MPE quer afastamento Adelson Filho e convocação suplente

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

No último dia 06 de novembro, o procurador geral do Ministério Público Eleitoral – MPE, José Rony Silva Almeida instado a se manifestar no

O procurador geral do MPE, Rony Almeida pediu anulação da posse de Adelson Filho (1ª foto) e a posse do suplente Daniel Fortes (2ª foto) na Alese.

mandado de segurança impetrado pelo Partido Ecólogico Nacional contra o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo e o deputado Adelson Filho ( Tijoi Barreto Evangelista), tornando nula a posse dele na Assembleia e determinando a convocação do próximo suplente. Neste caso seria Daniel Fortes.

A base da decisão do procurador geral, Rony Almeida é a prisão preventiva ofertada na denúncia do MPE, não só de Adelson Barreto, mas de outros vereadores de Aracaju na época, por conta da Operação Indenizar-se.

No parecer de procurador Rony Almeida é lembrado que a suspensão do mandato não foi apenas para o cargo de vereador, mas para qualquer outro cargo que venha o impetrado ser nomeado, não podendo em consequência ser empossado para assumir o cargo de deputado estadual fez que a posse recorre da nomeação respectiva, sendo em verdade tal medida aplicada para evitar o desvirtuamento da função pública como um todo.

Um parecer impecável de Rony Almeida cita também jurisprudências sobre casos semelhantes em todo o país. Amanhã, 06, o mandado de segurança estará na pauta do pleno do TJSE. O relator é o desembargador Osório de Araújo Ramos Filho.

O blog tentou, sem sucesso, contato com algum integrante do Partido Ecólogico Nacional e o suplente Daniel Fortes.

Falta apenas um ano para acabar o atual mandato parlamentar. Mesmo tarde, mais do que justo será restabelecer a ordem jurídica da função pública.

Valdevan Noventa, pré-candidato a deputado federal “banca” campeonatos de futebol. Cadê a Justiça Eleitoral? É compra de votos No

"Noventa" banca torneios em vários municípios. 

último fim de semana foi realizada mais uma copa de futebol em Lagarto. Desta vez a Copa Heleno Vieira. Nada demais se o campeonato não fosse bancado pelo pré-candidato a deputado federal Valdevan Noventa que embora seja sergipano “pousou” de para quedas este ano para disputar um mandato. Lá ele teve o apoio do ex-vereador  Xexeu. O blog soube que a Justiça Eleitoral já foi informada e tem mais fotos e gravações de outros municípios. Quando for registrar a candidatura o Noventa pode ter uma dor de cabeça muito mais pesada.

O filho de uma alta autoridade Este Blog teve acesso, por meio do site de um órgão que “tem o dever de dar exemplo”, ao “detalhamento” da folha de pagamento de pessoal de novembro/2017. O filho recebeu, este mês, o valor total líquido de R$ 7.044,08 (sete mil quarenta e quatro reais e oito centavos).

O filho de uma alta autoridade II Algumas “Fontes” estão monitorando os passos do filho para ver se ele aparece para trabalhar. Pelo visto, os “fantasmas” não rondam apenas a Prefeitura de Aracaju, mas importantes órgãos de Sergipe.

O filho de uma alta autoridade III Em breve, segundo um figurão da mídia sergipana,  o noticiário nacional estará divulgando, num famoso programa, o escândalo dos que recebem sem trabalhar. Operação do MPE caça fantasmas já está de olho!                      

Ato em Tobias Barreto: Na foto com o microfone na mão o ex-prefeito Dilson de Agripino, o candidato a prefeito derrotado, César Prado, e as vereadoras Impera e Elizangela.

Tobias Barreto: manifestação popular e de lideranças políticas contra proposta de empréstimo de R$ 45 milhões Ontem, 05, à noite, das 19h às 22h, em Tobias Barreto, houve uma manifestação pública de diversos populares e algumas lideranças políticas contra a proposta de empréstimo de 45 milhões pela Prefeitura de Tobias Barreto pelas avenidas principais e ruas da cidade.O ato terminou com ato público em frente à residência do presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Careca. 

Carteirada pode chegar ao CNJ Rapaz, em Sergipe Del Rey ainda tem autoridade pensando que é semideus  torcendo pela morte do titular. No domingo, durante um blitz da lei seca na Zona Sul, uma juíza vinha no veículo com o marido, que estava dirigindo. Parou poucos metros antes da blitz para pegar no volante. O PM viu e disse que faria o teste do bafômetro com o marido que tinha passado para o banco do passageiro. A juíza tentou dá uma carteirada e voz de prisão para o PM. Os colegas não aceitaram. A semideusa enviou para o comando. E agora todos os depoimentos serão levados para o CNJ. Em breve Sergipe será notícia nacional negativa novamente.

Saúde de Sergipe mais uma vez em destaque negativo nacional. Dessa vez no Jornal Hoje da Rede Globo E ontem, 04, mais uma vez Sergipe é destaque negativo nacionalmente. Uma matéria sobre a fila de espera para cirurgias eletivas pelo SUS.Tem paciente aguardando por uma cirurgia há dez anos. Veja em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2017/12/fila-de-espera-para-cirurgias-eletivas-pelo-sus-chega-900-mil-pessoas.html

Apenas um cartão para ambulâncias locadas Será que o governador de direito sabe que o governador de fato, que locou várias ambulâncias por alguns milhões, está pagando sem usá-las? É que até o momento só uma está funcionando porque chegou o cartão. As outras estão paradas, mas o dinheiro da locação sairá no fim do mês.

Cargos Capela O blog recebeu ontem, 04, pelo zap, duas reclamações de pessoas que disseram terem cargos comissionados na Prefeitura de Capela e estão com os salários atrasados. Alguns com dois meses. Com a palavra a prefeita Silvany Sukita.

Atraso 13º salário O blog recebeu reclamações de funcionários da IT Consulting, que presta serviço para o governo estadual (Seplag) que a a empresa não pagou a primeira parcela do 13 salário. Os terceirizados não sabem quando vão receber.

Quando a emoção vale mais do que mil palavras Foi realizada no fim da tarde ontem, 04, a entrega do título de cidadania sergipana ao médico oncologista, Nivaldo Vieira. A justa homenagem foi de autoria do deputado capitão Samuel. O plenário da Alese foi pequeno para o grande número de amigos que foram abraçar o médico humanitário Nivaldo Vieira.

Quando a emoção vale mais do que mil palavras II Não foi mais uma sessão de titulo de cidadania, o clima era de confraternização entre amigos

A foto diz tudo (César de Oliveira) 

e familiares. Os depoimentos não foram apenas comoventes, mas mostraram a face de um cidadão com um alicerce familiar forte e que soube levar para a vida profissional o sentimento de amor ao próximo. Um vencedor que salva vidas.

A foto diz tudo A foto ao lado do fotojornalista César de Oliveira, com toda a sensibilidade que é característica dele não precisa de legenda. A frente uma paciente em tratamento do câncer na solenidade de ontem. E no fundo o médico humanista, que tem soube da base familiar que teve, construir a sua própria família eivada de emoções. Aos 22 anos, Nivaldo foi para a Ásia onde passou um ano servindo ao movimento Focolares, de inspiração cristã.

Arte de ser gentil “Cuidar de paciente de câncer é a arte de ser gentil, porém sem ser violento”, disse Nivaldo se referindo a missão violenta de informar o diagnóstico ao paciente e realizar o tratamento. Além de médico na  Onco Hematos e sócio da Clinradi, Nivaldo Vieira está à frente com a esposa, Célia Machado Vieira, do projeto Acalantos uma ONG que discute adoção em todas a sua concepção. Parabéns Nivaldo, que Deus continue guiando você e toda família. Você faz e semeia o bem por onde passa.

Escada em manutenção Clientes da loja Riachuelo do centro de Aracaju desconfiam que a gerência da empresa para economizar energia toda semana coloca uma placa na escada rolante “em manutenção.” Se for verdade a situação está difícil mesmo.                                                              

REDE lançará pré-candidaturas hoje, 05 Logo mais a partir das 19h, na AEASE em Aracaju o partido Rede Sustentabilidade fará a apresentação de novas filiações e como das pré-candidaturas para as eleições 2018. Entre as pré-candidaturas o amigo coronel da PMSE, Henrique Rocha, com mais de 30 anos de serviço público e uma carreira dedicada a segurança pública. Coronel Rocha se apresenta com uma nova forma de fazer política, dialogando com os cidadãos. Vem sendo cotado como uma grata surpresa para o próximo pleito.

Greve geral Os sindicatos dos Comerciários e dos Supermercados, juntos com suas categorias, decidiram em assembleia geral aderir à Greve Geral marcada para hoje (5). Ronildo Almeida, presidente da União Geral dos Trabalhadores em Sergipe (UGT/SE), disse que os trabalhadores e trabalhadoras definiram pela greve na luta contra a reforma da Previdência, que, junto com as mudanças trabalhistas e a PEC da morte (PEC 55), coloca em prática o projeto excludente da equipe econômica do governo de Michel Temer e aliados.

Transporte sofre ameaças de vandalismo em paralisação nacional  Nota Setransp: O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) repudia as movimentações em volta da paralisação nacional em Sergipe com demonstrativos de ameaças de vandalismo aos ônibus para imposição de greve. Em defesa do direito de ir e vir de todo cidadão, e tendo em vista que o transporte público é responsável pelo deslocamento diário de 70% da população – mais de 230 mil pessoas diariamente, as empresas de ônibus esperam servir aos passageiros mantendo a operação do serviço de transporte coletivo, e, para isso, contam com o apoio das autoridades públicas.                                                                                                               

Lançamento é amanhã,06, no museu da Gente Sergipana. 

Lançamento Amanhã, 06 de dezembro, será lançado no Museu da Gente Sergipana, a partir das 17h, o livro “Lenadro Maynard Maciel na política do século XX” do escritor e historiador Ibarê Dantas. “Após mais de quatro décadas de investigação sobre a história de Sergipe, enfrentei o desafio de escrever a biografia de Leandro Maynard Maciel, um dos lideres mais destacados do seu tempo, como uma amostra expressiva da política do século XX,” explica Ibarê Dantas no convite.

PSDB Jovem Na manhã de ontem, 4, o presidente da Juventude de São Paulo e candidato a presidente da Juventude Nacional do PSDB, Marcos Saraiva, esteve na sede do PSDB de Sergipe e conversou com o senador Eduardo Amorim sobre a Convenção Nacional do partido, que acontece no próximo dia 9. Ficou definido que Sergipe irá compor a chapa nacional.

Coordenador O advogado Herbert Pimenta, presidente do ITV Sergipe, será o coordenador Jurídico Nacional do PSDB Jovem. O presidente do PSDB Jovem de Sergipe, Matheus Ramalho; e o secretário de Finanças, André Doria; participaram do encontro.

Encontro Estadual O Conselho Estadual de Juventude do Estado de Sergipe, após reivindicação da sociedade civil organizada, realizará o 3° Encontro Estadual de Juventudes no dia 16 de Dezembro de 2017, a partir das 13h no Ginásio Poliesportivo Constâncio Vieira.

Participação O Encontro contará com a participação de jovens de todas as regiões do estado de Sergipe, e dos mais diversos tipos de trabalhos em prol da juventude sergipana. O 3° Encontro elegerá também o Fórum Estadual de Juventudes, órgão auxiliador do Conselho e de aglutinação juvenil.Mais informações através do site da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude.

Curso com Mestre Machida  No próximo dia 16 de dezembro, no Colégio Master será realizado nos turnos da manhã e tarde, um curso técnico de 

Dia 16, mestre Machida em Aracaju 

aperfeiçoamento em Karate-Do como o Meste Machida, aberto para todas as federações. No local será lançada também a revista KarateBR em Aracaju e quem fizer a inscrição receberá uma revista autografada do mestre. As vagas são limitadas e já tem confirmações de Pernambuco, Alagoas e Bahia.  Mais informações: 79 – 98809 – 0037.

Projeto de revisão dos limites municipais A deputada estadual Maria Mendonça (PP) acompanhoua apresentação do projeto de revisão dos Limites Municipais, realizado pela Comissão Parlamentar de Atualização dos Limites Municipais da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

Inconsistências legais  O projeto, destacou Maria Mendonça, que integra a Comissão, pretende “solucionar as inconsistências legais sobre os limites dos municípios de Sergipe, possibilitando a criação de um novo mapa do Estado”. Segundo a deputada, as mudanças são necessárias porque as Leis que definem os limites dos municípios sergipanos são de 1954, o que tem gerado conflitos relacionados à jurisdição administrativa.

Coleta de dados A partir de agora, será feito o planejamento e a execução de campanhas de campo e coleta de dados para, na sequência, ser construído o mapa em definitivo, que constará em um Projeto de Lei com a locação dos marcos divisórios, medição e revisão das áreas dos municípios e consolidação do banco de dados.

Banco do Nordeste atualiza e moderniza Código de Conduta Ética O Banco do Nordeste revisa, até janeiro de 2018, seu Código de Conduta Ética, elaborado em 2011. A iniciativa conta com a colaboração dos funcionários da instituição, por meio de pesquisa interna.

Instrumento O Código é o instrumento que norteia os relacionamentos internos e externos do BNB e contribui para a adoção de condutas pessoais e profissionais de elevado padrão ético e moral. A atualização prevê a inclusão de série de regulamentações mais recentes, a exemplo da Lei de Conflito de Interesses, Lei das Estatais e Lei Anticorrupção.

Gestão da ética Segundo o presidente da Comissão de Ética do Banco, Tibério Bernardo, a atualização permitirá avanços na gestão da ética e na prevenção de atos irregulares. “É uma oportunidade única de podermos unir nossas mentes em favor do aperfeiçoamento da convivência ética no Banco do Nordeste, o que acredito ser o anseio de todos os que fazem parte desta instituição”, afirmou.

Responsabilidade A Política de Integridade e Ética do BNB difunde que cada funcionário tem a responsabilidade de ter postura ética nos relacionamentos internos e externos durante o desempenho de suas funções na instituição.Nas unidades, os funcionários são incentivados a refletir sobre questões éticas, em palestras presenciais e curso na plataforma virtual de educação corporativa. O corpo funcional do Banco do Nordeste carrega o lema “Ética: eu e você somos os responsáveis”, criado pelos próprios colaboradores.

Empreendedorismo Feminino  Trocar experiências e fazer network. Esses são alguns dos objetivos do quarto Café promovido pela Rede Mulher Empreendedora (RME), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento, gratuito e de cunho social, acontecerá nesta terça-feira(5), das 9h às 12h, no auditório do Sebrae. A proposta visa estimular o empreendedorismo feminino, mas vale ressaltar que os homens também estão convidados.  Os interessados devem se inscrever na plataforma oficial de inscrições Sympla.

Itabaiana: Natal de Ouro O clima natalino, que tanto encanta crianças e adultos, já pode ser sentido no município de Itabaiana. Na noite do último sábado, dia 2, o prefeito da cidade, Valmir de Francisquinho, ao lado de secretários, diretores e vereadores municipais, deu início à programação do Natal Ouro de Itabaiana, ao apresentar à população itabaianense a ornamentação de iluminação natalina da Praça Fausto Cardoso.

Cidade cenográfica No local, foi montado uma cidade cenográfica, com prefeitura, casas, casa do Papa Noel, renas, entre outras miniaturas. E de acordo com a equipe responsável pela ornamentação do espaço, foram utilizados mais de dois mil metros de corda de LED, tornando a Praça Fausto Cardoso em um espaço de beleza e de imaginação.

Natal de Paz A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição executou um belíssimo concerto, encantando todo o público. Durante o pronunciamento de inauguração, Valmir destacou que a programação é voltada para um natal de paz, onde toda família de Itabaiana e de cidades vizinhas vão poder participar. “Espero que todos vocês aproveitem muito de todo esse espaço, das apresentações, porque tudo isso foi feito com muito carinho e dedicação, para que vocês tenham um Natal de encanto e emoções”, disse Valmir.

Inconstitucionalidade do PL sobre carcinicultura Em seu pronunciamento ontem, 04, a deputada estadual Ana Lúcia apontou a inconstitucionalidade do Projeto de Lei aprovado semana passada na ALESE, que define a política estadual de carcinicultura.

Artigos A parlamentar alertou que a proposta fere quatro artigos da Constituição Federal, dois artigos da Constituição Estadual e todo o ordenamento jurídico ambiental. “Entre os absurdos presentes na matéria está a suspensão de qualquer tipo de punição e multa para os carcinicultores que agredirem o meio ambiente nos próximos 20 anos”, lamenta com indignação. “A lei Estadual não irá liberar as punições da lei federal”, completou.

Degradação ambiental Por meio de fotografias aéreas, Ana Lúcia chocou a todos ao expor a profunda degradação ambiental da região causada pela prática da carcinicultura em grande escala, comandada pelos grandes produtores. “São os carcinicultores que estão devastando os manguezais. Precisamos ter muita atenção com este patrimônio natural”, alertou.

Heliportos Ela chamou a atenção ainda para o fato de que o projeto beneficia os grandes empresários e carcinicultores, em detrimento aos interesses dos pequenos produtores da região. “Até heliportos existem na Foz do Rio São Francisco”, denunciou.

Ação MPF Após tomar conhecimento do projeto, o Ministério Público Federal solicitou a suspensão da sua votação, pedido que foi atendido. Em seguida, o órgão emitiu uma nota técnica enviada a cada deputado estadual, na expectativa de sensibilizar e alertar os parlamentares  para que estes corrigissem o projeto, que deveria ser precedido de amplo debate com a sociedade e os órgãos públicos que respondem pela área ambiental.

Patrimônio natural Porém, a Casa Legislativa, sem promover o debate necessário, recolocou o projeto em pauta, excluindo do texto original apenas o termo “interesse social” no seu artigo 5º., mantendo, portanto, todas as outras inconstitucionalidades e ilegalidades. Por fim, Ana Lúcia pediu ainda ao Governo que vete os artigos que geram a inconstitucionalidade e ilegalidade do projeto, a fim de preservar o patrimônio natural do povo, bem 

Calçadão do Bairro 13 de julho ontem, 05, à noite: totalmente escuro. 

como evitar um embate jurídico entre o MPF e MPE, e o Poder Executivo e Legislativo.

Cortaram a energia do calçadão da Praia Formosa? A foto ao lado é de ontem, 05, à noite no calçadão da Praia Formosa, no Bairro 13 de julho. Como se não bastasse o descaso da PMA com o local, que está abandonado faltou energia ontem, 05, à noite.

Epigenética do Câncer Na noite desta quinta-feira, 30, foi realizada no auditório da clínica Onco Hematos uma palestra sobre Epigenética do Câncer. A ação é uma parceria da clínica com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O palestrante foi o professor Dr. Luis Felipe Ribeiro Pinto, que é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e pesquisador titular do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Epigenética do Câncer II Durante sua palestra, Dr. Luis explicou sobre as bases dos tumores do câncer e sobre a relação do HPV com os tumores de Orofaringe, tumores de cabeça e pescoço. “Além disso, para diagnóstico precoce, nós já temos alguns exames utilizados nos principais hospitais do mundo, um deles é para câncer de próstata. Os tumores de esôfago, cabeça e pescoço são também muito presentes em brasileiros e pouco presentes em americanos e europeus. Estamos tentando por meio do sangue fazer um diagnóstico minimamente invasivo para antecipar esse diagnóstico e oferecer uma melhor possibilidade de cura a esses pacientes”, disse.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                                                                                                             

Dia 16, 3º Leilão do Haras Cazuza 

3º Feirão do Haras Cazuza E uma excelente oportunidade de adquirir animais das raças Mangalarga Machador, pônei e piquira. A preço justo e vendido em 30 parcelas. É o 3º Feirão do Haras Cazuza no próximo dia 16 de dezembro a partir das 13hs. É no município de Santo Amaro das Brotas, logo alí após a ponte Aracaju/Barra. Mais informações com André Góis 99972 – 1864.

Oposição e situação abraçadas contra os guias de turismo Pelo zap: "Os vereadores Antônio Bittencourt (líder da situação) e Elber batalha ( líder da oposição) protocolaram juntos o projeto de lei n 366/2017 que tem como objetivo revogar a obrigatoriedade da contratação de guias de turismo por parte dos hotéis, agências de turismo e demais segmentos. A lei, que foi de autoria do vereador Américo de Deus-rede, garante e impulsiona a geração de emprego de toda a categoria."

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ARTIGO

Ainda não é hora de morrer, príncipes Por Francisco Dantas*

As eleições em Sergipe sempre despertam paixões e acirramento de ânimos antes do tempo. Estamos ainda em 2017, mas é como se os sergipanos já estivessem no caminho das urnas.

A história ou a mitologia sempre nos transmitem lições das quais alguns teimam em desconsidera-las.

Poucas situações já se encontram razoavelmente certas para as eleições de 2018, no que se refere aos cargos majoritários em disputa, sendo razoável prever que nos dois blocos teoricamente mais fortes, ou seja, do governo que Jackson Barreto dispute uma das vagas para o senado e Belivaldo Chagas dispute o cargo de governador. Já pela oposição, os senadores Eduardo Amorim e Valadares venham a disputar cargos majoritários, uma vez que seus mandatos estarão em jogo.

Tanto Heleno Silva como Rogério, com o apoio dos seus respectivos partidos, colocam suas justas pretensões de concorrer ao senado. Claro que se o governador efetivar sua candidatura no bloco da situação, ela será justa e natural restando apenas uma vaga. Na oposição é razoável prever que um dos atuais senadores disputará o cargo de governador.

Hoje é cedo demais para se falar sobre os demais cargos majoritários quer de um lado ou do outro, como serão preenchidos. Ademais, porque além destes existirá em cada bloco uma vaga de vice-governador.

Onde entra a historia ou a mitologia, exatamente no poema épico da Ilíada, atribuído a Homero, que trata não de uma guerra eleitoral, mas sim do cerco e destruição de Tróia, onde no desembarque das tropas gregas, o herói Aquiles cercou o bravo e nobre príncipe de Tróia, Heitor. Mas, ao invés de mata-lo facilmente, lhe disse para que retornasse livremente para o seu palácio, fizesse amor com a sua esposa, abraçasse seus filhos e se preparasse para a grande batalha do dia seguinte, onde os bravos e heróis seriam conhecidos. Ao ser indagado por um companheiro de armas grego, por que liberou o príncipe, lhe respondeu com sabedoria: – É muito cedo para morrer, príncipes.

Modestamente acho que certo estava Aquiles, um grande líder e errado seu companheiro de armas que não entendia o seu gesto, desejando antecipar a grande batalha do dia seguinte, por certo atrás de vantagens indevidas.

Já foi dito que a politica é a guerra por meios civilizados, mas é certo que tanto na guerra quanto na politica as crianças são separadas dos adultos. Os partidos ainda estão na fase de ocupar posições seguindo como é natural seus lideres.

Dirigente do PRB/SE*

Nota de repúdio a declaração do ex-Superintendente da SMTT de Aracaju sobre Marina Silva:

A juventude da REDE ARACAJU, vem através desta, repudiar veementemente as falsas acusações citadas pelo ex-Superintendente da SMTT de Aracaju no blog de Cláudio Nunes na data do  dia 04/12 de que Marina Silva tem sido omissa diante das adversidades enfrentadas pelo nosso país.

Marina não dispõe de grandes estruturas de comunicação, tampouco exerce cargo público. Suas opiniões estão expostas em suas redes sociais e através da militância da REDE SUSTENTABILIDADE.

Não viu Marina nas trincheiras de luta quem lá não estava, pois sua participação é notória! O que não se vê nessa caminhada é o aproveitamento da desgraça alheia e a lógica de um discurso demagogo.

Marina Silva tem mais de 33 anos de vida pública, nunca se envolveu em escândalos e sempre trabalhou para o crescimento sustentável do país.

Enquanto ex-ministra do Meio Ambiente, fez um trabalho que foi reconhecido internacionalmente, inclusive, com o recebimento do maior prêmio de Meio Ambiente das Nações Unidas.

Ao longo dos anos, ela tem se dedicado ao debate e não ao embate. Fazendo inúmeras críticas a esse sistema político falido.

É com o sentimento dos mais de 22 milhões de brasileiros, e a verdade que nos é comum, que reafirmamos nosso compromisso com a pré-candidatura de Marina Silva, que nunca se ausentou do verdadeiro Brasil, que conhece as dores e as alegrias de sua gente, sendo vitoriosa em todos os pleitos em que esteve, pois a vitória reside no fato de não se vender, pois é preferível ter o coração partido do que alma vendida! Avante Marina!

Nota assinada pelo Elo da juventude da Rede Aracaju, tendo como porta vozes: Pedro Vilanova e Eduarda Pereira.

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

FAÇA O QUE DIGO MAS NÃO FAÇA O QUE FAÇO: AMBULÂNCIA DO CBMSE ESTÁ COM LICENCIAMENTO VENCIDO DESDE 2016 E BMs ESTÃO SENDO COMPELIDOS A DIRIGIR MESMO ASSIM, AFRONTANDO O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO, CASO CONTRÁRIO, RESPONDEM A IPM.

Isto é uma verdadeira afronta ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que em seu artigo 230, reza que:

Conduzir o veículo:
V – que não esteja registrado e devidamente licenciado;
Infração – gravíssima; Penalidade – multa e apreensão do veículo; Medida administrativa – remoção do veículo.

Importante salientar que a lei vale para todos, inclusive para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, que deveria cumprir o que preceitua o CTB, pois para o cidadão comum vale, portanto, também deve valer para a corporação.

Cabe a corporação colocar o licenciamento das suas viaturas em dia e cumprir o que determina a lei. Estaremos acompanhando estes casos e denunciando tamanha irregularidade.

ELEIÇÕES CREA-SE – Abraão apresenta propostas para um Crea-SE ‘Ético, Transparente e com Valorização’

O candidato a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe(Crea-SE), Abraão Vieira, com o número 111, continua em campanha apresentando as propostas dele para uma gestão com Ética, Transparência e Valorização. Nesta segunda-feira, 4, os integrantes da chapa visitam os profissionais dos Bancos do Brasil, do Nordeste e Banese.

Nesta terça-feira, 5, Abraão Veira apresenta aos técnicos e profissionais de engenharia da Cehop, Seinfra, Adema, Codise, Embrapa, Codevasf, Secretaria da Agricultura e Cohidro a plataforma dele para transformar, caso seja eleito, o Crea de Sergipe em ‘Ético, Transparente e que Valorize’ a todos  que se relacionam ou dependem do Conselho.

Na quinta-feira,7, será a vez dos técnicos e engenheiros que atuam nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana e Lagarto receberem a visita da chapa com o número 111. Sábado, 9, o encontro será com a diretoria do Sindicato dos Técnicos Agrícolas(Sinter). No final de semana, o candidato visitou cursos de pós-graduação de uma faculdade e uma universidade em Aracaju.

A chapa de oposição ao sistema é encabeçada pelos seguintes candidatos e seus números: Jobson Andrade, Presidente do Confea 4, Abraão Veira, Presidente do Crea-SE 111,  Naum de Araújo, Conselheiro Federal da Agronomia 99, Magal da Pastoral, Diretor-Geral da Mútua Sergipe 123, e João Pinto, candidato a Diretor-Administrativo com o número 130.

A eleição será no dia 15 de dezembro, na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe(Aease).

PELO TWITTER                                                                                                                                                                                                                  

www.twitter.com/BonifacioCartun  Como a gente vai subir na vida se a escada está sem degraus?

www.twitter.com/Igormangueira Acho que todo mundo devia tomar um porre de vez em quando.

www.twitter.com/MirandaSa_ Meu refrão: “Ditadura é ditadura, sem adjunto adnominal. Seja de direita ou de esquerda sou contra!”

www.twitter.com/Braynerr Gilmar Mendes é o ministro dos Baratas. Não basta seu impedimento no Supremo, mas a sua detenção por algum apego à impunidade.

NOTA DE REPÚDIO À DECISÃO JUDICIAL EM PROPRIÁ
Por Isaias Silva (https://www.facebook.com/isaias.anjosinocentes/posts/1530486050367759)

(Juiz determina meu afastamento da casa dos meus pais)

" -Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
pois serão satisfeitos.
Mateus 5:6"

Na condição de cidadão brasileiro, em pleno exercício do livre exercício da liberdade de expressão (perfeitamente alinhado com à carta magna), Eu,

Isaías Silva Santos, respeitador da dignidade da pessoa humana (estando fardado ou sem farda), comportamento EXCEPCIONAL dentro da instituição a que pertenço, VENHO, mediante o uso das redes sociais, EXTERNAR MEU REPÚDIO à decisão judicial proferida no dia de hoje pela Comarca de Propriá, pela 1ª Vara, assinada pelo MM Juiz de Direito Dr. Evilásio, onde sentencia o magistrado que Eu não posso mais frequentar à casa dos meus pais (minha mãe hipertensa, com 60 anos, não mais poderá receber a visita do único filho homem que Deus lhe deu, meu pai, 59 anos, hipertenso, não poderá mais me dar seus conselhos no seu lar).

Meu pai e o seu vizinho de terreno estão com uma questão judicial tramitando na nossa comarca (briga de cerca), e o que me deixou mais triste foi que a outra parte alegou na petição que praticamente eu sou um terrorista, solicitando ao juiz que eu deixasse de frequentar o local-objeto da ação, uma briga por questão de cerca, mas que este local é onde moram meus pais, a própria Oficial de Justiça que me notificou da sentença ficou sem graça ao me passar a decisão.

O Dr. Evilásio, sem se dar ao trabalho de me ouvir ou de me dar o direito de contestar, ou ainda sem presumir da minha inocência, simplesmente aceitou as alegações da advogada da outra parte (Dra. Márdilla) e decreta o meu afastamento IMEDIATO do lar dos meus pais.

Por oportuno é importante registrar que, a Advogada da outra parte, a Dra. MÁRDILLA SOUZA DE QUEIRÓZ – OAB 4457/SE é esposa do Juiz titular da 2ª Vara da comarca de Propriá, o MM Dr Geilton, não esquecendo que em algum momento, o seu esposo responderá pela 1ª Vara, ou seja, o mesmo terá acesso, e até mesmo manipulará os processos de sua esposa. Desta feita, a imparcialidade do magistrado, restará maculada e, consequentemente, prejudicará o direito de todo e qualquer parte que esteja do outro lado do processo.

Confesso à sociedade brasileira que o sentimento de impotência nos leva às lágrimas, por que além de ir visitar meus pais, todos do meu facebook são testemunhas do meu amor pela lavoura, pela agricultura, tenho criação de peixe junto com meu pai, e ainda crio minhas codornas pra ajudar nas contas de casa.

Sei das consequências que meu desabafo público vai acarretar, afinal de contas estou repudiando um ato jurídico absolutamente desnecessário, estou discordando de um ato de uma autoridade do poder judiciário, mas JAMAIS me acovardarei diante das injustiças que tentarem causar à meus ente queridos, pois minha formação evangélica não me permite abandonar meus pais, e no dia que minha mãe ou meu pai passarem algum problema de saúde, o MM Dr Evilásio terá de decretar minha prisão preventiva, pois jamais me omitirei do socorro dos meus genitores.

O sentimento é de revolta, era bem melhor o juiz ter dado a sentença favorável à outra parte, mas que não me tirasse o direito de afagar minha família, de comer o cuscuz com leite que minha amada mãe me faz com tanto amor, que reclama se eu não comer, de me excluir do meu direito de ouvir os conselhos do meu pai, de ver minha irmã e meus sobrinhos na paz domiciliar.

As lágrimas inevitavelmente irrigam minha alma, nenhum ser humano suporta o afastamento de suas pessoas amadas. É estar preso sem cometer delito algum!
Dr Evilásio, Deus abençoe a Vossa Excelência, Deus abençoe seu pai e sua mãe, quando o Sr for passar o natal com seus pais se lembre que o Sr tirou de uma pessoa esse direito sagrado!!! De cear com minha família no natal e no ano novo!!!

Por fim irmãos propriaenses, considerando que os processos jurídicos sejam alicerçados na estrita obediência ao princípio da impessoalidade, sendo este um mandamento constitucional, e que buscaremos o auxílio técnico dos órgãos que tem a atribuição constitucional para lidar com tais circunstâncias, a saber, o Conselho Nacional de Justiça – CNJ, a Corregedoria do Tribunal de Justiça de Sergipe e a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Sergipe, para que tomem as providências cabíveis.

REVOLTADO DEMAIS, Deus me consolará!
"A tua justiça é eterna,
e a tua lei é a verdade.
Salmos 119:142"

NOTA DE REPÚDIO – ACESE, CDL E Fecomércio-SE

No momento em que a economia começa sinalizar recuperação, os núcleos de algumas entidades que dizem representar a classe trabalhadora, promovem mais uma Greve Geral, a relizar-se nesta terça-feira, 5 de dezembro. A ação, como revela o histórico de situações anteriores,  tem por objetivo, inclusive, o fechamento das garagens das empresas de ônibus, como meio a obter adesões involuntárias.

Diante da circunstância, a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – ACESE, CDL e Fecomércio-SE convidam as demais entidades patronais representantes do setor produtivo, para deliberar sobre a situação, encabeçada por esse movimento que prejudica o comércio, as vendas, a empregabilidade e, consequentemente, o desenvolvimento econômico e social do nosso estado.

As entidades empresariais reiteram que o direito à greve é importante e deve ser respeitado. No entanto, a mobilização deve ocorrer de forma ordeira, sem fechamento de vias públicas, obstrução às garagens de ônibus ou coação a trabalhadores que simplesmente querem trabalhar. Importante ressaltar que o cidadão comum está bastante prejudicado com esses atos de excesso, pois deixam de ter acesso, por exemplo, a consultas médicas e/ou cirurgias, que estavam marcadas há meses.

O mês de dezembro é fundamental para os trabalhadores, a indústria e o comércio. Dessa forma, a ACESE, CDL e Fecomércio-SE enxergam que a tentativa de paralisação é eminentemente política, movida exclusivamente por sindicatos ligados à  movimentos políticos partidários, o que pode vir a prejudicar os colaboradores do comércio, indústria e o setor de serviços.

Como instituições do setor produtivo, a ACESE, CDL e Fecomércio-SE defendem diuturnamente, os ideais e objetivos econômico-sociais dos segmentos que representa. Também valoriza o progresso de ações empresariais, visando a evolução da livre empresa, o aprimoramento das relações entre as entidades congêneres e a prosperidade do estado. Diante disso, repudia qualquer ato que prejudique os verdadeiros trabalhadores e o setor produtivo no estado.

ARTIGO

Suely Barreto: Da prevenção ao tratamento, combater a dependência química é um dever de todos  por Suely Barreto*

A falta de conscientização social, familiar e escolar, e consequentemente o crescimento do consumo abusivo de drogas, tem causado problemas complexos de saúde e de segurança pública nos centros urbanos.

Embora a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), preveja uma responsabilidade compartilhada entre União, Estados, municípios e sociedade, há uma nítida carência de formulação e execução de políticas públicas de prevenção, tratamento, reinserção social e combate às drogas, que vulnerabiliza direta e indiretamente toda a população, principalmente o público jovem.

Nesse preocupante cenário, evidenciamos a importância dos programas e projetos de prevenção que de forma planejada e organizada, estimulam hábitos e comportamentos saudáveis, estratégias redutoras de danos, promovem o debate e despertam a conscientização da juventude, objetivando diminuir e evitar os problemas decorrentes do uso abusivo de drogas e da dependência química antes que eles surjam.

A relação escola e família é importante nesse processo. Reuniões, trocas de experiencias e afinamentos de condutas possibilitam a construção e execução de atividades compatíveis ao grau de complexidade diagnosticado, uma vez que, os distúrbios comportamentais decorrentes do uso de drogas estão relacionados há diversas causas, entre elas, genéticas, familiares, sexuais, financeiras e sociais, o que torna a juventude principal vítima dessa grande endemia que aflige as famílias brasileiras.

Por outro lado, a pouca oferta de serviços públicos para dependentes químicos e seus familiares é um enorme problema, já que o número de hospitais, clínicas e centros de tratamento especializados são insuficientes para o público necessitado, e em sua maioria, as comunidades terapêuticas são empresas particulares, não disponíveis ao grande número de pessoas que precisam de tratamento emergencial.

Pensando nessa triste realidade, o Projeto INdependência Química, sediado no município de Estância, no Sergipe, luta desde 2015 para que os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) específicos para o cuidado, atenção integral e continuada de pessoas de todas as faixas etárias, que apresentam sofrimento psíquico decorrente do uso de drogas, inclusive crianças e adolescentes (observadas as orientações do ECA), sejam implantados em municípios a partir de 50.000 habitantes, uma vez que, cidades com um número ainda menor já sofrem os efeitos da drogadição, e, a legislação vigente prevê somente a implantação em municípios ou regiões acima de 70.000 habitantes.

Esperamos contar com o apoio dos nossos representantes, no intuito de conseguirmos a alteração na legislação que dispõe sobre a implantação do CAPS AD nos municípios, reduzindo o número de habitantes exigido, para que possamos contemplar o maior número possível de pessoas que precisam de atendimento, bem como, uma maior parceria nesta luta diária em favor das famílias brasileiras.

*coordenadora do Projeto Independência Química de Estância-SE/Publicado no portal nacional do PPS.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Eu não dou a menor importância a dinheiro. Nem à própria vida. A vida é um sopro, um minuto. A gente, nasce, morre. O ser humano é um ser completamente abandonado…” Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro, morreu em 05 de Dezembro de 2012 (n. 1907).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais