Mar Revolto, parte II

Em Aracaju, a história é bem outra, aqui há um drama com questões de difícil solução. Começa pela necessidade de aglutinar numa única base política, partidos cujos políticos que os compõem, não fechariam os dois olhos se estivessem dormindo no mesmo quarto.

Mas a questão vai além e passa pela briga onde três dos principais pretendentes pertencem ao PT, partido que vem dando as cartas nas últimas quatro eleições, e que por isso circulou entre os aliados o consenso de que agora a vez deveria não mais ser do PT. Cabe frisar, para efeito de avaliação, que mesmo quando o candidato foi Edvaldo Nogueira (PCdoB), a indicação e patrocínio foram publicamente do PT, os demais partidos atuaram como apoiadores e sustentadores de uma candidatura escolhida estrategicamente por Marcelo Deda.

Déda pode até ter apostado que contando com Edvaldo e Jackson, empurrariam mais uma vez de forma suave, uma candidatura petista, já que é fácil peitar Valadares pelo seu estilo extremamente diplomático de fazer política. O que Déda não contava era que o bloco de partidos liderado pelos irmãos Amorim, e o bom desempenho do adversário João Alves, transformam Valadares num coringa, que não pode ser desprezado por nenhum dos jogadores.

Anotem: Valadares já está com seu bloco montado, até mesmo a fantasia é possível que já esteja sendo confeccionada, mas não será ele quem pedirá passagem na Avenida. O Bloco liderado por Valadares terá espaço suficiente para desfilar seja qual for o enredo exigido pela comissão julgadora.

Há equívocos entre os seus aliados. O PT erra quando discute candidaturas sem mencionar o “companheiro” Valadares Filho que se apresenta por um partido que foi aliado de primeira hora e que vem votando sistematicamente nos candidatos petistas. Porém quem demonstra indiferença com uma candidatura interna como a da professora Ana Lúcia, como então iria abraçar com satisfação candidaturas externas?

O PSC & Cia, também pode estar perdendo um precioso tempo quando permite a utilização de seus meios de comunicação, para tentar criar para Valadares um problema com o falso e oportuno incentivo à candidatura de Adelson Barreto.  Valadares como diria o tabaréu, ”já comeu tocinho com mais cabelo”, e vai mais uma vez surpreender, porque talvez seja o único que tenha enxergado até agora que: quem desejar chegar em pé em 2014, terá que abdicar de projeto exclusivo para 2012, e vice-versa, quem desejar chegar em pé em 2012, terá que abdicar de projeto exclusivo para 2014.

A política é dinâmica e daqui pra frente é possível observar declarados apoiadores, mudando sistematicamente o discurso, objetivando desassumir compromissos. Por outro lado os últimos pleitos têm demonstrado que melhor que o número de filiados é o grau de satisfação entre eles. Portanto, não será o número de filiados que fortalecerá qualquer sigla, mas o grau de fidelidade e satisfação entre eles.

Há também um jogador estratégico, hoje dono do próprio passe, sem amarras de legendas e que embora não seja elemento definidor, é capaz de atrapalhar a possibilidade de sucesso de alguns e ampliar a possibilidade de sucesso de outros.

Esse jogador chama-se Albano Franco, e não está tão disposto a ser enganado com caramelo nos lábios como fizeram com ele no pleito passado.

Navalha, Fontes e Gualberto
Ficou para hoje, 09, o debate entre o ex-deputado João Fontes e o deputado Francisco Gualberto sobre a Operação Navalha no programa Liberdade Sem Censura. Em contato com o blog o apresentador do programa George Magalhães disse que o tema será o primeiro debatido hoje.

Padre intolerante I
O blog assina embaixo o texto de Adiberto de Souza aqui na Infonet: “Talvez por acharem que pastoreiam o maior rebanho, alguns membros da Igreja Católica sentem-se no direito de dizer o que as pessoas podem ou não fazer em suas vidas particulares. Sempre com a velha e caduca ameaça de proibir aos desobedientes o acesso ao reino do Céu, alguns religiosos extrapolam nas exigências.

Padre intolerante II
Agora mesmo, o padre Álvaro, da paróquia de Riachão do Dantas, está proibindo a entrada na Igreja daqueles que freqüentam o Centro Espírita Paz e Luz, presidido pelo juiz de Direito Manoel Costa Neto. Onde já se viu isso? Ficaria o vigário satisfeito se a casa espírita negasse seus benefícios aos católicos? É por estas e outras que a Igreja definha a olhos vistos, perdendo cada vez mais ‘ovelhas’ para as outras religiões e seitas. Se oriente, padre Álvaro!

Itabaiana
O Governador Marcelo Déda entregou a população o perímetro irrigado Porção da Ribeira. A Estação de Bombeamento 2 (EB2) uma das responsáveis por levar água até os agricultores familiares. Foram investidos cerca de R$ 550 mil na revitalização. Foi entregue também a Clínica de Saúde da Família Manoel Pereira de

Agradecimento
O prefeito do município, Luciano Bispo, registrou a sua palavra de agradecimento pela nova unidade entregue pelo Governo do Estado. “Numa data festiva como esta, nós temos que trazer o nosso agradecimento em nome do município e do povo de Itabaiana pela ação do Governo do Estado. Todos sabem das minhas posições políticas, mas fizemos questão de estar aqui para agradecer ao governador pelas conquistas que tem promovido para a nossa cidade”, disse Bispo.

Investimentos

A deputada estadual Maria Mendonça, que era a prefeita à época da assinatura dos convênios com o Governo do Estado, também registrou a sua satisfação em ver a obra gerando benefícios para a população. “Estamos aqui diante desta bela obra que é a clínica, e diante desta bela via, cuja pavimentação também é obra do Governo do Estado, para agradecer pelos investimentos que se refletem na melhoria das condições de vida do povo itabaianense. Estas e muitas outras são conquistas históricas que ficarão marcadas na história do município graças à ação do governador Marcelo Déda”, disse a deputada.

Luciano faz “média” com Déda
Ao concluir o discurso na inauguração da clinica de saúde da família o prefeito Luciano Bispo, que vive fazendo criticas ferrenhas ao governador resolveu fazer a chamada “média política”: desejou muita saúde a Deda para que possa trabalhar estes três anos que faltam do seu governo e mais os oito que terá no Senado Federal. Detalhe: Luciano é do PMDB, partido do vice-governador, Jackson Barreto.

Maria pede ampliação dos cursos da UFS
A deputada Maria Mendonça e o Reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto Sobrinho foram recebidos na tarde de ontem, 8, pelo governador Marcelo Déda para debater a ampliação Instituição nos municípios de Lagarto e Itabaiana.

Desapropriação
Na pauta da audiência foram discutidas as possibilidades de ampliação do campus de Itabaiana, uma bandeira defendida pela deputada Maria Mendonça diante da necessidade de implantação de novos cursos. Segundo Marcelo Déda, a UFS formalizará essa sugestão e o Governo adotará as providências necessárias para desapropriação da área."Existe uma demanda para ampliação do prédio e por novos cursos. Os moradores do município pedem o curso de música e de licenciatura em Inglês, estamos estudando as possibilidades", declarou o reitor da UFS, Josué Modesto.

Crescimento
"Essa pauta é importantíssima não só para Itabaiana, mas para Sergipe. A ampliação do ensino superior é reflexo do crescimento e desenvolvimento de nosso estado. O reitor nos acompanhou para reforçar nosso pedido e o governador foi muito sensível. Ele solicitou que o reitor formalize o pedido de ampliação do campus de Itabaiana para depois tratarmos das questões de desapropriação", revelou a deputada estadual Maria Mendonça.

Déda e o Senado
E um advogado ligado a um grupo político, no último dia 03 de novembro num bate papo no TRE saiu com uma declaração que deixou muita gente com uma pulga atrás da orelha: Disse que se Déda desejar mesmo ser senador da República não tem outra opção do que apoiar o líder para qual ele trabalha. Presentes algumas testemunhas, como por exemplo, o ex-vereador Pedro Firmino.

Encontro Vice-Presidentes de TJ´s
Começa nesta quinta-feira, dia 10, e segue até o dia seguinte, o VII Encontro do Colégio Permanente de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil. Para a abertura do evento, está confirmada a presença do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros( AMB), Des. Henrique Nelson Calandra. Na sexta-feira,  os participantes do encontro passam o dia reunidos no Hotel Aquarius, onde serão discutidos vários temas.

Objetivo
Entre os palestrantes, o promotor de justiça do Meio Ambiente, Sandro Luiz da Costa. No período da tarde, o Ministro Carlos Britto fará uma palestra e, ao final do encontro, a Carta de Aracaju. O objetivo do encontro é discutir o papel dos Vice-Presidentes nos Tribunais brasileiros, através de uma troca de experiências. Serão temas que têm por meta uma melhor prestação jurisdicional.

Ação governamental é tema de vestibular
Uma ação realizada pelo governo de Sergipe em Maruim, através da Secretaria da Infraestrutura e suas vinculadas Cehop e DER, com o objetivo de prevenir prejuízos causados pelas enchentes no rio Ganhamoroba, foi um dos temas da prova de domingo do vestibular 2012.1 da Universidade Tiradentes.

Destaque
O enunciado das questões 54 a 57 de matemática descreveu o trabalho desenvolvido, inclusive destacando a fala do secretário Valmor Barbosa, que explicou detalhes da obra que beneficiou a comunidade maruinense. Uma novidade em provas de vestibular que merece ser destacada.

Cinema: População repudia projeto de lei aprovado por vereadores
Este espaço já repudiou a ideia de Jerico de  obrigar a numeração de poltronas nos cinemas de Aracaju. Leia excelente matéria do portal Infonet sobre o assunto: https://.infonet.com.br/politicaeeconomia/ler.asp?id=120548&pagina=1

Sanção da Lei Geral
Nesta quinta-feira, 10, às 11h a presidente Dilma Rouseff sancionará o Projeto de Lei Complementar (PLP) 591/2010 que altera a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O presidente da ACESE Alexandre Porto participará da solenidade juntamente com lideranças empresariais de todo o país.

Hospital do Câncer
Na tarde de ontem, 08, a maioria da bancada federal de Sergipe participou de uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com a entrega de mais de 150 mil assinaturas, colhidas nos 75 municípios do Estado. "A ideia ficou clara na maneira voluntária e solidária com a qual as pessoas se uniram, em todos os cantos do estado. Sergipe mostra ao país a necessidade em possuir um hospital especializado no atendimento ao paciente oncológico", informou o senador Eduardo Amorim.

Verba garantida
Na semana anterior o ministro garantiu – em audiência com o governador Marcelo Déda –  a liberação do recurso orçamentário da ordem de R$ 18 milhões, que garantirá a primeira etapa do Hospital. O primeiro a falar, o deputado Gilmar Carvalho relatou ao ministro Padilha a integração entre os partidos, que no momento da entrega fizeram-se presentes "aqui observamos todos os partidos, inclusive o PT, participam desse movimento".

Presenças
As presenças dos deputados federais André Moura (PSC), Almeida Lima (PPS), Laércio Oliveira (PR), Valadares Filho (PSB) e do senador Antônio Carlos Valadares (PSB) dos deputados estaduais Antônio dos Santos (PSC), Gilson Andrade (PTC), Gilmar Carvalho (PR) e Gorethi Reis (DEM) e dos prefeitos Antônio Fonseca Dória (Poço Verde), Ailton Nascimento (São Francisco), César Mandarino (Itaporanga D´Ajuda), Jairton Santos (Cedro de São João), José Carlos Santos (Feira Nova), José Antônio Silva (Pedrinhas), Sarina Moreira (Malhador) deram força e mostra a conscientização das autoridades para essa implantação.

Gilmar X SMTT
No blog NeNoticias e pelo programa de rádio ontem,08, o deputado Gilmar Carvalho que a SMTT puna um motorista que cometeu uma infração grave de trânsito, cujas fotos estão exibidas no blog dele. Tudo normal se Gilmar não tivesse levantado, há pouco tempo, uma campanha para desqualificar a SMTT quanto a multas emitidas com base na fiscalização eletrônica via câmeras. Se não pode com as câmeras, pode com fotos?

Pelo Twitter, Ministro concorda com plano de Rogério
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, já se mostrou sensível a proposta de Criação de um Plano Nacional de Carreira para médicos do SUS, proposta apresentada pelo deputado federal Rogério Carvalho (PT/SE).  Quando o parlamentar sergipano divulgou pela rede social o link da matéria sobre o projeto, o ministro prontamente respondeu: “Concordo!”

Universalização
“Fico muito satisfeito, pois o companheiro Alexandre Padilha já mostra que vai avaliar o assunto, o projeto foi encaminhado e vamos aguardar, por enquanto, nossa luta é em aprovar o relatório de Reforma do SUS, também de minha autoria, em que defendo a integralidade e a universalização e mais recursos para a gestão da Saúde”, comentou o deputado federal sergipano.

Valadares Filho do Fórum da Copa 2014
O deputado Valadares Filho (PSB), vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto, participou no último dia 7, do Fórum Legislativo das Cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, que ocorreu na cidade de São Paulo.  Durante o Fórum, os parlamentares também discutiram temas polêmicos como a venda de meia-entrada nos estádios, direito assegurado nas leis brasileiras que vem sendo contestado pela Fifa e a comercialização de bebidas alcoólicas dentro dos estádios.
       
Direito a meia-entrada não pode ser violado
Para Valadares Filho, o direito à meia-entrada adquirido pelos estudantes brasileiros não pode ser violado. “Essa questão, que está sendo discutida na Comissão de Turismo, onde defendo a garantia desse direito  aos estudantes”, afirmou o parlamentar sergipano.

João Daniel exige respeito pela trajetória do PT
As declarações feitas pelo vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Augusto Bezerra, foram rebatidas pelo petista João Daniel, que pediu respeito à trajetória do Partido dos Trabalhadores. "A história do PT é de sangue, suor e luta dos trabalhadores, como Chico Mendes e tantos outros que deram sua vida para construir esse partido".

Nazismo
João Daniel disse que a estratégia de Bezerra lembrava as manobras de Hitler para enganar a população. "Isso é uma forma utilizada na época dos nazistas, que faziam de uma mentira uma verdade repetindo tantas vezes, ludibriando a população".

Edital Orlando Vieira I
Já estão abertas as inscrições para o Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Digitais de Curtas Metragens (Edital Orlando Vieira) – elaborado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Fórum do Audiovisual. Cinco projetos de curtas metragens digitais de até 15 minutos nas categorias Ficção e Documentário serão contemplados através do edital. As inscrições seguem até o dia 7 de dezembro.

Edital Orlando Vieira II
Os interessados podem inscrever quantos projetos desejarem, mas apenas uma dessas produções será contemplada com R$ 30 mil para sua execução. Os trabalhos devem ser entregues no setor de protocolo na sede da Secult, localizada na Rua Vila Cristina, 1051, bairro São José, em Aracaju, ou enviados pelos Correios por meio de carta registrada, juntamente com toda a documentação solicitada no edital. Mais informações, acesse: www.divirta.se.gov.br

Paralisação de Advertência na Deso
Os funcionários da Deso irão fazer uma paralisação diária a partir de hoje, 09, em caráter de repúdio pela não apresentação da contra-proposta da empresa para o acordo coletivo 2011. A coordenação do movimento informa que os funcionários estarão em seus locais de trabalho mais cruzarão os braços todos os dias nos seguintes horários: Quarta das 07 as 10 horas;Na Quinta das 07 às 11 horas e na Sexta das 07 às 12 horas. No sábado será realizada assembléia para avaliar o andamento das negociações. Os atendimentos nos postos e escritórios vão ser feitos normalmente, e serão disponibilizados efetivo mínimo legal para os trabalhos de rua.

Sons da Catedral: encerramento nesta quinta,10
A Catedral Metropolitana de Aracaju será o próximo palco da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE). Na quinta-feira, 10 de novembro, a orquestra sergipana encerrará com chave de ouro a série Sons da Catedral em um concerto com a participação dos renomados solistas americanos Kevin Vigneau e Kimberly Fredenburgh. A apresentação tem início às 19h e a entrada é gratuita.

Intercâmbio
Ao trazer dois representantes da cultura americana para solo sergipano a ORSSE proporciona ao público um importante intercâmbio cultural entre o Brasil e os Estados Unidos. “Esses solistas além de serem muito bons, são professores em renomadas universidades. Sua atividade didática para com nossos músicos resultará, sem dúvida, em melhores performances nos concertos”, afirma o diretor artístico e regente titular da ORSSE, Guilherme Mannis.

Pianista russo em Aracaju
No próximo dia 03 de dezembro, o pianista russo Evgeny Brakhman faz um concerto no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dórea, às 19:30h, com estrada franca.

Livro será lançado
Durante o evento,  também será lançado o  livro ‘Guiomar Novaes do Brasil’, escrito pelos jornalistas Luciana Medeiros e João Luiz Sampaio, que traz a carreira de Guiomar Novaes nos Estados Unidos e dois cd´s com gravações da pianista com a New York Philarmonic – inéditas no Brasil. A série de recitais realizados pelo pianista Evgeny Brakhman no país tem o patrocínio do BNDES.

Imprensa Oficial de Se participará do Fórum da Redboa
A Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), órgão que representa a Imprensa Oficial de Sergipe será integrante da delegação brasileira que vai participar do 4º Fórum da Rede de Boletins Oficiais das Américas – Redboa, realizado no México, no período de 10 a 12 de novembro.

Modernização dos Diários
Na condição de secretário geral da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio), o diretor-presidente da Segrase, Jorge Carvalho participará do evento que tem por objetivo discutir a modernização dos Diários Oficiais sobre os aspectos relacionados ao armazenamento e o uso da certificação digital para garantir a validade das publicações dos Diários Oficiais, além de outros assuntos que visam estabelecer o intercâmbio com os países membros da RedBoa.

Importância
“Dentro do projeto da Imprensa Oficial de Sergipe a nossa participação no 4º Fórum da Redboa é muito importante porque lá vai estar em pauta o projeto de modernização dos Diários Oficiais. Desde o segundo semestre deste ano a Segrase vem trabalhado intensivamente com este projeto”, explicou Jorge.

Empresa de comunicação
O diretor-presidente lembra que a Segrase é uma empresa estatal, mas é acima de tudo uma empresa de comunicação e hoje a tendência nos grandes veículos de comunicação do mundo inteiro é transformar o suporte desses veículos, no caso, o papel, que está deixando de ser um suporte de publicação daquilo que sai nos jornais, dando espaço a publicação digital, e nós queremos dentro do projeto do governador Marcelo Déda, no início de 2012 implementarmos essa modernização no Diário Oficial do Estado de Sergipe”, pontua.

Happy Hour Quarta Quality
O fim de expediente nas quartas-feiras ganha mais animação no Happy Hour Quarta Quality, atração promovida no lounge bar do Quality Hotel Aracaju (que pertence à Celi Empreendimentos Hoteleiros e é administrado pela Atlantica Hotels). E hoje tem estreia: o artista sergipano Luiz Arnaldo, que há mais de 15 anos encanta o público com clássicos da MPB, musicas dos anos 80 e sucessos atuais ao som de voz e violão.

Petiscos
Além da grande variedade de repertorio, é possível apreciar o rodízio de petiscos e caldo por apenas R$ 15,90 e uma promoção de chopp dobrado das 18h às 20h. O Quality Hotel fica na Avenida Delmiro Gouveia, ao lado do Shopping Riomar.

Petroleiros terceirizados estão em greve em Carmópolis
Desde o dia 13 de outubro, 180 petroleiros terceirizados da empresa CEMON estão em greve em Carmópolis. As negociações não avançaram nem em audiência na justiça trabalhista. "A empresa nega-se a negociar com o Sindipetro, apesar de todo o esforço que temos feito para avançarmos na negociação", disse Gilvani Alves, diretora do Sindipetro AL/SE.

Liminar
A CEMON entrou com a ação na justiça pedindo a ilegalidade da greve, mas a justiça garantiu liminar favorável aos trabalhadores e determinou que caso a empresa seguisse com as pressões aos grevistas pagaria multa de R$50 mil."O Sindipetro está disposto a negociar. Participamos de uma reunião de negociação na justiça do trabalho, mas a empresa diz que não negocia e pronto", disse a diretora do Sindipetro.

Reivindicação
Os principais pontos de reivindicação dos trabalhadores são: aumento do piso e reajuste salarial de 17,02%; ticket alimentação no valor de R$500; auxílio creche; licença maternidade automática de 6 meses; convênio com lavanderias industriais; melhoria no plano de saúde e no transporte.

Ato Público
Hoje, 09, os grevistas realizarão um ato público pelas ruas de Carmópolis. "Vamos fazer uma passeata para conversar com a população, informar porque os trabalhadores estão paralisados e pedir solidariedade e apoio à greve", disse Gilvani Alves.

Sol & Mar Eventos
E o Espaço Sol & Mar está agora totalmente climatizado para atender seus clientes. Fundado em 2006 o Salão de Festas Sol e Mar Eventos, está instalado a Rua Delmiro Gouveia, 1528, Bairro Coroa do Meio em Aracaju, na melhor localização da Cidade.

Ambiente climatizado
Neste endereço, além de um aconchegante Salão de Festas com boate isolada acusticamente, ambos climatizados e área verde. O Sol & Mar Eventos conta também com o Buffet Isadora Saraiva. Confira o site: www.solemareventos.com.br

PELO TWITTER

www.twitter.com/ClovisCBMelo Palavras: "Estou firme como uma rocha" (Wagner Rossi). "Sou indestrutível" (Orlando Silva). Carlos Lupi, "Morro, mas não jogo a toalha".

www.twitter.com/WilliamFonseca Para ser feliz de verdade, um homem tem que se abstrair de expectativas as quais não dependam unicamente dele. Ser livre, é não depender.

www.twitter.com/cezar_britto Um pouco do sertão no quintal do escritório de Brasília. Uma jabuticabeira carregada tem sabor de saudade. Eis o meu.privilégio matinal.

www.twitter.com/alberto_pp Reflexão do dia: por que não somos pagos para trabalhar na cama?

www.twitter.com/EloisaGaldino A ocupação da reitoria da USP é o reflexo das mudanças pelas quais nossa sociedade passa: temos hj uma juventude hedonista e sem causa.

www.twitter.com/gildasio2002 Boa tarde amigos! Meteorologia só com São Pedro. Foram dizer que as chuvas ficariam até quarta, elas sumiram desde segunda. Kkkkk

www.twitter.com/georgelemos1986 O mundo vai acabar: Sarney defendendo estudante e afastando policial que disparou arma de choque. Só falta doar os bens pra caridade agora.

DO LEITOR
Eleições para o DCE/UFS: a "coisa" começa cedo

De um estudante da UFS: “Está em curso na UFS o processo eleitoral do DCE/UFS. Três chapas estão em campanha e a quarta ainda não apareceu. Só para relembrar:O novo sempre vem – PT; A verdadeira mudança vem aí – PSC  e PT; Integração – PC do B e Chega de Migalhas – Psol, PSTU e PCB – Radicais. Para além do visível e prejudicial partidarismo dentro do Movimento Estudantil da UFS, inclusive tirando-lhe a autonomia, essa eleição tem algumas características bem peculiares. A começar pela primeira chapa: como alguém se propõe a ser Novo se já nasce sob a égide de um projeto político/partidário em curso e que tem sofrido criticas. Novo? Em que? A outra chapa (branca) da "mudança" é composta  por insurgentes insatisfeitos do PC do B e de pessoas ligadas ao Dep. João Daniel? Ambas estão no processo eleitoral muito mais para inserir no espaço universitário as figuras de seus  " financiadores/tutores", do que para disputar de fato os votos dos estudantes.  polarização tem sido entre os opostos desse processo: A Integração e o Chega de Migalhas. A primeira, já a quatro gestões no cargo, tem uma sólida aliança com a Reitoria da UFS e o apoio incondicional do PC do B. Apoia-se num projeto político que vislumbra a eleição para o próximo reitor da UFS ( o atual vice) e de seus membros para disputar cargos de vereadores em várias cidades. A última chapa, a dos radicais, tem as suas próprias contradições: não conseguem se desprender do discurso bolchevique do século passado e acabam não passando uma mensagem clara para os estudantes. O esquerdismo e o sectarismo acabam por viabilizar qualquer vitórias nas urnas.A guerra entra as chapas tem deixado professores, estudantes e a comunidade acadêmica em geral incomodadas com panfletos, cartazes, interrupções das aulas todos os dias.Nesse processo já se identifica um perdedor: o estudante que não terá um DCE livre de partidos políticos. São grupos de estudantes que utilizam o espaço da universidade para propagandear a ideologia de seus partidos.Essa turma são estudantes, mas fazem coisas de gente grande, (ou de políticos profissionais)”.

Vaquejada em Japaratuba: fomos enganados
Do leitor Osvaldo Machado: O evento, noticiado em outdoor na capital , no site da Infornet e aos quatro cantos do estado, com cartazes, não passou de enganação.Veja que os shows anunciados não ocorreram e a premiação de R$ 16.000,00, vez que  somada  a moto(R$ 6.000,) aos R$ 10.000, prometidos, não passara de R$ 8.000,00, ou seja metade apenas, que fora dividida por 16 participantes finais.NO evento as notícias davam conta de que os patrocinadores já haviam pago toda a despesa da festa e a arrecadação seria para a premiação , mais o 'dono da festa', que é secretário da prefeitura local  enganou a todos .O homem é sabido demais ou está com os salários atrasados e precisava de umzinho para a feira.É fato para noticiar para que outros não se repitam e a vaqueirama não seja penalizada”.

ARTIGO

Aperipê: quem não se comunica se trumbica      Ana Carolina Westrup e Paulo Victor Melo*

O internauta que acessar o site da Fundação Aperipê irá se deparar com uma situação, no mínimo, esquisita. A notícia mais recente na página da FUNDAP é do dia 13 de outubro, há quase um mês, e tem o seguinte título "contagem regressiva para o Sescanção". O Sescanção (Festival Sergipano de Música) aconteceu no dia 25 de outubro e, de lá pra cá, nada de novo no site da nossa Aperipê nem sobre o Festival nem sobre qualquer outra coisa.
Outro fato que chama a atenção é que o site da FUNDAP saiu do ".se.gov.br" e passou para o ".com.br", sem qualquer explicação.
Por si só, estes "problemas de comunicação" da Aperipê com a população preocupam os interessados nos rumos da comunicação pública de Sergipe.
Porém, o buraco é mais em cima. Os problemas no site da FUNDAP são apenas reflexos de um verdadeiro processo de desmonte que atravessa a Aperipê. Eis outros fatos:
Servidores com quase 30 anos de dedicação e empenho à Fundação não possuem um Plano de Cargos e Salários que lhes dê remunerações e condições dignas de trabalho. Estes mesmos servidores, constantemente, reclamam da falta de aperfeiçoamento às novas tecnologias. Uma comissão governamental está elaborando o Plano de Cargos dos servidores estaduais. É preciso que esta comissão escute os trabalhadores e dê agilidade nos trabalhos.
Outro problema grave na Aperipê é o alto numero de cargos comissionados e os contratos irregulares de estágios. Tem estagiário trabalhando sem qualquer coordenação, alguns exercendo um papel similar ao de chefia. E o pior, não há nenhuma sinalização do Governo no sentido de realizar um concurso público que organize, regularize e amplie o quadro de funcionários efetivos da Fundação.

Os telespectadores e ouvintes da TV e Rádios AM e FM, vez ou outra, se deparam com ingerências governamentais na programação, com transmissão de boletins ou ações governamentais em detrimento do conteúdo oficial. Quem não se lembra da transmissão ao vivo da inauguração do estádio Francão em Estância em substituição a um programa jornalístico da TV Brasil?

Quando o assunto é financiamento, percebe-se que a Aperipê vive refém dos recursos do Governo do Estado, via Secretaria de Educação. Este é outro fator grave, pois coloca a FUNDAP num eterno estado de instabilidade financeira a cada mudança de Governo. Em estados como Pernambuco e Rio Grande do Sul, as empresas públicas de comunicação buscam outras formas de arrecadação de recursos para garantir a sua autonomia e sustentabilidade financeira.
Com um Conselho Deliberativo sem participação social e formado por ampla maioria de secretários de estado, a Aperipê caminha na contramão no que diz respeito à administração. O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação, mesmo não sendo o ideal, é prova de que as gestões das empresas públicas de comunicação devem ser democráticas, com ampla participação social nas tomadas de decisões.
É urgente uma mudança de postura da Superintendência da Fundação Aperipê, da Secretaria de Educação (órgão ao qual está vinculado à FUNDAP), e o conjunto do Governo do Estado de Sergipe para fortalecer o caráter público da Fundação. O primeiro passo pode ser promovendo o diálogo com a sociedade sergipana, que tem muito a falar e propor sobre a Aperipê.
Afinal, como já dizia o Velho Guerreiro Chacrinha, "quem não se comunica, se trumbica".
*Ana Carolina Westrup e Paulo Victor Melo são integrantes do Intervozes e do Fórum Sergipano pelo Direito à Comunicação

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Eu nunca serei político. Eu Sou revolucionário porque não há verdadeiro poeta que não seja revolucionário”. Federico Garcia Lorca, poeta e dramaturgo espanhol.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais