Mais partidos do que eleitores

0

É exagerado o número de partidos (35) devidamente registrados no Brasil, sem contar os 69 aguardando na fila para serem legalizados pela Justiça Eleitoral. Criar uma sigla política hoje é menos complicado do que abrir uma empresa. Graças a esta facilidade, todo político quer um partido para chamar de seu, fazer negociatas, disputar verbas e cargos públicos. Esta malandragem tem contribuído para aumentar os índices de abstenção, já que o eleitor se recusa a referendar as patifarias dos políticos, a maioria interessada unicamente em se eleger para roubar, fazer fortuna pessoal. Caso o Brasil adote o voto facultativo, e se a cláusula de barreira não “matar” boa parte das legendas, chegará o tempo em que no dia da eleição as sessões eleitorais ficarão às moscas, pois o povo trocará o dever de ir às urnas pelo mais singelo dos divertimentos.

Relações cortadas

A eleição da mesa diretora da Câmara de Itabaiana foi o estopim para o já previsto rompimento político entre o prefeito Valmir de Francisquinho (PR) e a deputada estadual Maria Mendonça (PP): “Ela se juntou com Luciano Bispo para me derrotar”, queixa-se o gestor. Valmir não engoliu o fato de dois vereadores do grupo da pepista terem votado em Ivoni Andrade (PMDB), eleita presidente da Câmara, em detrimento a Zé Teles (PR), primo de Maria e candidato apoiado pelo prefeito.
Crendeuspai!

Fasc de volta

E o Festival de Arte de São Cristóvão deve ser reeditado este ano. Aliás, o prefeito Marcos Santana (PMDB) já definiu até o período do evento, realizado em parceria com a Universidade Federal de Sergipe: de 1º a 3 de dezembro. Além de uma emenda impositiva, o 34º Fasc contará com patrocínios da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Ministério do Turismo, Grupo Maratá e Banco do Estado de Sergipe. Viva a cultura!

Desarmados

Os agentes de trânsito vão continuar trabalhando desarmados. É que o ainda presidente Michel Temer (PMDB) vetou o projeto autorizando o uso de armas de fogo por estes profissionais. Pelo texto aprovado no Congresso, bastaria o agente de trânsito provar capacidade técnica e aptidão psicológica para sair por aí com um “trabuco” na cintura. Marminino!

Novo cidadão

O prefeito de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB), é o mais novo cidadão sergipano. Ele recebeu a homenagem ontem à noite, em sessão solene da Assembleia Legislativa. O que todo mundo pergunta é o quê este almofadinha fez por Sergipe para receber tamanha honraria? Segundo o deputado estadual Augusto Bezerra (PHS), autor do projeto bajulatório, João Dória “fez jus ao título graças aos relevantes serviços prestados ao estado”. Ah, bom!

Pena de morte

O jornal O Globo repercutiu trecho de um discurso do deputado federal André Moura (PSC) quando ele afirma que “bandido bom é bandido morto”. A defesa da pena de morte ocorreu em Ilha das Flores. Na reportagem, O Globo lembra que André é réu em três ações penais no Supremo Tribunal Federal, além de ser investigado em outros três inquéritos, também no STF. Na esfera cível, o deputado sergipano já foi condenado por pelo menos três vezes. Aff, Maria!

Campinho de pouso

O Diário Oficial da União publicou portaria da Agência Nacional de Aviação designando como internacional o Aeroporto de Aracaju. Apesar disso, o danado continua com cara de um modesto campinho de pouso do interior, cheio de muriçocas e barulhentos pardais. Aliás, por este Brasilzão afora existem rodoviárias bem mais modernas que o agora Aeroporto Internacional Santa Maria. Homem, vôte!

Mais rápido

Já está em vigor a lei que coloca os professores na lista de prioridades para recebimento de restituição de Imposto de Renda. Com a norma, os educadores ficam atrás apenas dos idosos na fila para recebimento da restituição. Ou seja: contribuintes que têm o magistério como maior fonte de renda terão prioridade no recebimento dos recursos, logo após as pessoas com mais de 60 anos. Legal!

Turismo da fé

O arcebispo dom João José da Costa se reúne hoje com os prefeitos de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras e Divina Pastora. Proposta pelo deputado estadual Moritos Matos (Pros), a reunião objetiva discutir estratégias para expandir o turismo religioso em Sergipe. O secretário de Turismo, Fábio Henrique, também participará do encontro, que acontecerá na Cúria Metropolitana de Aracaju.

Primo rico

Os servidores do Tribunal de Contas de Sergipe estão sorrindo de orelha a orelha. O motivo de tanta alegria foi o anúncio de que o 13º salário da turma será pago no próximo dia 1º, véspera do feriado de Finados. Segundo o presidente do TCE, conselheiro Clóvis Barbosa, a antecipação do pagamento visa proporcionar aos colaboradores um “feriadão ainda mais recheado de boas alegrias”. Tá certo!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 31 de maio de 1919

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários