JB erra ao privilegiar algumas categorias

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog já deixou clara a critica com a falta de planejamento financeiro do governo estadual, ao ter que parcelar o pagamento de outubro de vários servidores para 11 de novembro. O mais estranho é que essa falta de planejamento foi criticada pelo próprio Jackson, quando interino de Déda, no ano passado, se referindo diretamente ao secretário da Fazenda de então, João Andrade. Agora ele é o comandante de fato e direito.

Ontem, 04, com a ameaça de paralisação dos servidores da saúde, de repente, o governo que disse só ter dinheiro no dia 11, resolveu pagar a todas as categorias da área, hoje, 05.

O problema é que o governo já pagou integralmente apenas as duas categorias que tem mais poder de mobilização: a educação e a saúde.

Com o dinheiro que pagará a saúde hoje seria melhor pagar o restante da folha de todos os aposentados e pensionistas. Seria mais justo e humano.

É torcer que as mudanças cheguem de verdade. E o governo tenha também de verdade um planejamento financeiro.

Enxugamento da folha: Almeida Lima entende bem
O blog já expressou publicamente diversas criticas a conduta do atual deputado federal Almeida Lima, principalmente quando senador. Porém, faz justiça com a participação dele na comissão formada pelo governador Jackson Barreto para a reforma administrativa. Quando prefeito de Aracaju, Almeida Lima, foi o responsável pelo enxugamento da folha e implantando um novo modelo administrativo.

Fim das incorporações, diretorias e afins
Com certeza, um dos gargalos que o governo terá coragem de acabar são as incorporações. Um servidor estadual passa alguns anos num cargo comissionado e leva para aposentadoria. Ou seja, paga por pouco tempo, mas o benefício é até a morte. Sem falar nas dezenas de diretorias, secretarias e afins.

MPF e subvenções
E procuradoras do MPF estiveram ontem, 04, na ALESE, com oficial de Justiça, em busca dos documentos referentes as subvenções. Desde a campanha eleitoral a Procuradoria Eleitoral recomendou que não fossem repassados os recursos das subvenções. Quem lembra que há alguns anos o Ministério Público Estadual abriu procedimento para investigar denúncias sobre as subvenções da ALESE? Depois de muito tempo a investigação caiu no vazio.

Maldade com agiotagem e cassações
Ontem, um ex-parlamentar garantiu que se a investigação for a fundo vai sobrar cassações. A mente humana não tem limites.  Esse ex-parlamentar garantiu também que se a investigação for a fundo chegará em alguns agiotas que transitam bem com alguns deputados. Sinceramente? O blog não acredita que algum deputado tenha envolvimento com atividade ilícita.

CPI no município de Telha terá hoje depoimentos de secretários
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigará possíveis irregularidades praticadas pela administração do prefeito Domingos  dos Santos Neto vai  ouvir hoje, a partir das 10h, os depoimentos dos secretários de Administração, Angelo Falcynett, de finanças, Elton Márcio, de saúde, Ramon Silva, de educação, Wbenia Freire,da assistência social, Karol Rodrigues e o chefe de transportes Jailson Melo. A CPI tem como presidente o vereador Neudo Alves da Silva, relator, o vereador Alex Eloy Fernandes e membro o vereador André Silva Santos.

Em Canindé, vice-prefeito, Avelar aguarda renúncia
E de tanto falar que pode renunciar ao cargo por conta da queda do ICMS de Canindé, o prefeito Heleno Silva criou uma grande expectativa para o vice, Avelar Feitosa. Disse que ele já aguarda a renúncia de Heleno.

Gerente-geral do projeto Carnalita participa de reunião na ASEOPP
Ao participar da reunião-almoço da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP,  desta semana, o gerente Geral do Projeto Carnalita da empresa Vale em Sergipe, engenheiro Juri Abbatantuono, fez uma explanação sobre o andamento do projeto que está na fase final de aprovação. Ele atendeu ao pedido feito pela ASEOPP através do secretário de de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedect), Saumíneo Nascimento. O subsecretário de Desenvolvimento Energético, Oliveira Junior, que acompanha todo o projeto também participou da reunião.

Preocupação
O presidente da ASEOPP, Luciano Barreto agradeceu a presença e  fez um histórico das lutas da associação ressaltando a preocupação é que as empresas locais possam ter oportunidade de realizar as diversas obras de grande, médio e pequeno porte para implantação do empreendimento.

Aprovação
O gerente-geral do projeto respondeu questionamentos dos associados e explicou que a Vale tem interesse na participação de empresas locais e que só poderá explanar mais detalhadamente todo o projeto quando o mesmo estiver com totalmente aprovado no início do próximo ano.

Eleições no CREA
No próximo dia 19, ocorrerão, em todo o país, eleições para o CREA e para o CONFEA. Em Sergipe, são três as chapas concorrentes. Numa delas, o engenheiro agrônomo Arício Resende surge como postulante ao cargo de presidente do CREA/SE, enquanto José Tadeu da Silva é candidato a presidente do CONFEA. Conselheiro e militante classista com intenso trabalho desenvolvido ao longo de muitos anos em defesa da sociedade e do profissional da Engenharia e da Agronomia, Arício já exerceu vários cargos e funções, destacando-se sua atuação no Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA e entidades de classe, contribuindo, com sua experiência e conhecimento, para o desenvolvimento da categoria que engloba os profissionais da Engenharia/Agronomia. Liderança inconteste, espera contar com o apoio de seus colegas de caminhada, no próximo dia 19 de novembro.

51 anos de Emancipação Política de Areia Branca
Segue até a próxima terça-feira, 11, a programação da prefeitura de Areia Branca para celebrar os 51 anos de Emancipação Política do município. As atividades foram iniciadas nesta segunda-feira, 03, com ações na área da saúde através da realização de exames para glicemia, teste rápido para detecção do HIV/Aids e aferição de pressão arterial.

Eventos
Na sexta-feira, 07 a comunidade poderá participar de um verdadeiro mutirão social com ações voltadas para a família. “Estamos preparando vários espaços diferenciados para crianças, homens e mulheres. A praça Joviniano Freire será transformada num parque de diversão, com brinquedos para todas as idades,” explicou a secretária de Ação Social Verônica Brito. Já no sábado, 08, haverá um ‘Dia de Beleza’ com corte de cabelo gratuito, manicure , pedicure  e maquiagem em parceria com o SENAC. No início da noite, evangélicos poderão prestigiar o show da Banda Expressão Gospel.

Parabéns
O auge das comemorações irá acontecer no dia 11, quando o amanhecer no agreste será saudado com uma alvorada festiva. A partir das 16 horas acontecerá a celebração de uma missa em Ação de Graças na Igreja São João Batista, seguida do corte do bolo gigante com dez metros de comprimento.

Participação popular
“Será um momento muito especial e por isso é fundamental o envolvimento da população, afinal, todos os moradores tem a sua parcela de contribuição no desenvolvimento da cidade. Cada um faz desse município um lugar especial pra se viver,” comentou a prefeita Acácia Sousa.

Shows
A programação de aniversário só será encerrada à noite começando com o show católico da Banda Rangel, seguido do arrocha do grupo Coração Xonado, Forrozão Elite, Banda X10 e Rojão Diferente.

Agamenon: Procon municipal não trabalha
Os estacionamentos privados foram, mais uma vez, alvo das críticas do vereador Agamenon Sobral (PP) na Câmara de Aracaju. O parlamentar cobrou atitudes por parte do Procon Municipal."Quero, novamente, chamar a atenção do Procon Municipal, sobre os donos de estacionamentos que continuam fazendo o que querem e o Procon não trabalha, porque existe uma Lei, ninguém cumpre e ninguém pune", reclamou Agamenon.

Falta de fração
Para o parlamentar, o principal problema é a falta de fração da cobrança. "Eles são brigados a cobrar fracionado, é Lei, mas cobram como querem, ninguém faz nada e a população é quem paga por isso. Ontem, por exemplo, precisei usar um estacionamento por 15 minutos e tive que paga o valor integral de R$ 5,00, então eu quero saber quando o Procon de Aracaju irá começar a trabalhar".

Aglaé Fontes assume a cultura em Aracaju
Na última segunda-feira, 3, o prefeito João Alves Filho deu posse a nova secretária Especial de Cultura e presidente da Fundação Cultural de Sergipe (Funcaju), professora Aglaé Fontes. “Receber essa pasta cultural da Funcaju, é uma honra e uma missão renovada, agradeço por essa extrema confiança. A Funcaju tem que ser vista não apenas como uma secretaria que realiza festas, mas como um espaço que tem diversas ações culturais desenvolvidas”, comenta  Aglaé Fontes.

Senado poderá ter Painel Permanente de Poesia
Por sugestão da senadora Maria do Carmo Alves (DEM), o Senado Federal terá um Painel Permanente da Poesia. O espaço será  para a realização de exposições periódicas de textos poéticos ou outras produções relacionadas à literatura, a exemplo do Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima, dedicado exclusivamente a exposições de artes plásticas.

Divulgação
O Projeto de Resolução do Senado (PRS) 78/2013, de autoria da senadora sergipana, foi aprovado nesta terça-feira (4), pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). “Com o Painel, busca-se divulgar a produção poética em língua portuguesa de autores brasileiros, sejam eles os consagrados, sejam os contemporâneos”, justificou Maria.

Mãos que Ajudam a Serviço da Comunidade
No dia 08 de novembro (sábado), milhares de pessoas terão acesso a centenas de serviços oferecidos gratuitamente por meio do Programa Mãos que Ajudam e diversos parceiros. Essa iniciativa específica é intitulada “Mãos que Ajudam a Serviço da Comunidade” e acontecerá em cerca de 160 cidades em todos os estados do Brasil.

Objetivo
O principal objetivo é oferecer à população vários serviços e atendimentos e, contribuir assim, para uma melhora de vida da população. Por outro lado, também é foco do eventoestimular o voluntariado e o serviço ao próximo. Desse modo, cumpre-se o papel que cada cidadão deve ter em busca de uma sociedade melhor.

140  mil voluntários em todo país
Mãos que Ajudam a Serviço da Comunidade é uma ação nacional, que reunirá em todo o Brasil 140 mil voluntários a serviço da população. O projeto ocorrerá em capelas – de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que possuem uma infraestrutura capaz de oferecer conforto para todos participantes.

Capela da Igreja no bairro Santos Dumont
Em Aracaju o evento será realizado na capela da igreja na Rua São Jorge , 606 , bairro Santos Dumont ,algumas das atividades oferecidas serão: Orientação Jurídica, , Oficinas de Armazenamento Doméstico,  Corte de Cabelo e maquiagem ( SENAC/SE) Palestras Médicas e odontológicas (UNIT), Orientação Vocacional, Orientação e Workshops de Genealogia, Preparação para Entrevista de Empregos, Palestras e orientação bucal infantil ( SESI/SE), Mamografia  ediversas atividades recreativas e lazer para crianças. Contato para Jornalistas:Assessoria de Imprensa do Programa Mãos que Ajudam –ISA -8824-1742. Mais Informações: http://www.maosqueajudam.org.br e http://www.facebook.com/maosqueajudambrasil

Liga do Samba
Os cantores Babam (Ultrasamba), Dioguinho (Dhi Sambar), Fabinho (Pra Sambar) e Saulinho (Sabor de Samba) só têm o que comemorar com o sucesso do projeto paralelo Liga do Samba. Nesta sexta-feira, 7, o grupo se apresenta na casa de Samba Flamengo Circulista, localizada no bairro Siqueira Campos, na zona oeste de Aracaju.

Liga do Samba II
O projeto Liga do Samba surgiu a partir da união dos quatro amigos pela música e pela vontade de fazer um samba diferente. Este será o terceiro show do grupo, que uma vez por mês vai se apresentar em diferentes casas de shows da capital.

Casas Bahia no Shopping Prêmio
O Shopping Prêmio inaugurou mais uma grande loja. Dessa vez a Casas Bahia, loja de varejo mais popular do Brasil, abriu suas portas no centro de compras que conquistou espaço no coração dos sergipanos.Um divisor de águas desde que foi inaugurado, em outubro de 2011, o shopping mudou os hábitos de consumo dos moradores de Nossa Senhora do Socorro por oferecer serviços e lazer em um único lugar. Tudo com muito conforto, comodidade, qualidade e preço justo.

Agenda
05 de novembro, quarta-feira. Hoje é dia do cinema brasileiro, do rádio amador, da língua portuguesa, dia nacional da cultura e dia nacional do design.
Ontem, 04, ocorreram eleições nos Estados Unidos, para o Congresso, governos de estados e prefeituras. Hoje, 05, teremos jogos pelas semifinais da Copa do Brasil. Amanhã, 06.11, o Banco Central divulga ata da reunião do COPOM que elevou a taxa básica de juros a 11,25 por cento ao ano. Também amanhã, quinta-feira, o IBGE divulga a PNAD Contínua, com dados sobre o emprego em 3.500 cidades do país, referente ao segundo trimestre. E a ANFAVEA divulga dados de vendas de outubro. Já na sexta-feira, saem os dados do IPCA (índice de inflação oficial) do mês de outubro. No próximo domingo, 09.11, faz 25 anos que aconteceu a queda do Muro de Berlim. E realizar-se-á, em São Paulo, o GP Brasil de Fórmula 1.

Curtas
AÉCIO RETORNA AO CONGRESSO E DIZ QUE O BRASIL DESPERTOU. /// BLOCÃO APOIA CUNHA PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA. /// DIRCEU PASSA A CUMPRIR PENA EM CASA. /// SEQUESTRADOR É RENDIDO NO DISTRITO FEDERAL APÓS FAZER REFÉM. /// MESMO COM TEMPORAL, NÍVEL DO CANTAREIRA NÃO SOBE EM SÃO PAULO. /// CID GOMES VAI ARTICULAR FRENTE DE ESQUERDA PARA AJUDAR DILMA. /// BASE GOVERNISTA NA CÂMARA QUER VOTAR PEC QUE AUMENTA REPASSES A MUNICÍPIOS ESTA SEMANA. /// REDE, DE MARINA, VOLTA A COLETAR ASSINATURAS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Inconformadas
As integrantes da seleção feminina de futsal estão inconformadas com a discriminação que dizem ser praticada pela Confederação Brasileira, cujo presidente é, atualmente, o sergipano Renan Tavares. Elas afirmam que, enquanto a seleção masculina participou, este ano, até agora, de 5 competições internacionais, a equipe feminina não vai participar sequer do certame mundial da categoria, a ser realizado na Costa Rica. A Confederação alega que não há dinheiro para cobrir os 300 mil reais de despesas. Já as meninas do Futsal afirmam que na verdade o que há é pura má vontade.

JUBS
Os Jogos Universitários Brasileiros que estão sendo disputados em Aracaju entraram, ontem, na fase dos esportes coletivos.

Copa Nordeste
Itabaiana e Sergipe não vão participar. Trata-se das divisões de base. A CBF já divulgou a tabela.

Pancadaria
Foi o que imperou na convenção de Eurico Miranda, que luta para voltar à presidência do Vasco.

Dia 10
É a data prevista para a reunião em que será decidida a permanência ou não de Reinaldo Moura na presidência do Sergipe.

Reabertura do Batistão
Ainda não tem data prevista.

Paulo André
Um dos principais líderes do movimento Bom Senso Futebol Clube está de volta ao Brasil, depois de passar uma temporada na China. Segundo o jornalista Juca Kfouri, Paulo André deve ter feito a releitura de “A Arte da Guerra”, livro que descreve a estratégia militar de Sun Tzu, escrito no século IV A.C. – Certamente esses novos conhecimentos serão muito importantes na batalha que vai ser travada, logo no começo de 2015, no que diz respeito aos grandes problemas do futebol brasileiro.

Mais uma série
Já é tida como certa a criação, a partir de 2016, de mais uma divisão, mais uma série no futebol brasileiro. A CBF já planeja a disputa da série E. A propósito, a medida conta com o apoio do Bom Senso Futebol Clube.

Futebol sergipano
Com o acesso do Confiança à série C, abre-se vaga para outro clube sergipano na série D.

Planejamento
Diretoria do Dragão já começou os trabalhos de organização visando à temporada 2015. O presidente Luís Roberto declarou que pensa manter a grande maioria dos integrantes do atual elenco. Mas é indispensável a contratação de reforços. Afinal, a série C é bem mais difícil.

Otimismo
Realmente, é impressionante o otimismo de Luís Roberto. Essa atitude é bastante positiva. O primeiro mandatário do Confiança afirma, tranquilamente, que a meta é passar da C para a B. Ou seja, em 2016, o quadro proletário já estaria na B.

Série A
Por enquanto, não há previsão a respeito de quando o Confiança estará na série A, que é disputada pela elite dos clubes brasileiros.

Bônus salarial
Poderá entrar em vigor a partir de janeiro. Fonte pagadora: CBF. Beneficiários – Os presidentes das 27 federações.

PELO TWITTER

www.twitter.com/leleteles  No Rio, agente de trânsito é multado por ser ateu. Como diria os racionais: "o promotor é só um homem, Deus é o juiz"

www.twitter.com/jcromancini  Pedem volta dos militares quem ñ conheceu câmaras de tortura, pau-de-arara, choques, o furar dentes sem anestesia, a risada dos monstros.

www.twitter.com/chicoandradef  Ao que parece estão  confundindo a atitude tolerante de Dilma com fraqueza de comportamento.Penso que o copo está quase cheio!

www.twitter.com/ClovisCBMelo  A oposição saiu fortalecida das eleições?  Como se o PSDB caiu de 8 governadores para 5; o DEM de 2 para  0 e o PSB de 6 para 2?

www.twitter.com/palmeriodoria  Papa Francisco teve encontros com movimentos sociais, entre eles o MST. Veja vai pedir o impeachment dele.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido." Sobral Pinto, citando a Constituição no ato das “Diretas Já” em 1984, depois de pedir silêncio a multidão no comício na Candelária (RJ). Ele nasceu em 05 de Novembro de 1893 e morreu em 1991.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais