Mandato por um fio

Enquanto discute o destino dos R$ 36 milhões, que eram usados pela Assembleia em suspeitas doações filantrópicas, o presidente do Legislativo, Luciano Bispo (PMDB), se preocupa com seu próprio futuro. O peemedebista sabe que pode ficar sem mandato qualquer momento, pois o TRE não deve se opor à decisão do TSE de reformar o deferimento do registro da candidatura dele. Publicamente ninguém fala sobre o assunto no Parlamento. À boca miúda, contudo, não se discute outra coisa que não seja a provável cassação de Bispo. Ocorrendo isso, o futuro dos R$ 36 milhões será discutido por outro presidente, a ser eleito 30 dias após a Justiça Eleitoral considerar Luciano um político ficha suja. Aguardemos, portanto!

Sem médicos

O Tribunal de Contas do Estado atestou as constantes faltas de médicos nos postos de saúde de Aracaju. Uma equipe do TCE flagrou a falta de três clínicos na Unidade de Pronto Atendimento do Conjunto Augusto Franco. Ora, isso ocorre desde que, para iludir o povo, a Prefeitura estendeu o horário de funcionamento dos postos. Eles ficam abertos até as 20h, mas não dispõe de médicos para atender quem os procura. Uma lástima!

Briga feia

E os vereadores Agamenon Sobral (PP) e Lucimara Passos (PCdoB) seguem com a guerra verbal. Ontem, a comunista sugeriu que o povo reflita e desconfie muito desses que se dizem defensores da moralidade. Segundo ela, para Agamenon, bandido bom é bandido morto, “desde que seja preto, pobre e não seja amigo dele”. Pode apostar, na sessão de segunda-feira Sobral vai devolver as críticas, recheadas de cobras e lagartos.

Faz de contas

Órgão técnico subordinado à Assembleia, o Tribunal de Contas do Estado não é respeitado nem pelos deputados estaduais. Em um recente evento em Minas Gerais, o deputado Zezinho Guimarães (PMNDB) disse que "no meu Estado, várias autoridades e o povo em geral conhecem o Tribunal como de Faz de Conta". Pode uma coisa dessa?

Crise braba

A falta de recursos obrigou o IBGE a cancelar a Contagem da População 2016. Sem esta ação, um novo levantamento populacional só será feito no Censo de 2020. Usada no cálculo dos repasses da União aos estados e aos municípios, a Contagem da População é realizada por amostragem e não exige a ida de técnicos do IBGE de casa em casa, como no censo.

Vice não

O presidente do Diretório do PCdoB de Aracaju, Antônio Bitencourt, comentou com amigos que o partido trabalha a ideia de ter o ex-prefeito Edvaldo Nogueira disputando a Prefeitura da capital em 2016. Isso significa dizer que o partido não aceita que Nogueira seja vice de Valadares Filho (PSB), como andaram cogitando alguns políticos do grupo governista estadual. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Grana no bolso

Os servidores estaduais começam a receber hoje o salário de março. O calendário de pagamento segue até a próxima terça-feira, quando receberão os aposentados, pensionistas e servidores lotados em empresas, autarquias e fundações. Enquanto isso, a Prefeitura de Aracaju paga toda a folha de pessoal nesta sexta-feira. Legal!

Boa nova

A Câmara Municipal de Aracaju terá acompanhamento integral das sessões com tradução em Libras (língua brasileira de sinais). A medida atende a um requerimento do vereador Lucas Aribé (PSB), que é deficiente visual. Desde o início do mandato, que o parlamentar reivindica a tradução das sessões em Libras. Antes tarde, do que nunca!

Preguiçosos

Em plena quina-feira, a maioria dos deputados estaduais não apareceu na Assembleia. Resultado: ficou para depois a votação do veto governamental ao projeto extinguindo cinco estatais. Pior é que, mesmo não justificando as ausências, os parlamentares gazeteiros não tiveram o dia cortado. E olhe que o expediente no Legislativo é de apenas quatro dias na semana!

Tem, sim sinhô!

Comemora-se nesta sesta-feira, 27, o Dia Nacional do Circo. A data foi escolhida em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de 30 anos. Ele nasceu em 27 de março de 1897 na cidade paulista de Ribeirão Preto. Portanto, hoje tem espetáculo e o palhaço é ladrão de mulher.

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Gazeta do Povo em 22 de novembro de 1926

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais