MPU: Momentos que antecedem a prova

0

Já se passaram algumas semanas desde a publicação do edital do concurso do Ministério Público da União. É natural que você sinta a sensação de que precisava mais alguns dias para o estudo adequado do conteúdo programático. Saiba que se você está sentindo isso, está dentro das “condições normais de temperatura e pressão”… É muito comum que os candidatos não se sintam totalmente preparados para a prova. Acostume-se com essa ideia!

Na coluna desta semana, dedico algumas linhas para os candidatos que farão este concurso. Os conselhos, no entanto, servem para todos os concurseiros, já que tentarei responder algumas dúvidas frequentes de alunos que se encontram nessa reta final de preparação, restando apenas alguns dias para a realização da prova.

Nesse momento, o ideal é tentar aproveitar o tempo que resta para decorar os aspectos importantes de cada matéria que foram vistos ao longo da preparação. Nas matérias jurídicas, por exemplo, não aconselho, nesse momento, que seja feito um estudo de doutrina, devendo o candidato, ao contrário, decorar os artigos da Constituição e das leis mais importantes para a prova, diante da pertinência temática do concurso.

Para o concurso do MPU, por exemplo, cuja prova será realizada no próximo domingo, dia 19/05, aconselho o reforço da Legislação Aplicada ao MPU. Em Direito Administrativo/Ética no Serviço Público, deve ser reforçada a leitura da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa). Em Direito Constitucional, repasse os artigos 127 a 130-A da Constituição Federal, que trata do Ministério Público como função essencial à Justiça. O mesmo deve ser feito com as demais disciplinas que constam no edital.

Na sexta-feira ou na véspera da prova, tente fazer uma revisão geral do conteúdo programático, reservando, no máximo, uma hora para cada disciplina (não mais do que isso). Você terá uma hora para tentar rever os aspectos mais importantes para a sua prova de domingo. Uma alternativa é participar das revisões que são oferecidas por alguns cursos preparatórios nos dias que antecedem a prova, pois os professores especializados na preparação para concursos resolverão questões de concursos públicos anteriores e ressaltarão, pela experiência na análise das provas, quais os pontos que precisam ser destacados.

Seguem algumas DICAS valiosas.

1) Na noite anterior, a ordem é relaxar. Durante um momento, vá para o seu quarto, apague a luz e mentalize o momento da prova , como se você já estivesse chegando no local de prova, entrando na sala, pegando o caderno de questões, assinalando o gabarito, etc. Essa concentração irá ajudá-lo a não encarar o momento da prova como algo novo. Faça esse teste.

2) Caso não conheça o local da prova, aconselho que faça uma visita no dia anterior, para que não perca tempo procurando o local no dia da prova.

3) Na noite anterior, separe o material que será levado no dia da prova (verificar no edital qual o material permitido, pois alguns editais, por exemplo, exigem caneta preta). Para a reposição de energia, leve um lanche de ingestão rápida, a fim de que você não perca tempo e não se distraia com a comida. Um iogurte líquido é uma excelente opção.

4) No grande dia, chegue com a máxima antecedência ao local da prova, a fim de evitar qualquer imprevisto. Atente-se ao horário que os portões serão abertos e fechados!

5) Ao pegar o caderno de questões, comece a prova pela matéria que você possui maior domínio. Isso irá ajudá-lo na aquisição de confiança durante a prova.

6) Controle o seu tempo, de modo que, você consiga ajustar a metade do tempo da prova para uma pausa estratégica. Nessa pausa, aproveite para o ir ao sanitário, lavar o rosto, esticar as pernas e fazer o seu lanche rápido (iogurte). Não deixe de fazer essa pausa!

7) Faça a prova toda duas vezes. Na primeira leitura, vá marcando as questões que você tem segurança (de acordo com a ordem de domínio do conteúdo programático que você possui). Nessa primeira leitura, marque as questões que você está em dúvida e siga com as demais questões. Após a conclusão da prova pela primeira vez, retorne para as questões que você ficou em dúvida e que foram assinaladas na primeira leitura da prova.

8) Reserve um tempo para o gabarito (aproximadamente 20 minutos). Não aconselho que você vá preenchendo o gabarito ao longo da prova, pois, a partir de uma análise sistemática da prova, é possível que você altere a resposta antes assinalada.

Considerando a importância do tema, segue um VÍDEO INÉDITO (link) com algumas dicas de improbidade administrativa, a partir da resolução de uma questão de prova.

Comentários