Mandato de Almeida na berlinda

Dentro do trabalho democrático que exercita diariamente este espaço recebe informações de várias e infinitas fontes, mas por dever de Justiça, ainda no artigo de ontem,17, mesmo a fonte apresentando suspeita sobre a ação da Procuradoria Eleitoral em Sergipe, este Blog defendeu o trabalho sério, imparcial e respeitoso que o órgão desempenha junto à sociedade sergipana.

E a prova desse respeito, ocorreu mais uma vez no dia de ontem quando o Ministério Público Federal e, consequentemente, a Procuradoria Regional Eleitoral, emitiram nota de esclarecimento objetivando elucidar possíveis dúvidas no tocante ao trabalho de apuração dos reais motivos que levaram alguns mandatários, a se utilizarem de artifícios e falsas informações, para trocarem de siglas partidárias, sem que fossem atingidos pela punição prevista na legislação eleitoral.

A “Nota de Esclarecimento”, que pela celeridade, demonstra a seriedade com a qual o órgão trata dos interesses coletivos, foi recheada de informações que a sociedade sergipana até então não havia tomado conhecimento. Enquanto setores da política sergipana foram surpreendidos com a disponibilização do conteúdo de um “Ofício” datado de 12/09/2011, encaminhado pela Procuradoria de Sergipe à Vice-procuradora Geral Eleitoral em Brasília, no qual sugere a reparação da decisão já adotada pelo TSE, que considerou a saída do depurado federal Almeida Lima como sendo “por justa causa”

O conteúdo do “Ofício” não ataca e nem desqualifica o entendimento do TSE, ao contrário disso, ele levanta a possibilidade de que órgão tenha sido induzido a errar, em razão das informações recebidas e avaliadas. No processo julgado pelo TSE Almeida, informa ser vítima de “grave discriminação pessoal”, porém em postagem na rede social, Almeida demonstra a necessidade de explicar o fato e revela que: “Saí do PMDB não por causa do JB, ele me deu os argumentos jurídicos. Saí porque precisava ir para a oposição a esses governos”.

O “Ofício” traz dentre outras informações, a de que, não é apenas o partido quem dirá se houve ou não a justa causa. E os leitores desse Blog lembram que por diversas vezes este espaço defendeu a tese de que não apenas do partido a prerrogativa de buscar o mandato, tem o Parquet Eleitoral plena legitimidade para análise da questão, buscando verificar se houve ou não o atendimento ao interesse público eleitoral objeto da Resolução TSE 22.610. Sem contar que além da sociedade, representada nesse caso pelos eleitores, temos a usurpação do direito dos suplentes que não foram sequer ouvidos pelos partidos.

O blog que é inclusive citado no “Ofício”, agradece aos leitores e as fontes de informação que cobram diariamente a publicação de determinados fatos, e sente-se honrado pelo trabalho sério e imparcial, desenvolvido pela Procuradoria Regional eleitoral de Sergipe.

Leia a integra do Oficio da Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe, de 12 de Setembro a Vice-procuradora Geral Eleitoral, Sandra Verônica Cureau, sobre a desfiliação do deputado Almeida Lima do PMDB:

Senhora Vice Procuradora-Geral Eleitoral,
Cumprimentando Vossa Excelência, sirvo-me do presente para lhe informar que, em relação ao pedido de declaração de existência de justa causa, formulado por JOSÉ ALMEIDA LIMA (Petição nº 1378-02.2011.6.00.0000), cuja suposta existência da justa causa alegada foi reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral, há fato superveniente que, data venia, merece uma melhor análise pelo Ministério Público Eleitoral.

Conforme a inicial do requerimento acima citado, JOSÉ ALMEIDA LIMA afirmou ter sido aliado político de JACKSON BARRETO, atual Vice-Governador de Sergipe, mas que teriam se tornado “adversários e inimigos pessoais”. Aduziu que se filiou ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB – em agosto de 2005, época em que JACKSON BARRETO ainda não estava filiado a esta agremiação”. Acrescentou que em 25 de abril de 2007, JACKSON BARRETO desfiliou-se do PTB e filiou-se o PMDB, com o objetivo de destruí-lo politicamente.

Relatou que ao ser escolhido para ser o candidato a prefeito pelo PMDB em Aracaju,
não obteve o apoio político de JACKSON BARRETO, muito embora este comandasse o Diretório Estadual do partido. Alegou que JACKSON BARRETO, nas eleições de 2010, teria agido com “grave discriminação pessoal contra o Requerente”, eis que aquele não teria apresentado nenhum candidato ao Senado, “negando ao próprio Requerente, que já era Senador da República, o direito de candidatar-se à reeleição”.

Por fim, argumentou que teria havido a dissolução do Diretório Municipal do PMDB em Aracaju, até então comandada pelo requerente, por ato da Comissão Executiva do Diretório Estadual de Sergipe, presidido por JACKSON BARRETO, constituindo uma Comissão Provisória em seu lugar, decisão esta que seria ilegítima e arbitrária, configurando a “grave discriminação pessoal, com animus discriminatório permanente, em prejuízo político para o Requerente”.

Após parecer do Parquet pela procedência, o TSE julgou “procedente o pedido formulado pelo Deputado José Almeida Lima para declarar a existência de justa causa para a sua desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro”, decisão esta que foi publicada em 08/09/2011, ainda pendente a intimação do MPE.

Contudo, após o julgamento, conforme noticiado pela imprensa sergipana, JOSÉ
ALMEIDA LIMA esclareceu num site de relacionamentos (twitter), o seguinte:
“É que eu não prestava no PMDB, agora que saí muitos estão nervosos, capaz de dar um “custipio”. Vôôôôte!!!!!” 
“…seguindo ao pé da letra. Queriam que eu não tivesse o direito a um
Partido Político onde pudesse me opor a eles. Caíram do cavalo.
rsrsrsrsrs” (anexo III – fl. 13)
“Inventaram de tudo, e quando souberam q eu iria p/ o PPS, aí é q a
coisa degringolou mesmo! Foi cacareco pra tudo q é lado.
rsrsrsrs”(anexo III – fl. 13)
“Mas quando disse q lá eu tava incomodado e poderia sair, houve uma
reviravolta dos diabo e as intrigas começaram a pipocar de todo lado…”
(anexo III – fl. 13).
“No PMDB eu ñ prestava, mas eu ñ poderia sair de lá. Teria q continuar
acorrentado sem poder alçar nenhum vôo, certo? Certíssimo!!!”(anexo
III- fl. 14).
“O q está havendo, né? Por que mesmo essa reação? Isso precisa de
uma explicação, não acham? Pois bem… eu vou tentar dar uma
explicação…” (anexo III – fl. 14)

“Saí do PMDB não por causa do JB, ele me deu os argumentos
jurídicos. Saí porque precisava ir para a oposição a esses
governos” (Grifou-se) (anexo III – fl. 19)

“Não tenho a pretensão de recuar não. Se já não tinha antes, imagine
agora que me sinto confortável no PPS, bem longe dos lacaios.” (anexo
III – fl. 20)

A afirmação acima negritada ganhou, conforme dito, repercussão na imprensa local
(segue matéria jornalística da coluna de Cláudio Nunes, publicada no site infonet1), trazendo-a ao conhecimento do subscritor.

Portanto, e segundo dito por JOSÉ ALMEIDA LIMA, sua saída do PMDB não teria
ocorrido em virtude da alegada grave discriminação pessoal efetuada por JACKSON BARRETO, mas sim pelo seu desejo de ir para a oposição.

Caso verdadeira essa alegação nova, é evidente que ALMEIDA LIMA teria, sob os argumentos alinhados acima, levado o TSE a erro, ao encobrir as reais causas motivadoras da sua desfiliação ao PMDB. Para se ter maior segurança dos fatos, entendo que seria adequada, inclusive, a realização de instrução para análise mais profunda das justificativas apresentadas, mediante a oitiva dos personagens políticos interessados no Estado de Sergipe, alguns deles citados na petição inicial da representação eleitoral.

Enfim, não se desconhece que no julgamento da Pet – 2797, da relatoria do Min. JOSÉ GERARDO GROSSI, publicado em DJ – Diário de justiça, Data 18/03/2008, Página 13, o egrégio TSEfirmou o entendimento de que “havendo consonância do Partido quanto à existência de fatos quejustifiquem a desfiliação partidária, não há razão para não declarar a existência de justa causa”.

Entrementes, com a devida vênia, tal exegese, analisada de outro ângulo, vai de encontro ao próprio entendimento expresso na Resolução TSE 22.610, de que, para a impugnação da desfiliação, em caso de inação do partido, o MPE tem legitimidade para contestar a desfiliação indevida de partido político. Ou seja, não é apenas o partido quem dirá se houve ou não a justa causa, visto que, dados os altos interesses em jogo e evitando a resolução da querela por conveniências escusas, tem o Parquet Eleitoral plena legitimidade para análise da questão, buscando verificar se houve ou não o atendimento ao interesse público eleitoral objeto da Resolução TSE 22.610.

E no caso aqui tratado, data venia, mesmo havendo a consonância do Partido, é certo que isto não autorizava ALMEIDA LIMA, candidato eleito Deputado Federal pelo PMDB, a abandonar as fileiras da agremiação porque precisava “ir para a oposição”. Cumpre destacar que os partidos são agrupamentos de pessoas e, em geral, comportam divergências ideológicas, de projetos e opiniões, sendo normal as disputas internas e a prevalência momentânea de determinados grupos ou ideias em detrimento de outros.

Anote-se, por fim, que o candidato foi eleito Deputado Federal em 2010, contando com o apoio do PMDB e Coligação “AVANÇANDO COM AS MUDANÇAS”, então composta pelos partidos PRB/PDT/PT/PMDB/PSL/PTN/PR/PTC/PSB/PC DO B e PSC, de cunho ideológico “governista” (o governador do Estado de Sergipe faz parte dos quadros do PT), tendo auferidos votos nessa condição, de forma que uma alteração partidária, ainda mais no início da legislatura, implicaria em infidelidade ao anseio popular. Portanto, e diante de tais considerações, remeto-lhe a documentação em anexo para análise e eventual adoção das medidas que entender cabíveis.

Atenciosamente,
RUY NESTOR BASTOS MELLO
PROCURADOR REGIONAL ELEITORAL

Nota de esclarecimento MPF/SE
O Ministério Público Federal em Sergipe, a respeito da matéria intitulada "Infidelidade: A cobra vai fumar", divulgada nesta data no blog do jornalista Cláudio Nunes, vem a público manifestar o seguinte:
1.A Procuradoria Regional Eleitoral não tem atribuição legal para ajuizar ação de cassação de mandato por infidelidade partidária quanto aos deputados federais, senadores, Presidente e vice-Presidente da República, de acordo com o art. 2º da Resolução TSE 22.610/2007. Em tais casos, a atribuição pertence à Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) e o julgamento de eventual processo competirá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
2.O deputado federal Almeida Lima ajuizou no TSE, em 10/08/2011, uma ação de justificação de desfiliação partidária (petição nº 1378-02.2011.6.00.0000), em que, após parecer da PGE pela procedência, foi julgado procedente o pedido "para declarar a existência de justa causa para a sua desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro", decisão esta publicada no Diário da Justiça Eletrônico em 08/09/2011.
3.Nada obstante a atribuição da PGE para o caso, considerando as notícias divulgadas na imprensa sergipana após o referido julgamento, que noticiaram suposta irregularidade na motivação apresentada pelo deputado Almeida Lima no processo de justificação de sua desfiliação partidária, a Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe, por dever de ofício, encaminhou as referidas informações à PGE para ciência e adoção de eventuais providências. O ofício foi expedido à PGE em 12/09/2011 e pode ser visto aqui.
4.A Procuradoria da República e a PRE em Sergipe repudiam veementemente qualquer insinuação de que a atuação de seus membros se pautam por negociações em busca de apoio para construção da sede do MPF/SE ou quaisquer outras ingerências políticas.
5.A atuação institucional e legítima para obtenção de recursos públicos visando à construção da futura sede do Ministério Público Federal em Sergipe sempre se pautou pelo respeito às instituições democráticas e seriedade no trato da coisa pública.
6.O MPF/SE registra que continuará agindo de forma imparcial e com rigor na defesa do patrimônio público, na lisura do processo eleitoral e na tutela dos demais interesses sociais.
Aracaju, 17 de outubro de 2011.
Eduardo Pelella
Procurador-Chefe da Procuradoria da República em Sergipe
Silvio Roberto Oliveira de Amorim Júnior
Procurador-Chefe da Procuradoria da República em Sergipe em exercício
Ruy Nestor Bastos Mello
Procurador Regional Eleitoral em Sergipe

Aberração jurídica
Esses argumentos apresentados por Almeida Lima ao TSE – que induziram o órgão ao erro – é mais uma aberração jurídica, de tantas outras usadas por vários vereadores em Sergipe, como, por exemplo, expulsões de partidos armadas. Assim como a aberração de Almeida, todas elas estão sendo desmascaradas pela Justiça Eleitoral. O eleitor agradece.

Padre Américo: “é melhor ser corno do que ser prefeito ou vereador”
Do portal Itnet: Após a polêmica de que o vereador José Francisco, PSD, teria ameaçado a apresentar uma proposta para cancelar o título de cidadania dado pela Câmara recentemente ao padre Américo. O padre concedeu entrevista ao Jornal da Manhã, apresentado por Rosalvo Soares na FM Itabaiana, e quando indagado se ele seria candidato, ele respondeu que "é melhor ser corno do que ser prefeito ou vereador".

Políticos incomodados
Segundo o padre, alguns políticos da cidade estão incomodados porque na festa de São Francisco, existia costume de políticos chegarem, e ter banco reservado, "eu tirei, o povo que acompanha a paróquia todo o ano todo fica em pé. Eu cheguei às 9:30, esse ano na festa, tinha banco reservado e pessoas em pé, eu coloquei as senhoras para sentarem", relatou padre Américo.

Pretensões políticas
Quando indagado por Rosalvo sobre pretensões políticas, Américo falou que preferia morrer a ser candidato. Ele citou que estava conversando na feira, e alguém veio com essa história perguntando se seria candidato a vereador. "Eu conversando com o ex-prefeito Fabiano e algumas pessoas amigas, aí o ex-prefeito perguntou se seria vereador, que está a conversa na cidade, aí eu falei, desculpa a palavra que eu vou usar no rádio, é melhor ser corno do que ser prefeito ou vereador, porque esses só são 4 anos, e corno é pra vida toda", ressaltou padre Américo.

Título
Já o vereador José Francisco, PSD, também concedeu entrevista à FM Itabaiana e falou que nunca citou nada que prejudicasse o padre, e que o titulo de cidadão nem teria validade, já que ele, como vereador não foi convidado, mas que não iria cancelar esse titulo. Quem desejar ouvir a entrevista do padre é só acessar: http://www.itnet.com.br/grande-16578

Sergipano contribuiu  para documentário sobre Raul Seixas
Foi lançado ontem, 17, no Festival do Rio, o filme "Raul Seixas – O Início, o Fim e o Meio", com direção de Walter Cardoso, o mesmo que fez “Janela da Alma” e “Cazuza”.  Um sergipano de Simão Dias, o gerente do BNB em Lagarto, Cícero Nunes Guerra, fã do cantor há muitos anos, contribuiu para o filme doando uma entrevista que fez com a mãe de Raul, Maria Eugênia  no ano 2000. Apenas ele e a MTV tem entrevistas com a mãe do cantor.

Vida do cantor
Cícero explicou ao blog que sempre procurou detalhes da vida do cantor e com muita paciência e perspicácia conseguiu uma entrevista com a mãe de Raul, Maria Eugênia, avessa a imprensa, na residência dela no bairro Ondina em Salvador. A direção do filme começou a recolher material sobre o cantor pela Internet e Cícero entrou em contato e a entrevista inédita foi escolhida pelo diretor Walter Carvalho.

Boa pauta para a imprensa
O sergipano, que passou muito tempo em São Paulo, e quanto estudante, ainda jovem em Simão Dias, foi colega do governador Marcelo Déda na escola Carvalho Déda, disse que ficou não só orgulhoso, mas emocionado com o convite para participar do lançamento do filme ontem no Festival do Rio. Uma boa pauta para a área cultural de Sergipe. Quem deseja contato com Cícero pode enviar e-mail para o blog que será repassado o número do telefone dele.

Exercício da marinha no litoral de Sergipe I
A capitania dos Portos em Sergipe, realizará no período de 24 a 28 deste mês a Operação Retrex-Le. Segundo informações a operação é um exercício de resgate de pessoal e retomada de plataformas de exploração de petróleo no litoral sergipano, com a participação dos fuzileiros navais, navios e helicópteros da marinha do Brasil.

Exercício da marinha no litoral de Sergipe II
O exercício tem como objetivos principais a interdição da área marítima, a negociação para resgate de reféns e a assalto com emprego de helicópteros e mergulhadores de combate, fazendo parte do programa anual de adestramento da Marinha do Brasil.

Ana Lúcia é pré-candidata
Depois de Silvio Santos, Rogério Carvalho e Conceição Vieira, foi a vez da deputada Ana Lúcia anunciar sua pré-candidatura a prefeita de Aracaju pelo PT. Legitima a aspiração da deputada que tem uma história de luta e identidade com o PT. Porém, dentro do PT a disputa será polarizada entre Silvio Santos e Rogério Carvalho.

Jackson recebe comissão da Aperipê
Importante a audiência realizada pelo governador em exercício, Jackson Barreto, com uma comissão de sindicalistas e servidores da Fundação Aperipê. Os sindicalistas pediram o apoio do governador em exercício para agilizar a tramitação do plano de cargos e salários dos referidos servidores que se encontra em análise na esfera administrativa.

Conclusão
De imediato, o governador entrou em contato com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para tomar ciência do andamento do projeto. Jackson também se comprometeu a interceder junto ao governador para buscar dinamizar a conclusão dos estudos e o envio do respectivo projeto à Assembléia Legislativa. “Vamos buscar oferecer todo o apoio necessário para que o plano de cargos e salários consiga atender a grande parte dos anseios dos servidores da Aperipê”, assegurou o governador em exercício.

Diretoria da Fundação é favorável
A diretoria da Fundação Aperipê, que tem à frente o jornalista Luciano Correia, deixou claro que é favorável ao plano de cargos e salários dos servidores. Agora, alguns poucos servidores deve entender que sabotagem para que programa não vá ao ar é prejudicial, não para a direção da Fundação, mas junto a sociedade sergipana. Ontem, o telejornal Conexão quase não vai ao ar porque desconectaram o cabo de áudio propositadamente. Atitudes de sabotagem não ajudam a construir uma nova realidade para os trabalhadores da Aperipê.

Liberação de recursos para Atalaia
O deputado federal Almeida Lima (PPS) anunciou pela rede social Twitter, os detalhes da reunião da última sexta-feira, 14, em Aracaju com o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira para tratar da liberação dos recursos federais para as obras no bairro de Atalaia. De acordo com Almeida Lima, os recursos estão sendo usados na pavimentação de várias ruas da Atalaia. A obra de drenagem e pavimentação vai permitir uma transformação no bairro Atalaia.

Emenda
O deputado foi fundamental na liberação dos recursos, quando foi presidente da Comissão Mista de Orçamento ainda quando era Senador. A ordem de serviço para realização de infraestrutura na região foi assinada em julho deste ano. A obra é fruto de uma emenda parlamentar apresentada pelo ex-deputado federal Albano Franco, em 2009, mas foi o deputado federal Almeida Lima, como presidente da Comissão de Orçamento, que viabilizou a aprovação da emenda.

Obras na Avenida Canal 5
Outra boa notícia: o prefeito está concluindo a licitação da empresa que vai cobrir e urbanizar o Canal da Avenida Canal 5 do bairro Augusto Franco. Almeida Lima disse que também foi discutido com o prefeito, a viabilização de uma grande obra em Aracaju. “Mas aí competirá a ele fazer o anúncio quando se concretizar”, disse o deputado. Ainda pelo Twitter Almeida Lima declarou: “É isso aí. Política se faz com P maiúsculo. Adversário do prefeito, SIM. Adversário do povo de Aracaju, NÃO! Tão bom se todos fossem assim”, finalizou.

PM e o policiamento ostensivo
Sinceramente em Sergipe todo mundo se conhece e não pega bem oficial da PM criticar colega porque passou alguns anos à disposição, quando ele ( o critico) há muito tempo não sabe o que é policiamento ostensivo, chegando até a ficar alguns anos pelas bandas da Amazônia. Ontem, 17, o blog recebeu ofícios mostrando por onde o oficial passou.

PT realiza 2º Congresso Estadual de Juventude
O Partido dos Trabalhadores realizou no último sábado, 15, o 2º Congresso Estadual da Juventude Petista (JPT) de Sergipe, no auditório da Sociedade Semear, em Aracaju. O evento reuniu mais de 200 jovens, de mais de 30 municípios, e contou com a presença de deputados estaduais e federais e vereadores. A dirigente da Juventude Construindo um Novo Brasil, Jeanne Lima, também prestigiou o congresso.

Ações e novos rumos
O evento foi um das últimas ações do atual secretário estadual da Juventude Petista, Jefferson Lima, que está no cargo há três anos, desenvolvendo uma gestão extremamente produtiva. Durante o 2º Congresso, os jovens petistas elegeram Anderson Cardoso para suceder Jefferson Lima, que se colocou à disposição do PT para ser candidato a vereador de Aracaju.Ainda no evento, os jovens discutiram os rumos da Juventude Petista para os próximos dois anos e elegeram os delegados para o Congresso Nacional da JPT, que acontece em novembro, em Brasília.

II Tobiarte
A secretária de Cultura, Eloísa Galdino, esteve na tarde do último domingo, 16, em Tobias Barreto para participar da abertura da II edição do Tobiarte, o Festival de Arte da cidade. Na ocasião a gestora pôde conferir exposições de artes visuais, uma mostra do tradicional barco de fogo de Estância e apresentações circenses, musicais e teatrais. “Nesta cidade ocorre uma verdadeira celebração da cultura sergipana. Esperamos que muitas outras edições venham a ocorrer e eternizar este evento”, destacou Eloísa Galdino.

Encontro Estadual do Proler
Da manhã desta terça-feira, 18 até a sexta-feira, 21, ocorre a XIV edição do Encontro Estadual do Proler, na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED). Com a temática ‘Por uma sociedade leitora: experiências, motivações, estratégias’, o encontro, realizado pelo Comitê Sergipano do Proler, visa reunir profissionais da educação, comunicação, cultura para discutir e refletir a importância e o estímulo à leitura em diversos segmentos sociais. Na programação constam palestras, mesas, conferências, minicursos, exposição e, principalmente, debates, que valorizam a participação e a experiência do público no processo de formação de leitores. Vale a pena conferir. A programação começa a partir das 8h.

Boquim prepara a 43ª Festa da Laranja
Tradição na cidade, a Festa da Laranja é sempre muito esperada pelos boquinenses. Rompendo fronteiras, a festa é também atrai muita gente de fora da cidade e de outros estados brasileiros. A 43ª. Festa da Laranja, com data marcada para os dias 30 de novembro, 01, 02, 03 e 04 de dezembro, tem como tema ‘Citricultura sergipana: organizar-se é preciso’.

Discussão
“Sabemos que quando não se está organizado, perde-se muito espaço no mercado, razão pela qual queremos aprofundar esta discussão durante o evento, além de pensar nas questões técnicas de interesse ao citricultor”, salienta o prefeito Pedro Barbosa.Durante a realização da Festa da Laranja, comemora-se também o 40º Dia do Citricultor, a I Feira de Agricultura Familiar da Região Sul e Centro-Sul de Sergipe.

Agricultura familiar: feira será quinzenal
A Feira da Agricultura Familiar em Aracaju, promovida pela  Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), a partir de agora será montada quinzenalmente, das 10 às 16h, na área externa da Secretaria, localizada na rua Santa Luzia, 680, bairro São José. A próxima feira será na quinta, dia 20.

Sucesso de vendas
A feira é um sucesso de vendas e os consumidores podem comprar frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos, derivados do leite, mel e mangaba, além de doces artesanais e outros produtos. O aumento da frequência é uma demanda da comunidade e dos próprios feirantes, que conseguem garantir o lucro integral da venda dos seus produtos, já que não há atravessadores.As Feiras da Agricultura Familiar vão acontecer, ao todo, em 13 cidades. Até o momento já foram realizadas edições em Ribeirópolis, Socorro e na capital. Nessas cidades a periodicidade da feira é quinzenal.

Em Lagarto
No próximo dia 29, acontece a 1ª edição da feira no município de Lagarto. O investimento do Estado e Governo Federal na iniciativa chegará, inicialmente, a R$ 1.314.500,00. Em médio prazo, a meta é disponibilizar ferramentas para que os agricultores de Ribeirópolis, Boquim, Lagarto, Simão Dias, Umbaúba, Estância, Neópolis, Propriá, Japoatã, Monte Alegre, Poço Redondo, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju passem a produzir alimentos de origem agroecológica.

Alunos destacam a DPE I
Após o encerramento das inscrições para o processo seletivo de estágio forense da Defensoria Pública do Estado, os alunos do curso de direito destacaram a instituição como uma das melhores para fazer estágio. Ao todo, foram realizadas 322 inscrições para 35 vagas iniciais, um recorde comparado aos outros concursos.

Alunos destacam a DPE II
O estudante do 6º período da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Antonio Cícero da Cunha Neto, disse que a Defensoria é uma instituição que oferece uma ótima oportunidade de aprendizado e que admira por atuar na defesa das pessoas carentes. Para a aluna da Universidade Tiradentes (UNIT), Luana Figueirêdo, fazer estágio na Defensoria Pública é obter conhecimento prático e  experiência, além de proporcionar oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Saúde: debate na Câmara
A Câmara de Aracaju promoveu ontem, 17, Sessão Especial para debater sobre a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e promover uma discussão acerca dos problemas registrados no setor da saúde e atuação médica, diante das adversidades. De autoria do vereador Dr. Emerson (PT), o debate contou com a participação da presidente do Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Sergipe (Sintufs), Edjanaria Borges, do senador Eduardo Amorim (PSC), além do deputado estadual Capitão Samuel (PSL).

Currículos
"Os currículos das universidades não atende ao Programa de Saúde da Família. É preciso rever o processo de formação dos profissonais da área de saúde, que hoje carecem de aprendizado e conhecimento de atendimento dos PSF's. Penso que assim, conseguiremos alcançar a melhoria no sistema de saúde e os hospitais universotários são essenciais para a formação de um bom profissional", disse Dr. Emerson.

Hospitais universitários
De acordo com Edjanaria, a criação da Ebserh é um Projeto de Lei (PL) do Executivo nacional, para administrar os Hospitais Universitários federais. Segundo a presidente do Sintufs, o PL já foi aprovado na Câmara dos Deputados e segue para apreciação do Senado. Edjanira advertiu que a propositura é prejudicial porque tira a autonomia das universidades e pode prejudicar as pesquisas realizadas pelas unidades hospitalares ligadas às instituições de ensino federais.

Trabalho da Endagro
O vereador Olivier Chagas, PT de Itabaiana, registrou o trabalho da Emdagro sobre alimentação regional. Segundo Chagas, esta semana se comemora o dia Mundial da Alimentação e é muito importante uma profunda reflexão sobre o assunto, vez que a alimentação de qualidade está diretamente ligada á boa saúde das pessoas. Olivier comentou ainda sobre uma revista produzida pela Emdagro denominada "Destampando a Panela" voltada para a valorização à agricultura regional. Sem agrotóxico e de boa qualidade nutricional.

Em Malhador, Fabinho não apoia a prima, Elaine de Dedé
Uma coisa já está definida em Malhador. Se a filha de Dedé do inhame for a candidata indicada, o sobrinho do ex-prefeito, atual presidente da Câmara, vereador Fabinho, do PP, não votará nela. Segundo os colegas o presidente da Câmara entende que se o candidato da família não for o tio, Dedé, agora será a vez dele. Fabinho não esconde isso de ninguém e repete esse discurso pra todos ouvirem.

Fabinho pode ser o vice-prefeito da atual prefeita Sarina
Nos bastidores da política, em Malhador, o que se comenta é que caso não seja o candidato do grupo do tio, Dedé do Inhame, o vereador Fabinho pode ser o candidato a vice-prefeito numa chapa com a atual prefeita Sarina, que apesar da alta rejeição, vai tentar se reeleger fazendo alianças com alguns grupos políticos na cidade. Na Câmara Fabio dá apoio a administração da Prefeita e já teria conversado sobre isso com Jadinho, marido de Sarina.

PPS mantem candidatura a prefeito de Malhador
Ao ser consultado sobre essa movimentação política no município, o radialista Marcos Aurélio disse que por enquanto, o que existe é muita especulação. “O que sei é que Fabinho realmente diz que se não for Dedé, ele será candidato a prefeito. Sobre ser o vice de Sarina, eu nunca ouvi ele dizer isso não”. Em seguida Marcos Aurélio completa, “Se Fabinho está disposto a compor como vice-prefeito, o PPS, que é aliado do PP, do amigo Venâncio Fonseca, está à disposição pra conversar”. Marcos Aurélio reafirma que o PPS terá candidato a prefeito de Malhador!

Inscrições para a Night Run 2011 estão abertas I
Uma competição diferente, realizada em um horário atrativo e com bastante interação entre os atletas. Estas são apenas algumas das características da Night Run, a Corrida Noturna de Revezamento, que em 2011 chega a sua terceira edição. A prova será realizada no próximo dia 05 de novembro, às 20h, na Avenida Oviedo Teixeira, ao lado do Parque da Sementeira.

Inscrições para a Night Run 2011 estão abertas II
A corrida conta com uma distância de 9km, sendo disputada em duplas masculinas, femininas e mistas. As inscrições custam para o evento custam R$ 60 (a dupla) e já podem ser efetuadas por meio do endereço eletrônico www.zonaalvo.com.br/nightrun, nas lojas Competir Sport Shop da rua Geru, Shoppings Riomar e Jardins e nos estandes da Zona Alvo Consultoria Esportiva na 13 de Julho e Orla de Atalaia.

Marcada para o dia 26 de outubro a eleição para a composição do CAU-SE
Em 31 de dezembro de 2010, o presidente  Luiz Inácio Lula da Silva,  sancionou a lei 12.378 que cria o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, fruto de uma luta de mais de 50 anos dos arquitetos e urbanistas do Brasil e que sempre contou com o apoio de grandes representantes da profissão, a exemplo do Arq. Oscar Niemeyer.

Prazo para eleições
A lei prevê que sejam realizadas eleições para a composição do Conselho Federal e dos regionais no prazo entre 90 dias e um ano da publicação da lei.  Atendendo a esta exigência, no próximo dia 26/10 serão realizadas eleições em todo o Brasil, exclusivamente através da rede mundial de computadores – INTERNET – entre a 0h e às  20h (horário de Brasília), informa o arquiteto sergipano,  Marcelo Maciel.

Votação obrigatória
“A votação é obrigatória e todos os profissionais regularmente registrados nos CREAS – estão recebendo nos endereços cadastrados nesta autarquia, correspondências com AR onde se encontram a senha provisória e as informações referentes a como proceder no dia da eleição.  Com a greve dos Correios, algumas senhas podem ter algum atraso na sua entrega. Por se tratar de votação obrigatória, conforme previsto na lei, o profissional que não votar, terá que justificar a ausência sob pena de pagar multa”, destaca. Para mais informações   Marcelo anuncia que está no ar,  o site www.cau.org.br onde se pode ter maiores informações acerca deste novo conselho profissional.  O site através do qual serão realizadas as eleições é o www.votaarquiteto.com.br.

Uma chapa apenas em Sergipe
Chama atenção  que nas  primeiras eleições, Sergipe terá apenas uma chapa concorrendo, e conta com profissionais que atuam em diversas áreas da profissão – professores, arquitetos com forte atuação no mercado imobiliário, empresários, técnicos de órgãos públicos, entre outros – e está composta pelos arquitetos Marcelo Maciel e Fábio Barbosa – conselheiros federais titular e suplente, respectivamente  – Fernando Márcio, Décio Aragão, Expedito Filho, Vera Ferreira, César Matos, Karinne Santiago, Cristiano Pacheco e Aline Côrtes – titulares e Rui Almeida, Paulo Rehm, César Mattos, Patrícia Antonino, Ana Libório, Ricardo Nunes e Fernanda Felizola – suplentes.

PELO TWITTER

www.twitter.com/pedrocarregosa Bom Dia a Todos! Trabalho tem para quem quer trabalhar, para quem não quer, tem malandragem, a escolha é sua!

www.twitter.com/Gilbertotv "Nessa vida a gente veio para aprender e não para ensinar"

www.twitter.com/Valdeterod É estranho que um Partido expulse determinado parlamentar e não busque na justiça o mandato que lhe pertence. Cheiro de acordo!

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju Os servidores da #Saúde ñ tem a cultura de se manifestar e por isso pagam de massa de manobra política e eleitoral

www.twitter.com/NadjaPiauitinga Deus, dai-me paciência para com a burrice, a ignorância e o rancor!

www.twitter.com/marciodantas Senhores assessores, usem o twitter nos computadores públicos apenas para trabalhar, a sociedade não suporta mais #desrespeito!

www.twitter/riltonmorais Péla-saco (do latim pelas saccum): zé mané, pelego, babão, babaca, corno manso, incompetente, incapaz, … Ex.: Vai se lascar Péla-saco!

www.twitter.com/Nilsonsos Se Sergipe não entrou no horário de verão por que os portais sergipanos registraram a hora com horário de verão????

DO LEITOR

Só Aracaju tem: carroças e rua com poste no meio
Do leitor J.E.F.S: “Todos os dias vejo nas ruas de Aracaju CARROÇAS de tração animal disputando espaço no trânsito,

L

VEÍCULOS estacionados em calçadas, CARROÇAS puxadas por pessoas vendendo frutas em plenas vias públicas causando problemas na circulação dos veículos, CALÇADAS esburacadas e irregulares em toda cidade, etc.Agora, o cúmulo do absurdo encontrei no Bairro Santa Lúcia, nas proximidades do Cemitério Jardim da Saudade. Lá, simplesmente existe um POSTE localizado no meio da RUA. Não acreditam? Vejam a foto ao lado”.

Infidelidade em Sao Cristovao
E-mail recebido: “Caro amigo, ao ler a matéria " Infidelidade : A cobra vai fumar", me deparei com uma situação idêntica em Sao Cristovão, onde alguns vereadores migraram de suas agremiação partidária, as quais se elegeram, acredito eu que sem uma justificativa plausível, como por exemplo os Vereadores Irmão Gibson e Tony da Academia que trocaram o PSB e PSDC, respectivamente, pelo PSC da Dep. Susana Azevedo. O Vereador Carlos Vilão que trocou o PV pelo DEM , com a certeza que seria candidato a Prefeito pelo agremiação Alvista e o Vereador Moacir Cruz, o Bila, que trocou o PMDB pelo PPL, justificando problemas de ordem pessoal e politica com o presidente do Diretório Municipal. agora é só aguardar a decisão da Procuradoria Eleitoral para ver o que vai dá”.

GREVE DOS BANCÁRIOS

Continua greve dos bancários no Banese e no Banco do Nordeste
A greve dos bancários terminou nos bancos privados, na Caixa Econômica e no Banco do Brasil, mas continua no Banco do Estado de Sergipe (Banese) e no Banco do Nordeste.Os baneseanos seguem firmes em busca da implementação do Plano de Cargos e Salários (PCS), uma luta antiga que vem constando há anos em todas as minutas de reivindicações, mas o Banese não atende. "Isso é vergonhoso", afirmou uma baneseana.

Negociação
"Desde o início, tivemos dificuldade para negociação com o Banese. A Pauta de Reivindicação foi entregue no dia 27 de agosto, mas só um mês depois tivemos a primeira negociação. Lamentavelmente, a proposta apresentada pelo Banese está aquém das nossas expectativas", lamenta Luiz Alves (Lula) diretor do Sindicato dos Bancários de Sergipe e funcionário do Banese.

No Banese
Já no Banco do Nordeste, uma das questões que mais contribuíram para a continuidade da greve foi a redução da PLR (Programa de Participação nos Lucros e Resultados) social. Além disso, o BNB só apresentou 9% para todas as verbas, enquanto a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) concordou em dar 10% para o piso.

Comunicado – BANESE
O BANESE informa que  encaminhou ontem (17), às 12h30, ao Sindicato dos Bancários de Sergipe, através de uma comissão formada pelo gerente de gestão de pessoas, gerente do jurídico e gerente da área de segurança, a nova proposta do acordo coletivo 2011/2012.
Pelos anexos, verifica-se que o BANESE além de atender ao acordo firmado entre a FENABAN e CONTRAF-CUT, nos quesitos de percentual de reajuste, também encaminhou os itens da Minuta Específica assim, como fez o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, destacando-se que no caso do BANESE, três cláusulas importantes  da minuta específica já possuem definição de prazo, conforme solicitado pelo Sindicato dos Bancários de Sergipe, a saber: processo eleitoral do Conad – Conselho de Administração do Banco, sistema de moedas e plano de cargos e salários tem data de implementação para o  primeiro semestre de 2012.
O BANESE também antecipará o valor de  R$ 848,06 (oitocentos e quarenta e oito reais e seis centavos), referente a complementação da PLR no mês em curso.
De acordo com o que consta no Site da CONTRAF e de diversos Sindicatos pelos país, a proposta traz avanços importantes, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários. "A proposta adquire ainda mais importância porque representa a consolidação de uma política permanente de recomposição dos salários, com aumento real pelo oitavo ano consecutivo e valorização do piso da categoria", sustenta.
Ainda de acordo com o site, na avaliação do Comando Nacional dos Bancários, a proposta apresentada atende às principais reivindicações dos bancários: aumento real de salário pelo oitavo ano consecutivo, valorização do piso, distribuição de um valor maior de PLR e avanços nas cláusulas de segurança e saúde do trabalhador. Dessa forma, o Comando recomenda a aprovação da proposta pelas assembleias que serão realizadas pelos sindicatos na segunda-feira (17), em todo o país.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O mestre disse: Pode-se induzir o povo a seguir uma causa, mas não a compreendê-la”. Confúcio.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais