Juíza mantém “Deus seja louvado” nas cédulas de real

A juíza federal Diana Brunstein, titular da 7.ª Vara Federal Cível em São Paulo, indeferiu o pedido de tutela antecipada, na ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) para que a União e o Banco Central retirassem, no prazo de 120 dias, a expressão "Deus seja louvado" de todas as cédulas de real que fossem impressas a partir de então.

De acordo com o Ministério Público Federal, a expressão contida nas cédulas viola os princípios da laicidade, da liberdade religiosa e o da legalidade.

Para a juíza, no entanto, "a menção à expressão Deus nas cédulas monetárias não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença".

Diana Brunstein assinalou, ainda, que a "alegação de afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos, colhidos junto à sociedade", já que nenhuma instituição laica ou religiosa não cristã manifestou indignação perante as inscrições da cédula.

A magistrada entendeu que não há qualquer risco de dano irreparável que justifique o pedido de antecipação de tutela proposto, tendo em vista que a frase "Deus seja louvado" encontra-se há quase três décadas impressas no papel moeda.

Via Estadão

Saiba +

Mais de Deus 2013

Mais de Deus está na sua 12ª edição e é um dos eventos mais esperados pela comunidade evangélica do Estado. Como todos os anos, o evento acontece nos dias do Pré-Caju e em 2013 será entre os dias 18 e 19 de janeiro. As atrações confirmadas pelos organizadores são: Banda Som e Louvor, Felippe e Mariana Valadão e Fernanda Brum. Agende aí!

Dia Nacional do Evangélicos é comemorado no Brasil

Muita gente não sabe, mas, hoje no Brasil o dia 30 de Novembro é tido como o Dia Nacional dos Evangélicos. A data comemorativa que foi sancionada pelo ex presidente do Brasil, Inácio Lula da Silva através da Lei Nº 12.328 de 15 de setembro de 2010 não instituiu por sua vez um feriado nem tão pouco ponto facultativo.

Com a difusão da propagação do evangelho através de programas de televisão, rádio, como também com o auxilio das redes sociais, hoje, 12% da população sergipana é evangélica. Entretanto, mesmo que a data seja motivo de alegria e conquista para a comunidade evangélica para muitos cristãos a data deveria ser mais divulgada. “O que realmente falta é isso, o público divulgar essa comemoração. Em Brasília hoje é feriado tendo assim 20 horas de shows evangélicos em alusão a data”, é o que informa a jornalista Gleice Queiroz considerada como uma das referências do meio gospel da capital aracajuana.

Ainda segundo ela Brasília consumiu essa data porque grandes líderes políticos que são evangélicos lutaram para que a mesma fosse feriado. “Para mim essa data é uma conquista, todavia, temos que usá-la para divulgar as ações dos evangélicos perante a sociedade já que a mídia tenta mostrar o pior”, destaca.

Já o pastor e vereador eleito Roberto Moraes observa a data como o reconhecimento do trabalho sério desenvolvida pelas igrejas evangélicas. “Fico feliz em saber que os evangélicos têm sua merecida homenagem. Como nasci no evangelho, vejo esse dia como algo muito especial, uma vez que há um tempo atrás havia uma perseguição silenciosa fazendo com que muitos evangélicos não obtivesse o direito de comemorar um dia como esse”, aponta. – Por Marcelo Efron

Damares em Canindé

No próximo dia 15 de dezembro acontece a grande festa da vitória de Pastor Heleno. O evento será no Forródromo, às 19h, em Canindé do São Francisco.  A festa terá a participação da cantora gospel Damares. E a solenidade de diplomação dos eleitos em Canindé está marcada para o próximo dia 12, às 15h, no Clube Altemar Dutra.

gleicequeiroz@ig.com.br

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais