Livre para voar

No PSDB desde a sua fundação, o ex-deputado federal Albano Franco deixa hoje o partido quase pela porta dos fundos. Com ele, batem asas do ninho outros tucanos, que não concordaram em ver a agremiação transformada numa reles sub-legenda do DEM.
Livre para voar a procura de outro partido, Albano terá tempo para escolher com calma sua nova casa política, pois só pretende se candidatar em 2014. Sai contrariado com a cúpula nacional tucana, que praticamente o enxotou do ninho, porém satisfeito com os sucessivos convites para se filiar a outros partidos. No frigir dos ovos, o PSDB foi que perdeu, pois dispensou uma liderança política e empresarial do porte de Albano Franco por quatro gatos pingados do moribundo DEM.

Caiu fora

E quem deixou o DEM foi o ex-deputado federal Pedrinho Valadares. Ele se sentiu desprestigiado pelo partido, que o preteriu para assumir o comando do PSDB em Sergipe. Pedrinho ainda não decidiu qual será seu novo endereço político, porém estuda a possibilidade de se filiar a um dos partidos comandados no Estado pelo dublê de empresário e político Edvan Amorim. Não afasta nem a hipótese de retornar ao PSB do tio Antônio Carlos Valadares.

Quiabo e goiaba

Canindé do São Francisco abre nesta sexta-feira a IV Festa do Quiabo e II Festival da Goiaba. A programação dos dois eventos prossegue até amanhã com shows artísticos, atividades culturais e competições temáticas. Canindé produz anualmente cerca de 10 mil toneladas de quiabos e 4,8 mil toneladas de goiaba nos lotes irrigados do Projeto Califórnia.

Encontro verde

O Partido Verde realiza hoje seu Encontro Estadual para discutir as eleições municipais de 2012. Será a partir das 15h no plenário da Assembléia Legislativa e contará com a presença do presidente nacional do PV, deputado federal Luiz Pena. Durante o encontro, os verdes sergipanos também avaliarão a campanha de filiação iniciada há meses para fortalecer a legenda em Sergipe.

Comércio seguro

A Polícia Militar vai reformar o contingente do centro comercial de Aracaju e dos bairros 13 de Julho e Siqueira Campos com mais 72 homens. As 1ª e 2ª Delegacias Metropolitanas também vão estender seus expedientes até as 22h. Estas são algumas das providências anunciadas ontem pelo secretário da Segurança Pública, João Eloy, durante reunião-almoço na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Segundo ele, o Plano de Segurança para coibir a ação dos marginais no comércio durante o final do ano também inclui mais viaturas, motocicletas e a cavalaria.

Festa do boi

Nossa Senhora da Glória realiza, de 12 a 16 de outubro próximo, a 30ª Exposição de Animais da Região Norte. Simultaneamente acontecerão naquele município a 5ª Festa do Leite de Glória, a Feira Pró-Genética e a Feira da Agricultura Familiar. Os eventos devem reunir cerca de 600 bovinos, caprinos e ovinos. O gado leiteiro será o forte da exposição, que contará ainda com animais Puros de Origem das raças Nelore, Guzerá e Holandês. Prestigie!

Pindaíba

A Prefeitura de Aracaju acendeu a luz vermelha. É que agora em setembro os repasses dos ICMS e FPM caíram, respectivamente, 31% e 20% ante ao que foi repassado em agosto passado. Diante disso, o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) convocou uma reunião com o secretariado para orientá-los a apertar os cintos. “Temos que ajustar a máquina a essa nova realidade, imprimindo cortes, contingenciando, para que continuemos a fazer o que foi planejado”, diz Nogueira.

Novo shopping

Socorro recebe amanhã um shopping novinho em folha. O empreendimento, que conta com 120 lojas, 31 quiosques e 25 consultórios médicos, vai gerar 1,5 mil empregos diretos. Satisfeito, o deputado estadual e ex-prefeito daquele município, Zé Franco (PDT), disse que “Socorro mostrou o seu potencial e o empresário Emanoel Oliveira acreditou”.

Perto do fim

A direção dos Correios informou que a greve dos funcionários, que começou há 15 dias, deve ser encerrada “o quanto antes”. É provável que as partes cheguem a um consenso na tarde de hoje, quando haverá nova rodada de negociações. A categoria já aceitou a proposta financeira dos Correios, que inclui um reajuste de 6,87% sobre o salário e os benefícios, aumento real de R$ 80 a partir de janeiro e abono de R$ 500, a ser pago imediatamente.

Do baú político

No final da década de 80, o então deputado estadual Djenal Tavares de Queiroz (PDS) acabou uma discussão entre colegas com uma explicação simples. Três parlamentares discutiam porque um deles decidiu votar contra um projeto do Governo. O mais agitado disse não entender o comportamento do aliado: “Só pode ser burro o sujeito que fica contra um governo que sempre o ajudou”. A insinuação fez o tempo esquentar de vez. Ao ouvir tal declaração, o experiente Djenal entrou no debate: “Para votar contra o governo, o colega deve saber o que está fazendo, pois aqui na Assembléia não entra animal de quatro patas. Quem conquista pelo voto uma das 24 vagas de deputado estadual não pode ser chamado de burro. Aliás, na porta da Assembléia tem um mata-burro invisível (tipo de passarela com vãos que impedem a passagem de animais) justamente para evitar que jumentos tenham assento nesta Casa”. A explicação de Djenal provocou risos e pôs fim à discussão.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais