Emoções no Museu

 

Capa do livro

A Sociedade Brasileira de Médicos Escritores Regional Sergipe, mais conhecida como Sobrames Sergipe, confraria que dirijo com muito orgulho desde a sua reativação há oito anos, lança pelo sexto ano consecutivo, a sua antologia literária – Emoções – em uma ação iniciada em 2017 com a publicação de Vida. De lá para cá, vieram Humanidades (2018), Sentidos (2019), Sinais (2020) e Prescrições (2021). Superamos o distanciamento social imposto pelo COVID-19, em 2020, com um encarte especial – os Diários da Quarentena –  e para fechar o ano exibimos o inédito Sarau da Quarentena, transmitido pelo Youtube com enorme sucesso.

Nesta edição, prestamos uma homenagem especial ao médico, escritor, poeta, historiador e imortal das letras Francisco Guimarães Rollemberg, que passa a constar agora da nossa galeria de médicos escritores consagrados pelo conjunto da obra, ao lado de José Abud, Aírton Teles, Ranulpho Prata, Garcia Moreno e Eduardo Garcia, reverenciados em edições anteriores.

Continuar a publicação de antologias é uma das nossas metas à frente da Sobrames Sergipe, não só pela oportunidade de garantir a participação de colegas já iniciados na literatura mas principalmente, abrir as portas para receber os novos talentos, que se iniciam nessa atividade, o que é uma ação muito prazerosa.

As antologias literárias democratizam e facilitam o processo de publicação dos iniciantes, dando-lhes a oportunidade, de uma forma menos dispendiosa, de começar a caminhada literária para depois partirem para os seus voos individuais.

Como vem acontecendo nas edições anteriores, o espaço mais apropriado para essa ação não poderia ser outro: o Museu da Gente Sergipana, orgulho dos sergipanos, espaço legítimo da exuberante sergipanidade, na expressão cunhada pelo inesquecível confrade e amigo Luiz Antonio Barreto, de saudosa memória.

Para abrilhantar a noite de autógrafos, vamos apresentar um sarau líteromusical, denominado também de Emoções, aliás o nosso 26º Sarau temático. Dessa vez privilegiamos os participantes da antologia, com versos e canções da música popular, especialmente escolhidas em função da temática. Mas surpresas não faltarão, para deleite dos amantes da boa música, com surpresas e muitas “emoções”!

 

Francisco Rollemberg

Agradecemos aos confrades que participaram do capítulo especial em homenagem ao Dr. Francisco Rollemberg: José Anderson Nascimento, presidente da Academia Sergipana de Letras, Paulo Amado Oliveira, das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação, do escritor e poeta Cleiber Vieira, presidente da Associação Sergipana de Imprensa e do poeta e professor João Lover, do Movimento Cultural Antonio Garcia Filho, da ASL. Gostaria de destacar o trabalho competente e profissional da Editora ArtNer Comunicação, comandada pelo escritor e poeta Joselito Miranda, que editou todas as nossa antologias.

Finalmente, não poderia deixar de agradecer aos autores, médicos e convidados, que confiaram os seus textos à Sobrames Sergipe, os que aqui residem, Ângela Dias, Antonio Carlos Sousa, Antônio Cláudio, Daniel Pio, Felipe Matheus, Francisco Rollemberg, José Abud, José Marcondes, José Sérvulo, Lauro Fontes, Maria do Socorro, Menilson Menezes, Miron Vidal, Roberto César, Rômulo Silva, Rosa Amélia e William Soares. Aos “estrangeiros” Dagoberto Sant’Anna (BA), Geraldo Leite (BA), Hilmar Hortegal (MA) e José Cortes Rolemberg (BA). Todos vocês não podem avaliar o orgulho, a satisfação e “emoção” em tê-los conosco nessa jornada!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais