Montevidéu – Mercado del Puerto

O Mercado del Puerto é onde se encontra a mais autêntica expressão do dia-a-dia e da alma

Cafés e chafarriz na área externa. Arquitetura chama atenção
uruguaia. De estação ferroviária e mercado de pescados a um dos principais  pontos turísticos de Montevidéu, o mercado é uma uníssona reunião de cheiros, cores e sabores, numa miscelânea de arte, gastronomia e arquitetura.

Tão logo o visitante chega a sua redondeza, percebe-se que o Mercado del Puerto está localizado em um ponto estratégico da capital, mais precisamente na Ciudad Vieja (Cidade Velha – esquina de Pérez Castellanos e Piedras), onde estão cafés, bares, restaurantes, hotéis, principais monumentos e prédios históricos, podendo chegar até ele em um passeio agradável à pé.

Construído entre 1865 e 1869 para ser uma estação ferroviária, o estilo inglês da era vitoriana desenha um ar europeu. Há uma fonte e alguns cafés na área da calçada, típico costume europeu. As portas de ferro retorcido e a arquitetura chamam

Parrilhada e médio y médio no almoço
atenção ainda fora, porém, é na parte interna que o turista encontrar-se-á com a tradição uruguaia.

Um relógio sonolento, ao centro, dá as boas-vindas e logo avisa que a pressa ali não tem vez. Artigos de couro e de osso, brinquedos de madeira, tapetes, luminárias e pequenas lembranças do Uruguai confirmam que o artesanato uruguaio realmente tem um “que” de refinamento. A comprovação está ali nas lojas do mercado, mas se não quer fazer compras, um bom prato a base de carne espera-lhe.

Dezenas de pequenos restaurantes, cujas vitrines são grandes grelhas cheias de carnes assadas à lenha, servem desde a tradicional parrillada (assados) até pescados. Essas grelhas é uma verdadeira engenhoca que enche os olhos dos turistas por manter lenha em baixo delas e as carnes

Carnes expostas nas grelhas. Verdadeiras vitrines.
expostas, assando em fogo lento. O corte de carne assado é acompanhado do tradicional médio y médio (bebida doce à base de vinho branco).

O chivitos também pode ser encontrado por lá. Qualquer restaurante ou bar oferece este tipo de sanduíche composto principalmente por filé mignon, alface, tomate, ovo frito, presunto e queijo e batata frita. Eles podem variar dependendo do tipo. Claro que, sempre com mais ingredientes. Por conseguinte, é sempre bom lembrar que o Uruguai possui um bom rebanho bovino e caprino, fato convidativo para experimentar uma boa carne assada na lenha.

Olhe os detalhes do mercado: os ventiladores antigos dos bares, a estrutura de ferro, o relógio que funciona à base de corda, a alegria dos visitantes, as grelhas cheias de carnes, as lojas de antiguidades. Há cheiros e cores diversos numa miscelânea cultural sem igual.

No mais, procurar o mercado central da cidade a ser visitada é uma boa pedida. O Mercado del Puerto lhe convida para uma boa viagem a essência uruguaia.

 

Dicas de viagem

O mercado só funciona para o almoço, pois fecha depois das 18 horas.

Não deixe de comer o bife de lomo, parecido com o filé mignon brasileiro.

O pancho é uma salsicha com muito sabor que costuma ser servida sozinha, com bacon, com mussarela ou ambos. O custo é baixo e pode servir como refeição.

As cervejas Patrícia é a preferida pelos mais exigentes bebedores. O sabor é mais amargo que as cervejas brasileiras, por ser mais encorpada, porém bastante agradável.

O vinho da uva tannat é hoje a maior preciosidade uruguaia. Além de ser um vinho de primeira qualidade é também recomendado pelos cardiologistas como remédio para baixar o colesterol devido ao alto teor de antioxidantes. Atualmente há um verdadeiro frenesi mundial por esse vinho.

Fotos: Silvio Oliveira

Registros

 

 

 

 

 

 

 

 

Na Bagagem

ü       O Guia Sergipe Trade Tour será lançado no dia 31 de agosto, às 19h30, no Palácio – Museu Olímpio Campos, em Aracaju (SE). Produzido pela S&Z Comunicação e com distribuição nacional pela Distribuidora Abril, a publicação estará nas bancas e nos principais estabelecimentos e pontos turísticos do país a partir do dia dois de setembro.

ü       A empresa aérea Azul passou a voar em Aracaju. Os voos partem de Aracaju com destino a Maceió ou São Paulo em dois horários: um pela manhã e outro pela tarde. Consulte sua agência ou o guinche da empresa no aeroporto de Aracaju.

ü       A Agência Nacional de Aviação Civil está liberando o uso de telefones celulares em alguns aviões Airbus da companhia aérea TAM, que passaram por testes demonstrando não causar interferência nos equipamentos. Segundo a Anac, a tecnologia capaz de validar o uso dos celulares é nova e a TAM, junto com a Airbus, foi a única empresa que requisitou a liberação dos aparelhos em voos.

ü       A Secretaria de Turismo de Natal lançará dois boxs de turismo móvel. As vans plotadas distribuirão panfletos, mapas e darão informações em pontos estratégicos da capital potiguar.

ü       De acordo com a consultoria Brain e Company o mercado de turismo de luxo que compõe os países do Brinc (Brasil, Rússia, Índia e China) deverá crescer em média 25% nos próximos cinco anos. Os quatros destinos turísticos mais exclusivos e apontados como os principais neste segmento são: Fernando de Noronha (PE), Angra dos Reis e Paraty (RJ) e Florianópolis (SC). São lembrados como turismo urbano de luxo as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) e de natureza: Amazônia, Cataratas do Iguaçu, Chapada Diamantina e Lençóis Maranhenses.

 

Passaporte

Paris em dia de nevasca

Que tal um passeio de guarda chuva pelas pontes parisienses? Passear pelos boulevares e

Les Invalides em dia de nevasca. O brilho da cúpula do Museu das Armas
percorrer as margens do Sena com uma vista de dar inveja é bem convidativo.

Faça chuva, sol ou neve, Paris revela-se sempre uma boa opção de viagem. Nos Invalides ou no Champ de Mars, no Quartier Latin ou na Champs Elysées e na Opera a cidade é uma atração mesmo no frio europeu.

Em algumas horas do dia, os termômetros podem chegar abaixo de zero, porém, não é por isso que a cidade deixa de ser uma atração. Um bom casaco, gorros e luvas ajudam bastante, mas não se esqueça da máquina fotográfica. Paris é diversão em qualquer época do ano.

Fotos: Silvio Oliveira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais