Já era tempo: cerca de 700 PMs voltarão às ruas

Quem acompanha este espaço nestes seis anos de vida sabe que sempre foi cobrada do governador do Estado a necessidade de acabar com a requisição de Policiais Militares e Civis para diversos órgãos onde exercem funções diferentes das suas atividades de carreira. Ele anunciou que ainda este ano será realizado um concurso público para a PM. De início serão chamados 600 concursados.

O comando da PM deve concluir o levantamento dos policiais militares à disposição ainda esta semana, mas o blog não tem duvida que cerca de 700 policiais militares que estão em diversos órgãos devem retornar às ruas em Sergipe. Pelo menos é o que se espera com o anúncio feito pelo governador ontem, 15, durante a posse do coronel Yunes no comando da PM.

Apadrinhamento – É preciso também que o Governo do Estado, através do comando da PM deixe claro para diversas autoridades dos três poderes – muitas delas que cobram segurança, mas não fazem a sua parte quando requisitam PMs para os seus órgãos – que não será aceito nenhum tipo de “jeitinho” para que continuem em desvio de função. É só assinar um decreto proibindo qualquer tipo de requisição dos PMs.

É aguardar os Boletins da MP para ver se realmente desta vez será para valer a determinação do governador. Se ele conseguir colocar todos os requisitados nas ruas será uma ação importante para melhorar o policiamento ostensivo.

O blog não vai torcer pelo “quanto pior, melhor”. Espera apenas que o novo comandante, coronel Yunes exerça alguns ensinamentos de liderança. Não pela imposição, mas pelo respeito. Como por exemplo, o que escreveu Sun Tzu no histórico livro “A Arte da Guerra”: As cinco qualidades básicas de um general, a saber, a coragem, o rigor, a sabedoria, a sinceridade e a humanidade…O bom líder militar comanda um milhão de homens como se comandasse um só”.

Mudanças
O novo comandante vai realizar algumas mudanças, mas deixará também à frente dos pelotões os oficiais que estão excelente atuação. É o caso do comando do Pelotão de Choque, cujo comandante, major Rolemberg, retornou a chefia este ano e vem desenvolvendo ações importantes. Na segunda-feira, 14, o pelotão impediu uma chacina no bairro Soledade prendendo um homem.

Reintegração de posse na Barra
Há vários dias o comando da PM de Sergipe desrespeita Ordem Judicial de Reintegração de posse de uma área na Barra dos Coqueiros. Com isso o  Estado está sendo responsabilizado pelos danos materiais e morais.

Caixa de Pandora do Banese, BB e Caixa. Taxas e Juros
A pedido de alguns leitores o blog está fazendo uma comparação entre as taxas e os juros cobrados pelos bancos oficiais Banese, Banco do Brasil e Caixa. Já passou para uma pessoa do setor conferir se todos os percentuais estão corretos, para divulgar nos próximos dias.

Levantamento

Pelo primeiro levantamento o Banese tem taxas altas e os juros, se comparados com o BB e a Caixa ainda estão altos. Com a portabilidade para o servidor público o Banese tem que modificar sua política principalmente com relação as taxas que são muitas. Depois não digam que o blog está contra o banco estatal. O blog vai defender é o dinheiro suado do servidor público.

Banese reduz taxa de juros do crédito imobiliário
Ontem, 15, a diretoria do Banese ) reduziu mais uma vez a taxa de juros nominal do crédito para a aquisição e construção de imóvel residencial. A taxa desta modalidade de crédito baixou esta semana de 7,9% para 7,5%, para imóveis com valores de R$ 70 mil até R$ 500 mil. A medida é válida para funcionários públicos estaduais e do município de Aracaju que tenham conta corrente no Banese.

Missa de 7º Dia – Pedro Souza Montalvão, hoje 16
Solange Montalvão, esposa, Wilson Montalvão, Valéria Montalvão e Solange Montalvão, filhos e demais familiares convidam  os amigos para a Missa de 7º Dia de Pedro Souza Montalvão, funcionário público aposentado, que será realizada nesta quarta-feira, 16, às 19h30, na Igreja São José, no bairro do mesmo nome em Aracaju. A família agradece a todos que comparecem a este ao de fé e piedade cristã.

Audiência com representantes da OAB/SE
No início da noite  de ontem, 15, o governador Marcelo Déda recebeu em audiência, no Palácio de Veraneio, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Sergipe, Carlos Augusto Nascimento, acompanhado do presidente da Comissão de Direitos Humanos da instituição, Cláudio Miguel da Silva, e do secretário Geral, Evânio Moura.

Sociedade
A pauta do encontro versou sobre temas corporativos e temas gerais de interesse da sociedade, que foram examinados pelo governador. “Ouvi e anotei os questionamentos e as preocupações trazidas pela OAB, e vamos adotar medidas no sentido de buscar atender, na medida do possível, todos os pontos abordados”, relatou Marcelo Déda.

Novo TRF
Entre os temas apresentados pela OAB estiveram a criação de um novo Tribunal Regional Federal, questões relativas aos Recursos de Pequeno Valor (RPV), que referem-se ao pagamento pelo Estado das quantias relativas a processos judiciais. “Estes pagamentos dispensam precatórios e a Ordem reivindica que seja aumentado o respectivo valor. É um pleito justo de atualização, mas informei que temos hoje uma situação fiscal complexa e que é preciso avaliar qual o volume que seria atingido por uma elevação de alçada e a capacidade de pagamento do Governo”, argumentou Marcelo Déda.

Assassinato de jovem
Também foram abordadas questões como o suposto assassinato do jovem Jonatha Carvalho dos Anjos, de 16 anos, que foi encontrado morto dia 24 de março deste ano, e o triplo assassinato ocorrido recentemente nas dependências do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), ambos os casos com o envolvimento de policiais. “A Ordem e toda a sociedade acompanham esses casos e clamam por justiça. Em relação à execução, como prática de ação policial, isso é algo que repugna o nosso governo porque afronta os direitos humanos, o nosso conceito de civilização e subverte os princípios e normas da República brasileira”, enfatizou Déda.

Ameaças
“Estamos à disposição da OAB se houver suspeita de que há policiais ameaçando testemunhas ou constrangendo as famílias. O Estado agirá, de forma decidida e rápida para que essas pessoas possam ter o direito de clamar por justiça. É óbvio que há uma parte do processo que é de outro poder republicano responsável pela definição e aplicação das penas, mas naquilo que depender do Poder Executivo nós estaremos plenamente à disposição da Ordem e da sociedade para que não terminem impunes nenhum desses episódios”.

Lei de Acesso à Informação começa a vigorar hoje
Hoje,16, entra em vigor a Lei de Acesso à Informação. A Lei nº 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, pela Presidenta da República, Dilma Roussef, regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas e é aplicável aos três Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com vigência depois de decorridos 180 (cento e oitenta) dias da publicação. Sua sanção representa mais um importante passo para a consolidação do regime democrático brasileiro e para o fortalecimento das políticas de transparência pública.

Transparência nos gastos públicos para o cidadão
Muitos gestores públicos sequer sabem dessa lei, entretanto ela é revolucionária, pois dá instrumentos para o cidadão solicitar informações não somente de interesse pessoal mas aquelas relativas ao uso de gasto público, processos licitatórios, etc. E o mais importante estabelece prazo para prestação dessa informações pelo gestor, sob pena de responsabilidade disciplinar.

Projeto Estadual
Ontem, 15, o governador assinou o projeto de lei que foi enviado a AL referente ao cumprimento por parte dos órgãos estaduais da Lei 12.527, de Acesso à Informação. O Projeto de Lei, elaborado pelo Governo do Estado, em especial pela Controladoria Geral do Estado, Procuradoria Geral do Estado e Casa Civil, tem por objetivo introduzir na administração pública as regras da transparência e do acesso dos cidadãos aos documentos públicos.

Sistema implantado
“Esse sistema, aliás, já se encontra parcialmente implantado no Estado, através de um portal da transparência, que foi organizado pela CGE. Nós somos pioneiros, nos antecipamos à Lei estadual no objetivo de cumprir as novas regras e seguir o novo paradigma de transparência introduzido, especialmente, nos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma”, esclareceu Marcelo Déda.

Ofício ao TCE pedindo que sistemas sejam colocados à disposição da sociedade
O presidente do Instituto Sócio Ambiental Acauã, Antônio José de Gois, o ex-vereador Goisinho enviou oficio ao TCE, destacando a importância da lei e pedindo que o órgão coloque   a disposição os sistemas citados (banco de dados de alta relevância de informações administrativas, contábeis, financeiras e  patrimoniais  no SISAP – Coleta de Dados e análises no SISAP – AUDITOR) contribuindo assim  para o  cumprimento da referida lei e um  passo decisivo no caminho da democracia participativa.                         

Eleições – Regulamentação de rede social fere liberdade de expressão, diz ministra
FSP de hoje, 16: A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, comparou ontem as publicações em redes sociais a uma "conversa em mesa de bar" e disse que não há regulamentação que possa ser feita para esses canais de comunicação sem que haja interferência no direito à liberdade de expressão. Segundo ela, lidar com esses novos meios será o grande desafio nas eleições deste ano. A ministra participou da 7ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, apoiada pela ANJ (Associação Nacional de Jornais), entre outras entidades. Também no evento, a secretaria de Comunicação Social da Presidência, Helena Chagas, e o presidente da Câmara, Marco Maia, opuseram-se à ideia de controle de conteúdo nas redes sociais.

PT realizará ato em Aracaju dia 24
Depois de uma ampla discussão nos setoriais do partido para elaborar um plano de governo para Aracaju, o Diretório Municipal realizará no próximo dia 24. Os petistas vão visitar associações de moradores e espaços públicos na busca de mais informações do plano de governo. O local do ato ainda não foi definido.

Dívida com a União poderá inviabilizar os estados
Em pronunciamento ontem, 15, na ALo deputado Zezinho Guimarães (PMDB) alertou para a situação difícil em que se encontram todos os estados com relação às dívidas para com a União. Ele apresentou números mostrando que em 1998 os Estados deviam ao Governo Federal R$ 93 bilhões e a divida foi renegociada por um prazo de 30 anos.Depois de 12 anos e os Estados terem pago cerca de 170 bilhões ainda devem (12/2010), R$ 350 bilhões.

Cada vez mais pobre
“O que se verifica nos dias de hoje é que, por conta dessas dívidas, os estados estão cada vez mais pobres, com suas finanças debilitadas e na perspectiva de não ter condições de honrar seus compromissos, até mesmo o pagamento da folha de pessoal”, explicou, pedindo ações urgentes para resolver o problema.

Terra de ninguém. Carroça travando o trânsito
Tem jeito não, o leitor atento Luiz Brandi conferiu ontem, 15, em pleno horário do rush: rua Acrisio Cruz, sentido centro, logo após o cruzamento com Francisco Porto, uma carroça, e um carroceiro com mais 02 cavalos soltos nas laterais, desfilava garbosamente travando o transito.

Dia Internacional da Família x PSC
O líder do PSC na Câmara dos Deputados, André Moura fez homenagem ao Dia Internacional da Família, estabelecido pelo ONU em 1993 e comemorado ontem,15. E aproveitou para fazer uma relação com o Aniversário de 27 anos do PSC. André falou do orgulho em ser integrante da sigla, sendo o líder da Bancada Federal, defendendo os interesses do partido que tem como fundamento principal “o Ser Humano em primeiro lugar”.

Sergipe no Fórum Nacional
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, foi convidado para apresentar o modelo de desenvolvimento econômico de Sergipe durante o XXIV Fórum Nacional – 2012, nesta quarta-feira (16). O evento começou na segunda (14) e vai até quinta (17), no Rio de Janeiro, na sede do BNDES.

Mobilização
O tema do seminário é ‘Novo modelo no Brasil e novo modelo na China: estratégia de desenvolvimento para transformar crise em  oportunidade e promover a mobilização nacional pela competitividade internacional  do país, principalmente industrial. Brasil – País de Classe Média’. Saumíneo será o único palestrante fora do eixo Sul-Sudeste.

Capacitações auxiliam a gestão dos negócios
Durante o mês de maio, empresários, gerentes, profissionais de vendas e pessoas responsáveis pela gestão de pessoas em micro e pequenas empresas podem participar dos cursos oferecidos pelo Sebrae Sergipe. As capacitações duram 15 horas/aula , sempre no período noturno, e são disponibilizadas em quatro áreas temáticas.

Opções de cursos
Entre as opções oferecidas pela entidade, estão os cursos de Técnicas de Vendas, Gestão de Pessoas, Relações Interpessoais e Gestão Ambiental.  Outra oportunidade para quem busca se atualizar são as palestras ‘Planejando a abertura de sua empresa’ e ‘Entendendo custos, despesas e preços de venda’, que serão ministradas na próxima quinta-feira, 17, das 15 às 18hs.Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (79) 2106-7765/7766/7767.

Adepol
Prédios antigos, insalubres, má distribuição do efetivo e sem condições de higiene. Foi assim que o presidente da Adepol/SE), Kássio Viana, descreveu a situação das delagacias de Sergipe. Segundo o delegado, essa realidade precisa ser mostrada para ser modificada. "O delegado falou queria gostaria de estar  na tribuna da CMA para tratar de assuntos mais agradáveis, mas a realidade é que a classe trabalha em lugares insalubres.

Tribuna Livre
Jailton destacou também o tema que foi discutido na Tribuna Livre. O parlamentar foi autor do requerimento e convidou o delegado Kássio Viana, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol), que mostrou as más condições das delegacias no estado. De acordo com jailton é necessário  discutir esse tema, relacionado à segurança da população.

Síndrome de Down
Uma situação de preconceito causou indignação no vereador Fábio Mitidieri. Na tarde de ontem,15, o parlamentar usou a tribuna da CMA, para relatar o caso. Fábio recebeu a ligação de uma mãe que, aos prantos, lhe relatou que está sofrendo com a falta de humanidade por parte da sua vizinhança. A mulher tem um filho portador da Síndrome de Down. O vereador leu durante sessão, uma carta enviada para a mãe da criança especial. No documento, um vizinho, que não se identificou, usou palavras de preconceito ao se referir à criança e por vezes, a chamou de bicho. Segundo ele o cidadão que escreveu essa carta não deve nem ser chamado de humano.

Cultura sergipana na Espanha I
O mestre do Lambe-sujos e da Chegança Zé Rolinha está na Espanha onde irá ministrar uma palestra para estudantes e pesquisadores da Universidad de Alicante, durante um seminário sobre tradições folclóricas brasileiras. Além da palestra, este grande militante da cultura popular, deve encontrar e trocar experiências com os coordenadores das tradicionais festas de Mouros e Cristãos, celebradas em Valência neste mês de maio.

Cultura sergipana na Espanha II
A ida de Zé Rolinha à Espanha só foi possível graças ao edital de Intercâmbio e Difusão Cultural da Secretaria de Cultura (Secult), que aprovou o projeto do mestre e lhe cedeu apoio financeiro para a viagem ao velho mundo. O edital já auxiliou dezenas de artistas e produtores culturais sergipanos a levar as manifestações artística e populares de Sergipe para o restante do país e do mundo.

Almoço especial na Tortelli Delicatessen
Uma boa opção de Buffet de comida a quilo encontra-se diariamente, das 11h às 14h, na Tortelli Delicatessen (Rua Campo do Brito,122, a da Deso, no bairro São José). De segunda-feira a sábado você tem uma comida de qualidade, num ambiente climatizado, confortável e com preço justo. Para quem gosta de uma comida saudável a variedade de saladas é uma atração a parte. Só conferindo para comprovar.

Indique um amigo
'Quem indica amigo é'. Essa é a chamada da nova promoção da Cosil, dirigida aos clientes da construtora. Para participar, basta pegar os cupons nos stands ou imprimir no site da empresa, preencher os dados e entregar aos amigos indicados. Se um deles adquirir um imóvel Cosil, ambos ganham um vale compras no valor de até R$ 3.000,00, para gastar com o que quiser na Jurandir Pires. Para maiores informações, consulte regulamento: www.cosil.com.br/quemindicaamigoe. 

PELO TWITTER

www.twitter.com/acsesmeraldo  Seria bom que ao final de cada mandato, os governantes declarassem quantos % das promessas de campanha foram cumpridas. #cansado

www.twitter.com/betocego  Tem gente que acha que quem e humilde e besta,pelo contrário, ser humilde nos da a dimensão exata de não ser melhor e nem pior que ninguém.

www.twitter.com/giltondepitta  Ser humilde não é ser menos que algúem. É saber que não somos mais que ninguém.

www.twitter.com/@leletele s Tem coisa melhor que uma manha chuvosa e fresca? Vou me vestir de banho de chuva. A chuva me lava, me eleva, me livra, me louva e me luva.

www.twitter.com/Adalberto_Prof  Às vezes fico em crise por sentir vergonha de algumas vergonhas que sinto. Vergonha moral nos dilacera a alma, mas aponta força de caráter.

DO LEITOR

Paralisação dos Servidores do Detran/SE
De um servidor do órgão: “No próximo dia 25/05/12 haverá paralisação dos servidores do DETRAN-SE em consequência da falta de diálogo com o governo, pois até o momento não houve resposta aos ofícios encaminhados pelo SINDETRAN há mais de 01 mês, a respeito de melhorias para os servidores do órgão. Um servidor nível médio no DETRAN de SERGIPE, recebe atualmente um salário bruto de R$ 556,00 + uma gratificação congelada de R$ 230,00. É uma vergonha a maneira que o governo trata o servidor do Detran de Sergipe .Não haverá atendimento no dia 25/05/2012”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
      

Frases do Dia
“Os fracos nunca podem perdoar”. Mahatma Gandhi.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais