João Pessoa (PB) – Onde o sol nasce primeiro

A capital paraibana acumula atrativos: é o lugar onde o sol nasce primeiro em todo o país, apresenta uma típica culinária nordestina e uma orla bastante agradável, além de ser a cidade mais verde do mundo e figurar com o título de terceira cidade mais antiga do Brasil.

Por tudo isso, visitar João Pessoa é ter a impressão que logo estará entre os principais roteiros turísticos do país. A cidade reserva  muito mais, como praias com paisagens paradisíacas, boa estrutura, obras de Niemeyer, passeios de escuna e restaurantes estrelados. À noite, a praia de Tambaú se revela como o destino de convergência dos notívagos, turistas e pessoenses. Durante o dia são vários os destinos que a capital dispõe, como o centro histórico, o Parque Solón de Lucena, a Ponta do Seixas, a Estação Cabo Branco e, no entardecer, o famoso pôr do sol da praia do Jacaré, já na Grande João Pessoa.

Distante 622 km de Aracaju, a capital paraibana é considerada a cidade mais verde do país e possui dentro de sua zona urbana a maior floresta de Mata Atlântica do mundo com 471 hectares; conhecida como a Mata do Buraquinho. Esta floresta tem um formato parecido com um coração e está encravada no centro geográfico de João Pessoa.

No centro comercial, as ruas são arborizadas, mas é o Parque Solon de Lucena, também conhecido como “Lagoa”, a área verde mais visitada desta localidade. Em seu centro existe uma fonte luminosa, que, em noites de festa, dá brilho a esse ponto de visitação turístico.  Os jardins de hoje têm o traçado original do paisagista Burle Marx, ainda preservado o bambuzal e exemplares de pau-d’arco e de outras árvores da reserva da Mata Atlântica, além das palmeiras imperiais que acompanham o desenho do lago central. Mantendo suas características originais, a lagoa do Parque Solon de Lucena é um dos belos cartões de visita da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAE) desde 26 de agosto de 1980.

Mas são as praias urbanas as vedetes da capital paraibana, que conservam a tranquilidade durante o dia e agito durante a noite. Tambaú, Cabo Branco e Manaíra se enchem de brilho com uma mistura de turistas de diversos pontos do país logo ao entardecer. É interessante observar que a orla não possui espigões. A cidade possui uma lei proibindo construção prédios altos na orla.

Quem vem a João Pessoa também não pode deixar de conhecer as praias de Barra de Gramame, Ponta do Seixas e Bessa. É na Ponta do Seixas que se encontra o Extremo Oriental das Américas, local que justifica o fato de que ali o sol nasce primeiro. No Farol do Cabo Branco é possível ter uma visão panorâmica da orla pessoense. Também entrou no cardápio estrelado dos roteiros turísticos a Estação Cabo Branco – conjunto de obras do arquiteto Oscar Niemeyer que hoje é parada obrigatória para todos que lá visitam. A estação reúne em um só local ciência, arte e uma bela vista da cidade, através das famosas curvas e espelhos d’água do arquiteto.

Em frente à Praia de Tambaú está Picãozinho, uma formação de piscinas naturais a 2 km da costa.  Por conseguinte, é Tambaú o principal roteiro praiano da cidade de João Pessoa, principalmente à noite. Durante o dia o agito se revela através das marolas de águas esverdeadas, que convidam ao banho e ao passeio de escunas. Tambaú não é lá a praia mais bonita da Paraíba, mas compete com Cabo Branco e Manaíra como os melhores destinos de praias urbanas, porém, é ela que se envaidece ao ser uma das praias com bons hotéis, restaurantes e um centro comercial agitado. Também é em Tambaú que fica o Centro de Artesanato Paraibano, onde todos os visitantes se concentram para comprar artesanato de renda, barro e principalmente objetos e comidas típicas do sertão, como rapadura, doces, mel e utensílios de couro.

No Centro Turístico Tambaú e seus arredores, há shows de forró e muita gente bonita ao anoitecer. Há também rendeiras realizando seus ofícios bem alí para serem fotografadas. O vai e vem de gente nos calçadões da praia e a lotação de bares e restaurante avisa que lá é o principal destino da noite paraibana, mas é no restaurante Mangai, no Manaíra, onde se pode conhecer a carne de sol com nata acompanhada de suco de pitomba ou siriguela, além de costela no bafo, escondidinho de charque, carne de sol de bode, rubacão, carne de sol com milho verde (sovaco-de-cobra) e variados tipos de doces e pratos. São mais de 40 tipos diferentes num manjar em homenagem a cozinha brasileira.  

Se preferir fugir do roteiro de praia, a cidade reserva um centro histórico com prédios de relevante valor. Não deixe de visitar os monumentos como o Conjunto São Franciscano, entre outros. O adro da igreja de São Frei Pedro Gonçalves é hoje centro de atividades culturais e artísticas, predominando ali a arquitetura barroca e colonial, onde se sobressai o antigo Hotel Globo, agora transformado em centro de artes. Olhar o pôr do sol da sacada do velho hotel é um verdadeiro encantamento e uma aula de poesia. Vale a pena visitar também a praça João Pessoa, no centro da cidade, onde se localiza o edifício da Assembléia Legislativa, em arquitetura bem moderna, contrastando com a antiguidade do Palácio da Redenção (Palácio do Governo do Estado) e Tribunal de Justiça. Na praça também está situado o prédio da antiga Faculdade de Direito, local de muitos acontecimentos históricos e políticos.

Sobrados, praças, casarios coloniais e igrejas seculares compõem um dos maiores e mais importantes sítios históricos do Brasil. A cidade baixa tem sempre atrativos para quem busca na arquitetura dos últimos três séculos o testemunho do processo de desenvolvimento nordestino. Destacam-se ainda o Teatro Santa Rosa, Casa da Pólvora e Pavilhão do Chá.

No mais, o feriado de sete setembro está chegando e é dia de segunda-feira, ou seja, feriadão. O que está esperando para arrumar as malas e embarcar nesta aventura? Aproveite a tranqüilidade de João Pessoa enquanto ainda é tempo, pois a cidade ainda adormece turisticamente em segredo, porém está prestes a se revelar.

Como chegar

Não há vôo direto partindo de Aracaju para a capital paraibana. Caso queira ir por este tipo de transporte, faz-se um verdadeiro tour por aeroportos nordestinos, a depender da companhia aérea e do horário do vôo. Por incrível que pareça, a depender da escolha do vôo e do horário, ir de carro chega em menos tempo.

A dica é seguir pela BR 101 com destino a Recife. Há boa sinalização e a BR 101 no sentido João Pessoa passa por duplicação. São pouco mais de 130 km de Recife a capital paraibana.

Dicas de Viagem

Vale a pena conhecer o pôr do sol da praia do Jacaré e conhecer a Estação Cabo Branco;

A culinária do sertão da Paraíba está presente nos quatro cantos da cidade. Bode, carneiro, carne do sol e charque é matéria prima de diversos pratos paraibanos;

Caminhe pela orla de Cabo Branco, Manaíra e Tambaú. Se não quiser se deparar com garotos e garotas de programa, não vá à orla de Manaíra à noite;

O Centro de Artesanato Paraibano oferece preços convidativos, bem como passeios de escuna e principais pontos turísticos de João Pessoa;

Os bares fincados na orla de Tambaú disponibilizam um cardápio de frutos do mar bastante convidativos.

Fotos: Silvio Oliveira

Na Bagagem

ü  Empresas receptivas de Sergipe têm utilizado profissionais sem registro para atuarem como guia de turismo. Lembre-se que a prática é ilegal e as autoridades competentes já estão de olho.

 

ü  Aproveitando os números favoráveis do dólar em relação ao real, os brasileiros decidiram voltar a gastar bem no exterior. O Banco Central divulga que a gastança referente a julho ficou acima de US$ 1,4 bilhões, o maior registro desde setembro de 2008.

 

ü  O Rio de Janeiro quer faturar com o turismo GLS e se candidatou a escolha de Melhor Destino Gay Global pela Logo, canal da MTV voltada ao público GLBT. Os destinos que concorrem com o Rio são Barcelona, Buenos Aires, Londres, Montreal e Sydney.

 

ü  Cuidado com operadores de turismo que oferecem pacotes a preços muito baixos. Verifique que sempre há o acréscimo de taxas extras de embarque e seguros.

 

ü  Vai viajar? Cuidado com os estacionamentos para não ter dor de cabeça. Eles são responsáveis também pelo que está dentro do automóvel. Verifique o ticket com CNPJ e observe as condições do local, inclusive os funcionários.

 

Passaporte

As pontes também são atrações turísticas da cidade de Roma, na Itália, como são em Paris. Em sua maioria são construções da época do império romano, sempre ornadas com esculturas de famosos. Na foto, a Ponte Sant”Angelo ou Ponte Élio (Pons Aelius), construída sobre o rio Timbre entre 134 e 199 pelo imperador Adriano para ligar Roma ao Castelo de Sant”Angelo, hoje abrigando o mausoléu do imperador.

A Ponte Sant”Angelo também é caminho para quem quer chegar a Basília de São Pedro, no Vaticano. Outrora essa ponte também foi chamada de Ponte de São Pedro.

Fotos: Silvio Oliveira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais