Mesquinharia é doença do espírito – Araripe Coutinho

 

 

A mesquinharia não afeta só ricos, está muito perto dos pobres, dos sem nada e até dos miseráveis. É uma doença do espírito. O sujeito que é seguro, não faz nada por ninguém, mão fechada, sovina, acredita que a matéria é eterna, coloca-a como a de primeiro valor na sua vida e não consegue desprender-se dela, acumulando tudo aquilo como um valor único. Não é só o dinheiro, o bem, a decisão que faz com que as pessoas exerçam a avareza, irmã da mesquinharia. O poder político, jurídico, médico, emocional, religioso não são diferentes.

Há homens muito ricos que são avarentos, porque mesquinhos. Há homens inteligentes que são também mesquinhos, não querem passar o que sabem, há os cientistas mesquinhos, os médicos, os políticos. A mesquinharia é uma deficiência do caráter. Impede que o outro cresça, se rejubile com a generosidade oferecida e se assuste com o grau de mesquinharia apresentado. A mesquinharia é um câncer diagnosticado ao primeiro contato. Ele não está. Viajou. Este mês não dá para te ajudar. Os aluguéis dos imóveis não foram pagos. Estou com minha mãe no hospital. Meus cartões estouraram todos. O mesquinho sempre tem uma desculpa esfarrapada para te dar. É incapaz de um ato grandioso. Chega a ser deselegante, sem estilo, sem classe. Vai a um restaurante e não paga a conta, mesmo sendo infinitamente mais rico que você. O mesquinho sempre lhe presenteia com artigos de quinta categoria. Nunca te convida para um lugar de nível. Convida você para almoçar e serve galinha(nada contra as penosas!) É sempre um pobre coitado! O mesquinho vai ao campo de futebol com você e compra só o ingresso dele, divide o táxi e até o sanduíche. O mesquinho é um doente do espírito. Não tem grandezas, gestos nobres, é pequeno sempre.

O mesquinho dorme com você toda noite. Pode ser seu marido, sua esposa, sua mãe, seu melhor amigo. Só você sabe realmente que ele é um mesquinho. O mesquinho te ama como amigo, mas não peça nunca nada a ele. E empresário mesquinho! É uma lástima. Você quer tirar dez reais do bolso para dar a ele. Os alunos da universidade estão sempre inadimplentes. A mulher fez uma lipo sem ele saber e o filho está estudando na Inglaterra.

A mesquinharia é o que é a pessoa. Um ser mesquinho mata, mente, finge que ama. É uma desgraça. Um verme de pessoa. Um vaso de dinheiro. Um sepulcro caiado. Oco por dentro e por fora.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais