Movimento pede MPF que analise se contrato burlou acordo firmado

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Através de oficio ao procurador do Ministério Público Federal – MPF, Ramiro Rockenbach, o Movimento Atitude Sergipe, pediu que na audiência que

Uma das partes do ofício solicitando a analise do MPF…

será realizada no próximo dia 24, de prestação de contas da Fundação Hospitalar de Saúde – FHS, que a mesma seja proibida de realizar novas contratações até o termino da ação civil pública que objetiva transferir os serviços da Fundação Hospitalar de Saúde para o Estado e que nenhum contrato posterior ao primeiro acordo celebrado com o MPF (04/12/2015) seja assumido pelo Estado de Sergipe sem a aprovação da Comissão de Gestão da Saúde após parecer da PGE/SE.

Contrato locação, como exemplo de irregularidade que feriu o acordo com o MPF  O movimento Atitude cita o contrato de locação (o conhecido Taj Mahal) celebrado pela FHS, com dispensa de licitação no dia 30/06/2017 que foi alvo de ação popular por integrantes do citado movimento. Pela ação os integrantes do movimento descobriram que o contrato foi transferido para o Estado no dia 03/07, uma segunda-feira. “Em outras palavras, no dia útil seguinte a contratação a Secretaria de Estado de Saúde tornou-se responsável pelo contrato pactuado pela FHS sem qualquer indicação de que suas cláusulas tenham sido alvo de análise da PGE/SE.”

Proposta superior à avaliada pela Cehop No ofício o movimento chama à atenção do procurador que o contrato adotou a proposta da empresa locadora, apesar daquela quantia ser superior ao valor máximo apurado na avaliação da

..sob o contrato com dispensa de licitação com o prédio que ficou conhecido como Taj Mahal sergipano. 

Cehop.

Sem aprovação E é alertado também ao procurador Ramiro Rockenbach, que o contrato questionado na ação popular não foi aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde, e também, até o momento, não foi detectada a submissão da referida contratação à Comissão de Gestão da Saúde, apesar de seus evidentes impactos na organização da saúde em Sergipe.

Prédio próprio será desativado O procurador é informado também que entre as unidades que serão removidas está o Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI) Murilo Cabral Tavares que é prédio público edificado com base nos parâmetros técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde no Manual da Rede Frio.

Valores de reformas não disponibilizados Por fim o movimento Atitude alerta no ofício que a FHS sequer disponibilizou os dados básicos sobre as obras de adaptação do imóvel, a exemplo do valor global da reforma ou a forma de contratação da empreiteira. A imprensa especula que as obras de  adaptação do imóvel locado atinjam ao patamar de R$ 5 milhões.

De um secretário: “tenho nojo até de olhar para aquele energúmeno, quanto mais falar com ele. Como pai penso no que faria num caso desses. Se o governador tivesse uma filha não ouviria vários relatos de assédios e ficaria calado, inerte, sem ação.” Forte, muito forte… Obs: Deus e o futuro próximo vai cobrar caro essa omissão…

PT fechado com candidatura de Rogério Parece que dentro da própria aliança governista tem gente com medo de enfrentar a disputa pelas duas vagas ao lado de Rogério Carvalho. Semanalmente plantam de tudo, até invocando o saudoso Déda. Administrar o que é bom nem pensar, é melhor procurar um personal trainer para suar um pouquinho e desestressar.

Indiaroba: esclarecimentos prefeitura Através da sua assessoria de imprensa, o prefeito de Indiaroba, Adinaldo do Nascimento, esclareceu à coluna que todo processo de contratação emergencial foi "feito com a maior legalidade possível, com transparência e documentos que comprovam a necessidade objetiva." De acordo com ele, todos os esclarecimentos serão realizados nos autos do processo, uma vez que o prefeito ainda não foi citado.  "Vamos fazer isso e comprovar cada necessidade de atitude tomada", garante o prefeito.                                                                                 

Capa da revista da Somese que já está em circulação

Justa Homenagem da revista da SOMESE a Dr. José Augusto Barreto Já circulando na cidade a revista dos médicos de Sergipe,  a revista da Socidade Médica de Sergipe – SOMESE, trazendo a trajetória  de um  grande Empreendedor e médico humanista Dr. José Augusto Barreto,  um ícone na medicina sergipana. Também tem a cobertura completa da entrega da comenda Dr. José Augusto Barreto e o jantar dançante comemorando o dia dos médicos e os 80 anos da sociedade médica de Sergipe.

SINDIMED denuncia. Medicamentos em falta nas UBS e hospitais da rede municipal de Aracaju   Alista enviada pelo SINDIMED Sergipe: Losartana 50mg;Metformina 850mg;Nifedipina 20mg;Sinvastatina 20mg;Amoxicilina 500mg;Amoxicilina suspensão;Sulfametoxazol / Trimetropima 400/80mg;Enoxaparina;Heparina;Hidantal venoso. Psicotrópicos: Carbonato de lítio;Tioridazina;Risperidona 3 mg;Clonazepan gotas;Fluoxetina;Valproato de sódio;Amplictil 25 mg e gotas;Neuleptil gotas;Neozine 25 mg e gotas e Carbamazepina xarope.

Alese pagamento servidores O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, anunciou na sexta-feira que já determinou ao diretor-geral que efetue o pagamento dos salários de novembro e o 13º a todos os servidores da Assembleia já na próxima segunda-feira, dia 20. Quem for correntista do Banese terá os valores creditados durante a segunda, os demais bancos precisarão aguardar o tempo de compensação bancária.

Concurso “Graças a Deus conseguimos manter nossos compromissos com os funcionários da casa, pagando em dia os salários e agora o décimo terceiro de todos os servidores”,_ comemorou Luciano Bispo, que lembrou a realização do concurso público que está em fase final da sua elaboração para ser lançado. Será o primeiro da história da Alese.                                                                                                                                    

O Arcebispo que assina a bênção é o número 3 do Vaticano (Papa, Secretário de Estado e Substituto).

Bêncão Papal E ontem, 17,  pela manhã, o Ministro Ives Gandra Filho, Presidente do TST, participou da Celebração Eucarística no Santuário Nossa Senhora Menina, que fica na rua Itabaiana. Foi agradecer a DEUS pelo título de Cidadania Sergipana recebido na quinta-feira, dia 16. Ao final da Missa, o Padre leu uma mensagem enviada do Vaticano: era a Bênção Apostólica do Papa Francisco. Ficou bastante emocionado e agradecido!

Simpático e intelectualmente preparado E por onde passou, o Min. Ives, que é membro do Opus Dei, deixou muitas pessoas admiradas com a sua humildade, gentileza e simpatia. Também o comentário corrente era de que ele é um homem intelectualmente preparado. Seja na Alese, no TRT, no Santuário, no encontro realizado pela ACESE e Fecomércio, os seus discursos e reflexões eram de altíssimo nível e profundidade.

PIB regional (Valor) Pela primeira vez em três décadas, o PIB das 27 unidades da federação recuou ao mesmo tempo em um ano. Isso ocorreu em 2015, quando o PIB nacional teve queda de 3,5% frente ao ano anterior. O PIB do Estado de São Paulo recuou 4,1% em 2015, na comparação ao ano anterior, para R$ 1,94 trilhão, afetado, sobretudo, pela resultado da indústria. O PIB paulista já havia apresentado queda de 1,4% em 2014. A indústria paulista recuou 7,3% em 2015, influenciado pela queda de 10% da indústria de transformação. O setor foi o principal responsável pelo desempenho ruim do PIB do Estado em 2015.

Prefeito se reune com superintendente do SPU Preocupado com a falta de moradia e com o desenvolvimento do município, o prefeito de Pirambu Élio Martins  (PSC), esteve na sexta-feira, 17, reunido com o superintendente do SPU (Secretaria de Patrimônio da União) em Sergipe, Marcos Alves.A reunião que aconteceu na sede da Superintendência, teve como objetivo discutir a liberação de áreas da União para o domínio do município. “O nosso objetivo é a expansão imobiliária, através da construção de casas populares, além da expansão industrial e comercial “, disse o prefeito.

Doação de terras Ainda de acordo com o prefeito, ficou definido que o município e o SPU, agendará uma reunião com o SPU Nacional junto com o líder do governo no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC) para oficializar a doação das áreas ao município.O prefeito estava acompanhado do secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente, Kennedy Fonseca.

Caos administrativo sofrido pelo povo de Capela  “A gestão da prefeita Silvany Sukita (PODEMOS) inovou em Sergipe ao estabelecer no município de Capela o trabalho voluntário. Aqui os servidores contratados e terceirizados estão trabalhando com mais de três meses de salários atrasados. E o pior: quem se manifesta a respeito é exonerado! Que democracia é essa que estabeleceram na cidade?”, questiona o ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PR), lamentando que a população esteja sofrendo com o “caos administrativo” da atual gestão.

Máquina inchada Ainda segundo Ezequiel, recentemente, a prefeita se viu obrigada a exonerar cerca de 250 cargos comissionados e a maioria maciça de pessoas de Capela. “Incharam a máquina no começo do ano, prometeram o mundo ao povo e depois perderam o controle. Quando a coisa apertou, demitiram mais de 200 capelenses e o desemprego em massa passou a ser uma realidade no município. O interessante é que muitos acordos políticos foram mantidos na administração”.

Ostentação nas redes sociais Ezequiel também critica a “ostentação” da prefeita e de seus familiares nas redes sociais. “Como é que a gestão não paga os salários dos trabalhadores e a prefeita vive ostentando nas redes? Ela tem o direito de fazer o que quiser com a vida dela, desde que respeite e regularize a vida dos capelenses”, disse, acrescentando que “o comércio local está agonizando, porque presta serviço para a prefeitura e demora para receber. A cidade está às escuras! Tem sido um perigo viver em Capela quando o dia escurece”, completou.

Problemas O ex-prefeito cita também os problemas sentidos pela população em relação ao transporte escolar. “Os estudantes dos povoados amargam sem transporte escolar e os universitários cansam de chegar à praça e voltam para casa porque não tem o transporte. Chegaram a deixar uma estudante em Aracaju, por causa de um desentendimento. Isso é cuidar das pessoas? Eu lamento que a prefeita não demonstre aptidão para o cargo e esteja deixando as coisas acontecerem à revelia”.

Saúde caótica Ezequiel Leite pontuou ainda que a prestação de serviços de Saúde tem sido caótica, que faltam medicamentos com frequência e que não existe uma política eficiente de assistência às pessoas. “Em Capela falta água no inverno, os salários atrasam, existem problemas na Saúde e Educação, a iluminação deixa a desejar, o dinheiro não circula na economia local e não dão a assistência devida às pessoas. Eu lamento muito que acontece no município e hoje vejo o arrependimento no olhar das pessoas”.

Pagamento aposentados e pensionistas O Estado de Sergipe não para de se endividar e, mesmo assim, não consegue sair da crise. Esta é a análise do ex-deputado federal José Carlos Machado, provocada por notícias locais de que o Governo voltará a atrasar os pagamentos dos aposentados e pensionistas.

Situação “Pensei que com a fusão dos fundos e a capitalização do novo, o problema estaria resolvido. Parece que só deu para um mês. Mas os recursos à disposição do Estado resolveriam a situação por pelo três ou quatro”, alerta Machado.

Debate Para ele, apesar de outros graves problemas, essa talvez seja a maior dificuldade hoje. Por isso, Machado sugere a retomada da discussão, inclusive pelo Poder Legislativo.“A Assembleia poderia promover um amplo debate, com especialistas; trazer o relator da reforma da previdência na Câmara, envolver a universidade e, assim, encontrar alternativas”, afirma.

Audiência Segundo ele, o envolvimento do Tribunal de Contas, que está cobrando providências por parte do Estado, é muito bem-vindo. “O TCE anunciou, para breve, uma audiência pública a fim de discutir o problema. Dessa audiência, devem participar representantes de todos os poderes, incluindo os do Ministério Público”, ressalta Machado, afirmando que é preciso envolve mais especialistas.

Gravidade Isso porque, para Machado, a situação é gravíssima. “Os gastos com os 30 mil aposentados são de R$ 130 milhões por mês, enquanto que a arrecadação hora em torno de R$ 30 milhões. A conta não fecha. E a fusão dos fundos, aprovada e posta em prática, não resolveu nada”, reforça.

Futuro  “As despesas crescem em média 10% ao ano. Um atraso de 15 dias hoje, pode representar um atraso maior num futuro próximo. Ou resolve ou a situação ou teremos o mesmo caos que o Rio de Janeiro está enfrentando: com atrasos de mais de 60 dias e a incerteza constante do pagamento”, critica.Com todo esse cenário, Machado diz que falta inciativa do Governo. “Ele deveria ser o mais interessado em encontrar alternativas”, destaca.

Presidente Comissão de Direitos Humanos OAB/SE discutiu lei das carroças na Câmara Por solicitação do vereador Dr. Gonzaga (PMDB), a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/SE, Renata Mezzarano, junto com a advogada Danielle Ferreira, também membro da Comissão, estiveram na Câmara Municipal de Aracaju, terça-feira, 14, para discutir o projeto de lei apresentando pela vereadora Kitty Lima, que pede o fim gradativo de circulação das carroças no município de Aracaju.

Estudo Segundo Danielle Ferreira, o objetivo da reunião foi esclarecer que esse tema já vem sendo estudado cuidadosamente pela Comissão de Direito dos Animais da OAB/SE já há algum tempo, destacando que a instituição apoia o projeto de lei que está tramitando na Câmara. “A reunião foi muito produtiva, pois todos puderam colocar seus pontos de vista”, pontuou Danielle. O próximo passo será uma reunião que acontecerá na OAB/SE, e contará também com a presença de representantes dos carroceiros.

Favorável  Dr. Gonzaga também se disse favorável ao fim gradativo do trânsito de carroças na cidade, alegando que a maioria delas atua de forma irregular em vias e horários proibidos, conforme prever a Lei 3.502/07.  “Eu recebo diariamente diversas reclamações de pessoas que se deparam com as carroças circulando irregularmente e que também denunciam os maus tratos com os animais, um fato cada dia mais corriqueiro, sobre o qual já me pronunciei em outras ocasiões no plenário da Câmara”, argumentou o parlamentar.

Beneficios “A ideia de substituir o uso de carroças puxadas por animais, por outro lado, é muito bem vindo. Em algumas cidades elas têm sido substituídas por triciclos, uma ideia muito mais atraente e humana e que ainda trará benefícios para a saúde do usuário”, sugeriu Dr. Gonzaga.Além dos membros da OAB/SE e do vereador Dr. Gonzaga, também participaram da reunião a vereadora Kitty Lima (Rede) e os vereadores Jason Neto (PDT), Carlito Alves (PRB) e Isac Silveira (PCdoB) e representantes dos carroceiros.                                                                                                      

Será no dia 02 de dezembro o 19º Encontro. 

Festa dos Ex-Alunos do Atheneu – 19ª Edição  Quer reviver os momentos de adolescência com amigos do colégio? Então vem que a “União Faz a Festa”. É com este tema que vem aí a 19ª Festa dos Ex-Alunos do Atheneu Sergipense, que acontece no dia 02 de Dezembro de 2017, a partir das 17h, no Iate Clube Aracaju. A animação deste ano fica por conta da Orquestra Celebration (AL) e da Banda Marcial formada pelos Ex-Alunos do colégio.

Mesas e individuais Vale lembrar que as mesas e ingressos individuais estão sendo vendidos antecipadamente na cafeteria do Museu da Gente Sergipana, nos dias 18/11, 25/11, 28/11 a 01/12, das 10h às 14h, e no dia da festa, 02/12, na Iate Clube Aracaju, a partir das 9h. Junte os amigos e vem com a gente, porque a “União Faz a Festa”. Imperdível. Mais informações (79) 99800-0708.

Festa de Cruz de Bela começa neste sábado em Maruim A tradicional Festa de Cruz de Bela começa neste sábado, 18, a partir das 22h. Com 

Festa em Maruim será realizada este fim de semana com o patrocínio do Ministério do Turismo.

atrações locais e nacionais, o evento é realizado pela Prefeitura de Maruim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e pelo Governo Federal, através do Ministério do Turismo.

História De acordo com historiadores, em meados de 1888, a menina de nove anos, Felisbela (Bela), foi atingida, acidentalmente, por um tiro do fuzil de um soldado, quando limpava seu armamento. A menina se deslocava para comprar querosene para o candeeiro, que iluminava sua residência. Após a morte de Bela, uma cruz foi colocada na parede do então trapiche Ganhamoroba. Tempos depois, foi erguida uma capela para atender aos pedidos dos devotos da menina, que a comunidade considerava santa, e acreditava em seus milagres.

Calendário cultural A Igreja não reconhece a santidade de Bela, mas a festa, que entrou para o calendário cultural do município, acontece anualmente com a celebração de missa, parque de diversão, apresentação de bandas e de grupos folclóricos. Programação. Sábado, 18:22h – Art Mania;00h – Peruano e Cavaleiros do Forró e 02h – Xandy e Nanda. Domingo, 19: 16h – Leketchê;18h – Jam e a Karreta;20h – Nethynha Bardo
E 22h – Gil Mendes (Ex-Forró dos Plays)

Banese mantém treinamentos sobre o uso de canais digitais O Banco do Estado de Sergipe (Banese) deu prosseguimento esta semana à série de treinamentos que vem realizando nas agências para alinhar conhecimentos sobre a utilização dos canais digitais Mobile e Internet Banking e disseminar cada vez mais a cultura digital entre os colaboradores da instituição.

Municípios Nos últimos dias 13 e 16, o treinamento foi realizado nas cidades de Estância e Lagarto, respectivamente. Participaram do evento 28 funcionários do Banese lotados nas agências de Estância, Boquim, Umbaúba, Indiaroba, Cristinápolis, Itabaianinha, Lagarto, Poço Verde, Tobias Barreto e Simão Dias.

166 funcionários Os treinamentos em Estância e Lagarto foram ministrados pelos funcionários da Área de Canais Digitais e Marketing do Banese, Viviane Andrade Nascimento e Márcio Oliveira do Nascimento. De acordo com eles, o treinamento já envolveu, até o momento, 166 funcionários de 59 agências do Banese localizadas em Aracaju e no interior do Estado. “O objetivo do nosso treinamento é capacitar todos os funcionários das agências para que eles possam mostrar aos nossos clientes como é rápido, fácil e seguro utilizar os canais digitais”, disse Viviane.

NOTA PÚBLICA – SECRETÁRIOS MUNICÍPIO DE ARACAJU

Nós, secretários municipais da Prefeitura de Aracaju, tornamos público o nosso apoio e solidariedade à secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, diante das tentativas de criminalização da execução da política pública de Saúde na cidade. Ela vem desenvolvendo seu trabalho de maneira transparente, democrática e atuando sempre em prol dos interesses da sociedade.

Deste modo, manifestamos nossa confiança e certeza na capacidade administrativa de Waneska Barboza, legítima representante da Saúde Municipal, que conta com o respeito das organizações, dos profissionais de Saúde da rede pública de Aracaju e da população.

Cientes do seu compromisso social e da sua capacidade técnica, política e moral para fazer a interlocução em nome dos cidadãos aracajuanos, reafirmamos nossa convicção de que a atuação de Waneska Barboza é lastreada na defesa do interesse público.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Eis as perguntas que ficam sem respostas…!! De um leitor que foi ao fórum do TRE/SE para atendimento: “Não obstante a atenção da diretoria do TRE que, prontamente, prestou esclarecimentos à publicação do Blog, há fatos incontestáveis que não foram justidicadps pela diretoria so TRE:
1) a cópia do RG e so comprovante de endereço é exigida de quaisquer eleitores, sob pena de não fornecimento da senha de atendimento.
2) Ora, se o TRE não tem dinheiro para reproduzir as cópias, mesmo que seja nos casos de 1° alistamento ou transferência do eleitor, por que não implanta sistema de digitalização eletrônica dos originais de tais documentos? 3) Se o TRE não pode expandir os serviços, porque não mobiliza servidores de outros poderes e órgãos para facilitar o atendimento dos eleitores, em dois turnos diários, reduzindo-se o "chá de cadeiras"?”

Campanha da Rede Primavera Saúde pela prevenção do câncer de próstrata. Foram visitadas algumas das maiores barbearias do estado com  médicos especializados para tirar todas as dúvidas e lembrar aos homens a importância do diagnóstico precoce. O video:

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Primeira Confraria da Fogoaju Sob a organização de Leo Vilanova, Alan Varjão e Fred Nabuco, acontece no próximo dia 26 (domingo) o maior encontro de Botafoguenses no Nordeste, a Confraria da Fogoaju. O evento acontece a partir das 11h na Assomise e os ingressos estão a venda na loja NORDIC, do bairro 13 de julho ou pelos telefones: 99922 3329, 99976 9611 e 99962 7721.Confraternização Será um dia inteiro de lazer e confraternização da torcida botafoguense em Sergipe, com campeonato de Fut 7, churrasco, roda de samba, tarde de autógrafos com ex-jogadores do Glorioso e ainda a transmissão do jogo Botafogo X Palmeiras.

Encontro reunirá reparadores de veículos sergipanos Na próxima terça-feira, profissionais da cadeia de oficinas mecânicas, empresas de funilaria e chaparia de todo o estado estarão reunidos para debater as transformações pelas quais tem passado o mercado de reparação de veículos nos país nos últimos anos e apresentar o impacto da nova reforma trabalhista sobre o segmento.

Temas As discussões fazem parte do II Encontro de Reparação Automotiva, que acontece a partir das 19h, no Hotel Confort. Além de discutir temas relacionados ao dia a dia dos profissionais da área, o evento também busca estimular a troca de informações e a formação de parcerias entre as empresas, além de apresentar as novidades do setor.

Inscrições gratuitas As inscrições para o evento são gratuitas, porém limitadas a empreendimentos que possuam o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e podem ser feitas pelo site http://www.se.sebrae.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-570-0800.

O Mercado de Autoreparo Trezentos e cinquenta e cinco mil serviços automotivos do país são mantidos por micro e pequenos empresários, segundo as estatísticas do Simples Nacional (SINAC). O número é 11,5% maior do que o registrado em 2016 (317.691).

Em expansão O mercado automotivo está em expansão no Brasil. Em apenas dois anos, a frota de veículos no Brasil cresceu 8,3%, passando de 86,7 milhões, em 2014, para 93,8 milhões, em 2016, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Com tantos veículos em circulação, h á um grande mercado para as oficinas mecânicas no País.O volume de recurso movimentado também é expressivo – R$ 66,4 bilhões em 2016, conforme a Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil (Sindirepa).

PELO TWITTER                                                                                                                                                                                                                 

www.twitter.com/BonifacioCartun Foca no teu foco e vai!

www.twitter.com/Andrizek Mentira, a grande arma dos políticos em todo o mundo. Bom jornalismo, o grande inimigo deles… Bom dia.

www.twitter.com/Valadaotv Nunca se culpe por um dia ruim. Dias bons nos trazem felicidade, dias ruins nos trazem experiência. Ambos são essenciais.

www.twitter.com/Capsamuel Porque será que os Delegados falam dos PMs e não resolve a falta d Delegados no interior? Porque estão ganhado gratificação por acúmulo de Delegacias e o povo d varios municípios não ver um Delegado n cidade? Porque só temos 4 Delegados de serviço nos finais d semana e a noite?

www.twitter.com/Depfmitidieri Um botijão da gás a quase R$ 100,00 no interior do Estado, gasolina batendo mais de R$4,00, redução de R$14,00 no aumento do salário mínimo… e ninguém diz nada. Tem até quem bate palmas. Esse gigante não está adormecido, está dopado!

www.twitter.com/braynerr Esquerda e Direita se unem no Brasil para derrubar a Lava Jato. Usam todas as artimanhas que a lei protege para manter corruptos ativos.

ARTIGO 

O novo que já nasce velho… Por Antônio Samarone

Existe uma suspeita que os eleitores, desta vez, darão o troco aos políticos. Como os políticos não são bestas, estão matutando um jeito de distrair os eleitores. Os artifícios mais comuns são: passar por novo e dizer que quer mudanças. Acham que o eleitorado vai comprar gato por lebre. Uma velha máxima que orienta a política sentencia: “É preciso que tudo mude, para tudo continuar como está”. Entenderam? O segredo é fazer de conta, se passar por cordeiro, apostar que a memória dos eleitores é curta.

Em Sergipe, só quem não pode aparecer com o discurso de “mudanças” é o bloco PMDB/PT, liderado por Jackson Barreto, por uma simples razão, eles chegaram ao poder há doze anos, com o discurso de que seriam o “governo das mudanças”. Lembram-se? Seria o fim da mesmice. Talvez seja esse o maior enigma que o candidato Belivaldo (ou o seu substituto) precisa decifrar. Ele vai propor o quê? Continuar as mudanças que não deram certo do atual governo, ou ele será a mudança das mudanças, ou seja, nada. O desgaste de Jackson Barreto ao final do mandato pode ser maior que o de João Alves, na última passagem pela Prefeitura. Nesse momento, isso é quase natural. Poucos escapam.

E quem será o novo em Sergipe? O primeiro a se apresentar com essa pretensão foi o bloco liderado por Clóvis Silveira. Isso mesmo, Clóvis Silveira. Quem quiser mudanças, taí a oportunidade. Quem for mais exigente e quiser saber quais serão essas mudanças, vai perder o tempo, não é a hora desses detalhes. No máximo, generalidades. Vamos mudar, somos o novo, agora será diferente, blá-blá-blá. O “projeto” é liderado nacionalmente por Roberto Freire.

Por enquanto, dois blocos anunciaram os seus candidatos: um liderado por Jackson Barreto, que deve propor a mudança do governo das mudanças (o marqueteiro que se vire); e o outro, liderado por Clóvis Silveira, que irá apresentar-se como o novo, como a verdadeira mudança. Não vai ser fácil para o eleitor que quer mudanças, acertar na mudança certa. O risco é que, apurados os votos, todos ou quase todos, estarão com os seus mandatos renovados, e os eleitores que queriam mudanças, trocarão seis por meia dúzia. É só aguardar…

Mais: https://blogdesamarone.blogspot.com.br/

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/  

Frase do Dia
“Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida.” Fernando Pessoa.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais