Joga fora o lixo

0

Joga fora o lixo

As prefeituras de Aracaju e Socorro estão com um problemão para resolver. Por decisão do juiz federal Fábio Cordeiro de Lima, as duas administrações não podem mais descartar o lixo urbano nos lixões existentes nos dois municípios sob pena de pagarem multa de R$ 200 mil por cada caminhão encontrado descarregando nestes locais. Se a decisão do magistrado for copiada em outros municípios sergipanos, será um Deus nos acuda, pois todos eles fazem uso de lixões a céu aberto. Tomara que a proibição aplicada a Aracaju e Socorro sirva para que os administradores municipais priorizem a construção de aterros sanitários, providência sempre prometida, mas nunca concretizada.

Mérito mineiro

O dublê de empresário e político Edvan Amorim será homenageado hoje pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais com a Medalha do Mérito Parlamentar. Grande número de políticos sergipanos se deslocou para Belo Horizonte visando prestigiar a solenidade. Presidente do PTB em Sergipe, Amorim controla outros 10 partidos no Estado e é irmão do senador Eduardo Amorim.

Afrodescendentes

Para marcar o Dia da Consciência Negra, 20 próximo, a deputada estadual Conceição Vieira (PT) vai homenagear com a Medalha Abdias Nascimento 50 afrodescendentes sergipanos. Marcada para o próximo dia 17, a homenagem acontecerá no plenário da Assembléia Legislativa. “Abdias Nascimento é um ex-senador negro, nascido em Franca, São Paulo. É um grande estadista que no ano passado foi indicado para receber o Nobel da Paz”, explica Conceição.

Terras ameaçadas

Agricultores de vários municípios sergipanos correm o risco de perder suas terras porque não tiveram como honrar empréstimos feitos junto aos Bancos do Brasil e do Nordeste. Para tentar impedir a realização de leilões das propriedades penhoradas, o deputado estadual João Daniel (PT) seguiu hoje para Brasília. Ele vai tentar encontrar uma solução para o problema junto à Subcomissão do Endividamento Rural da Comissão de Agricultura da Câmara Federal e Tribunal de Contas da União. Tomara que consiga.

Aliciamento

O vereador estanciano Fabrício Cardoso está em maus lençóis. Ele foi indiciado pela Polícia sob a acusação de prática sexual com uma menor de idade. Segundo a delegada de Grupos Vulneráveis de Estância, Gisele Martins, o parlamentar também está sendo investigado em outros inquéritos. Tomara que o moço consiga se explicar direitinho sob pena de ser processado e ainda ficar muito mau visto entre o eleitorado estanciano.

Empregos

O varejo sergipano deve abrir 1,8 mil vagas de empregos temporários no período natalino. A previsão é do empresário Gilson Figueiredo, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SE). Segundo ele, cerca de 3% a 4% dessas vagas de trabalho se tornam efetivas após as festas de final de ano, gerando empregos que aquecem a economia sergipana.

Caravana petista

São esperados hoje em Aracaju os deputados federais petistas Arlindo Chinaglia (presidente da Câmara), João Paulo Cunha, Rui Costa, Siba Machado e Amaury Teixeira. Eles vêm participar do Mini Congresso de Direito Constitucional que acontecerá a partir das 19h na Universidade Tiradentes. Entre os palestrantes está o deputado federal Rogério Carvalho (PT), que vai falar sobre a “Reforma do Estado Brasileiro”.

Leilão rural

A programação da 70ª Exposição Agropecuária de Sergipe, a Exposergipe 2011, será incrementada hoje e amanhã com a realização do Leilão Oficial da Associação de Quarto de Milha e do Leilão 5 Estrelas (Mangalarga Marchador, Guzerá e Girolando). Os leilões acontecem no Parque João Cleóphas, às 19h e 20h respectivamente. Com um modelo repaginado, a Exposição reunirá criadores e produtores, incluindo grupos da agricultura familiar e animais do pró-genética.

Condenados

A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Laranjeiras, Paulo da Varzinhas, e o ex-secretário de Finanças e atual deputado estadual, Paulinho da Varzinhas (PT do B). Pai e filho foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por irregularidades na aplicação de recursos do Ministério da Saúde. Os dois foram condenados ao pagamento de multa e tiveram os direitos políticos suspensos por três anos. Apesar da condenação, o MPF recorreu da decisão, pois quer que Paulo e Paulinho devolvam R$ 147 mil aos cofres públicos.

Renúncia salva
Um pedido de vista do ministro Joaquim Barbosa suspendeu ontem o julgamento da Lei da Ficha Limpa no Supremo Tribunal Federal. Antes, o relator, ministro Luiz Fux, manifestou-se parcialmente favorável à aplicação da lei nas próximas eleições, em 2012. Em seu voto, Fux defendeu que políticos que renunciem a seus mandatos para evitar a cassação possam se candidatar na eleição seguinte. Fora este ponto, toda a lei foi considerada constitucional pelo ministro relator.

Do baú político

Apoiados financeiramente pelas Prefeituras de São Domingos e Canindé do São Francisco, os times de futebol destes municípios conseguiram, em 2009, chegar à primeira divisão do futebol sergipano. Num domingo, a equipe canindeense foi jogar em São Domingos, para alegria da torcida local, que lotou o acanhado estádio. Chamou a atenção dos atletas visitantes a cortesia dos adversários, que cederam a parte sombreada com campo para o aquecimento. Em meio aos exercícios, eis que um enorme buraco se abre sob os pés do jogador Lagoa, que caiu no meio de merda, chafurdou-se na fossa do estádio, construída às margens do gramado. Foi um Deus nos acuda. Precisaram usar uma escada para retirar Lagoa do tanque de cocô fermentado. Só então, os jogadores do Canindé entenderam a ‘cortesia’ adversária.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários