Intimidação: quem tiver medo, chegou a hora de parar

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Os diversos processos contra a liberdade de imprensa em Sergipe, onde boa parte deles tem o respaldo do Judiciário, através da censura prévia, já estão repercutindo nacionalmente.  Pelo andar da carruagem Sergipe vai acabar sendo pauta de várias sessões do Conselho Nacional de Justiça.

Em entrevista ao portal Sergipe 247 e ao JC, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schröder, deixou claro o repúdio e a preocupação com o grande número de representações de políticos contra jornalistas. Só em Sergipe, nos primeiros 30 dias da campanha eleitoral, foram abertos 50 processos contra profissionais da comunicação,segundo o 247.

"Essas ações, de políticos em tempo de eleições, crescendo contra jornalistas e veículos de imprensa, caracterizam uma tendência ao cerceamento do trabalho. Não chega a ser uma censura, porque dizer isso é um exagero, mas é uma inibição da atividade jornalística, o que é prejudicial para a democracia", afirmou Schröder ao 247.

Ele ainda – no 247 –  defendeu a tese mais lógica que contra os abusos e exageros sejam aplicadas “a posteriori” e não com censura prévia. "Um blog fora do ar, um jornal impedido de citar determinados candidatos me parece muito prejudicial", avaliza.

Judiciário – "É um grave entrave para a atividade jornalística. Há um olhar que tem privatizado aquilo que é público e retirando dos jornalistas prerrogativas dele, que é informar a sociedade. O que está acontecendo é que jornais e jornalistas estão sendo levados às instâncias civil e criminal e que os juízes estão julgando a partir das suas experiências nestes campos sem levar em consideração a atividade jornalística", afirmou se referindo ao processo perigoso do Judiciário interferindo no jornalismo.

Lei de Imprensa – Neste momento, a sociedade está sem ferramentas, com o fim da lei de imprensa, para reagir a equívocos da nossa atividade profissional e nós também ficamos sem ferramentas de proteção. Precisamos urgentemente de uma nova lei, que leve em conta a atividade jornalística, para que a sociedade possa se defender melhor, e os jornalistas possam se proteger de ações que acabam por inibi-lo", afirmou.

O blog foi informado que com apoio da Fenaj jornalistas e radialistas estão formando uma comissão pedindo a ajuda da OAB/SE para levar os casos de censura prévia ao CNJ.

Para fortalecimento da democracia é preciso um Judiciário sintonizado com a sociedade e não com a elite que detém os meios de comunicação.

Blog processado criminalmente pelo Dataform
Ontem, 14, o titular deste espaço recebeu uma intimação judicial para prestar esclarecimentos contra uma queixa crime apresentada pelo senhor José Antônio Moura Bonfim, representante do Dataform. Ao ler o teor do processo o blog descobriu que no artigo sobre pesquisas em nenhum momento falou do Dataform, mas o dono sentiu-se ofendido. Faz parte!

Pesquisas Jornal do Dia e Dataform, 17 e 18 de agosto
E o jornal do Dia encomendou uma pesquisa eleitoral ao instituto A.B. Santos (governador, senador, dep. Federal e estadual), no valor de R$ 23 mil que será divulgada no próximo dia 17, domingo. Serão ouvidos 1.200 eleitores em Sergipe. Ontem, 14, o Dataform registrou uma pesquisa no valor de R$ 15,500,00 (governador, senador, dep. Federal e estadual), que deve ser divulgada na segunda-feira, 18.  Serão entrevistados 1.200 eleitores.

São Paulo
Ontem, 14, o senador Valadares (PSB) foi para São Paulo acompanhar a liberação dos corpos das vítimas do acidente aéreo. O deputado Valadares Filho, que foi estava lá, com o irmão e o cunhado de Pedrinho, retornou a Sergipe. Ontem o deputado passou a tarde toda ao lado das lideranças do PSB, em reunião com o governador Alckmin.

Fragmentos
O problema maior para liberação dos corpos e a identificação total de todos os fragmentos das vitimas. Acredita-se que a partir de amanhã, sábado, os corpos comecem a ser liberados para os sepultamentos.

Deferidas candidaturas de Luciano Bispo e Edivan Amorim.
O pleno do TRE/SE deferiu ontem os registros das candidaturas a deputado estadual do ex-prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo e do empresário Edivan Amorim, irmão do candidato ao governo Eduardo Amorim.

Gilmar Carvalho e Gilberto (suplente Rogério): pedido de vistas
Já o registro do deputado Gilmar Carvalho tem o parecer do relator favorável a candidatura, mas o juiz Fernando Escrivani pediu vistas ao processo. A votação está 5 x 0. O 1º suplente do candidato ao senado, Rogério Carvalho, Gilberto Santos, tem o parecer do relator indeferindo o registro, mas o desembargador Ricardo Múcio pediu vistas. O 2º suplente, Ivan Leite, teve o registro deferido.

Candidato do PCB à presidência em Aracaju na próxima semana
Com agenda marcada para os dias 20 e 21 de agosto em Aracaju, O professor Mauro Iasi, Candidato do PCB à presidência com o numero 21, defende um Programa Anticapitalista, o Poder Popular e a Alternativa Socialista, e afirma que o Brasil tem hoje uma série de problemas estruturais advindos da opção capitalista, que beneficia uma pequena parte da população – os monopolistas, que controlam os principais meios econômicos e dominam toda a vida pública do país.

Ato Público no centro e propostas na UFS, dia 20
Em Aracaju, o presidenciável Mauro Iasi, professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participa já no dia 20, as 16 hs, de um ato publico no centro da capital sergipana com os militantes da coligação Frente de Esquerda: Lutar para Transformar Sergipe, ao lado da candidata ao governo de Sergipe, a professora universitária Sonia Meire, apoiando  a campanha da Frente na qual o PCB faz Parte.Já á noite, o candidato apresenta as propostas do seu Plano de Governo, no Campus da Universidade Federal de Sergipe.

Coletiva no dia 21
Já no dia 21, Iasi concede coletiva de imprensa as emissoras de rádio, TV e jornais de Aracaju, e participa de atividade política do partido na Cidade de Pirambu, onde visita a colônia de pescadores, a Base do Projeto TAMAR e reúne com militantes das direções municipais do Partido.À noite, segue viagem para Teresina, onde terá compromissos de campanha.

Macambira:Motociclista registra em delegacia que homem que estava na casa do padre disparou contra ele
A Delegacia de Macambira recebeu uma ocorrência policial, onde um motociclista denunciou que no último sábado, 09, ao

 passar por volta das 23h, em frente a casa do padre Américo, onde estava ocorrendo uma festa, a moto falhou, ele acelerou e deu uns papocos, quando saiu um homem armado e disparou duas vezes em direção a ele e o carona. No Registro Policial de Ocorrência – POR, o motociclista disse que foi informado que o homem armado é segurança de uma pessoa conhecida como “Gordo de Inês, que apoia a campanha de Luciano do PT em Macambira.

Rede Ilha: Alex Carvalho reconheceu o erro na hora
O titular do programa radiofônico da Ilha FM, ao meio dia, Alex Carvalho informou ontem, 14, ao blog que assim que foi informado que a notícia – repassada pela produção do programa – de que o professor baleado tinha morrido não era verdadeira, ele pediu desculpas no ar e insistiu para que o assessor de comunicação da SEED, Givaldo Ricardo esclarecesse a situação.

Enfermeiros: sindicato realiza ato hoje em defesa de Evaldo Lima
O Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe convocou toda categoria hoje para uma manifestação pública às 7h em frente ao Coren em apoio ao servidor e enfermeiro fiscal do Coren/SE Evaldo Lima. O sindicato garante que Evaldo foi demitido injustamente sob alegações falsas de calúnia e difamação.

Nota Central Sindical e Popular Conlutas SE
Manifestamos nosso total desacordo e nosso repúdio à demissão de Evaldo Lima de Oliveira Filho, pelo Conselho Regional de Enfermagem – COREN/SE. Tomamos conhecimento que Evaldo, funcionário concursado e dirigente do Sindicato dos Enfermeiros – SEESE, foi demitido por justa causa através de um processo administrativo com várias irregularidades e sem a garantia de sua ampla defesa, e sequer com a comprovação material de qualquer infração que tenha cometido.

Nota Central Sindical e Popular Conlutas SE II
Após mais de 20 anos de redemocratização no Brasil é inadmissível que dirigentes sindicais sejam sumariamente perseguidos e demitidos, como ocorreu com os 42 metroviários em SP, e como ocorre agora no Coren/SE. Portanto exigimos que o mesmo seja imediatamente reintegrado e somaremos nossos esforços para tal.

Vera inaugura Comitê
A candidata a deputada federal pelo PSTU, Vera Lúcia, inaugura comitê de campanha na Rua Propriá, no Centro de Aracaju, nesta sexta-feria, dia 15/08, às 19h. “A nossa campanha vem crescendo, ganhando apoiadores. Os trabalhadores e a juventude apostam na possibilidade de eleger uma deputada com a cara e a coragem do povo”, disse a candidata. Vera já inaugurou comitês nos bairros Santa Maria, Santos Dumont e no Conjunto Orlando Dantas.

Interior
Vera inaugura comitê também no interior de Sergipe. No sábado, 16/08, às 11h, após a caminhada na feira da cidade, a candidata a deputada federal pelo PSTU, inaugura comitê em Laranjeiras. No último fim de semana, Vera inaugurou comitê em Carmópolis.

Merenda escolar: Sukita e José Edivaldo são condenados
O MPF/SE informou ontem que o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita Santos, e o ex-secretário de finanças do município, José Edivaldo dos Santos, foram condenados por improbidade administrativa em ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF). Ficou comprovado que houve superfaturamento na aquisição de alimentos para a merenda escolar do município em 100%.No mesmo processo, Genival Rosa da Silva foi acusado de participar das irregularidades, mas foi inocentado pela Justiça Federal.

Suspensão direitos
A sentença determinou aos acusados suspensão dos direitos políticos, proibição de contratar com o poder público pelo prazo de 5 anos, e pagamento de multa no valor de R$ 24.054,21, acrescido de correção monetária. Os réus já recorreram da decisão.

Homenagem Creci-SE

O senador Valadares (PSB) vai receber a Comenda Presidente Coronel Renir Reis Damasceno, que será entregue no próximo dia 22, durante solenidade comemorativa ao Dia do Corretor de Imóveis, evento realizado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE). Valadares é o representante sergipano da Frente Parlamentar Mista do Mercado Imobiliário, formado por deputados e senadores que se comprometem com as lutas da categoria. Entre as conquistas mais importantes da Frente, está a aprovação da inclusão dos corretores no Super Simples. "Nós temos uma gratidão muito grande ao senador por sua participação fundamental nessa conquista, uma vez que esse novo sistema agiliza a abertura de empresas e reduz a incidência tributária, o que deve impulsionar a formalização dos nossos profissionais", frisou o presidente do Creci-SE, Sérgio Sobral.

Vereadores AJU homenageiam ex-deputado Pedrinho Valadares e cantor Rogério
Os trabalhos de ontem, 14, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) começaram com forte sentimento de pesar. A sessão foi realizada e nomeada em homenagem a memória do cantor sergipano Rogério, do ex-deputado Pedro Almeida Valadares e do candidato à presidência da república Eduardo Campos, todos falecidos precoce e tragicamente na última quarta-feira, 13.

Perdas
O secretário Municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, lamentou a passagem súbita e inesperada do amigo Pedrinho Valadares e classificou a morte de todos eles como perdas irreparáveis. "É com muita tristeza no coração que seguimos em frente no dia de hoje. É triste saber que num só dia o nosso país perdeu tanto um grande músico, quanto figuras políticas tão decisivas e atuantes. Com certeza amanhecemos mais pobres, com um sentimento de vazio enorme", declarou.

Solidariedade as famílias
Os vereadores sergipanos se solidarizam com a dor das famílias de todos os envolvidos na tragédia aérea, como também à querida família do músico Rogério, e prestaram suas homenagens durante a sessão solene da Casa.  “Uma data negativamente histórica , me solidarizo com os parentes das vítimas e com os colegas parlamentares que fazem parte do PSB. Mas aproveito para lembrá-los que própria Palavra de Deus afirma que esse momento é difícil. O próprio Cristo chorou diante do sepulcro do amigo Lázaro. Por isso, a bíblia nos diz para consolar-nos. Deus sabe que esse tipo de perda abala a estrutura humana",  frisou o vereador Pastor Roberto Morais.

Luto
Já para o vereador Robson Viana o país inteiro amanheceu de luto. “O Brasil está de luto e Sergipe duplamente triste pela morte de Pedrinho e Rogério. Tive a oportunidade e a felicidade de conviver e conhecer a todos eles, e por esse motivo sei o quanto essa perda é grande para o nosso Estado. Perde a política e perde a música do nosso país. Perdem suas famílias e a sociedade. Só podemos pedir que Deus conforte e ilumine essas famílias que agora choram sua perda", pediu Robson.

Itabaiana está sem registros de homicídios há 34 dias
A polícia civil de Itabaiana, considerado um dos municípios mais violentos do estado, comemora a queda no número de homicídios registrados na cidade: são 34 dias sem assassinatos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 14, pela Delegacia Regional de Itabaiana. Segundo a delegada Michele Araújo, o último crime contra a vida ocorrido na cidade foi registrado no dia 11 de julho deste ano.

Dados
Os dados estatísticos apontam, ainda, uma redução no número de assassinatos, no período que vai de janeiro a julho de 2014, quando comparado ao mesmo espaço de tempo do ano passado. Em 2013 foram registrados 31 casos, nove a mais do que os casos registrados este ano quando foram contabilizados 22 casos. Uma redução de 29,03%.

Evento no MP lançará “Cartilha Conte até 10”
A Escola Superior do Ministério Público em parceria com o Centro de Apoio dos Direitos à Educação realizarão, nos dias 18 de agosto, das 8h às 17h, e 19 de agosto, das 08h às 13h, o evento: “Encontro Estadual do MEC e Lançamento da Cartilha Conte até 10”.No dia 18, o evento será realizado no Auditório da Sede do Ministério Público de Sergipe e no segundo dia, na Sala de aula 01 da ESMP.

inscrições
As inscrições para o evento e a condição para recebimento do certificado, podem ser feitas através do site da Escola Superior – http://www.esmp.mpse.mp.br  a partir do dia 01 de agosto até às 10:00h do dia 15 de agosto de 2014. As inscrições são gratuitas e limitadas.

Professores de todo o país se reúnem em Aracaju no 59º Conad do ANDES-SN
Sob o tema “Luta em defesa da educação: autonomia da universidade, 10% do PIB exclusivamente para a educação pública”, evento nacional atualizará plano de lutas e realizará posse da nova diretoria do Sindicato Nacional.

250 docentes
Cerca de 250 docentes, de todas as regiões do país, são esperados no 59º Conselho do ANDES-SN – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior -, que será realizado em Aracaju (SE) entre os dias 21 e 24 de agosto. Esta é a terceira vez que Sergipe sedia o Conad.

Nova diretoria
Além de marcar a posse da nova Diretoria que estará à frente do ANDES-SN nos próximos dois anos, o 59º Conad tem como objetivo atualizar o plano de lutas do Sindicato Nacional aprovado para 2014, a partir do tema central “Luta em defesa da educação: autonomia da universidade, 10% do PIB exclusivamente para a educação pública”, e exercer o papel de conselho fiscal.

Procurador Evânio Moura lança livro de Processo Penal Eleitoral
A Juruá Editora lançará no próximo dia 28 de agosto de 2014, o livro Processo Penal Eleitoral – Crimes Eleitorais, Jurisdição e Competência, de autoria do procurador do Estado, Evânio Moura.O evento será realizado no teatro Tobias Barreto (Avenida Tancredo Neves, s/n, Aracaju/SE), às 20h e contará com sessão de autógrafos.

Biografia
Evânio Moura é procurador do estado, advogado e professor. Formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), é pós-graduado em Direito Público pela UFS, e mestre em Processo Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC-SP. Foi professor da Universidade Federal de Sergipe, da Universidade Tiradentes, da Faculdade de Negócios de Sergipe (FANESE), da Escola Superior da Magistratura/SE e da Escola Superior da Advocacia/SE, além de ser advogado criminalista e secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe.

Agenda
15 de agosto, sexta-feira. Dia nacional das Santas Casas de Misericórdia, do solteiro e da informática.
CEF trava disputa desde maio na AGU, com o fito de reduzir uso de seus recursos em repasses. A Secretaria do Tesouro Nacional afirma que desconhece esse caso com a Caixa Econômica Federal. Recuo na construção civil preocupa o setor de produção de elevadores. Pesquisa aponta que seis em cada dez pessoas disseram que trocariam de operadoras de telefonia fixa, celular, internet e TV por insatisfação nos serviços prestados. É provável que haja reajuste da gasolina depois da eleição. Para que isso ocorra, é necessário que a inflação continue dentro da meta. O índice deverá ficar entre 5 e 6 por cento. STJ decide que Testemunha de Jeová pode negar transfusão de sangue a filho. Sindicato dos servidores do IBGE anuncia o fim da greve que começou no mês de maio.

Curtas
EM CARTA, IRMÃO DE EDUARDO CAMPOS DEFENDE CANDIDATURA DE MARINA. /// ROBERTO AMARAL PEDE CALMA E DIZ QUE O MOMENTO É DE LUTO. /// DILMA FARÁ HOMENAGEM A CAMPOS EM PROPAGANDA ELEITORAL. /// PSB CONTRATA ADVOGADOS PARA ACOMPANHAR INVESTIGAÇÃO DO ACIDENTE AÉREO. /// OBAMA CRITICA VIOLÊNCIA POLICIAL EM PROTESTOS. /// USP ESTUDA PDV PARA CONTER CRISE. /// FATOR MARINA COMPLICA CAMPANHAS DE AÉCIO E DILMA. /// GM ANUNCIA INVESTIMENTOS DE R$ 6,5 BI NO BRASIL. /// CORPO DE EDUARDO CAMPOS DEVE CHEGAR AMANHÃ AO RECIFE.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Oligarquia
A história do futebol sergipano, cuja profissionalização ocorreu em 1960, por iniciativa do presidente Robério Garcia, da FSD – Federação Sergipana de Desportos, registra que o grupo que dominou o nosso futebol a partir do golpe de Estado de 1964 permaneceu no poder durante 25 anos (1964/1989). O responsável pela queda da oligarquia foi, exatamente, José Carivaldo de Souza, que derrotou Alceuá Gonçalves. Por coincidência, completa-se agora (2014), um novo ciclo de 25 anos de duração (1989/2014).

2015
No próximo ano, será realizada eleição para a FSF. O pleito deverá acontecer no segundo semestre.

Taca Libertadores da América
O San Lorenzo, da Argentina, venceu o Nacional, do Paraguai, na última quarta-feira, por 1 X 0, em partida disputada no Estádio Nuevo Gazometro. Com esse resultado, a equipe que tem o Papa Francisco como seu torcedor mais ilustre vai disputar o campeonato mundial de clubes, a ser realizado no Marrocos.

Venda de ingressos
Torcedores do Confiança estão reclamando bastante pelo fato de os ingressos para o jogo de domingo, contra o Betim, pela série D, só estarem à venda a partir das 11 horas do próprio dia da partida. Os torcedores têm razão. Afinal, o que custaria aos dirigentes proletários promover a venda antecipada? Com a palavra, os responsáveis pelo assunto.

Seleção Argentina
Já tem novo treinador. Trata-se de Gerardo Martino, 51 anos, que comandou o Barcelona na temporada passada. Substitui Alejandro Sabella, 59 anos, no comando da seleção nacional argentina.

Sob suspeita
Fluminense, Internacional e São Paulo estão sob suspeita face às derrotas sofridas na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, respectivamente para América (RN), Ceará e Bragantino. Ocorre que uma vaga na sul-americana é, para muitos, melhor do que continuar disputando a Copa do Brasil. As torcidas ficaram revoltadas. A verdade é que a CBF deveria acabar com esses “bônus” inseridos no regulamento na competição (Copa do Brasil). O caso mais grave é o do Fluminense, que venceu o primeiro jogo, em Natal, por 3 X 0 e acabou sendo eliminado no Maracanã, por ter levado uma goleada de 5 X 2 do América. O assunto deu muito o que falar.

1951
O título conquistado pelo Palmeiras, em 1951 (Copa Rio), foi reconhecido pela FIFA como primeiro mundial de clubes da história. No próximo dia 26 de agosto, o Palmeiras vai completar 100 anos de existência.

Leonardo para presidente (da CBF)
É de autoria do grande biógrafo, produtor e jornalista Ruy Castro o texto que reproduzimos, a seguir:
“Uma entrevista recente com o ex-craque Leonardo, de brilhante carreira no Flamengo, São Paulo, seleção e Europa – nesta, também como dirigente -, produziu um diagnóstico construtivo da situação (do futebol brasileiro). Ele prega o fortalecimento econômico dos clubes em relação às federações, sua transformação em empresas com fins lucrativos e o gerenciamento criativo do futebol, para que não dependam de benesses do governo ou da venda de jogadores mal saídos das fraldas. Leonardo conhece os intestinos do esporte, entende de administração e, acredito, não hesitaria em usar raticida para sanear o que restou do nosso futebol. Seria um grande presidente da CBF. Hei, boa ideia!”

PELO TWITTER

www.twitter.com/rodrigobovary  Acho lamentável que AINDA haja tribunais p/ julgar poetas/filósofos por suas convicções políticas. Ainda não aprendemos a separar vida/obra?

www.twitter.com/chicoandradef  Fico pensando nos jornalistas sérios quando tomam conhecimento dos bastidores hipócritas da política.Devem sentir repulsa,nojo e vergonha!

www.twitter.com/Avirgbas  Agora incêndio destrói  computadores e arquivos da pref. Claudio. Eu disse Claudio será a estrela desta eleição! É preciso apurar. Cadê a PF?

www.twitter.com/dilton_luiz  Agora todo mundo votaria em Campos… Ele teria 98% dos votos. Haja hipocrisia!

www.twitter.com/riltonmorais  Já mudaram de assunto por aqui? Ainda não? Volto depois.

www.twitter.com/WilliamFonseca  Não discuta com o seu coração. Ele é teimoso demais pra ouvir a voz da razão e invariavelmente você vai perder seu tempo.

www.twitter/JC_SATTLER  Marina Silva ao dizer que num segundo turno jamais apoiaria o PSDB. Demonstra que ela saiu do PT. Porém, o PT jamais saiu dela!

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
"Ceder à injustiça é animar os outros a praticá-la." Walter Scott, escritor britânico, nasceu em 15 de Agosto de 1771 e morreu em 1832.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários