Motos: A Omissão que Mata

O blog publica hoje artigo de Sydnei Ulisses, instrutor de trânsito, sobre o trânsito em Aracaju, especificamente as motocicletas e ciclomotores:

26 motociclistas perderam a vida no trânsito de Aracaju no primeiro semestre de 2011, número que se aproxima do total de mortes em motocicletas de 2010, 32 vitimas. Mantida a progressão teremos próximo de 60 vidas ceifadas este ano em decorrência da omissão generalizada que contagia os sergipanos.

O poder público, a revelia da razão e do que determina a legislação, permite o trânsito descontrolado de ciclomotores e atende a “lógica” do temor de não alcançar os melhores resultados eleitorais no ano que vem.  Vejo com estranheza que as últimas decisões sobre ciclomotores e “pardais” atendam especialmente as criticas de opositores.

Até em supermercados a venda indiscriminada dos veículos que deveriam ter sua velocidade limitada a 50 km/h (ciclomotores), continua sendo apresentada como vantajosa a população. Implícito está a vantagem de não ser necessário o emplacamento, logo, livre de fiscalização.

A presença de jovens, muitos flagrantemente adolescentes e certamente com a conivência de seus responsáveis, continua marcando as avenidas da cidade. É notória a falta de capacetes, luzes, espelhos, enfim, são jovens treinados pelos pais a serem infratores já antes de serem responsáveis pelo que fazem.

Penso que a educação para o trânsito deve ocupar todos os espaços de convivência social: escolas, igrejas, famílias, centro comunitários e, sobretudo os centros de formação de condutores. Campanha educativa se faz usando mídias próprias, tv, rádio, panfleto e até abordagem feita diretamente nas vias. Mas, acredito que blitz feita por agentes de trânsito, municipais ou estaduais, não pode resultar em orientação sem punição sob pena de colocá-los em descrédito. Identificar o infrator e não punir é prevaricar.

Enquanto as autoridades não se posicionarem com firmeza no combate aos infratores. Enquanto a iniciativa privada limitar a sua preocupação ao faturamento e as famílias continuarem mostrando a incapacidade de estabelecer limites e conter os ímpetos dos adolescentes. Enquanto educação para o trânsito tiver foco nos veículos que estão nas vias ao invés de priorizar os agrupamentos sociais, continuaremos matando por omissão e interrompendo vidas quase sempre jovens. (sydneiulisses@gmail.com)

Transporte em Aracaju
Durante toda a semana o programa Liberdade Sem Censura, comandado por George Magalhães, fez diversos debates sobre o transporte em Aracaju em todas as áreas, desde os ônibus, passando pelos táxis lotação e o número de clandestinos que cresceu muito por conta de um maior rigor da SMTT.  Somente com a participação da sociedade é que o transporte público pode avançar em Aracaju e, consequentemente, melhorar a mobilidade urbana.

Ônibus licenciados em Sergipe
O blog recebeu a informação que a SMTT vai dar um prazo para que todos os ônibus que circulam em Aracaju, no Sistema Integrado de Transportes, sejam licenciados em Sergipe, para que gerem impostos para o Estado. Alguns ônibus têm placas de outros Estados.

Governadora em exercício vai a Propriá
A governadora do Estado em exercício, deputada Angélica Guimarães, já confirmou presença no ato em que o prefeito de Propriá, Paulo Britto, irá transferir oficialmente o cargo para o vice-prefeito, José Américo Lima. A solenidade está marcada para a próxima segunda-feira, 1º, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores. Na mesma noite, Britto tomará posse como secretário municipal de Planejamento.

Eleições Aracaju
O Diretório Municipal do PSB em Aracaju, se reuniu na última quinta-feira. Na pauta o fortalecimento da chapa proporcional para disputar a Câmara de Aracaju no próximo ano. Atualmente o partido tem os vereadores Danilo Segundo e Bertulino Menezes, este último, presidente do Diretório de Aracaju e  ocupando a vaga de Elber Filho, hoje secretário estadual de Turismo. Após o prazo final de filiação, em outubro, o partido iniciará uma série de seminários e fóruns para preparar os candidatos para a disputa não só em Aracaju, mas em todo o Estado.

Cinco vereadores
O partido tem a tradição de eleger dois vereadores, mas na próxima legislatura as cadeiras da Câmara devem passar para 23 ou 25 e com a candidatura própria a prefeitura de Aracaju a expectativa das lideranças do partido em Sergipe é que a sigla possa eleger cinco vereadores.

Posse de Angélica
O presidente do PR em Sergipe, deputado federal Laércio Oliveira, afirmou que a posse de Angélica Guimarães, presidente da Assembleia Legislativa, como governadora interina de Sergipe é mais uma das provas da união do grupo que forma a base aliada do governador Marcelo Déda, contrariando as especulações sobre desunião no bloco formado pelos partidos e os liderados pelo senador Eduardo Amorim.

Confiança depositada
De acordo com Laércio, este é um momento importante que mostra a solidez do grupo em torno do governador e que quebra os argumentos plantados de que haveria problemas no convívio do grupo de Eduardo Amorim."A posse da deputada Angélica Guimarães é um momento importante pela confiança que está sendo depositada nela. Esse acontecimento chega para desmistificar as conversas que o grupo está desestruturado. Não é momento de reconciliação, é de confirmação da união de um grupo que tem divergências de ordem política, mas em comum pensa o melhor para Sergipe e seu povo", disse Laércio.

Mobilidade no Plano Diretor
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros está na expectativa de receber o convite da Câmara Municipal de Aracaju para debater questões voltadas para mobilidade urbana no Plano Diretor. Atualmente, o tráfego do transporte coletivo na capital sergipana é prejudicado com atrasos constantes devido à falta de estrutura no trânsito.

Atraso
A Viação Progresso que atua na Grande Aracaju, por exemplo, segundo o setor de monitoração GPS da empresa, tem cerca de 70% da sua frota afetada pelos atrasos por congestionamentos no trânsito, e parte desses veículos são comprometidos ao ponto de nem conseguirem realizar a viagem. "Aracaju não foi preparada para comportar o fluxo de veículos que hoje tem, e não dispõe de meios para priorizar o transporte coletivo, que atende a maior parte da população. Destacar a mobilidade na revisão do Plano Diretor será a oportunidade de combater um caos futuro no trânsito", frisou o presidente do Setransp, Adierson Monteiro.

Estudo
Para uma melhor instrução sobre mobilidade, o Setransp providenciou um estudo, realizado pelo engenheiro especialista em transporte, Antônio Marchezetti, que esquematizou medidas para serem aplicadas em possível Plano de Mobilidade para Aracaju semelhante ao que foi aplicado em Curitiba.

Coletivo
"Queremos apresentar aos vereadores, que vão votar a revisão do Plano Diretor, as diretrizes para um planejamento do trânsito, especialmente pensando no transporte coletivo. Porque se o projeto do Plano Diretor, que dará o norte estruturante para a capital para os próximos anos, for votado do jeito que está, sem pontos que destaquem melhoria para no trânsito, em breve trafegar em Aracaju será muito mais complicado do que é hoje", disse Adierson Monteiro, lembrando ainda que está buscando a participação do engenheiro Marchezetti também no debate na Câmara.

PMA reafirma lisura dos convênios
A Prefeitura Municipal de Aracaju reafirma a lisura dos convênios firmados com a Sociedade Eunice Weaver, que possibilitaram a prestação de importantes serviços à população aracajuana. "Os convênios foram feitos dentro de um processo de transparência e decência, sem envolvimento ou cunho político, com o objetivo maior de atender as famílias em situação de vulnerabilidade", garante o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.

Atestado
Ele lembra que todo o procedimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na ação que ali tramita atesta a lisura da Prefeitura de Aracaju nos referidos convênios. Bosco também salienta que o relatório do TCE não diz que os serviços conveniados não foram executados, nem atesta que foram feitos pagamentos a pessoas que não trabalharam.

Objetivo foi cumprido
O secretário nega também que tenha havido enriquecimento por parte de alguém. Bosco Rolemberg acredita que há apenas um entendimento diferente do TCE em alguns pontos. No entanto, reafirma que o objeto dos convênios, que foi a prestação de serviços à população, foi cumprido."Os serviços conveniados foram executados dentro das metas estabelecidas", assegura o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, lamentando o fato de algumas pessoas estarem utilizando essa situação de cunho e apreciação meramente técnica para tentar se promover politicamente.

Poços beneficiam dezenas de famílias
A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro) dá continuidade ao trabalho de perfuração de poços em todo o Estado. Desta vez a cidade de Simão Dias foi contemplada com a perfuração de dois poços artesianos para levar água com mais qualidade e em maior quantidade aos povoados Areal e Ilhotas, onde vivem cerca de 200 famílias.

Trabalho da Cohidro
A iniciativa foi fundamental para a instalação de uma fábrica de doces na região. A previsão é que, até o fim do ano, cinco novos poços sejam perfurados na cidade.Com as últimas ações em Simão Dias, o município já contabiliza 158 poços perfurados pela Cohidro. Segundo o geólogo e coordenador de perfuração de poços da companhia, José Albuquerque Cunha, o trabalho de perfuração continuará no Estado.

PGE atinge a marca de 2.000 documentos on-line
A Procuradoria-Geral do Estado atingIU, na última sexta-feira, 29, a marca de 2.000 documentos on-line. Esta é a execução de uma das linhas de atuação do Projeto Informação-a-Mão, que objetiva o desenvolvimento da cultura organizacional na vertente registro, catalogação, guarda e disponibilização de acesso à produção intelectual realizada pela PGE. O Centro de Estudos – CEJUR – providencia a digitalização, catalogação, arquivamento e disponibilização pública destes documentos através do portal do acervo legislativo (acervo.se.gov.br), site acessível diretamente através da página da PGE na aba Legislação/Portarias.

O ‘Gentileza” do Parque da Sementeira retorna na segunda, 01
Nos últimos dias o blog recebeu alguns e-mails de leitores preocupados com o “sumiço” do porteiro do Parque da Sementeira “Seu Messias” que recebe todos com um grande sorriso e um Bom Dia, do fundo do coração que serve como incentivo para o dia a dia de muita gente. Seu Messias encontra-se de férias e retorna na próxima segunda-feira, 01.

Parceria em prol da cultura de Itabaiana
Os jovens empreendedores Jamyson Machado (Itnet), Carlos Eloy Filho (FM Itabaiana) e de Honorino Júnior (Revista Perfil) tem buscado difundir a cultura e a sociedade itabaianense além fronteiras. O próximo projeto que terá a participação do grupo é a Bienal do Livro, prevista para acontecer no mês de outubro, através da Info Graphic's (Gráfica e Editora).

Visão democrática
O espírito dinâmico e a visão democrática dos empreendedores estão sendo revelados através ações e um trabalho simples, porém de grande valor. O incentivo à cultura e o espaço cedido para a participação popular nos veículos de comunicação e eventos conduzidos por eles vem destacando ainda mais o município.Nos próximos dias serão divulgados a data, local e detalhes da Bienal do Livro, um evento que objetiva reunir e consolidar novos nomes da cultura, além de estimular a participação popular para propagação dos valores da terra.

NPD Aracaju apoia documentário sobre historiador sergipano
O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira | Programa Olhar Brasil, cumprindo sua missão de fomentar a produção audiovisual independente, está apoiando o novo documentário do cineasta argentino Carlos Pronzato, José Calasans – tradutor do sertão.

Historiador Sergipano
O filme conta a história de José Calasans, historiador sergipano considerado a maior autoridade em todo o país na temática da Guerra de Canudos, a qual estudou por mais de 50 anos. Calasans iniciou seus trabalhos no campo do Folclore em Sergipe na década de 1940 atingindo projeção nacional com a obra intitulada Cachaça, moça branca. Na Bahia, a partir de 1950, seu pioneirismo através da oralidade demarcou o vasto universo das pesquisas canudenses, transformando-o por décadas no grande nome do assunto. Mais em: http://npdorlandovieira-aju.blogspot.com/

Riscos de tatuagens e piercings
A Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza o 2º Seminário de Prevenção as Hepatites Virais para os profissionais da beleza, tatuadores e body-piercings. O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 01, às 14h, na Faculdade de Sergipe (Fase), na rua Urquiza Leal, nº 538, no bairro Salgado Filho, próximo ao Colégio Dinâmico.Segundo o coordenador do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos, o seminário conta com a parceira do Programa Estadual de Hepatites Virais.

Conferência de Assistência Social
A Prefeitura de Propriá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social vai realizar no próximo dia 05 de agosto, a IV Conferência Municipal de Assistência Social, que traz como tema central: "Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores". O evento acontecerá na Sociedade Semear, das 08h às 17h.

PELO TWITTER

Educação famíliar de marcha ré
www.twitter.com/WilliamFonseca    A sociedade através da FAMILIA precisa educar os jovens para a realidade. A falta de LIMITES gera cidadãos mal acostumados a terem tudo!

Tudo é normal e nada mais
www.twitter.com/acaciatrindade   Gente, eu hoje com 50 anos, perdi a noção do significado da palavra normal. O que é normal hoje em dia?

A verdade gera o ódio
www.twitter.com/Edson_Bomfim    Mais um Honoris Causa para o ex-presidente Lula. Desta vez, pela Universidade francesa Sciences. Tem gente que vai cortar os pulsos.
www.twitter.com/Edson_Bomfim    Ex-alunos da Sciences Po: Jacques Chirac, François Mitterrand, príncipe Rainier III, de Mônaco, Boutros-Ghali e Marcel Proust

DO LEITOR

Insatisfação de vários servidores do Hospital Universitário da UFS
E-mail de um funcionário do Hospital devidamente identificado:“Existe uma insatisfação generalizada dos trabalhadores, desde os pertencentes ao quadro da UFS  aos terceirizados, por motivos óbvios os salários atrasam e ganham muito pouco.  A insatisfação é motivada por vários fatores. Os principais são as 30 horas para alguns setores outros não, a constante falta de materiais básicos para a realização dos procedimentos clínicos e cirúrgicos, prejudicando os pacientes e a  própria reputação dos profissionais, a xilocaína, por exemplo, que não vem sendo fornecida e que impede a realização de exames de anátomo-patologia, o senhor pode comprovar por uma CI espalhada nos murais assinada por um médico que é chefe de um setor importante; a falta de elevadores há meses sem funcionar, dificultando a mobilidade dos trabalhadores e principalmente dos pacientes que, às vezes, ficam impedidos de realizar exames, por terem que descer para o térreo pela escadaria, alguns em cadeira de rodas; a dificuldade de contatos com a diretora geral, só é percebida a presença da diretora administrativa e da coordenadora de enfermagem. O diretor de saúde, muitos nem sabem que existe um novo desde junho, nem o conhecem, pessoas ligadas a direção – imortais – que não registram o ponto eletrônico, enquanto os demais – mortais – são exigidos a registrar a partir de 1º de agosto. Médicos que não cumprem horário mais é exigido dos outros servidores.Tem a PH que só é dada para alguns e que se desconfia não atende os resultados esperados. Se o governo e o reitor observar pode ver que não tem muita diferença no atendimento aos pacientes antes e agora. O dinheiro dos impostos pode estar sendo jogado no ralo. Quem está  incluído nas 30 horass não acha justo outras colegas não terem o mesmo direito. Tem também gente com chefia e cargo de comissão que não acha justo, mas não quer contrariar a direção do hospital.Resolvi escrever porque sei que a imprensa pode colaborar denunciando essas coisas que podem chegar ao reitor e ao secretário da saúde, talvez eles não sabem o que está acontecendo. Dizem que a diretora até já pediu demissão, mas é coisa que se fala nos corredores do hospital. A Infonet bem que poderia fazer uma reportagem, o senhor pode ajudar. Os profissionais são excelentes, mas todos estão revoltados com essas coisas que estão acontecendo. Os pacientes muitas vezes sabem e apoiam os servidores porque eles não tem culpa”.

Igreja Católica em Itaporanga entregue ao descaso
E-mail de um fiel católico de Itaporanga: “Enquanto o senhor pároco de Itaporanga desfila com um carro 0 km as igrejas católicas e os prédios da paróquia estão entregue ao abandono e é fácil observar o descaso. Em pleno inverno é visível na igreja matriz diversos vazamentos e o pior é que a mesma igreja teve todo teu telhado e pintura recuperados em menos de seis meses com um orçamento custeado por toda população, hoje observa que o serviço foi efetuado por coadjuvantes, enquanto a população participa das missas em meio a pingueiras o senhor pároco desfila de carro 0km pago pelos paroquianos, outros prédio da paróquia também estão entregue ao descaso como o centro paroquial que a anos serve como abrigo para os marginais em pleno centro da cidade, segundo o dicionário Aurélio Padre quer dizer: Pastor, cuidar de seu rebanho e o que se percebe em Itaporanga não é isso por esses descasos é necessário que a imprensa se manifeste e saiba dos desmandos”.

Barra dos Coqueiros – piada da semana. E destaque para o GETAM
Da leitora Sandra Reis: “O Secretario de Esportes Givaldo Silva disse a mim: Deixe o HOMEM trabalhar só vocês que não vêem (Isso se referindo ao atual Prefeito..Gilson dos Anjos)  – Minha resposta : Só se for pra benefício próprio e do Secretariado, que alias…Detalhe: 70% são parentes cunhado, irmã, pai, prima e por ai vai, só faltou colocar o papagaio e o cachorro. Sobre o GETAM: Concordo plenamente quando um apresentador de uma determinada emissora falou sobre o suporte que o Estado não fornece ao GETAM (Grupamento Especial Tático de Motos), acredito eu,  que seja uma das forças táticas e mais atuante no combate ao crime do Estado de Sergipe e que deveria ter mais apoio do Governo do Estado, junto a Secretaria de Segurança Publica (Dr. Heloy), dando condições de trabalho, e recrutando mais homens para atuarem no GETAM.  Segundo apresentador a GETAM necessita de motos, um veículo que da mais facilidade de locomoção aos policiais no combate ao crime. Como podemos falar em Segurança Pública  e de uma sociedade segura,  se os próprios governantes não fazem por onde tê-la? Hoje o numero de policiais na incorporação do nosso Estado esta abaixo do que se deveria, acredito que tenham em torno de 6 a 8.000 policiais para 1.700.000 (Hum Milhão e setecentos mil  habitantes) e a tendência é aumentar pois a população vem crescendo desordenadamente, ai vem a pergunta? Quando será que o Governo abrirá o Concurso e efetivar mais policiais?? Ta esperando o que? Acontecer mais assassinatos, assaltos, latrocínios, seqüestros? Acho que o Governo do Estado deveria se focar e procurar melhorar a segurança do nosso Estado bem como dar mais suporte, reciclar nossos policiais e colocarem eles atuando nas ruas em prol da sociedade sergipana”.

ARTIGO

O que tenho feito pelos nossos “brasileirinhos”? José Renilson Souza Santos *

          No mundo atual,  cada vez mais  crianças e adolescentes brasileiros estão mergulhados no mundo das drogas e da prostituição infantil. São o alvo privilegiado da ação criminosa de narcotraficantes e pedófilos.

Contribui para a manutenção e agravamento deste quadro a notória  falta de conhecimento específico da área pedagógica que, por meio  de palestras, seminários e cursos de capacitação, poderia trabalhar o lado psicossocial destas jovens vítimas.

          Hoje, em nosso país, os movimentos  que tem por missão e filosofia trabalhar com crianças e adolescentes, a exemplo do escotismo, desbravadores, bandeirantes, policia – mirim e outros, não atingem mais do que 1,82% do universo de aproximadamente 45 milhões de brasileiros jovens.

          Diante desta realidade cruel, a varonil nação brasileira  limita-se a viver  no mundo da ‘cobrança’ aos políticos e poderes públicos. Esquece, porém, que se cada um de nós, dentro de suas possibilidades, fizesse o nosso melhor em prol destes jovens, com certeza  seria uma grande ação social e pedagógica na luta contra o crime organizado, que tem, a cada dia, aumentado suas fileiras com os nossos “brasileirinhos” .

          É evidente que se trata de uma luta desigual onde, de um lado, estão os referidos movimentos sociais,  com seu trabalho inspirado no espírito do voluntariado e, do outro, as organizações criminosas, com toda a sua estrutura suportada por amplos recursos financeiros que suprem as carências das nossas crianças  e adolescentes, oferecendo-lhes um mundo “colorido”, porém, com um fim trágico: a morte em tenra idade.

          Além dos movimentos supracitados, nós também precisamos levar ao conhecimento de nossos jovens, sua origem, cultura e  direitos,  com fundamento nas ciências sociais e na diversidade cultural brasileira. Tal ação terá como fonte de informação as Ong’s, como por exemplo, a Ong Ação Cultural, em Aracaju/SE, que tem entre seus fundadores o agente cultural e historiador  Zezito de Oliveira.

          Precisamos, urgentemente, ocupar  nossas crianças e adolescentes com atividades sadias e proveitosas para sua vida de hoje e seu futuro como cidadão e profissional. Mas isso só será possível se pararmos de procurar culpados e, dentro do espírito do voluntariado, nos somar e bradarmos que somos mais um a estar do lado do bem e da decência em prol dos nossos brasileirinhos.
"Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a. '' Johann Goethe

*Promotor Nacional de Policia Comunitária

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Não é o cérebro que mais importa, mas sim o que o orienta: o caráter, o coração, a generosidade, as ideias progressivas”.Dostoievski.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais