Invasão Horto: não será o Motu o especulador?

 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ninguém é contra a luta por moradia digna, para quem realmente precisa. Porém, muitas invasões de imóveis abandonados e terrenos estão sendo patrocinadas em Aracaju por aproveitadores, que vivem negociando com um bem imóvel que na verdade não é dele.

Seria mais fácil para o titular deste espaço ser demagogo e apoiar a invasão do Motu numa área da Zona de Expansão sem

Moradores tiveram que fechar o final da rua para garantir um pouco de segurança.

analisar todo o contexto. Desde que a invasão começou na Zona de Expansão em Aracaju, próximo ao residencial Horto do Carvalho oito residências já foram furtadas. Moradores não deixam mais suas casas sozinhas e alguns, estão com problemas nos trabalhos.

O número de barracos já passa dos 200 e a tendência é aumentar. Se fizerem uma fiscalização rigorosa descobrirão que muitos já tiveram residências e outros vêm do interior, onde também têm seus imóveis.

O terror foi instalado entre os moradores vizinhos. Um muro foi levantado no final da rua para coibir o movimento e tentar evitar mais furtos as residências. Que a Justiça restabeleça a ordem e conceda rapidamente a reintegração de posse.

O interessante é que o local não tem energia, nem água.  Falam em especulação imobiliária. Não será o Motu o principal especulador neste momento?

Mais um debate insosso, que não mudou a cabeça do eleitor
A pergunta: o que achou do debate de ontem? Sinceramente, mais um debate insosso, num horário horrível que pouco influenciará na eleição onde a maioria já escolheu seu candidato. E se algum indeciso viu o debate, ficou mais indeciso ainda.

Sobre pesquisas
É hilário vê os que ontem criticaram pesquisas, hoje elogiam e vice-versa. Desde que estejam ao “gosto” deles. O blog passou toda campanha sem publicar pesquisas por uma questão de coerência: defende que sejam apenas para consumo interno. E nada mais. Aliás, o blog está sendo processado criminalmente por isso. Um dia, quem sabe a maioria de um Congresso séria acaba com a farra da divulgação das pesquisas.

Senadores candidatos que respondem a acusações criminais
Veja a relação dos integrantes do Senado que são alvo de inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal e o cargo que cada um disputa este ano. Site Congresso em Foco de ontem,30: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/senadores-candidatos-que-respondem-a-acusacoes-criminais/

Jovens candidatos da chapinha
Dois candidatos jovens podem despontar nesta eleição. Jairo de Glória (cotado na previsão do blog) e Adinaldo, de Indiaroba. Os dois estão bem não só nos seus municípios, mas nas duas regiões respectivamente.

João Alves desmente suposto presidente da juventude do DEM
O Presidente do Partido Democratas, João Alves Filho, desautorizou qualquer pronunciamento em nome do partido, desde que a pessoa não tenha poderes legais para falar. No que se refere às colocações feitas em horário político eleitoral por um suposto presidente da juventude dos Democratas, João Alves esclarece não ter validade alguma, visto que o Presidente da Juventude dos Democratas é o vereador Vinícius Porto, empossado em 20 de junho de 2011, com mandato até 20 de agosto de 2015. A comprovação da autenticidade do fato poderá ser encontrada no site da Justiça eleitoral, no seguinte endereço: http://www.tse.jus.br/partidos/partidos-politicos/validar-certidao

Telha: falta de repasse para a Câmara
O blog foi informado que o prefeito de Telha, Domingos Neto, foi denunciado no Ministério Público Estadual e no TCE porque não repassou o doudécimo para a Câmara Municipal. O presidente da Câmara, encaminhou notificação aos dois órgãos pedindo as providências jurídicas cabíveis. A Câmara de Vereadores instaurou na ultima quinta-feira, uma CPI, para apurar os possíveis desmandos na administração municipal.

Grupo de Salva-Vidas
O vereador Jailton Santana (PSC) apresentou, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), um Projeto de Lei que prevê a criação de um grupo de Salva-Vidas, vinculado à Guarda Municipal de Aracaju. O parlamentar afirmou que o mês de setembro foi marcado por diversos casos de afogamento no litoral sergipano.

Registros
Além disso, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros de Sergipe, só em 2013 foram registrados 783 princípios de afogamento e 41 mortes no estado. Segundo Jailton, apesar de esta ser uma obrigação da Prefeitura, ainda não existe, no município, um grupo de Salva-Vidas. O Projeto do parlamentar segue em tramitação na Câmara e deverá ser analisado pela Comissão de Redação e Justiça nos próximos dias.

Farmacêutico sergipano ganha prêmio nacional
O farmacêutico sergipano Genival Araújo Júnior representou Sergipe no 5º Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos, em São Paulo. Na ocasião, o Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi premiado no Congresso pela contribuição nos avanços do SUS em Sergipe, através do uso correto dos medicamentos pelas pessoas que possuem algum tipo de doença crônica e que são atendidas pelo Case.

Contratos e aditivos
Os associados da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP tiveram a oportunidade de debater e tirar dúvidas com a diretoria da Companhia Estadual de obras Públicas – Cehop. Participaram da reunião, o diretor-presidente Antônio Carlos dos Santos, o diretor de Obras, Caetano Quaranta, a diretora de projetos, Sandra Garcez e o assessor Marcelo Menezes. A Cehop é ligada a Secretaria de Estado da Infraestrutura.

Explanação
Marcelo Menezes, fez uma exposição detalhada sobre o equilíbrio econômico financeiro dos contratos e sobre o limite dos aditivos contratuais. Ele explicou a variação quantitativa da planilha contratual e o método de balança que é usado pela Cehop seguindo a LDO. Sobre os aditivos, Marcelo explicou que a Cehop usa os acórdãos do TCU, com o limite de 25%.

Regra do TCE/SE
No debate, a diretoria e associados da ASEOPP, lembraram que quando a obra é com dinheiro exclusivo do Estado, os aditivos devem ser submetidos a regra do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. O presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, fez um apelo para que a Cehop consulte o TCE para que possa aplicar para as obras com recursos estaduais a regra já aprovada até mesmo pela PGE.

Empresários criam clube de compras
Empreendedores do segmento de oficina mecânica, ligados a Rede de Auto Reparos, tiveram mais uma iniciativa inovadora. O grupo, formado por 32 empresas da Grande Aracaju, criou o Clube de Compras. E logo na primeira compra realizada, os empresários obtiveram bons resultados.

Exemplo
A primeira aquisição foi de 950 filtros de ar e de óleo, como o volume foi grande eles conseguiram um bom desconto, economizando cerca de R$ 5 mil. Além disso, a fábrica ficou sensibilizada e se comprometeu a ministrar uma palestra com os empresários e enviar técnicos para capacitar os mecânicos nas oficinas. “Foi um ganho duplo, conseguiram um bom desconto e ainda ganharam capacitação”, explica Maneca Sobral, colaborador do Sebrae.

Vantagens
Comprando sozinhos, individualmente, não conseguiriam essas vantagens. Outro ponto positivo é que os empresários não tiveram custo com o frete, que ficou sob a responsabilidade da fábrica. “A união faz a força, juntos o poder de negociação torna-se bem maior, gerando benefícios para todos”, destaca Maneca Sobral. A Rede é assistida pelo Projeto de Auto Reparo, coordenado pela Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae, telefone (79) 2106-7752.

Banese funciona normalmente e paga aposentados e pensionistas do Estado
Os funcionários do Banco do Estado de Sergipe (Banese) não aderiram à greve dos bancários e todas as agências da instituição na capital e no interior funcionaram normalmente ontem, 30, primeiro dia da paralisação nacional da categoria, que está em campanha salarial. O Banese superou até uma falha no seu sistema de processamento e realizou nesta terça mesmo o pagamento de todos os aposentados e pensionistas do Estado.

Propostas aceitas
Os baneseanos, na atual campanha salarial, decidiram aceitar as propostas que foram apresentadas ao Sindicato dos Bancários, pela Diretoria do Banese, após quatro rodadas de negociação. Entre as propostas, a Diretoria do Banese ofereceu um abono de RS 1.100,00 (um mil e cem reais), a ser pago nesta quarta-feira, dia 1º de outubro; reajuste salarial indistintamente de 8%, ou seja, para todos os empregados, e reajuste também de 8% para gratificações de funções e tetos mínimos. Caso a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) conceda algum abono mais vantajoso, o Banco pagará a diferença.

Agradecimento
Diante das vantagens oferecidas, os funcionários do Banese, em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Bancários do Estado, na noite da última segunda-feira, 29, decidiram não aderir à greve. A Diretoria do Banese, divulgou ontem, 30, comunicado interno agradecendo a todos pelo acatamento da proposta do Acordo Coletivo 2014/2015 e elogiando o compromisso dos baneseanos com a instituição.

Ceac Itinerante
Cerca de 2.600 pessoas foram beneficiadas com o Ceac Itinerante neste mês de setembro em Sergipe. A ação, realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), visitou quatro diferentes regiões sergipanas ao longo do mês. As cidades contempladas foram Estância, Tobias Barreto, Carmópolis, Laranjeiras e Itaporanga d’ajuda, que totalizaram uma média de 2.600 atendimentos. Na maioria dos atendimentos, o foco foi a emissão da Carteira de Identidade e de trabalho, itens fundamentais para todo o cidadão.

Próximas cidades
No mês de outubro as visitas do Ceac Itinerante seguem a todo vapor. Entre os dias 8 e 10 a caravana passa pela cidade de Divina Pastora. Já entre os dias 13 e 16 é a vez da cidade de Maruim receber o projeto. Na semana seguinte, de 21 a 23 a cidade de Campo do Brito será a beneficiada e fechando o cronograma do mês, Malhador, no recebe os serviços de 28 a 31 de outubro.

Patrocínio
O vereador Max Prejuízo (PSB) usou a Tribuna do Parlamento Municipal nesta terça-feira, 30/9, para pedir que a Caixa Econômica Federal patrocine o esporte sergipano. O parlamentar cobrou da Prefeitura de Aracaju um posicionamento, no sentido de pedir a Caixa, como contrapartida da transferência da folha de pagamento do Executivo Municipal, apoio às equipes do Confiança e Sergipe.

Apelo
“Quero fazer esse apelo à Administração Municipal porque percebo, a nível nacional, que a Caixa patrocina diversos times, inclusive da segunda divisão e não observo nenhum interesse do banco com o esporte sergipano. A Prefeitura deveria pedir essa contrapartida para que os dois times da Capital tenham esse patrocínio”, completou.

Votorantim Cimentos: formatura do Programa Evoluir
Nesta sexta-feira (3/10), acontece a formatura da turma do curso Mecânica Industrial do Programa Evoluir, em Aracaju. A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria de Educação, Colégio Técnico Henrique Henry e Votorantim Cimentos. O curso gratuito teve duração de dois anos e contemplou jovens, com idades entre 18 e 29 anos, moradores da região de Laranjeiras. Os alunos, agora, receberão o diploma de conclusão do curso, certificado pelo Colégio Técnico Henrique Henry.

Programas
A Votorantim Cimentos acredita que é corresponsável pelo desenvolvimento sustentável das localidades em que atua, por isso sempre desenvolve programas socioambientais com foco na geração de oportunidades e inclusão no mercado de trabalho. “Com o Programa Evoluir, a empresa oferece aos jovens oportunidades de formação técnica e de acesso ao primeiro emprego”, explica Danilo Valadares, gerente da fábrica de cimento em Laranjeiras.

Agenda

01 de outubro, quarta-feira. Faltam quatro dias para o primeiro turno das eleições 2014. Hoje é o dia internacional do idoso, do vendedor, dia nacional do vereador e dia nacional de doação do leite humano.
TV Sergipe apresentou, ontem, debate entre os candidatos ao governo de Sergipe, com mediação do jornalista Ernesto Paglia. Amanhã, a emissora que integra a Rede Globo mostrará o último debate com a participação dos candidatos à presidência da República. Campanha esquenta em sua reta final. Na sexta-feira, os Estados Unidos divulgam dados sobre taxa de desemprego. No domingo, 05.10., teremos a realização do primeiro turno das eleições de 2014, com votação para presidente, senador, governador, deputado federal e deputado estadual.

Curtas
DATAFOLHA APONTA: DILMA, 40 – MARINA, 25 E AÉCIO – 20 POR CENTO. /// BOLSA TEM PIOR MÊS DESDE MAIO DE 2012. /// ESTADOS UNIDOS CONFIRMAM PRIMEIRO CASO DE EBOLA NO PAÍS. /// GOVERNO ARRECADA 36 POR CENTO MENOS DO QUE O ESPERADO EM LEILÃO DO 4G. /// DITADURA MATOU 24 PESSOAS EM MINAS GERAIS, DIZ COMISSÃO DA VERDADE.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Cartada decisiva
A apenas três partidas de uma há muito tempo sonhada subida para a série C, o Confiança conta com o apoio incondicional de sua torcida. No jogo de sábado, contra o Central de Caruaru, no Presidente Médici, em Itabaiana, calcula-se que entre 7 e 10 mil torcedores estarão presentes. A venda antecipada de ingressos, que já atingiu um nível bastante aceitável, só tende a crescer até o dia do jogo.

Vantagem do empate
Para garantir a classificação para as quartas de final o Dragão só precisa de um empate. Mas o elenco proletário está animado para registrar mais uma vitória.

FUTSAL
Começa hoje a decisão do certame sergipano de futsal. Estarão frente a frente, no Ginásio do SESI, no Augusto Franco, as equipes do Aracaju e do Real Moitense. Na sexta-feira, as duas equipes voltarão a enfrentar-se, dessa feita no Ginásio Albano Franco, em Moita Bonita.

Basquetebol feminino
Brasil 79 X 56 Japão. A equipe brasileira está classificada para as oitavas de final.

Champions League
PSG 3 X 2 Barcelona – Apoel 1 X 1 Ajax – Chelsea 1 X 0 Sporting – Manchester City 1 X 1 Roma

Virada esportiva
Foi um sucesso a Virada Esportiva realizada sábado e domingo no Parque dos Cajueiros, com diversas modalidades sendo praticadas. Bola branca para Gilson Dória, competente técnico que comanda a Secretaria de Esporte e Lazer do Estado. Que venham novas promoções da espécie, para um maior incentivo aos que se dedicam ao esporte.

Com a mão na massa
A CBF vai receber 100 milhões de dólares (240 milhões de reais) repassados pela FIFA, como “fundo de legado” da Copa do Mundo, mas não poderá administrar sozinha a quantia. O governo federal, por meio do Ministério do Esporte, vai acompanhar a destinação do valor para que o dinheiro não se perca. Já foi definido, por exemplo, que 15 milhões de dólares desse montante serão aplicados no desenvolvimento do futebol feminino. (Dinheiro rastreado – FSP).

PELO TWITTER

www.twitter.com/gilbertotv  Infelizmente continuo bloqueando pessoas aqui em meu Twitter q não sabem opinar com educação e baixam o nível como se o Twitter fosse delas.

www.twitter.com/zedutra13  A companheira Eliane, viúva de Deda, é vítima de baixarias do "amorinismo" e recebe solidariedade de todos. Menos do PT estadual. É mole?!?!

www.twitter.com/marcosaurelio23  Excelente Notícia. Policia e Ministério Público Federal já estão monitorando as transações de compra de votos em Sergipe…

www.twitter.com/lukinhasdj  Eu começando agora a me acostumar com o 8 e me lançam o Windows 10. A dúvida é: teve o 9 ?

www.twitter.com/palmeriodoria  É dura a vida da oposição. Muda de cor como camaleão.

DO LEITOR

A SMTT não existe
Do leitor Paulo César: “Sua coluna de hoje (ontem) traz um assunto interessante.   “Carros estacionados e a omissão da SMTT. Resido aqui na Luzia e, já telefonei para a famigerada SMTT pelo menos umas 10 vezes.  Um caminhão bau frigorífico, placa OUV 7317 – Feira de Santana/BA, da empresa Laticínios Marianna, cujo motorista irresponsável, estaciona na esquina, pasme, na esquina das ruas Jornalista Evandro Barros com Joao Melo, tirando completamente a visibilidade de quem sai ou entra na Rua João Melo, acesso ao Cond. Cote D'azur.   Foram vários telefonemas para a SMTT e, apenas anotam e nada fazem, pois o mesmo continua estacionando diariamente.    Se voce Cláudio, passar por essas mandas nos horários entre 12:00 e 14:00h e das 17:00 às 06:00h.    É um verdadeiro absurdo.   Um afronta aos moradores e todo e qualquer motorista. Basta guardas da SMTT estão batedores na campanha para o Senado.”

O Velho sonho está próximo
Por: Geraldo Lima Feitosa, o Geraldo dos Correios:  “Quem um dia irá dizer que não existe razão para as coisa feitas pelo coração……….”foi andando pelas ruas, conhecendo pessoas, enxergando seus problemas e dificuldades, que um dia despontou aquele que seria o maior líder popular da história de Sergipe. Governar sua terra sempre foi o maior dos seus objetivos e sonhos, mas, como todos sabem, governar para fazer o bem. Jackson Barreto é governador de Sergipe, mas ainda mais, quer ser eleito para o mesmo cargo com o voto direto da população, e o dia está perto. Faltam apenas quatro dias para um velho sonho se tornar realidade, e este sonho não pertence apenas ao próprio Jackson Barreto, e sim, a maioria dos sergipanos, afinal: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que sonha juntos, é realidade”.

NOTA PÚBLICA

Nota do Banese  – É tempo de agradecer

A Diretoria Executiva do Banese vem a público agradecer a todos os  seus colaboradores por permitir que o Banco fosse o único a não aderir à greve da categoria dos bancários. Este gesto demonstra o compromisso que os baneseanos têm com a instituição e respeito aos clientes Banese.

Aproveitamos para agradecer também à sociedade, em especial, aos aposentados e pensionistas do Estado, pela compreensão, pois em virtude da grande demanda de clientes e usuários de outros Bancos,  na Rede Banese, tivemos algumas interrupções em nossos sistemas.

Apesar disso, no entanto, a nossa equipe técnica agiu e normalizou a situação ainda na terça-feira. Aproveitamos para reforçar que desde ontem às 11  horas o pagamento dos aposentados e pensionistas do Estado foi normalizado e liberado na Rede Banese. Isso só foi possível graças a  não paralisação das atividades, em virtude da greve.

Queremos destacar também a participação do Sindicato dos Bancários de Sergipe que procurou o diálogo aberto e franco com a Diretoria  Executiva, buscando soluções que atendessem às necessidades dos  colaboradores. Durante as quatro rodadas de negociação, o diálogo prevaleceu e o resultado foi a aprovação da proposta do Banese pela  ampla maioria dos baneseanos.

Por tudo isso, é tempo de agradecer a todos.

INFORME/ SINDICAL

Radialistas elegem nova diretoria da FITERT em clima de unidade e confraternização, e sergipano continua na executiva nacional.

A plenária eleitoral da FITERT foi encerrada na noite de sábado (27) com muita alegria e comemoração por parte dos 179 radialistas presentes, após a eleição da nova diretoria que estará à frente da organização da categoria até 2017. Dos 186 profissionais indicados em assembleias para representar os radialistas filiados aos 22 sindicatos que integram a base da Federação em todo o país, 179 estiveram presentes na atividade realizada no hotel Naoum Plaza, em Brasília. E a única chapa inscrita recebeu 177 votos, havendo apenas duas abstenções.

Participaram da plenária radialistas filiados aos sindicatos do Amapá, Amazonas, Bahia, Campina Grande, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Ilhéus (Bahia), Imperatriz (Maranhão), Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe. O coordenador de sindicalização da UNI-MEI, Benjamin Parton, e o secretário de organização e política sindical da CUT Nacional, Jacy Afonso, também acompanharam a plenária como convidados.

A comissão eleitoral foi constituída pelos representantes da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), José Carlos Sóter; da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Edmilson Ramos Camargo "Lamparina"; e o secretário executivo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Pedro Rafael.

A ata de posse foi lavrada ontem mesmo ao final da plenária e será encaminhada para registro em cartório ainda nesta segunda-feira. Mas a cerimônia política de posse da nova direção será realizada no 10º Congresso Nacional da FITERT, que acontece de 19 a 22 de novembro, no Rio de Janeiro.

Para o coordenador reeleito, José Antônio Jesus Silva, "a plenária foi um sucesso, pelo número de participantes, que garantiu representatividade de todos os sindicatos do país, mas principalmente porque foi garantida a unidade dos trabalhadores radialistas para fortalecer a luta em defesa dos direitos e de novas conquistas".

Composição da nova diretoria, da executiva e do conselho fiscal
José Antônio Jesus da Silva "Zé Antônio" (SP) – coordenador
Everaldo Santos Monteiro (BA) – vice-coordenador
Andréa Bussolo Araújo (RJ) – secretária geral
José Alves do Nascimento Filho "J. Filho" (PI) – tesoureiro
Antônio Araújo (PA) – secretário de formação
Antônio Fernando Cabral Ferreira "Cabral" (SE) – secretário de política sindical
Tereza Cristina Costa (PE) – secretária de política da mulher
José Catarino do Nascimento "Nascimento Silva" (MG) – secretário de imprensa
José Henrique Rodrigues (RS) – secretário de registro profissional
Miguel Joaquim de Novaes Filho "Miguel Novaes" (GO) – secretário de política internacional
Carlos Alberto de Macedo Paes (DF) – secretário de política social
Celene Rodrigues Lemos (DF) – secretária de política institucional
Mário Castro Ferreira (ES) – secretário de saúde e segurança do trabalhador

Suplentes da Executiva
Jaílson Gomes de Oliveira (RN)
José dos Santos Freitas "J. Kerly" (MA)
José Alves de Barros Júnior "D. Barros" (Roraima)
Elias Reis (Ilhéus)
Sérgio Ipoldo Guimarães (SP)
João dos Reis (SP)
Maurílio de Melo Pinheiro (BA)
Ed Wilson Silva (GO)
Marcos Denir Marques Braga (DF)

Conselho Fiscal
Manoel Vicente dos Santos "Kid Noel" (MT)
Paulo Márcio Lopes Morel (MS)
Alvimar Soares dos Reis (MG)
José Maria Silva (AP) – suplente
Francisco de Castro Silva "Franck de Castro" (PA) -suplente
Charles Grammelick Franskoviaki (ES) – suplente

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
   
Frase  do Dia
“Sempre é tarde quando se chora.”  Salústio, historiador romano, nasceu 86 a.C. e morreu 34 a.C.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais