Jackson, Valadares e o pragmatismo

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Engana-se quem pensa que o 2º turno da disputa presidencial  rachará a aliança entre Jackson Barreto e Valadares. As palavras dos dois nos últimos dias, por conta da escolha da direção do PSB pela candidatura de Aécio, se dissiparão no vento, assim que acabar o pleito eleitoral.

É normal que Jackson fique chateado porque o senador preferiu acatar a decisão da Direção Nacional (mesmo sendo voto contrário), assim como é normal Valadares rebater as declarações do governador que ficou chateado com a dubiedade.

Para a maioria dos filiados do PSB, que ficou à vontade para apoiar Dilma, era preferível que o senador também acompanhasse o apoio a petista. Colocando-se no lugar dele pode-se compreender que ele preferiu ser pragmático depois de ter “peitado” Eduardo Campos quando não aceitou o acordo com os irmãos Amorim.

Neste caso, Valadares não foi superficial, como alguns tentam passar. Seria mais fácil ficar em cima do muro e não declarar a posição dele, como fez pelas redes sociais.

Valadares foi pragmático, através de uma visão mais profunda que só o tempo poderá revelar. Por outro lado, Jackson sabe que o senador enxerga muitas vezes a praticidade em meio a um problema. Isso pode ser sim chamado de pragmatismo. Agir rapidamente, buscando uma solução no meio de um impasse.

Jackson e Valadares têm certeza do que estão fazendo. E ambos se conhecem profundamente como poucos na política de Sergipe. Os dois estão sendo pragmáticos diante do imediatismo do 2º turno eleitoral.

E no final, o fator humano vai prevalecer.

18 de Dezembro: Diplomação dos eleitos
Será no dia 18 de Dezembro, às 17h, no Teatro Tobias Barreto a diplomação dos eleitos na eleição deste ano em Sergipe.

Pistoleiro
A polícia cumpre mandato de prisão contra um pistoleiro e é recebida a tiros. Era para ficar olhando ou os policiais morrerem? A SSP cumpriu sua missão, proteger a sociedade. Tá com pena? Direitos humanos? E se um policial tivesse morrido?

Maria Mendonça: atuação firme como oposição, mas sem ódio
Ao ler o artigo publicado ontem neste espaço do jornalista Gilson Souza, avaliando as mudanças na ALESE com a eleição deste ano, a deputada reeleita Maria Mendonça (PP), lamentou a colocação dele de que ela e os deputados Gilson Andrade, Samuel Barreto e Antônio dos Santos colocarão ódio ao governo como ingrediente de suas atuações no parlamento e vão propagar o “quanto pior, melhor”. “Sempre fiz cobranças ao governo, mesmo quando na situação, de forma consciente, firme, mas sem ódio, ao estilo que todos conhecem”, disse.

Maria Mendonça: atuação firme como oposição, mas sem ódio II
Maria Mendonça lembrou que irá para o quinto mandato como deputada e o sexto consecutivo (foi prefeita de Itabaiana) e a prova maior da atuação firme e sem ódio é que foi reeleita com a segunda maior votação de todos. “Nunca fiz oposição odienta, quem conhece nossa história sabe. Fui eleita para ser oposição e sempre procuro atender os anseios da população”, disse, lamentando que o jornalista tenha uma opinião distorcida do trabalho que realiza como parlamentar. “Desejo o melhor para os sergipanos e jamais serei partidária do quanto pior, melhor”, reforçou.

Show de mentira
Deu no blog de Adiberto de Souza, aqui na Infonet: “O delegado de Polícia Archimedes Marques publica artigo com duras críticas ao livro “Lampião mata sete”, no qual o autor Pedro Moraes diz que o chefe dos cangaceiros era homossexual. Estudioso do cangaço, o policial afirma que a obra literária “é agressiva, maldosa, inconsequente e eivada de enxurradas de mentiras”. Segundo ele, “não existe no livro um único documento que prove que o autor fez qualquer tipo de estudo, pesquisa, ou de onde foi buscar tais informes. Tudo não passa de mera especulação, invencionice”. Archimedes está certíssimo!

Bairro Industrial
Na manhã de ontem, 15, o governador Jackson Barreto visitou as obras do bairro Industrial e conversou com moradores sobre os benefícios dos serviços. “Aqui estamos realizando o sonho dos moradores do bairro Industrial. O nosso ex-governador Marcelo Déda, ainda quando prefeito, construiu a primeira etapa, e nós estamos aqui fazendo a segunda etapa”, disse, afirmando que a obra consolidará a área como um cartão postal de Aracaju.

Lista Tríplice para escolha do Procurador-Geral de Justiça
O Ministério Público de Sergipe realizará, no próximo dia 20 (segunda-feira), eleição para escolher a Lista Tríplice de onde sairá o nome do novo Procurador-Geral de Justiça de Sergipe para o biênio 2014/2016. A eleição, regulamentada pela Resolução nº 010/2014 – CPJ, será realizada no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, das 8h às 12h.

Candidatos
Os membros do MP, Deijaniro Jonas Filho, Eduardo Barreto d’Ávila Fontes, José Rony da Silva Almeida, Manoel Cabral Machado Neto e Virgílio Vale Viana, estão concorrendo ao pleito que definirá o sucessor do atual PGJ, Orlando Rochadel Moreira, que encerra seu segundo mandato à frente do MP Sergipano.

Reflexão Dia do Professor
Ao homenagear ontem, 15, na ALESE, o Dia do Professor, a deputada Maria Mendonça aproveitou para fazer uma reflexão sobre os problemas enfrentados pela categoria como as condições materiais e físicas das escolas, da sua segurança, da composição, quantificação e capacitação das equipes em todos os níveis, de questões salariais, etc.

Reflexão Dia do Professor II
“Hoje, neste plenário, quero dizer que o momento político deve nos manter em estado de alerta! Os discursos proferidos no período eleitoral não podem se constituir palavras vãs… Precisamos exigir  o respeito ao professor, sem que seja necessário o uso da greve, como instrumento habitual de luta cujo direito é legitimo e legal, porque a responsabilidade em cumprir a legalidade não se constitui prática do executivo”, refletiu a parlamentar, reafirmando o compromisso de estar atenta e trabalhar cobrando os direitos e o respeito a categoria.

Autonomia das escolas municipais
Já na Câmara de Aracaju, o vereador Iran Barbosa, PT, apelou para que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) respeite a autonomia das escolas do município para definir o seu projeto político-pedagógico e também a autonomia pedagógica dos professores na sala de aula, garantida pela legislação que trata do assunto.

Autonomia das escolas municipais II
“Nós, educadores, conquistamos, a duras penas, na legislação nacional o direito e o exercício da livre docência, o direito de escolhermos livremente os métodos e procedimentos que devemos utilizar nos processos de ensino-aprendizagem dentro de um sistema onde o nosso limite é estabelecido não pela vontade do gestor de plantão, mas por leis e normas educacionais”, explicou o parlamentar, que também é professor da rede municipal de Aracaju.

Cardápios em Braille
O vereador Lucas Aribé esteve no Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE-SE) na manhã da última terça-feira, 14, para participar de uma audiência na Promotoria de Justiça do Cidadão Especializada na Defesa dos Idosos e das Pessoas com Deficiência com a promotora Berecine Andrade de Melo para discutir a disponibilização dos nomes e preços de produtos em Braille nos cardápios de bares e restaurantes de Aracaju. Além de Aribé, estiveram presentes o presidente da Abrasel em Sergipe (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Augusto Carvalho, e o representante do Procon Estadual, Luiz Roberto Azevedo, que buscaram formas acessíveis de disponibilizar os cardápios dos estabelecimentos visando o cumprimento da legislação municipal que determina a exposição dos cardápios em Braille.

Cardápios em Braille II
A Lei Municipal nº 3774/2010 é de autoria do ex-vereador Chico Buchinho e não vem sendo cumprida pela maioria dos estabelecimentos da cidade. Foi-se discutida a possibilidade da inserção dos cardápios em forma de áudio, o que facilitaria a adaptação dos estabelecimentos menores. Ficou determinado que as partes envolvidas na audiência vão buscar os caminhos para que sejam feitas as mudanças necessárias e voltam a se reunir em 30 dias no MPE. O intuito é fazer reuniões com órgãos públicos e particulares para apoiar o cumprimento desta legislação.

Sincor-SE e a responsabilidade social
O Sindicato dos Corretores de Seguros de Sergipe (Sincor-SE) participou da campanha do Ministério Público do Estado "Pratique Cidadania – Dê a Preferência", que visa defender os direitos das pessoas idosas e portadoras de deficiência. Segundo o presidente do Sincor-SE, Erico Melo, o sindicato tem ciência de sua responsabilidade social e estará sempre engajado nas ações e causas que contribuam para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Programa A Voz do Índio completa um ano hoje, 16
O Programa A Voz do Índio completará  hoje, 16, um ano de existência, sendo assim, nessa quarta-feira (15) a equipe do programa formada por: Apolonio Xokó e Camila Barreto apresentadores, Paulinho Carvalho produtor, Avelar Júnior pesquisador e Edcarlo operador, celebrou o seu  primeiro aniversário de existência, com a presença de convidados e ouvintes que escutam todas as quartas–feiras, das 07h45 às 9hs da manhã na Rádio Aperipê AM(630), podendo ser acompanhado pelo site: http://www.aperipe.com.br

Agenda
16 de outubro, quinta-feira. Hoje é o dia mundial da alimentação. Faltam 10 dias para o segundo turno das eleições. A cotação do dólar atingiu, ontem, dois reais e trinta e sete centavos, a maior alta em um ano. Na crise da água, calor atípico e seca agravam a situação em São Paulo. Temperatura no Rio de Janeiro passa de 41 graus e atinge recorde. A Bolsa de Valores atingiu, na última segunda-feira, alta de 4,78 por cento, a maior desde agosto de 2011. O presidente boliviano, Evo Morales, obteve maioria no Legislativo. Ministério Público estuda a adoção de cotas para negros em seus concursos de admissão à carreira. O CNMP – Conselho Nacional do Ministério Público – deverá decidir a questão até o início do próximo ano.

Curtas
PRESO SUSPEITO DE MATAR 39 EM SÉRIE EM GOIÁS. /// OPERAÇÃO CONTRA PEDOFILIA PRENDE 51 PESSOAS. /// JUSTIÇA ELEITORAL PROÍBE IGREJA UNIVERSAL PEDIR VOTOS PARA CRIVELLA. /// CHINA TEME DEFLAÇÃO EM MOMENTO DE DESACELERAÇÃO ECONÔMICA. /// PRESIDENTE DA CÂMARA RECEBE PETIÇÃO PARA REFORMA POLÍTICA. /// APÓS DOIS DIAS DE TENSÃO, ACABA REBELIÃO EM PRESÍDIO DO PARANÁ.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Vamos subir, Dragão

Hino “informal” do Confiança, de autoria do médico, compositor e cantor Gilson Nascimento, volta, a exemplo do que ocorreu em 2008, a motivar a campanha pela volta do Dragão à Série C.

Reta final
A apenas 90 minutos do velho sonho proletário, a torcida do Confiança deverá lotar o Estádio Presidente Médici, no próximo domingo. A equipe comandada por Betinho garantirá a classificação para as semifinais, até mesmo se perder por 1 X 0. A ótima campanha desenvolvida dentro de campo aponta para mais um resultado positivo.

Clima de festa
Deverá imperar no domingo. Muitos torcedores deverão chegar a Itabaiana logo na parte da manhã.

Ônibus e Vans
Sairão de Aracaju após o almoço. O esperado feito do Dragão vai representar um passo importante para o nosso futebol.

Cotinguiba e Sergipe
Tradicionais clubes de Aracaju,foram fundados, inicialmente, para a prática de esportes náuticos, em especial o remo. O Cotinguiba, o “Decano da Fundição”, em 10 de outubro de 1909. E o Sergipe, uma semana depois, em 17 de outubro do mesmo ano. Seus nomes oficiais: Cotinguiba Sport Club e Club Sportivo Sergipe.

A História do futebol sergipano
Já fizemos referência a CRÔNICA ESPORTIVA, livro de autoria de Viana Filho, lançado recentemente. Outra obra da lavra de Tito também foi publicada há pouco tempo. O seu título está na introdução a esta nota. Trata-se de um minucioso levantamento do futebol sergipano que abrange o período do amadorismo (1907 a 1960). E uma boa notícia: vem aí um terceiro livro de Tito, que focalizará a era do profissionalismo, ou seja, de 1960 até os dias atuais. Os dois lançamentos foram promovidos pela UNIT.

Evaristo
É o jogador brasileiro que marcou o maior número de gols em uma só partida. Foram 5 tentos em apenas um jogo. Neymar, com os gols marcados no recente confronto com a seleção nipônica, igualou-se, com 4 gols na mesma situação, a Ademir Menezes, Careca, Romário e Zico (em duas oportunidades).

PELO TWITTER

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Inimizade, só com uma causa justa.

www.twitter.com/neurochester  O militante (de qualquer lado) é, por via de regra, um cego. Tal qual o torcedor apaixonado, é incapaz de identificar as falhas do seu clube.

www.twitter.com/WilliamFonseca  Espere menos, faça mais. A ação é necessária pra complementar seus desejos. Poucas coisas boas, além de chuva, caem do céu.

www.twitter.com/dimasroque  A turma de SP vai fazer curso intensivo com professores vindos da França: como viver cheiroso sem tomar banho.

www.twitter.com/AdemarQueiroz  Falta de políticas públicas efetivas voltadas p/combater o crack, que promove a violência, faz a sociedade apoiar redução maioridade penal.

www.twitter.com/AndersonJPT  Algumas coisas na vida não precisam fazer sentido, basta valer a pena…

www.twitter.com/lukinhasdj  Já que é o Dia Mundial da Alimentação, vou fazer o que mais gosto: comer!

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
   
Frase  do Dia
“Se você exerce a sua vocação, metade da sua vida está resolvida.” Fernanda Montenegro, atriz brasileira, nasceu em 16 de Outubro de 1929.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários