Instituições a serviço do poder político? Artimanhas eleitorais

                                                    Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                        “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Este jornalista acompanha com apreensão o que pode acontecer nos próximos dias com o intuito de influenciar o pleito eleitoral. E pelas informações recebidas, fica claro que os senadores Alessandro Vieira e Rogério Carvalho têm razão quando falam em instituições a serviço do poder político.

O titular deste espaço acompanha as disputas eleitorais em Sergipe há muito tempo. Quando jovem estudante, como militante do antigo PCB, nas campanhas de 1985 (a primeira para prefeito no retorno da democracia), 1986 e 1988. Nas eleições posteriores como jornalista sempre atuando na área política.

A apreensão deste jornalista foi porque no último sábado teve a oportunidade de conversar por longas horas com um importante membro de um órgão fiscalizador que está prestes a denunciar alguns dos colegas com uma manobra que estão tentando realizar com o apoio de um Departamento, também fiscalizador, e com poder de polícia.

A autoridade disse que é preciso um basta nestas artimanhas que tentam – e muitas vezes conseguem – realizar nos anos eleitorais. Cansada das armações para prejudicar alguns políticos, quando a função do órgão é fiscalizar sem olhar a quem, a autoridade disse que está disposta a denunciar até colegas – e com provas gravadas – levando ao MPF, através da Procuradoria Eleitoral (já que o caso é meramente perseguição política) e à Polícia Federal. “Chegou o momento de desnudar o órgão para a sociedade”, disse. Com subsídios, a autoridade chegou a citar casos em outros Estados onde membros de órgãos fiscalizadores acabaram na cadeia, seja por corrupção, seja pelo uso do poder para cunhos eleitorais.

A autoridade do órgão fiscalizador disse que já fez o alerta para algumas outras autoridades, até mesmo do Judiciário, mostrando a trama que estão tentando armar com o nome das pessoas envolvidas, nos dois órgãos, no fiscalizador e no que tem poder de polícia. Será que a sociedade entenderá a legalidade disso?

Na verdade, o titular deste espaço está estarrecido. Mesmo com tudo que a autoridade do órgão fiscalizador revelou, informando que tem provas, prefere acreditar que tudo não passa de algo que não será levado em frente porque as autoridades maiores – que têm o poder da decisão – não vão aceitar o uso de órgãos importantes para intimidações e artimanhas eleitorais.

Como democrata, este jornalista defende que as disputas sejam decididas no voto. Será uma tremenda covardia! Aliás, o blog acredita que o maquiavélico plano – se concretizado – pode ser um tiro no pé. Só um lembrete: corre nas veias deste jornalista a mesma determinação e coragem do líder operário, o gráfico José Nunes (pres. Centro Operário Sergipano), perseguido na ditadura, dos jornalistas e escritores Hélio Nunes e Célio Nunes, e muitos outros que enfrentaram o regime antidemocrático.

Este espaço não tem uma posição definida ainda sobre a disputa estadual. É muito cedo e até o último dia do prazo final, 15 de agosto, muita coisa pode mudar. Entende que entre os pré-candidatos têm três nomes que podem ajudar muito num debate salutar sobre o futuro de Sergipe. E que o debate dever ser centrado em ideias e não em baixarias eleitorais.

Este blog jamais defenderá ou ficará omisso quando artimanhas sejam preparadas para prejudicar o livre e democrático jogo eleitoral.

 

Juízes e empresários são alvo de operação da PF Juízes federais, empresários, advogados e servidores públicos em Fortaleza, no Ceará, foram alvo na sexta-feira, 20, de uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrou. Batizada de Operação Skiagraphia, a ação da PF quer “desmantelar esquema de corrupção” envolvendo esses personagens. Pelo menos 90 policiais federais cumpriram  19 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, Brasília (SP), São Paulo (SP), Recife (PE) e Dourados (MS). Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Matéria aqui: https://www.extraclasse.org.br/justica/2022/05/juizes-e-empresarios-sao-alvo-de-operacao-da-pf/

Bomba! Um pré-candidato ao governo que deve R$ 1,5 milhão ainda da campanha eleitoral de 2018? E a Justiça mais recentemente não consegue encontrar bens do devedor para saldar a dívida? Os processos estão sendo encaminhados à Procuradoria Regional Eleitoral. Assim que o rapaz registrar a candidatura terá uma desagradável surpresa. Detalhes ainda esta semana quando a documentação chegar ao blog.

 

Sem respostas Por que será que o arcebispo de Aracaju, d. João Costa, que recebeu o troféu “transparência zero, não responde ao questionário preparado por vários leigos e publicado por este blog? Hoje, 23, completa 15 semanas que o blog espera ansioso as respostas. A falta de transparência do arcebispo continua sendo um mau exemplo para o clero e os leigos e leigas católicos de Sergipe. Relembre aqui as perguntas feitas ao arcebispo.

Tirando o foco Enquanto isso, foi anunciado que o arcebispo, que se encontra em Roma para a visita obrigatória ao papa, levará um livro com o nome dos contribuintes da rádio Cultura de Sergipe para entregar ao papa Francisco. Por que o arcebispo, em vez de querer tirar o foco da sua falta de transparência, não presta contas ao papa de determinadas ações? Diga ao papa quem recebeu e qual foi o valor da comissão da venda do colégio arquidiocesano; e qual foi o real motivo de ter demitido o ecônomo da arquidiocese de Aracaju, que era perito em economia.

 

 

Vintezinho As línguas felinas de Sergipe del Rey contaram ao titular deste espaço que tem um conhecido religioso sergipano conhecido por um apelido irreverente: “vintezinho”. “Tudo com ele é 20%”, disse uma das línguas. Arrepare, Osmário. Por que será?

Lançamento pré-candidatura ao Governo hoje, 23 Hoje, às 16h30, no Iate Clube, acontece o ato de lançamento oficial da pré-candidatura de Fábio Mitidieri (PSD-SE) ao Governo de Sergipe. O encontro contará com a presença do líder nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, o líder do PSD na Câmara dos Deputados, Antônio Brito (PSD-BA), além de correligionários do agrupamento governista e lideranças de todo o Estado. O encontro será aberto aos interessados em conhecer as ideias e o Plano de Governo que Fábio tem construído para Sergipe através da caravana Sergipe Caminhos de Esperança, que desde março está percorrendo o Estado.

Amanhã, 24: Câmara Municipal de Aracaju debaterá a disputa por área e pelo IPTU Amanhã, 24, moradores da área em litígio entre Aracaju e São Cristóvão participarão da Tribuna Livre na Câmara Municipal de Aracaju, para debater com os vereadores sobre a última decisão do Supremo Tribunal Federal, que determinou que o Município de Aracaju não pode cobrar o IPTU referente aos imóveis ali localizados. Segundo a decisão do STF, o desmembramento de parte de São Cristóvão para Aracaju, principalmente na antiga Zona de Expansão, sem a realização de plebiscito, não dá direito ao município de Aracaju, que se beneficiou com a incorporação da área, a cobrar IPTU.

Comunidades Na noite da última quinta-feira, 19, moradores das comunidades limítrofes com o município de São Cristóvão realizaram reunião no Robalo, visando esclarecer sobre o que decidiu o STF e os rumos que deverão adotar. Já na manhã da sexta, 20, uma comissão de moradores foi recebida na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, oportunidade em que o Procurador Geral, Leonardo Oliveira, procurou orientar e tirar as dúvidas levadas por aquela comissão. A AOB Sergipe é também parte da ação como “amicus curiae”. O Fórum em Defesa da Grande Aracaju, coletivo que discute temas urbanos e ambientais, vem analisando as questões e entende que essa mobilização dos moradores e de outras entidades e instituições pode ajudar a colocar fim nessa disputa que se arrasta por mais de duas décadas.

Preocupações Na Tribuna Livre desta terça-feira, na Câmara Municipal, os moradores pretendem socializar as suas preocupações com os vereadores e esperam obter do Poder Legislativo Municipal o apoio necessário na busca de uma saída para o problema. “Vamos buscar apoios e informações em todos os cantos e nada melhor do que estarmos na Casa do Povo de Aracaju, a Câmara Municipal. Esperamos que a Tribuna Livre sirva para abrir novas perspectivas para as comunidades”, disse José Firmo, um dos integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju e morador do Robalo.

 

Laércio participa de ação do Women’s Club em Aracaju  O deputado federal Laércio Oliveira (PP) participou ontem, 22, da Ação Solidária do Women’s Club de Sergipe, realizada no Iate Clube de Aracaju. O evento, em homenagem às mães, contou com a participação de moradoras de duas comunidades carentes e seus filhos.

Legado Laércio cumprimentou as participantes e parabenizou a presidente do Women’s Club de Sergipe, Maria José Mendonça Melo. “Seguindo o legado e a vida da senadora Maria do Carmo, que se dedica até hoje a fazer o bem a tanta gente, vejo aqui a felicidade de uma criança, o sorriso, a satisfação de uma mãe em participar desse momento. Vocês estão todas de parabéns”, disse.

Felicidade Maria José Mendonça Melo ressaltou que o objetivo da ação foi trazer um foco de felicidade para crianças menos favorecidas e suas mães. “Foi um dia maravilhoso, onde distribuímos algumas doações e o apoio do deputado, que veio aqui nos prestigiar, foi muito representativo”, disse a presidente do Women’s Club de Sergipe.

ABIH-SE lançará hoje, 23, a Agenda do Turista em Sergipe A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) lançará hoje, 23, o projeto Agenda do Turista em Sergipe, uma iniciativa que recebe o apoio do trade turístico, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE), SEBRAE/SE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Sergipe), Secretarias do Turismo, imprensa e fundações de cultura, para valorizar o turismo do estado com ações de divulgação de eventos realizados na capital e nas demais cidades do território sergipano.

Ferramenta A Agenda do Turista é uma ferramenta de integração entre as entidades que contribuem para o desenvolvimento do turismo sergipano, com o objetivo de concentrar todas as informações sobre os eventos realizados no estado. A proposta do projeto é a de oferecer aos turistas e aos sergipanos a plataforma de acesso às informações sobre eventos nas áreas de negócio, ciência, arte, cultura, gastronomia, religião, festas e shows promovidos no estado.

Envolvimento O presidente da ABIH-SE, Prof. José Wilson, explica que os eventos serão lançados e disponibilizados para consulta no portal da associação hoteleira (www.abih-se.com.br ). Para o presidente, a valorização do turismo precisa ser apresentada como uma campanha que deve envolver toda a sociedade e entidades parceiras. O Prof. Wilson explica ainda, que durante o lançamento será apresentada as funcionalidades da agenda e os benefícios do projeto para o trade turístico. O presidente espera a participação de entidades, empresários e autoridades, e que o segmento acolha a iniciativa para que o turismo de Sergipe ganhe maior visibilidade no país.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

Sergipe Gasfértil O evento contará com uma apresentação da Machado & Meyer Advogados, a respeito de estudo sobre royalties e receitas decorrentes da atividade exploratória de óleo e gás no estado, que foi desenvolvido com apoio da Federação do Comércio, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento, e do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec). Além disso, haverá ainda apresentação da Mastersenso Consultoria, que apresentará o projeto do Polo de Fertilizantes de Sergipe. Participe ao vivo: https://youtu.be/AcbuoqBg-qw

 

 


 

 

 

 

 


O Legado à saúde e a espiritualidade. Imperdível, hoje, 23, às 19h30 Canal Renovando Consciências em parceria com a Associação Médico-Espírita de Sergipe (AME-SE), lançará no dia 23.05.22 (segunda-feira) – 19h30, o programa PEDAÇOS DO ESPELHO, um estudo baseado na obra de Marlene Nobre. Convidado: Gilson Luis Roberto, com a apresentação de Carlos Alberto Santiago. Agende aí! Link: https://www.youtube.com/watch?v=AzCqDp9aG5E

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

Covid Longa.  Por Antônio Carlos Sobral Sousa.


Estamos no terceiro ano da Pandemia da Covid-19 e ainda não foi completamente desvendado todo o potencial nocivo de seu protagonista, o enigmático vírus batizado de SARS-Cov-2. Já estão bem estabelecidas as nefastas complicações da fase aguda da doença, muitas vezes fatais, apresentadas atualmente, sobretudo, por aqueles que ainda negam as vacinas e por grupos vulneráveis, como os idosos e os imunocomprometidos. Todavia, quando uma pessoa, infortunadamente acometida pela virose pode ser taxada de “recuperada”? Ou melhor, quando ela se livra, definitivamente, dos sintomas da doença?

Muitos pacientes continuam a relatar queixas como “falta de ar”, “esquecimento”, “peso no peito”, “dores musculares”, “palpitações” e “fadiga”, mesmo tendo passado pela fase aguda da doença meses atrás e terem sido declarados curados, por não mais testarem positivo para o RNA do novo coronavírus. Um editorial publicado em outubro de 2020, na icônica revista britânica Nature (doi: 10.1038/d41586-020-02796-2), já alertava para as formas prolongadas de Covid-19, enfocando a necessidade e importância da adoção de uma terminologia apropriada para esses casos, de se definir critérios para recuperação da doença, e de se levar em consideração os pontos de vista dos pacientes. Essa ampla gama de sintomas que podem durar semanas, meses ou até mesmo anos, após a infecção, e que pode desaparecer e recrudescer, tem sido denominada de “Síndrome da Covid Longa”.

O prognóstico desta nova entidade médica não é totalmente conhecido e, provavelmente, depende da gravidade do quadro clínico, das comorbidades subjacentes e da resposta ao tratamento. A Organização Mundial da Saúde estima que 10% a 20% daqueles acometidos pela doença desenvolvem Covid prolongada, e que se trata de um problema de saúde pública, em decorrência das potenciais implicações sociais, econômicas e trabalhistas.

Acaba de ser publicado um estudo (doi: 10.1093/trstmh/trac030), desenvolvido pela Fiocruz Minas Gerais, constatando que, surpreendentemente, metade das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresentaram sequelas que podem perdurar por mais de um ano. Dentre os 646 voluntários acompanhados pelos 14 meses de duração da pesquisa, os investigadores contabilizaram 23 sintomas, após o término da infecção aguda, sendo a fadiga, caracterizada por cansaço extremo e dificuldade para realizar atividades rotineiras, a principal queixa, relatada por 35,6% dos participantes. Entre as sequelas mais mencionadas, destacam-se: tosse persistente (34,0%), dificuldade para respirar (26,5%), perda do olfato ou paladar (20,1%) e dor de cabeça (17,3%). Chamam a atenção, ainda, os relatos de transtornos mentais (insônia – 8%; ansiedade – 7,1%; e tontura – 5,6%) e variações da pressão arterial (7,4%). Foram verificados também casos graves, como trombose, em 6,2% da população monitorada. A maioria dos pacientes se recuperou em cinco meses, todavia, alguns continuaram sintomáticos durante todo o período da investigação.

A síndrome permanece ignorada por muitos e pode acometer mesmo aqueles que apresentaram sintomas leves na fase aguda, ela se constitui um novo desafio para a ciência, devido à falta de informações sobre as manifestações tardias da doença. Portanto, não se trata de uma “gripezinha”. Finalizo citando o célebre cientista e matemático inglês, Isaac Newton: “O que sabemos é uma gota. O que não sabemos é um oceano”.

*Professor Titular da UFS e Membro das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação.(Artigo publicado no Jornal da Cidade do último fim de semana).


PELO TWITTER

www.twitter.com/Pontifex_pt #SemanaLaudatoSi #LaudatoSi7

 

 

 

 

 



www.twitter.com/ayres_britto Fineza de trato é adubo para as boas amizades, assim como rispidez é veneno. O problema é que, no fundo, os ríspidos gostam mais da sua rispidez do que de qualquer um dos seus amigos. Pensemos nisso.

www.twitter.com/claudioadv Bolsonaro dividiu famílias, amigos, casais, mas não conseguiu DIVIDIR comida de forma igualitária e responsável para o povo brasileiro. Prega armas, balas e discórdia, enquanto há necessidade de carne, arroz e feijão.

www.twitter.com/CNNBrBusiness Arraial salgado: inflação encarece principais alimentos da Festa Junina


www.twitter.com/alessandromolon

BOLSOLÃO DO SUS,
BOLSOLÃO DA VACINA,
BOLSOLÃO DO BUSÃO,
BOLSOLÃO DO MEC,
BOLSOLÃO DO ASFALTO

Todo dia um escândalo diferente no governo Bolsonaro. Ninguém aguenta mais. Fora!


Siga Blog Cláudio Nunes: 

Instragram

 Twitter

Frase do Dia
“O simples vive como respira, sem maiores esforços nem glória, sem maiores efeitos nem vergonha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais