Mesmo desligados, ainda gastam energia

Você sabia que há alguns aparelhos que mesmo desligados, continuam gastando energia, somente pelo fato de estarem na tomada? Então,o que fazer para evitar esse gasto extra na sua conta de luz, no fim do mês? Vamos mostrar aqui os cinco aparelhos que são campeões em usar energia mesmo desligados. Os valores de watts (W) a seguir são aproximados.

1 – Carregador sem o telefone, 1,2 W por dia – Quem diriga que o carregador gasta energia, mesmo sem estar com o aparelho contectado? Embora ao quantidade seja mínima retire-o imediatamente da tomada assim que carregar o seu telefone e vofcê terá uma pequena economia no final do mês.

2 – Sintonizador de TV digital, 22 W por dia – Mesmo que você tenha desligado o sintonizador pelo controle remoto, ele vai continuar gastando energia. Para economizar, é preciso tirar da tomada. No fim do ano, você pode economizar o equivalente a até 40 reais de energia.

3 – Televisão, 24 W por dia – Simplesmente apertar o botão de desligar não significa que a TV foi totalmente desligada, pois a luzinha do stand-by permanece acesa. Se você quer realmente desligar o aparelho por completo e economizar, poode retirar da tomada e economizar até 50 reais ao ano.

4 – PCs e laptops, 96 W por dia – Mesmo que você tenha desligado o seu computador ou laptop e não os retirou da tomada, eles ainda vão consumir energia. Ao fazer isso você pode economizar até um pouco mais de cem reais ao ano. Aliás, deixar esses aparelhos em stand-by pode multiplicar o valor de W em até 1,5.

5 – Aparelhos com relógios, 108 W por dia – Qualquer aparelho ou eletrodoméstico que tenha relógio digital gasta energia e não é  pouco. Ao desligá-los quando não estão em uso, você pode ter uma economia anual de 120  reais poro ano.

Destino Turístico Inteligente

Como Aracaju pode se tornar um destino turístico inteligente? Esse é o tema principal do Seminário que será realizado nesta quinta-feira, 3 de agosto, a partir das 8h, no Hotel Comfort Inn. A ação está sendo coordenada pelo Sebrae e a Universidade Federal de Sergipe, que trazem profissionais experientes para debater o tema e disseminar novos conhecimentos entre os participantes. O evento é destinado a pequenos empresários do setor de turismo da Capital (bares, restaurantes, foodtrucks, guias de turismo, empresas de evento, agências de viagem, receptivos e emissores, além de meios de hospedagem e locadoras de veículos). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.se.sebrae.com.br. O seminário será aberto com talk show Destino Turístico Inteligente, medido pelo professor doutor da UFS, Dênio Azevedo. Em seguida, o consultor Richard Alves, da Barcelona Media irá apresentar um estudo com pontos fortes, desafios e oportunidades para esse tipo de destino. As atividades seguem para o mundo da inovação , com a consultora Milena Guelman, da Menu For You, que falará sobre o Papel das Startups nos Destinos Turisticos Inteligentes. Depois a professora doutora da UFS, Jennifer Soares, apresenta uma análise sobre a possibilidade de Aracaju se tornar um Destino Turístico Inteligente.  O evento será encerrado com um debate entre Richard Alves, Milena Guelman e Jennifer Soares, com a participação do público, sobre pontos fortes e oportunidades no turismo inteligente. 

Deputado pede que se marque a Audiência

Para o deputado Moritos Matos o dia de reabertura dos trabalhos legislativos foi um dia de cobrança. Ele cobrou marcação de uma audiência  pública, pedida por ele em 10 de maio deste ano, com a presença da Promotora de Justiça Euza Missano, do Núcleo de Defesa do Consumidor e que até agora não saiu. Está marcada para 28 de setembro, “mas não enviamos os convites ainda porque essa Casa não decidiu se essa data será reservada para esta Audiiência”

         …e para encerrar…        

Anuário – Os autores do Anuário Sócioecônomico de Sergipe – os professores Luiz Rogério de Camargo, Rodrigo Melo Gois e Wagner Nóbrega – vão ser ouvidos pela Assembleia Legislativa. Convite neste sentido está sendo feito pela deputada Maria Mendonça. Deveria ter sido aprovado na 3ª feira mas foi retirado de pauta. Também da mesma deputada foi feito convite ao médico Almir Santana para expor no Legislativo Estadual, em data a ser combinada, sobre o crescente número de casos de pessoas coom HIV/AIDS, Sífiles e Hepatites B e C em nosso Estado.

Perda – O mundo do cinema ainda lamenta a morte da atriz francesa Jeanne Moreau, um ícone da arte cinematográfica francesa. Ela chegou a filmar no Brasil, com Cacá Diegues, o sucesso “Joana a Francesa”. Tinha 84 anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais