Conversa sobre o tempo” – Autores: Luís Fernando Veríssimo e Zuenir Ventura. Conversas sobre os mais variados assuntos coordenadas pelo jornalista Arthur Dapieve. Editora Nova Fronteira, 2010. Os “papos” entre o gaúcho Luís Fernando e o mineiro Zuenir Ventura são surpreendentes, em alguns aspectos. Ambos, além de escritores, são jornalistas consagrados. Veríssimo tem 74 anos e Zuenir, 79. Vale a pena.

 

Nova Juma

Quem assistiu à novela “Pantanal”, produzida pela Rede Manchete, não esqueceu, jamais, das cenas vividas pela atriz Cristiana Oliveira, tomando antológicos banhos de rio. Em “Araguaia”, a mais nova novela global, o “frisson” fica por conta de Cleo Pires, cujo cachê para rápidas aparições em eventos dobrou, passando para 40 mil reais, depois que posou para uma conhecida revista masculina. Como sempre bem cuidada, essa nova produção novelística global apresenta cenários lindíssimos e uma trilha sonora de ótima qualidade. Mas o horário em que agora é exibida (5 da tarde), complica a vida de uma grande parte dos fiéis telespectadores, por motivos óbvios.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”. Albert Einstein.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais