Morte na garupa

Diariamente, motoqueiros acidentados chegam ao pronto socorro do Hospital de Urgência, em Aracaju. De janeiro a outubro passado, aquela unidade de saúde atendeu mais seis mil vítimas das milhares de motos que infestam Aracaju. Segundo a Companhia de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar, ocorreram no período 562 acidentes envolvendo motos. Pior é que esse número tem aumentado na mesma velocidade em que cresce a venda de motocicletas. Pelo seu preço, facilidades de pagamento e por consumir menos combustível do que os carros, a "motoca" virou uma praga, tendo, inclusive, substituído o cavalo e o jumento na zona rural. O grave é que esse veículo de duas rodas é, quase sempre, conduzido por jovens afoitos sem qualquer experiência no trânsito. Por isso mesmo, eles ignoram o perigo de dirigir após beber exageradamente. Não sabem, coitados, que ao agirem assim estão transportando a morte na garupa. Já era hora de os órgãos de trânsito iniciarem uma campanha sobre o quanto a moto é perigosa, principalmente em poder de inexperientes motoqueiros. Além de salvar vidas, a ação conscientizadora  reduziria as enormes despesas causadas ao Estado por esse tipo de acidente.

Corte na carne

Aguarda-se para amanhã o anúncio das medidas a serem adotadas pelo governo visando reduzir as despesas com o custeio da máquina estadual. Durante entrevista coletiva, o governador Jackson Barreto (PMDB) deve anunciar fusões de secretarias, extinção da incorporação de gratificações e exoneração de grande número de comissionados. A ideia do peemedebista é economizar cerca de R$ 30 milhões mensais. Vamos aguardar!

Vavá fica

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) foi reconduzido ontem à coordenação da bancada federal de Sergipe. Durante a reunião ocorrida em Brasília, foram aprovadas as sugestões de emendas apresentadas pelo governo sergipano ao Orçamento Geral da União de 2015. Entre elas estão as prevêm as construções do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Aracaju e da ponte sobre o Rio São Francisco, ambas no valor total de R$ 250 milhões.

Outras emendas

Os parlamentares federais também acataram as emendas da Universidade Federal de Sergipe, visando a construção do hospital odontológico, e do Ministério Público Federal, para levar a Procuradoria da República à Estância e Lagarto. Também foram aceitas emendas prevendo recursos para a ligação das avenidas Augusto Franco e Gasoduto, reforma e ampliação do Ginásio Constâncio Vieira, segunda etapa do sistema viário do entorno do Aeroporto Santa Maria e construção da ponte ligando a avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio.

Para enfermeiros

Pesquisa desenvolvida pelo acadêmico Felipe Johnnata Fidelis para o Trabalho de Conclusão de Curso na Faculdade Estácio Fase resultou na criação de um aplicativo que permite o desenvolvimento do Processo de Enfermagem com a utilização de um aparelho celular ou tablet. O objetivo é facilitar significativamente a relação entre aluno, professor, enfermeiro, pacientes e familiares. A ferramenta já foi patenteada e deve começar a ser comercializada em breve. Legal!

Miolo mole

Depois de a vereadora Lucimara Passos (PCdoB) desfraldar a própria calcinha branca na tribuna da Câmara de Aracaju, ontem foi a vez de o pepista Agamenon Sobral exibir um tubo de bom ar para, segundo disse, desinfetar o plenário. Sentado nas galerias, um gaiato insinuou que o polêmico vereador usa o odorizador para combater o cc das axilas: “Na falta, ele se higieniza até com Detefon. É por isso que está ficando com os miolos moles”. Pode, uma coisa dessa?

Contas disponíveis

Todas as informações referentes às prestações de contas dos candidatos e partidos que disputaram as últimas eleições já podem ser consultadas na página do Tribunal Superior Eleitoral. Os dados estão no Repositório de Dados, onde é possível verificar, por exemplo, os maiores doadores, o setor da economia em que atuam os doadores e fornecedores, os valores das despesas e receitas, a forma da doação dos recursos e as informações dos doadores originários.

Bem na fita

O secretário Saumíneo Nascimento, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, foi indicado para compor o conselho consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, a designação é para atuar como titular do setor produtivo. A Finep é uma empresa pública com finalidade de apoiar estudos, projetos e programas de interesse para o desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico do Brasil. Boa sorte, amigo!

Fumo proibido

Entra em vigor na próxima quarta-feira, a Lei Federal Antifumo que proíbe fumar em locais fechados, públicos e privados. Pouco mais de 11% dos brasileiros são fumantes. Com a vigência da Lei 12.546, se os estabelecimentos comerciais desrespeitarem a norma, podem ser multados e até perder a licença de funcionamento. A lei também extingue os fumódromos e acaba com a possibilidade de propaganda comercial de cigarros. Não podia haver notícia melhor nesta quinta-feira, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Boca de siri

E os vereadores de Aracaju não falaram nadica de nada sobre a decisão da Justiça de proibir a construção na capital de edifício com mais de 12 andares. Até parece que o problema não diz respeito a eles. Diz sim! A proibição ocorreu justamente porque, para agradar aos inquilinos da Prefeitura e as construtoras, os vereadores aprovaram projetos afrontando a Constituição Federal e a própria Lei Orgânica de Aracaju.

DVD ao vivo

E o afamado forrozeiro Erivaldo de Carira vai gravar seu primeiro DVD ao vivo no próximo domingo. Será no show que fará na Festa do Vaqueiro de Carira, um dos maiores eventos da região. Além dele, já confirmaram presença na festa os cantores Luan e Forró Estilizado, Mano Walter, Luciano Costa, e as bandas Alma Gêmea e Rojão Diferente. Participe!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã em 27 de janeiro de 1916

Resumo dos Jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais