MEDIDAS PARA COMBATER O AQUECIMENTO

Você pode não entender muito bem, mas de qualquer jeito quer fazer a sua parte para evitar uma crise no clima global? A seguir encontram-se 10 medidas para cortar suas próprias emissões de carbono, em casa e no trabalho.

 

– Troque as lâmpadas. Use lâmpadas fluorescentes em vez de incandescentes e economize entre 60 e 80 por cento de eletricidade. Essa pequena medida evita o lançamento de 68 kg de dióxido de carbono (CO2) por ano.

 

– Desligue o computador à noite. A “cultura do standby”, de deixar aparelhos como TVs, DVDs e equipamentos de som ligados quando não estão em uso, contribui com i milhão de toneladas de gases-estufa por ano só na Grã-Bretanha.

 

– Calcule suas emissões de carbono. Pegue 10 minutos da próxima vez que estiver on-line e procure “calculadora de carbono” no Google, e some o quanto de carbono emite. Isso lhe dará uma idéia de onde fazer cortes – em casa.

 

– Coma produtos locais. A agricultura é responsável por cerca de um quinto das emissões de gases-estufa no mundo. A escolha de produtos locais e da estação evita emissões de dióxido de carbono no transporte de alimentos pelo mundo.

 

– Reduza seu consumo de carne vermelha. Estudos indicam que a produção de cada quilo de carne vermelha emite gases-estufa equivalentes a 36,4 kg de dióxido de carbono, devido principalmente às emissões de gás metano pelo gado.

 

– Nos países frios, diminuir a potência do sistema de calefação.

 

– Diminua a potência do ar-condicionado e limpe o aparelho, substituindo os filtros sujos. A limpeza dos filtros economiza dinheiro e a emissão de até 160 kg de dióxido de carbono por ano.

 

– Dirija menos, voe menos. As previsões são de que as emissões de aeronaves respondam por 5 por cento das emissões globais até 2050. Pegue e dê carona, caminhe, vá de bicicleta ou use o transporte público sempre que puder.

 

– Plante uma árvore. Uma árvore madura absorve centenas de quilos de CO2 ao ano e o absorve por tempo indefinido nas fibras de madeira. Use uma espécie nativa que promova a biodiversidade.

 

– Recicle, reutilize e reduza o uso de materiais. (Ambientebrasil

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais