Não é inédito o fato de, anteontem, o deputado estadual Valmir Monteiro (PSC) ter fugido de um oficial de Justiça pela garagem da Assembleia. Em abril do ano passado, a então presidente do Legislativo, Angélica Guimarães, também usou a mesma rota de fuga para se esconder de outro oficial de Justiça, escalado para lhe entregar uma notificação. O que chama a atenção nestes dois episódios é o nível de desmoralização a que chegou o Parlamento sergipano, onde boa parte dos deputados é suspeita de se locupletar com as milionárias verbas de subvenção. Alguns têm aparecido mais nas páginas policiais do que nas resenhas políticas. A outrora respeitada Assembleia perde a cada dia o respeito dos sergipanos, inconformados com o suspeitíssimo comportamento de seus representantes. Uma lástima!
Novo demista
O empresário Ricardo Franco (PSC), que a assessoria insiste em chamá-lo equivocadamente de senador suplente, vai se filiar ao DEM. A troca de partidos é uma exigência da executiva demista, que não deseja “perder” uma cadeira no Senado com a anunciada licença da senadora Maria do Carmo Alves (DEM).
Deu as caras
E quem deu as caras, ontem à noite, na televisão foi o eterno candidato a presidente da República, Levy Fidelix. Dono do PRTB, o presidenciável rechonchudo apareceu no horário político do partido se dizendo a solução para a crise e prometendo mundos e fundos à população. Nas eleições presidenciais de 2014, Fidelix obteve 446.878 votos, equivalentes a 043% do eleitorado brasileiro.
Novela malcheirosa
Aracaju assistiu ontem, novos capítulos da fedorenta novela em torno da coleta de lixo domiciliar. Depois que os garis e margaridas cruzaram os braços, a Prefeitura pagou duas parcelas atrasadas da enorme dívida que tem com a Torre. Também ontem, o Tribunal de Contas deu um prazo de 48 horas para a administração do prefeito João Ales Filho (DEM) pagar os R$ 23 milhões devidos à empresa coletora. Por sua vez, a Prefeitura seguiu com a mesma lenga-lenga, de que parte da dívida é de governos passados. E daí?
Acidente
Uma colisão entre um ônibus escolar e um automóvel deixou gravemente ferido o vereador de Socorro, Jairo Joaquim (PPS). O acidente aconteceu hoje cedo no cruzamento das avenidas Barão de Maruim com Gonçalo Prado, em Aracaju. O parlamentar foi socorrido e se encontra no setor de traumas do Hospital de Urgência de Sergipe.
Não convence
Veja o que publica a coluna Expresso, do portal da revista Época:
“A presidente Dilma Rousseff (PT) chamou na quarta-feira, para uma conversa no Palácio do Planalto o líder do PSC na Câmara, André Moura, e o presidente do PSC, Pastor Everaldo. A petista não deve ter sido lá muito convincente, pois nesta quinta, André Moura não só acompanhou o lançamento de um portal pró-impeachment de Dilma como discursou e tudo”.
Novo prefeito
Desde ontem, Nossa Senhora das Dores tem um novo prefeito: é João Marcelo Montarroyos Leite (PSDB). Ele substituiu Fernando Lima (PDT), cassado pela Justiça Federal sob a acusação de improbidade administrativa. A posse do tucano aconteceu durante sessão solene na Câmara de Vereadores. Montarroyos prometeu trabalhar para reduzir a violência no município e já anunciou mudanças no secretariado. O prefeito cassado ainda alimenta esperança de retornar ao cargo.
Educação em debate
O diretor executivo de operações de Ensino à Distância da Estácio, professor Ronaldo Mota, chefa hoje em Aracaju. Vem proferir palestra sobre educação e pesquisa, tendo como tema “Uma breve história do mundo e o Método Científico”. Aberto ao público em geral, o evento acontecerá, a partir das 10h deste sábado, no auditório da Faculdade Estácio de Sergipe, localizada na rua Teixeira de Freitas, 10, bairro Salgado Filho. Prestigie!
Encontro político
O PRB realiza hoje em Aracaju, o seu 10º Encontro Estadual. O evento acontecerá no plenário da Assembleia e será prestigiado pelo presidente nacional do partido, advogado Marcos Pereira. A Executiva sergipana do PRTB informa que o deputado mais bem votado do Brasil, Celso Russomano, também comparecerá ao encontro. A legenda é comandada em Sergipe pelo deputado federal Jony Marcos.
Marcha à ré
Os governos dos petistas Luís Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff desperdiçaram anos de uma relação positiva para o país em termos de mercado exterior. Quem pensa assim é o senador Antônio Carlos Valadares (PSB). Segundo ele, “agora os brasileiros estão tendo que trocar as rodas com o carro andando na marcha à ré”. Homem, vôte!
Recorte de jornal
Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, e 22 de abril de 1938 |
Resumo dos jornais