Mandato por um fio

Ao trocar o PT pelo PMDB, o vereador aracajuano Robson Viana não apenas arranjou sarna para se coçar como deixou seu ex-partido numa sinuca de bico. Ontem, o governador Marcelo Déda tentou acalmar os petistas que querem o mandato do parlamentar, advertindo que não é bom tencionar a base aliada às vésperas de uma eleição. Ao mesmo tempo, o diretório municipal do PT marcou uma reunião para a próxima quarta-feira visando decidir se denuncia ou não o vereador por infidelidade partidária. Mesmo que o partido resolva não pedir o mandato de Robson Viana, este não estará livre da punição, pois certamente o Ministério Público Eleitoral o fará. Portanto, se o vereador peemedebista não for atingido pela estrela do PT, será alcançado pela espada da Justiça.

Casamento gay

Falta apenas um voto para a Justiça brasileira autorizar o casamento civil entre duas pessoas do mesmo sexo. Quatro ministros da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça já votaram a favor deste tipo de união por entenderem que "não há como se observar impedimentos implícitos sem esbarrar em princípios garantidos pela Constituição". Como o ministro Marco Buzzi, último a votar, fez um pedido de vista, o pleito só deverá voltar à pauta do STJ lá pra dezembro.

Teimosão

Quem está de volta à cena política é o professor Adelmo Macedo, também conhecido como “o Teimosão” por participar sem sucesso de várias eleições em Sergipe. Após ter deixado o PHS, Macedo se filiou ao Partido da Liberdade Solidária (PSL), porém não poderá disputar o próximo pleito municipal, pois sua nova legenda não terá candidatos próprios em 2012 porque só conseguiu o registro provisório depois do dia 7 deste mês.

Mais barato

A Petrobras resolveu aplicar novo desconto nos contratos de gás natural com reajuste em 1º de novembro próximo, de modo a manter a atual competitividade do energético no mercado. A partir de 1° de novembro será praticado 18,6% de desconto, referente à integralidade da variação dos indexadores de reajuste trimestral (cesta de óleos combustíveis internacionais). Nos trimestres anteriores o desconto havia sido de 9,7%, em 1° de maio, e de 14,3%, em 1° de agosto.

O tempo urge

Se depender da vontade do governador Marcelo Déda, o PT deve escolher seu pré-candidato a prefeito de Aracaju até o próximo mês. Dizendo não ter ainda um nome preferido para a disputa, Déda revelou que quanto mais cedo o PT definir a pré-candidatura, mais tempo terá para dialogar com a sociedade e com os partidos aliados, além de discutir sem pressa o programa de governo. É, faz sentido!

Homenagem

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres de Britto, será homenageado hoje pelo Sindicato dos Professores da Rede Estadual. Será a partir das 19h, no Iate Clube de Aracaju. Segundo a presidente do Sintese, Ângela Melo, os educadores decidiram homenagear o ministro devido ao seu elevado compromisso com a Justiça, especialmente os direitos sociais, e por sua atuação decisiva no julgamento do direito de greve dos servidores públicos.

Mais professores

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), anuncia oficialmente daqui a pouco a realização de um concurso público para professor. Na mesma solenidade, marcada para o auditório do Banese, o comunista entregará certificados aos alunos dos cursos de construção civil capacitados pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).

Oficina

O professor e técnico da Câmara Federal Thiago Andrigo Vesley profere palestra hoje para prefeitos, vices, secretários e outros gestores públicos. Será durante a Oficina de Gestão de Orçamento da União organizada pelo deputado federal Márcio Macedo (PT). O evento acontecerá durante todo o dia no hotel Real Classic, na orla de Atalaia, e objetiva aperfeiçoar os instrumentos de relação do mandato parlamentar com as instituições da sociedade civil e prefeituras.

Exposição

Acontece em Frei Paulo até domingo a XXI Exposição Agropecuária da Região Centro Oeste do Estado, com julgamento das diversas categorias, envolvendo bovinos, equinos e ovinos. Todas as noites, no grande palco montado no parque de exposições, ocorrem shows musicais. Aberta anteontem, a mostra tem atraído o público graças ao bom número de estantes de várias empresas que expõem uma diversidade de produtos agrícolas e animais.

Do baú político

No início da década de 80, a Polícia causou um susto danado num grupo de petistas reunidos para discutir os direitos da mulher. Era pouco mais de oito da noite e a reunião estava apenas começando na sede do PT, localizada no segundo pavimento de uma modesta casa na rua Divina Pastora, centro de Aracaju. Uma das participantes estava na janela quando viu chegarem os carros da Polícia. Deles saltaram um delegado e alguns agentes, todos armados até os dentes. Alertados pela amiga, os demais petistas ficaram atônitos: “O que houve?”, perguntou um. “Será que estourou a revolução?” indagou outro. Ao subirem as escadas os policiais também se assustaram, pois conheciam a militância do PT. O delegado, inclusive, era colega de alguns no curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe. “O que é isso companheiro?”, quis saber um dos petistas. “Nos desculpem. Estamos procurando mesmo é uma banca do jogo do bicho”, explicou-se o delegado comissionado. De fato o jogo do bicho funcionava clandestinamente naquela rua, mas no imóvel ao lado, que, àquela hora, estava fechado.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais