Machado e Proinvest: faltam clareza e competência

O ex-deputado federal e vice-prefeito eleito de Aracaju, José Carlos Machado (DEM) questionado ontem, 12, sobre a polêmica da aprovação do Proinvest, disse que faltam clareza e competência no encaminhamento do Governo Estadual em todo processo.

Machado disse que não fez a leitura de todo o projeto, mas pelo que leu através da imprensa não é contra a renegociação da dívida do Estado com juros mais baixos. “Isso não se discute”, disse, afirmando que se fosse deputado estadual só aprovaria o projeto depois de um parecer detalhado com todas as obras e seus investimentos especificados.

Emendas – Machado disse  que leu o artigo do blog da semana passada sobre a liberação das emendas coletivas de Sergipe no orçamento deste ano. Alertou que elas só passarão para o chamado “resto a pagar”, se estiverem empenhadas. Se estiverem apenas autorizadas serão todas perdidas.

Nem sempre foi assim – Machado discordou do blog que publicou que a liberação de emendas sempre foi assim. No governo Albano Franco, quando FHC era presidente, teve ano que o empenho chegou a 100%.

Quando era deputado federal e coordenador da bancada, Machado disse que fazia uma acompanhamento anual das emendas e nos anos de 2007,2008 e 2009, inicio do primeiro governo Déda a liberação foi baixa e até mesmo o governo de oposição ao governo Lula, como do Rio Grande do Norte tinha quase o dobro liberado se comparado com Sergipe.  Ele lembrou que das três emendas empenhadas nenhuma foi destinada a execução pelos governos estadual ou municipal. As três foram empenhadas para execução por órgãos federais, ou seja, DNIT, UFS e MPF. “O que falta?” questionou Machado dando como exemplo a emenda empenhada da UFS, que a partir de junho o reitor viaja mensalmente a Brasília na luta pela liberação. “Falta empenho governamental para empenhar as emendas”, disse Machado fazendo o trocadilho e lamentando a pequenez na luta pela liberação.

O clima é outro –  Questionado se acredita que a futura administração de João Alves em Aracaju terá retaliação do governo federal, Machado disse que os tempos são outros. Ele lembrou que no último governo João Alves a retaliação foi nítida com a falta de repasse de recursos e até a retirada de projetos importantes como o Jacaré/Curituba que passou para a Codevasf e até hoje não foi concluído. “O presidente Lula tinha má vontade com João Alves. O clima no país é outro, acredito que evoluímos”, disse.

Empresários apoiam Proinvest
Ontem, 12, o governador em exercício, Jackson Barreto participou de uma reunião-almoço com membros da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp) que declararam apoio ao pedido de empréstimo de R$ 727 milhões pelo Governo Estadual.

Geração
O presidente da Aseopp, Luciano Barreto, ao defender a aprovação do empréstimo lembrou da importância para a economia de Sergipe e disse que os recursos devem ser aplicados com agilidade, através de preço justo nas obras e a garantia de qualidade que Sergipe precisa e a sociedade deseja.

Sergipe
O governador Jackson Barreto disse que chegou o momento de colocar os interesses de Sergipe acima das siglas partidárias. “Aqui não se discute partidos, mas se discute os interesses do Estado de Sergipe”, disse Jackson para depois mostrar aos empresários as obras que serão realizadas com o empréstimo.

Aventureiros
Durante o debate com os empresários alguns pontos chamaram a atenção. O primeiro foi quando um deles defendeu a necessidade de coibir que aventureiros entrem nas licitações “mergulhando” os preços, não realizando e atrasando todo o processo. Ele deu como exemplo as obras da Deso na Atalaia que teve cinco empresas e a do bairro Coqueiral.  É preciso padronizar o edital ouvindo todas as partes para que se tenha preço justo, obra concluída e a sociedade beneficiada.

Creche pronta há cinco meses
O outro ponto que chamou a atenção foi a declaração de um empresário que construiu uma creche no povoado Sítios Novos, no município de Poço Redondo, mas passou cinco meses lutando para entregar a obra pronta e paga sem sucesso e teve que retirar os vigilantes para não ficar no prejuízo. Jackson Barreto reconheceu que a obra da creche é de primeira qualidade, mas não disse quando a obra será inaugurada.

Prefeitos se reúnem em Brasília por mais repasses do governo
A Confederação Nacional dos Municípios promete reunir hoje 1.500 prefeitos em Brasília para pressionar o governo por aumento de repasses aos municípios. O presidente da confederação, Paulo Ziulkoski, disse que espera uma compensação do governo que evite o enquadramento dos gestores na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Senadores fizeram apelos ontem para que o governo apresente medidas de socorro financeiro às prefeituras do país.

Carimbo de “fichas-sujas”
Cerca de 2 mil prefeitos podem levar o carimbo de "fichas-sujas" se não fecharem as contas antes de deixarem os mandatos em dezembro. Pela lei, os prefeitos que não fecharem as contas até o final do mandato, ou que deixarem dívidas para seus sucessores, são enquadrados pela LFR, com penalidades que vão de multa à reclusão. (FSP).

Emmanuel assume prefeitura
No final da tarde de ontem, 12, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, transferiu o cargo para o presidente da Câmara Municipal Emmanuel Nascimento. Ele fica à frente do cargo até a próxima segunda, 19, para que Edvaldo possa tirar férias.

Fraudes em contas de água e esgoto
Os desvios nos contratos de licitações públicas investigadas pela operação Águas Claras podem chegar a R$ 150 milhões, de acordo com a Polícia Civil. Segundo a promotoria, os consumidores das cidades onde aconteceram as fraudes foram obrigados a pagar 10% a mais nas contas de água e esgoto. As fraudes foram descobertas em quatro Estados e no Distrito Federal.  Ainda bem que a empresa Alisan, do empresário Reinaldo Costa Filho, não aportou em Sergipe.

Mendonça Prado
Deputado federal pelo DEM, o parlamentar foi eleito vice-coordenador da bancada sergipana na Câmara e no Senado. Valadares continua sendo o coordenador-geral. Recentemente, Mendonça fez veemente defesa da aprovação dos empréstimos, o tema político mais importante do momento, como nenhum aliado do governo fez até agora. Com argumentos claros e inteligentes, Mendonça Prado disse que, “como sergipano, não poderia ficar contra os interesses de sua terra”.

Sede do Getam
O governador em exercício, Jackson Barreto, participará nesta terça-feira, dia 13, da inauguração da sede do Getam – Grupamento Especializado Tático de Motos – da Polícia Militar , na avenida General Maynard, às 17h30. Logo depois, às 19h30, no auditório Atalaia, no CIC – Centro de Interesse Comunitário – participará do evento de promoção de praças da Polícia Militar e entrega de medalhas por tempo de serviço.

Crescimento
20,5 por cento foi o crescimento registrado em setembro pela carteira de crédito do Banco do Brasil. O montante apurado em 30 de setembro foi de 532,2 bilhões de reais.

Carolina Dieckmann
Projeto-de-lei que classifica como crimes roubos e invasões na internet foi aprovado em votação simbólica pela Câmara dos Deputados, na semana que passou. Só falta, agora, a sanção da presidente Dilma Rousseff. Como se recorda, no mês de maio a conhecida atriz teve fotos sensuais divulgadas na WEB. Por isso, a lei deverá ser identificada como “lei Carolina Dieckmann”. Mas há outro projeto que complementa a legislação sobre crimes cibernéticos como: invasão de computadores, violação de senhas, obtenção de dados sem autorização, ação de rackers e clonagem de cartão. O autor dos projetos é o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Frase
“O PSB não é Viagra do PSDB”. O autor é Roberto Amaral, vice-presidente do PSB, falando sobre as especulações que circulam a propósito de uma aliança com os tucanos em 2014.

Serra Presidente
Forte corrente do PSDB quer ver José Serra na presidência do partido. Um dos maiores interessados é o próprio senador Aécio Neves, que aparece como o mais provável candidato tucano à presidência, em 2014.

Propaganda milionária
Bastante popular em Minas Gerais, o neto do Dr. Tancredo, que já foi governador durante 8 anos e é senador da República, sonha em ter o governador de Pernambuco como seu aliado no pleito presidencial. Ocorre que Eduardo Campos também está sendo cotado nas hostes do governo para ser vice da presidente Dilma. O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, que é do PSB, foi apoiado pelo PSDB.

Cinexperiência do mês de novembro
O Cinexperiência do Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC), em parceria com o Núcleo de Produção Orlando Vieira (NPDOV), apresenta nesta terça-feira, 13, às 15h, dois filmes sergipanos: ‘Do outro lado do rio’ e ‘Rezou a família e foi ao cinema’. Alunos da Escola Estadual Paulino Nascimento foram especialmente convidados para o evento que é aberto ao público.

Semana do aposentado do BB
Realizada anualmente no mês de novembro, a Semana do Aposentado do Banco do Brasil desenvolveu uma série de atividades culturais, esportivas e sociais, no período compreendido entre 6 e 10 do mês em curso. A programação oficial foi encerrada no último sábado, quando foram prestadas homenagens especiais a funcionários aposentados do BB. Destaque especial para a homenagem póstuma prestada pela AABB Aracaju ao ex-presidente do Banco do Brasil Camillo Calazans de Magalhães, eminente sergipano falecido no mês de fevereiro deste ano, que é grande benemérito da AABB.

Placa
Uma placa alusiva à homenagem foi entregue por José Aluísio de Jesus, presidente do clube, ao Senhor Durval Calazans, ex-superintendente da Caixa Econômica Federal, que representou a família do homenageado. Homenagem especial foi também prestada aos aposentados José Oswald de Souza Nunes, João Raulito Ribeiro Nunes e Walter Bittencourt, os mais antigos do Banco do Brasil em Sergipe.

FFB Construções com nova sede
Com o intuito de melhorar cada vez mais os serviços prestados aos seus clientes, a FFB Construções mudará de endereço em breve. Na próxima quarta-feira, 14/11, a empresa trabalhará apenas internamente e retornará às suas atividades normais na segunda-feira, 19/11, já na nova sede, um espaço moderno, prático e funcional, com todo o conforto que o cliente FFB merece. A nova sede ficará situada na Avenida Celso Oliva, nº 162 – Empresarial Antônio Teles da Costa, 1º andar, no bairro 13 de Julho, CEP 49.020-090, fone (79) 3304.3030, local onde também funcionará a gestão administrativa do Celi Hotel Aracaju.

Festival Sergipano de Humor em Aracaju
Com as participações de Leo Rodrigues (SE), Júnior Bagaceira (SE) e Renato Fechine (BA), o Festival Sergipano de Humor acontece neste final de semana e promete arrancar várias gargalhadas do público.O ator, humorista, radialista, compositor e cantor Renato Fechine chega com o novo espetáculo denominado “Só acontece comigo!”. A comédia  será apresentada no Teatro Atheneu, nos dias 17 e 18 de novembro.

Perguntas
Quem já viajou por 30 horas ao lado de uma criança golfando? Ou não conseguiu subir a escada do motel? Sabe o que é “Rumá-la Desgraça”? Ou o verdadeiro significado da palavra “Porra”?  Se algumas coisas “só acontecem com ele”, noites de risos será privilégio de muito mais gente.

Trajetória
O texto do show relata a trajetória do multiartista, que divide com a plateia casos interessantes e recheados de graça, os quais, em boa parte, contribuíram para a sua produção artística, na composição de músicas e na criação de alguns dos seus personagens como Embaixador da Paz, Sirley e Paulinho, sucessos nacionalmente reconhecidos no CD Folia e Fuleragem.

Ingressos
E atenção: Ingressos Antecipados mais baratos já à venda no Balcão Central do Ingresso no Shopping Jardins (prox. à Insinuante) e na Bilheteria do Teatro. Imperdível! O Show de abertura será com Leonardo Rodrigues (SE) e Júnior Bagaceira (SE).

Cartão Presente
No segundo piso do Shopping Riomar, a Celi acaba de instalar um stand com a campanha Cartão Presente. A promoção oferece R$ 4 mil para os clientes que adquirirem pelo menos uma unidade dos empreendimentos Alameda Garden e/ou Avant Life durante o período de validade desta campanha. Vale a pena conferir!

União Lira Paulistana é orgulho para o município de Frei Paulo
O município de Frei Paulo  que fica à 74km da capital Aracaju, mais uma vez sente orgulho por está sendo bem representado por onde passa através da União Lira Paulistana ( ULP )Desta vez a ULP participou do 5º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras 2012 e não voltou de mãos vazias pois  trouxe para a sua coleção o troféu de 1° lugar na categoria juvenil de concerto e não pára por aí , a ULP também foi selecionada através da UNESCO para fazer parte do projeto Criança Esperança.Todos os méritos alcançados até hoje pela ULP são graças não só aos responsáveis como também a todos os componentes que se dedicam diariamente.

Futebol
Seleção brasileira faz último amistoso do ano amanhã (14.11), nos Estados Unidos, contra a Colômbia. /// Aumenta a possibilidade de Ronaldinho Gaúcho transferir-se para o Santos, a partir de janeiro. /// São Paulo confirma interesse no atacante Barcos, do Palmeiras. /// Luiz Álvaro Ribeiro, presidente do Santos, garante a permanência de Neymar no Brasil até a Copa do Mundo. /// Diego Cavalieri e Fred deverão ser convocados por Mano Menezes. /// Deco começa a negociar com o Fluminense. /// Tricolor carioca deseja renovar contrato do veterano craque, considerado imprescindível na Libertadores do próximo ano. /// Freitas Nascimento já acertou tudo com o Itabaiana. /// Confiança largou na frente. /// Agora, falta o Sergipe. /// Jogos de sábado pelo cruzamento olímpico: Em Estância – Estanciano X Dorense e em Propriá – América X Boca Junior.

Curtas
DILMA tem até 30.11 para decidir sobre os “royalties”. /// Haddad anuncia 5 nomes de seu secretariado. /// LEWANDOWSKI abandona plenário do STF em pleno julgamento, após nova discussão com JOAQUIM BARBOSA. /// Após intervalo, o revisor retornou aos trabalhos da Corte Suprema. /// COLLOR acusa GURGEL de vazar depoimento à revista VEJA. /// Defesa de DIRCEU pretende anular condenação por formação de quadrilha. /// Saldo da balança comercial brasileira alcança 891 milhões de dólares em novembro. /// Governador de São Paulo, GERALDO ALCKMIN, considera “intolerável” ação de policiais militares envolvidos em mortes. /// Senadores pedem ao governo federal socorro financeiro às prefeituras. /// Usuários do MESSENGER terão que migrar para o SKYPE. /// Ministério Público Federal pede retirada da expressão DEUS SEJA LOUVADO das cédulas de real. /// Procuradoria da República alega que o estado brasileiro é laico e que a expressão fere a liberdade religiosa.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Adalberto_Prof "Tomemos cuidado, prestemos atenção. Algumas pessoas mentem, sorrisos enganam e olhares iludem. #Alguns agem como se natural fosse!

www.twitter.com/ClovisCBMelo Torne sua vida saudável. Comece caminhando normal 5km toda manhã; com um mês, caminho rápido os mesmos 5kms.

www.twitter.com/Nicolasantunes A gente olha para trás e ver quanta coisa mudou e quando olhamos para frente vemos o que ainda vai mudar.

www.twitter.com/eugenio_nas Comerciantes do estacionamento da área dos lagos da orla de Atalaia jogam óleo quente e destróem grama. É sacanagem.

www.twitter.com/MarceloDeda Iniciando mais uma batalha aqui em São Paulo. Conto com vocês, amigos, na corrente de fé e otimismo que tanto tem me ajudado!

www.twitter.com/marcosaurelio23 Já perceberam que a nossa Assembleia Legislativa nunca mais discutiu um tema de importância relevante para os sergipanos?

www.twitter.com/Abrahao_Filho O único relacionamento a três que dá certo é o Sal, Tequila e Limão.

DO LEITOR

Vamos começar um Natal diferente? Sua oportunidade de ajudar
Do leitor Messias Goncalves: “Meus amigos, no último sábado, conheci um morador de rua, com cerca de trinta anos, que vive sozinho no Conjunto Augusto Franco, catando latinha e alguns objetos de valor que ele possa trocar e receber algum dinheiro para a sua sobrevivência.  Ele me disse que quando o Pai morreu a sua mãe pegou os seus dois irmãos e foi embora para o Rio de Janeiro. Deixando ele por que era o mais apegado com o Pai. Até hoje vive dignamente, com a ajuda de alguns moradores que sempre dão comida quando ele pedi. O seu desejo é conseguir uma carroça e um animal para aumentar a quantidade do que cata e poder alugar um quartinho para morar.
Por isso Cláudio Nunes, peço que se possível publique neste espaço, para que os seus leitores possam colaborar com esse ilustre cidadão das ruas de Aracaju, que mesmo com todas as adversidades, não guarda ódio e nem rancor daqueles que o abandonou. Estamos fixando uma meta em torno de dois mil reais. Com certeza, Deus lhes dará em dobro o que poderemos fazer para com essa pessoa.
OBS: O que mais me chamou a atenção é mesmo com tudo isso na sua vida, ele não buscou o caminho das drogas e do crime. Espero conseguir esse objetivo e quando da entrega do seu futuro meio de renda, faço questão da presença dos que colaboraram.   Quem se interessar em colaborar, entrar em contato com Messias Gonçalves (98960462). (mameangon@bol.com.br)”.

O Descaso com a saúde pública
Da professora Deniia Dantas: "A saúde pública em Aracaju vai mal. São vários os problemas gerados pela falta de verbas nos hospitais. O material hospitalar, o número reduzido de leitos, ambulâncias e médicos são insuficientes para atender a demanda. A evasão de médicos é visível, pois além da baixa remuneração se negam a trabalhar com a carência de material, visto que qualquer falha é apontada como negligência médica. Isso é preocupante, pois os pacientes ficam a mercê de técnicos de enfermagem muitas vezes inexperientes. As pessoas ficam abandonadas nos corredores, em cima de macas, sentindo dor como se fossem cachorros sem dono. Nas UTIs e CTIs os cobertores são escassos e os corpos ficam expostos ao frio intenso; é por isso que muitos contraem a pneumonia.  Visível é a revolta do povo que chega a agredir verbalmente os profissionais da área. A gestão pública tem sido ineficiente e pouco eficaz, principalmente no que se diz respeito a saúde preventiva. O que falta , na verdade, é um bom planejamento que mostre como e  com que finalidade deva ser executado. Falhas sempre vão existir, mas o que é inadimissível é a não reflexão sobre as suas consequências. A saúde do povo está em jogo".

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

   
Frase do Dia
“Existirá a verdade ainda que o mundo pereça”.Agostinho de Hipona, filósofo latino, nasceu em 13 de Novembro de 354 e morreu em 430.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais