Morre Prefeito Orlandinho Andrade

Os jornais do final de semana, através de charges e artigos opinativos, mostraram que o Conselheiro Ulices Andrade passa por um terrível inferno astral. No Tribunal de Contas sofre uma dolorosa perseguição porque tem gente por lá que não quer vê-lo presidente do órgão de contas, ao final deste ano. Agora, uma promotora de Gararu deu entrada numa ação cível pedindo a sua cassação no TCE por ter participado, há mais ou menos um ano, de uma solenidade promovida pelo Governo do Estado, na qual inclusive discursou. Teria sido um ato político, do qual os Conselheiros do TCE não podem participar de forma nenhuma.  Além disso, uma camioneta da Secretaria de Educação teria sido flagrada transportando pedras mármores para a sua residência em Nossa Sra. de Lourdes. No primeiro caso, as provas são meros filetes, no segundo há fotos do veículo estacionado a porta de sua casa onde as pedras foram entregues.

Para completar esse verdadeiro inferno astral, ao amanhecer do domingo, 5/3, ele perdeu o seu irmão, Orlandinho Andrade, que amanhã, 7/3, estaria fazendo 58 anos de idade. Ele vem a ser o Prefeito de Canindé do São Francisco, município ao qual comandava pela terceira vez, sempre eleito por uma boa margem de votos. Desta última vez foram mais de 70% dos votos que o consagraram nas urnas. Ele foi vítima de pneumonia – mas sofria também de câncer de garganta – , a qual não deu o devido tratamento para não abandonar a gestão da municipalidade local. Mas, ele não resistiu ao agravamento do quadro e veio a óbito. A sua saúde já vinha frágil, com perdas constantes de peso, que chamavam a atenção dos amigos e dos munícipes. Ele foi eleito pela primeira vez em 2004, repetindo a dose em 2008. Nas eleições do ano passado, obteve 71,19% dos votos válidos. O corpo de Orlandinho foi velado até as 14h30 de domingo, no Velatório OSAF, e depois levado para o município de Canindé, onde será sepultado na manhã de hoje. Na Prefeitura, assume o vice-0prefeito, Ednaldo Vieira Barros, o Ednaldo da Farmácia. Orlandinho deixa o sobrinho, Jefferson Andrade, com cadeira na Assembleia Legislativa. O Governador Jackson Barreto lamentou a morte do prefeito de Canindé do São Francisco: “Quero externar os meus sentimentos de pesar a todos os seus familiares, amigos e ao povo de Canindé”. A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) divulgou também nota de pesar, lamentando a perda. “Orlandinho sempre deixou sua marca de companheirismo e alegria por onde passou”, diz a nota.

CUT debate reforma da Previdência

Reforma da Previdência é o tema da 13ª Jornada Nacional de Debates, promovida pelo DIEESE junto a Central Única dos Trabalhadores. O Ciclo de Debates foi lançado nacionalmente a semana passada, no Sindicato dos Químicos de São Paulo. Em Sergipe, o evento sobre a PEC 287 vai acontecer esta semana, no dia 9 , as 8h30, no auditório Manoel Dionísio, sede da CUT, em Aracaju, localizada na rua Porto da Folha, 1039, bairro Cirurgia. Economista e técnico do DIEESE, Luis Moura vai tratar amiúde deste tema relevante para todos os trabalhadores brasileiros. O debate será aberto para todos os interessados. É necessário confirmar presença até o dia 8 de março pelo telefone 3214-4912 ou pelo e-mail relacionamento@dieese.org.br. Entre os dias 7 e 14 de março, o DIEESE e as centrais sindicais estarão realizando fóruns de discussão em todos os Estados do Brasil para expor os argumentos que sustentam a proposta do governo federal de Reforma da Previdência.

Produção de petróleo bate recorde

A produção de petróleo no pré-sal bateu novo recorde em janeiro último e chegou a 1.276 milhão de barris por dia. O valor corresponde a 47% do total produzido no país, ou 2.687 milhões de barris por dia. Segundo a ANP (Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustiveis), o volume representa uma queda de 1,6% ante o mês anterior, provocada por parada para manutenção  na plataforma P-40, da Petrobras. Sobre janeiro de 2016, houve aumento de 14,2%. Somando o gás, a produção nacional foi de 3.378 milhões de barris de óleo equivalente por dia. O pré-sal contribuiu com 1,587 milhão de barris de óleo equivalente – também 47% do total. Os campos do pós-sala produziram 1.790 milhão de barris de óleo equivalente por dia, completando o oitavo mês seguido de queda. É o pior valor desde abril de 2016. Os dados divulgados pela ANP, mostram que, com o aumento do pré-sal, aumenta também a fatia de empresas estrangeiras, na produção nacional.

André, líder do governo, causa repulsa

Corre no Senado Federal um movimento de resistência ao nome do deputado André Moura para líder do governo no Congresso Nacional. Os Senadores acham que o escolhido deveria ser um Senador e não um deputado federal. Este cargo não existe ainda, é apenas simbólico. Para funcionar, ele precisará ser estruturado, tarefa que caberá a André, escolhido pelo presidente Temer para compensá-lo da perda da liderança na Câmara dos Deputados. Se o Presidente Temer resistir à pressão dos Senadores, o seu nome deve ser anunciado entre terça e quarta-feira desta semana.

AL ouve amanhã Secretário da Saúde

Ex-Prefeito da Capital e ex-Senador que não teve condições de ir para a reeleição, o Sr. José Almeida Lima é atualmente o Secretário de Saúde do Estado – amanhã, ele tem programado em sua agenda, uma palestra sobre a situação da Saúde do Estado, cargo que assumiu há poucos dias. Será uma espécie de audiência pública, sem que seja dada chance aos populares de lhe fazerem perguntas. O certo é que Almeida Lima está na berlinda, por conta de sua movimentação com vistas a reduzir o poderio, a força da Fundação Hospitalar de Sergipe. Ele é de opinião que a Fundação gasta muito para obter pífios resultados, além das inúmeras crises que sempre se envolve. Amanhã, ele promete esclarecer tudo a respeito da FHS.

Pressão para tornar Lula candidato

Se a pressão que vem sofrendo do seu próprio partido, o PT, funcionar, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva – que se encontra esta semana com o Juiz Sérgio Moro, o homem da Operação Lava Jato, para um depoimento num dos cinco processos que responde – deve anunciar ainda esta semana que é, mesmo, candidato a Presidente nas eleições de 2018. Os correligionários do PT são de opinião que esta é a melhor forma de freiar ímpetos de juízes, com vistas a levá-lo preso, como meio de inviabilizar sua candidatura.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais