Mesmo proibida, greve deve sair

Apesar da tutela antecipada considerando ilegal a greve dos servidores da Justiça sergipana, estes prometem paralisar as atividades amanhã e quarta-feira. Para mostrar que a decisão judicial não vai abortar o movimento paredista, o Sindicato da categoria (Sindiserj) está veiculando comunicado nas televisões conclamando os associados a cruzarem os braços. Entre as reivindicações dos servidores está a proposta de reajuste salarial de 26%. Os entendimentos entre os futuros grevistas e a Presidencia do Tribunal de Justiça ficaram estremecidos depois que a Assembléia Legislativa aprovou a criação de cargos em comissão para aquele Poder. Segundo o Sindiserj, se há recursos para pagar CCs, deve haver para reajustar os salários dos servidores efetivos. Caso a greve ocorra mesmo, esta será a primeira vez que a Justiça de Sergipe será paralisada.

 

Zuleido novamente

 

A Polícia Federal captou diálogos do empreiteiro Zuleido Veras fazendo referências ao presidente do Senado, José Sarney, no negócio de liberação de verbas para o aeroporto de Macapá. É o que revela reportagem da Folha de São Paulo. Conhecido dos sergipanos, Zuleido é o dono da construtora Gautama e foi o principal alvo da Operação Navalha, deflagrada em abril de 2007 para investigar fraudes em licitações de obras públicas. Assim como complicou a vida do conselheiro do Tribunal de Contas, Flávio Conceição, Zuleido agora pode agravar a situação já crítica de Sarney.

 

Tempo de recadastrar

 

A Polícia Federal apresenta nesta segunda-feira a nova campanha de recadastramento de armas de fogo. Os proprietários de “trabucos” comprados legalmente têm até 31 de dezembro para renovar ou registrar o armamento. Quem não fizer o recadastramento estará incorrendo em crime de porte ilegal de armas, podendo ser processado e, se condenado, preso de um e três anos. Quem possui arma ainda não registrada deverá apresentar o original e a cópia autenticada da nota fiscal de compra do armamento ou documento que comprove a sua origem.

 

Grupo de risco

 

As grávidas têm três vezes mais chances de desenvolver complicações decorrentes da gripe suína do que a população em geral. A estatística é da Organização Mundial de Saúde (OMS), que chegou a este índice ao recolher informações sobre gestantes contaminadas em vários países. Os médicos entendem que as gestantes devem usar máscaras se estiverem em locais com muita aglomeração. Uma das hipóteses desta maior suscetibilidade das grávidas é o fato de elas produzirem, durante a gravidez, maiores quantidades do hormônio estrogênio, que reduz a imunidade.

 

Aluguel menor

 

Com a queda do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), que reajusta o valor do aluguel, dos financiamentos imobiliários e dos consórcios, chegou a hora dos consumidores negociarem os contratos. Quem possui contratos mensais corrigidos por esse índice tem direito de pagar mais barato no período em que houve deflação. Apesar de os reajustes serem feitos ao final do contrato, nada impede que o consumidor negocie antes.

 

Sergipe é líder

 

A torcida do Clube Sportivo Sergipe ainda festeja a vitória sobre o Santa Cruz, em jogo disputado sábado passado, na casa do time pernambucano. Com o resultado positivo (2 x 1), o Sergipe lidera o grupo 4 da série D. A coluna é Confiança desde criancinha, mas não pode deixar de parabenizar a garra da equipe vermelhinha, que não se intimidou com os mais de 40 mil torcedores do Santa Cruz, que lotaram o Arrudão. Tá bom assim, “Barriga”?

 

Exportando menos

 

No primeiro semestre deste ano, as exportações em Sergipe tiveram uma queda de 51,9% em comparação com o mesmo período de 2008. A responsável por essa queda foi a crise financeira que afetou toda a economia mundial. Este e outros assuntos, particularmente o estímulo às exportações, serão debatidos na próxima quarta-feira, durante o II Sergipe Export promovido pela Comissão de Comércio Exterior de Sergipe, através da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, e apoiado pelo Governo do Estado.

 

O sucesso dos chás

Nem o presidente Lula resistiu aos chás orgânicos da Namastê, produzidos na Fazenda Mãe Terra, em Santana do São Francisco (SE). Ao passar pelo stand da empresa sergipana montado BioBrazil Fair 2009, em São Paulo, Lula perguntou: “Esses chás funcionam mesmo?” e emendou em seguida: “Estou levando todos”. O presidente comprou os sachês do sono, digestão, carqueja, hortelã e erva cidreira. Somente a rede Pão-de-Açúcar compra por mês mais de R$ 10 mil em chás à Orgânica Mix, distribuidora do produto sergipano em São Paulo.

D
ia dos País

O otimismo dos comerciantes para o Dia dos Pais deste ano não é tão grande, comparando-se com anos anteriores. Pesquisa da Serasa revela que 41% dos empresários esperam aumento do faturamento na data. O índice é o menor desde 2007, quando 48% esperavam a evolução do faturamento. Segundo o estudo, outros 41% dos empresários esperam estabilidade na data, índice maior que os 40% do ano passado. A perspectiva de queda nas vendas é apontada por 18% dos executivos entrevistados. Em 2008, 9% acreditavam no recuo do faturamento.

 

“Pelados” na GMagazine

Os dançarinos da Banda Calcinha Preta ilustram a capa da próxima GMagazine, revista voltada para o público feminino e gay. Os rapazes aparecem vestidos de agentes de trânsito numa homenagem ao personagem Abel, da novela global “Caminho das Índias”. A banda sergipana, que já está estourada com o sucesso “Você não vale nada, mais eu gosto de você”, vive agora a expectativa da chegada da revista às bancas de todo o país em agosto próximo. Dos quatro dançarinos, apenas Júnior não aceitou pousar “pelado” para a publicação.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais