Juntando os cacos

0

Na quinta-feira duas candidaturas ocuparam o centro comercial de Aracaju, a concentração da professora Vera Lúcia e a visita aos comerciantes feita pelo candidato Valadares Filho, Almeida Lima prometeu iniciar a campanha pelo Santos Dumont. Reynaldo Nunes avisa que já está tudo preparado e dentro em breve colocará o time em campo. João Alves até agora fez apenas visita à imprensa, fala da amargura para arrecadar fundos e promete reunião  para definir lançamento.

Das candidaturas postas a que mais mobilização popular produziu foi a de Valadares Filho que beneficiado pela unidade de um bloco eleitoralmente considerável, realizou uma plenária com a militância dos partidos e lotou o Iate Clube com um público entusiasmado, na quinta fez visita aos comerciantes do Centro de Aracaju acompanhado dos principais membros da coligação, e promoveu na sexta-feira a inauguração do seu comitê central, trazendo para Aracaju lideranças partidárias da esfera nacional. O ato surpreendeu até mesmo aos organizadores da campanha, segundo informações.

A campanha está só começando, e essa semana ela certamente tomará um novo rumo, a de Vera Lúcia não deve abrir mão do estilo ideológico, a campanha de Reynaldo Nunes tentará conquistar o eleitorado pelo debate sobre as questões ambientais, há inclusive uma preocupação de fazer com que o partido passe a conquistar o perfil de luta pela preservação do meio ambiente que prevalece em outros Estados mas que em Sergipe sempre se desconfigurou por conta de apoios e alianças que desbotaram a cor original do partido.

Valadares Filho deve aproveitar a arrumação das demais campanhas para prosseguir apresentando ao eleitorado aracajuano a coerência da sua coligação e as propostas renovadoras. Almeida Lima não tendo conquistado um só partido para estabelecer uma aliança, até porque esperou até a undécima hora pelo apoio dos irmãos “Amorim”, seguirá sozinho, mas com o propósito de fazer comparativos para mostrar ao eleitorado aracajuano que ele é o único candidato que reúne as condições éticas e morais para ocupar a prefeitura de Aracaju.

Cabe ressaltar que para estabelecer sua linha de atuação, Almeida tem sido duro no enfrentamento aos adversários e a forma contundente como se comporta promoveu nos últimos dias um considerável estrago, na candidatura de João Alves.Lima utilizou-se dos jornais de grande circulação e dos programas radiofônicos de maior audiência para denunciar um suposto acordo que teria ocorrido entre o candidato do DEM e os Irmãos “Amorim”, insinuando o envolvimento de algo em torno de 5 milhões de reais além da entrega ao grupo apoiador de quatro importantes secretarias.

Se verdadeira ou falsa as acusações, impossível alguém possuir tal certeza, mas o fato é que essa denúncia foi respaldada pelas declarações do genro de João Alves, candidato beneficiado com o apoio, de que os Amorins fazem negócio e não política, prometendo não participar da campanha do sogro ao lado “dessas pessoas”.

A investida de Almeida foi bastante devastadora e após afirmar que João Alves fez acordo para entregar 4 importantes secretarias municipais ao agrupamento liderado por André Moura, encerrou a semana reproduzindo matéria do site Congressoemfoco, para mostrar que André Moura está sendo incriminado em inquérito por formação de quadrilha.

Como a informação de Lima tem o respaldo de um site conceituado nacionalmente, torna-se grande o estrago criado na candidatura de João Alves perante a classe média. O estrago foi tão imenso que em reunião emergencial o grupo de André Moura, conforme noticiado pelo Faxaju, realizou reunião emergencial para cessar o debate com Almeida, objetivando não aumentar o prejuízo eleitoral, porém convencidos talvez que enfrentar é melhor que fugir, o radialista Gilmar Carvalho chegou a postar em seu Twitter, que no programa de ontem,23, haveria revelação de “Verdades” sobre a denúncia, mas logo em seguida as postagens desapareceram, sinal de que a dúvida sobre enfrentar ou fugir perdura.

Acredita-se que esta semana a campanha tomará novo rumo, os que estão bem prosseguirão suas caminhadas, os que receberam pedradas juntarão os cacos e tentarão reconstruir a normalidade, é possível que os problemas daqui pra frente estejam relacionados ao tratamento dispensado aos candidatos à vereador, alguns partidos cuidaram de antecipar o material da turma para evitar a chiadeira desgastante.

Quanto ao blog estará atento ao novos lances para manter os nossos leitores sempre bem informados.

Contagem regressiva
Essa semana será decisiva para a coligação do candidato à reeleição em Itabaiana, prefeito Luciano Bispo (PMDB). É que o juiz eleitoral, Alberto Gouveia, deve apresentar seu parecer pelo deferimento ou não do registro da sua candidatura. O próprio magistrado, em entrevista à imprensa, confirmou que a coligação de Bispo não entregou a documentação no prazo máximo exigido pela legislação: 5 de julho.

Plano na manga
Como poderá haver uma decisão impugnando a candidatura do prefeito, a coordenação política de Luciano Bispo já prepara um nome para substituí-lo, que será apresentado quando não houver mais possibilidade de recursos. Trata-se do empresário Galeguinho das Roupas, bastante conhecido no município e homem de extrema confiança do prefeito. Vale lembrar ainda que o Ministério Público Eleitoral ingressou com quatro ações, com base na Lei da Ficha Limpa, contra o peemedebista.

Comitê
para amanhã, 25 , em razão da solicitação do candidato majoritário Valadares Filho (PSB) e sua vice Conceição Vieira (PT), que viajam à Brasília em compromisso de campanha.O evento será realizado às 18h00 no auditório do Sindicato dos Bancários, localizado à Av. Gonçalo Rollemberg, 804. Logo após, sairá uma caminhada até a Rua Propriá, 101, Centro, onde será realizada a inauguração do comitê da candidata.

Muito óleo de peroba para Almeida Lima
Por mais que o blog tente, não consegue analisar as atitudes do senhor Almeida Lima como de alguém normal. Ontem,23, ele

acordou cedo, desceu do elevador de sua mansão para chegar a um ponto de ônibus (de carro é lógico) para tentar mudar sua imagem perante o eleitorado. Note, caro leitor, que na foto, ele demonstra a dificuldade de acordar cedo (como qualquer trabalhador normal) e está de boca aberta bocejando. No mínimo deve pensar: o que não faço para conseguir uns votinhos…

Mobilidade Urbana e Plano Diretor
O candidato João Alves Filho, em entrevista ao Jornal da Cidade do último domingo, 22, disse que, se eleito, uma das primeiras providências que irá adotar será modificar o Plano Diretor e anular a licitação do transporte urbano que está em curso. O argumento utilizado é o de que os seus antecessores tiveram muito tempo para estudar, planejar e efetivar medidas relativas a tais temas, mas que somente agora, na undécima hora, é que o Prefeito Edvaldo Nogueira se dispôs a tratar sobre tais assuntos.

Razões
Não se sabe quais são os problemas que o candidato João Alves vislumbrou no Projeto de Lei do Plano Diretor e nem a ilegalidade (já que utilizou a expressão anulação, que não está atrelada à conveniência ou à oportunidade do gestor) que constatou na licitação do transporte urbano. Seria bastante esclarecedor se ele revelasse as razões do seu inconformismo, especificado os pontos que entende perniciosos ao interesse público ou afrontosos à Constituição Federal ou às leis, para que sejam corrigidos imediatamente, pois do contrário fica a impressão de que está fazendo um discurso genérico, sem maior conhecimento de causa ou conteúdo.

Forma técnica
O fato é que tais assuntos não podem sofrer mais nenhum tipo de solução de continuidade, afinal o Plano Diretor já está na Câmara Municipal para ser apreciado e votado desde 2006 e a licitação do transporte também já se arrasta a um bom tempo. A Administração Pública não pode, e nem deve, sofrer intercorrências em razão do período eleitoral, porquanto a prestação dos serviços públicos e as limitações administrativas de ordem urbanística são assuntos impessoais, e que por isso mesmo devem ser tratados de forma técnica, sem perder de vista o alcance social.

Livro
Para quem gosta de futebol e de boa literatura, uma obra importante, escrita por um craque da crônica. O título é “A perfeição não existe”. O autor é o médico, ex-craque da seleção brasileira de futebol e atualmente atuante no jornalismo esportivo, Tostão. O jeito de escrever de Tostão mudou a forma de ver o futebol. Assim se expressa Matinas Suzuki Jr., na abertura da “orelha” do livro ora focalizado. O prefácio é do consagrado Juca Kfouri, um “monstro” do jornalismo esportivo brasileiro. Diz Juca: “Tostão é um dos maiores craques que já vi. E ele escreve como jogava.” A editora é a Três Estrelas. 287 páginas.

O Brasil evangélico
Reportagem de capa da revista Carta Capital destaca que os fiéis chegam a um quinto da população brasileira, e podem somar um terço em dez anos.

Trabalho infantil
Relatório da OIT – Organização Internacional do Trabalho – constata que 4 milhões e 200 mil adolescentes e crianças trabalham, no Brasil.
  
Banda Água Viva I
Se você é adepto da boa música e sempre gostou da Banda Água Viva e já adquiriu sua mesa para o show baile de celebração dos 20 anos desta banda que ao longo do tempo conquistou os corações das pessoas, você está de parabéns, pois será um grande show-baile na próxima quinta-feira a partir das 21h no Cariri. Dentro das comemorações de  seus vinte anos(20 anos) de sucesso, a banda "Água Viva" fará uma série de shows por todo o estado. Mesas limitadas, adquira logo a sua através dos telefones: (79) 9977-3304 / (79) 9982-9880 e 3243-1379(Cariri) Produção: Ludwig Oliveira. Conheça a história da Banda Água Viva clicando no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=oIbnjvMsXZk&feature=relmfu

Vazamento
Três mil e setecentos barris de petróleo foram derramados pela empresa Chevron nos mares da bacia de Campos, no Estado do Rio de Janeiro, no acidente de 2011, segundo relatório final da ANP – Agência Nacional de Petróleo.

Ong educoop:inscrições gratuitas até hoje,24
A Ong Educoop abriu as inscrições para a próxima turma dos cursos online, oferecidos através do Portal da Educação Cooperativista – www.cursoscooperativistas.com.br.Esse Programa de Capacitação é uma ação da Universidade Federal de Viçosa – UFV e da Ong Educoop visando difundir as bases do cooperativismo e do associativismo, além das compras governamentais através dos Programas PAA Doação Simultânea e Programa PNAE.

60 vagas gratuitas
Serão oferecidos 6 cursos a distância, totalizando 60 vagas gratuitas no mês de julho, com início no dia 31/07. As inscrições gratuitas serão processadas até o dia 24/07.A Ong Educoop já capacitou mais de 4 mil alunos em todo o Brasil, numa metodologia que envolve: conteúdo programático, chat, fóruns temáticos, tutoriais, questionários, FAQ e materiais para download, além de ferramentas de monitoramento e suporte por e-mail e telefone.

Cadastros
Os interessados em participar da campanha deverão realizar seus cadastros pelo endereço www.educoop.org.br utilizando o código promocional UFV082012. Serão oferecidas ainda 10 vagas aos demais interessados que desejam contribuir com a Ong Educoop. O valor arrecadado é para a manutenção das atividades da Ong. Neste caso, a pessoa interessada deve solicitar o boleto bancário através do e-mail adm@educoop.org.br.

Blog nos próximos dias
O titular deste espaço  está viajando (desde o sábado,21) num compromisso familiar agendado há alguns meses. A atualização do blog não será interrompida, mas qualquer informação poderá ser enviada por e-mail. O blog agradece a atenção dos leitores e pede desculpas antecipadas se demorar a responder os e-mails e ficar sem contato direto por telefone. No próximo mês o titular deste espaço volta ao ritmo de trabalho normal.

Futebol
Só para cumprir a tabela oficial da competição, teremos dois jogos, esta noite, pela Taça Governo de Sergipe. River Plate X Confiança e Sergipe X Socorrense atuarão às 20,30 horas, no Estádio Fernando França, em Carmópolis e no Batistão, em Aracaju. /// No sábado, já vai começar o segundo turno, com duas partidas. /// O Itabaiana enfrentará, no domingo, o Feirense, na cidade baiana de Senhor do Bomfim. /// Tricolor da serra tem chances muito remotas de classificação, na Série D. /// Também no próximo domingo, o CSA de Maceió vai enfrentar o Souza, da Paraíba. /// Novas irregularidades que vieram a público confirmam: nada mudou na CBF. Análise: As últimas esperanças estão morrendo. O modus operandi de José Maria Marin em nada difere do modelo administrativo de Ricardo Teixeira. O Brasil é um dos países mais atrasados do mundo, nesse aspecto. Dirigentes que se perpetuam nos cargos, muita gente querendo aparecer mais do que os atletas, influência política, ausência completa de democracia nas direções, submissão completa das federações à Confederação. Para só citar essas anomalias. E aí a entidade madrasta do futebol brasileiro anuncia que 11 presidentes de federações, com suas esposas/acompanhantes, vão a Londres, com tudo pago. E tem mais: Ricardo Teixeira continua recebendo um salário de 120 mil reais por mês, para ser “consultor” da CBF. Uma coisa, porém, é verdade. O novo presidente, ao tomar posse, foi logo dizendo que nada mudaria na entidade. Pelo menos, dessa vez, o presidente Carivaldo Souza não está no “avião da alegria”. Por sinal, o nosso presidente tem permanência garantida, à frente da FSF, até o ano 2015, depois da Copa do Mundo, portanto. Vamos ver se o futebol sergipano agüenta até lá. /// Joel foi demitido do Flamengo. /// Dorival Jr. será o novo treinador rubro-negro. /// Manchester United tem preferência para contratar o meia Lucas, do São Paulo. /// Decisão final, só após a Olimpíada de Londres. /// Quinta-feira, o Brasil estreia no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos, enfrentando o Egito. /// O goleiro Rafael é dúvida. Está contundido. /// O Internacional de Porto Alegre quer resolver a situação de Oscar até sexta-feira.

Curtas
Depois de decorridos quase seis anos, o Congresso aprovou, no dia 17 do mês em curso, a nova composição do Conselho de Comunicação Social, órgão auxiliar do Legislativo. /// Para alguns, o conselho não passa de uma figura decorativa. /// Para o ex-ministro Delfim Netto, o governo, para despertar o apetite dos empresários, poderia adiar o recolhimento dos impostos. /// De olho em 2014, Aécio Neves implode aliança PSDB/PT em Belo Horizonte. /// Serra e Russomanno estão em empate técnico, em São Paulo. /// Justiça não concede liminar à TIM contra suspensão de vendas. /// Almeida Lima lança candidatura e vai à luta, nas ruas. ///Bolsa espanhola cai 5,5 por cento – é o menor nível desde 2003. /// Diário Oficial publica exoneração do presidente do INCRA. /// Empresa paga 3 mil reais a mulher chamada de “gordinha” em nota fiscal. /// Criação de emprego com carteira assinada recua quase 26 por cento no primeiro semestre. /// Segurança garantida. Força Nacional pronta para atuar durante o julgamento do Mensalão. /// Só falta o pedido oficial do Supremo Tribunal Federal.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia 
A Justiça é a rainha das virtudes republicanas e com ela se sustenta a igualdade e a liberdade. Simón Bolívar, líder político sul-americano, nasceu em 24 de Julho de 1783 e morreu em 1830.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários