Mudança governo sem golpe: Parlamentarismo misto

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Já pensou o Brasil tendo o chefe de Estado, que é o presidente da República, mas também tendo o chefe de Governo, que será o primeiro ministro? E este chefe de Governo, ou seja, o primeiro ministro ser mudado a qualquer tempo. Por exemplo, agora na atual crise política, se o sistema funcionasse o governo estaria mudado.

Em 2015, o senador por Sergipe, Antônio Carlos Valadares, PSB, apresentou a Proposta de Emenda Constitucional – PEC

Principais pontos da PEC

(102/2015) que é parecida com o modelo francês, no qual o chefe de Estado (no caso, presidente) continua com muitos poderes. Nesse modelo, é o chefe de Estado quem indica o primeiro-ministro – o que difere, por exemplo, do modelo inglês, em que o primeiro-ministro é indicado pelo partido ou pela coalização majoritária no Parlamento – sendo, em geral, o líder desse partido.A PEC, mesmo se for aprovada, precisará ser referendada pela população. Ou seja, se a classe política quiser, tem muito tempo para pôr em execução já em 2018.

 E em caso de crise política, o primeiro ministro pode solicitar a Câmara um voto de confiança, se for negado ele e os demais ministros perdem os cargos. E tem também  o voto de censura, onde por iniciativa de um terço dos deputados, e com a aprovação da maioria absoluta, a Câmara pode substituir o primeiro ministro por outra pessoa. E o presidente deverá nomear o indicado pelos deputados.

Ao discursar este ano, o senador Valadares conclamou os colegas para a necessidade da classe política se debruçar na necessidade de uma grande reforma, não só no sistema partidário, que possibilita hoje, dezenas de legendas de aluguel, mas no sistema de governo. Ele fez um discurso fazendo um diagnóstico histórico do partidos no país e atualmente, onde tem mais de 40 partidos, onde muitos, representam seus próprios interesses, fragilizando o presidencialismo de coalizão.

Chegou o momento da classe política se unir em torno de um novo sistema de governo e partidário. É bom lembrar que a mudança não será concreta se não existir líderes capazes e com altivez e competência para pensar como estadistas.

Reduzir o número de partidos e adotar um sistema de decisões compartilhadas é uma alternativa real para o Brasil.

A adoção deste sistema, no mínimo, acabaria com as tentativas de golpes. E a legitimidade democrática não estaria fragilizada de acordo com os interesses de poucos.

Contrato emergencial lixo Aracaju: rebuliço ontem, 08, à noite na sede da Emsurb
Ontem, 08, à noite, na sede da Emsurb no Parque da Sementeira em Aracaju uma cotação presencial para o contrato emergencial do lixo já que a licitação ainda não foi concluída e o contrato com a Torre (já prorrogado) acaba amanhã, 10. Presentes a Torre e duas empresas de Salvador, eis que chega uma empresa de São Paulo. Foi um rebuliço geral, não queriam abrir os envelopes na frente de todos. Quem já viu uma cotação presencial ser aberta em sessão fechada? Qual o motivo da Emsurb querer abrir envelopes de cotação emergencial em sessão fechada?

No tempo do calor da chaleira
Tem gente que acha que o tempo do calor da chaleira ainda não acabou. Para quem não sabe numa administração não tão distante em algum estado brasileiro, as empresas entregaram os envelopes e eles ficaram para abrir no outro dia. Na calada da noite, alguns gaturnos entraram e usaram o calor da chaleira para abrir os envelopes e cotar o preço menor para a empresa vencedora.

Ainda o deputado Samuel e o apoio a Intervenção Militar
Ontem, 08, ao ser entrevistado pelo radialista George Magalhães, na 103 FM, o deputado capitão Samuel questionado sobre o apoio a intervenção militar disse que “apenas retuitou uma postagem”. Ora, quanta inocência para um deputado. Será que ele não sabe que o twitter e uma rede social com milhares de pessoas? E o pretexto dele é que luta pela democracia e que tem medo da anarquia chegar ao país. Está certo, o blog, George e todos os ouvintes acreditaram no deputado…

Em Poço Redondo, PSD recebe adesão e apoiará Ivan Rosa
Em reunião na sede do PSD em Aracaju, o deputado federal Fábio Mitidieri abonou a ficha de filiação do empresário Júnior Bijota ao PSD de Poço Redondo. Ficou confirmado o apoio do partido à pré-candidatura do ex-prefeito Ivan Rosa nas eleições 2016. Além dos citados, estiveram presentes, o ex-deputado Jorge Araujo, o ex-vereador Reinaldo e o empresário Jaime Mendonça.

Fedor insuportável na região da 13 de Julho quando a maré está cheia
É preciso uma drenagem urgente na saída do esgoto da 13 de Julho.A TV Sergipe mostrou recentemente que com a obra ao lado do Iate Clube na 13 de Julho, um banco de areia que existia no local aumentou em muito. E com isso, quando a maré esta cheia as águas ficam represadas e começam a sair pelas bocas de lobo. Ontem a tarde na região da Praça da Imprensa ao lado da Avenida Acrisio Cruz, o fedor estava insuportável com por conta das águas misturadas com esgoto.

PSB/SE: VII Encontro Estadual de Mulheres
A secretaria estadual do PSB Mulher, advogada Niully Campos, e o presidente estadual do PSB, deputado federal Valadares Filho, convidam para  o VII Encontro Estadual de Mulheres Socialistas, a partir das 9h da próxima sexta-feira (11), no auditório da AEASE – Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe.O encontro terá a  presença da senadora Lídice da Mata (PSB/BA), que irá ministrar palestra magna sobre a participação da mulher na política e políticas públicas para as mulheres.

Palestra motivacional
Niully informa que a programação, além da palestra de Lídice da Mata, contempla  palestra motivacional: O entusiasmo da mulher para o exercício da cidadania, tendo como palestrante, Antônio Neto, conferencista e consultor do Encontec;  mesa redonda: cidade para pessoas, os desafios e contribuições das mulheres socialistas, com as participações de Dora Pires, secretária nacional de mulheres socialistas, entre outras. Pra brindar o evento, haverá apresentação cultural de Samba de Pareia, com  o grupo Viver a Vida; e atração musical, Samba de Moça Só, além do lançamento da Revista A Socialista.

Pré-candidato a vereador defende candidatura de Zezinho
O pré-candidato a vereador por Aracaju, Wallace Barreto, avaliou como positiva a pré-candidatura de Zezinho Sobral a prefeito. “Sem duvida nenhuma Zezinho é hoje um dos membros do agrupamento do governador mais qualificado para essa disputa e como secretário da saúde, vem provando que é um excelente gestor e resolvendo diversos gargalhos”, disse.

Almeida Lima na saúde
Sobre o possível substituto de Zezinho na pasta, Wallace Barreto disse que alguns vem falando em técnico da área, mas o que é preciso mesmo é um bom gestor, como Zezinho provou. Para ele o nome melhor neste momento é o do ex-prefeito Almeida Lima, que está administrando a Adema com competência. “São poucos os aptos para continuar o trabalho de Zezinho como gestor e Almeida tem experiência comprovada”, ressaltou.

Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres é lançada
Criada em outubro de 2015, a Frente Parlamentar surgiu com a necessidade da unificação de discussões em defesa dos direitos das mulheres, e ontem, 08 quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa fez seu lançamento, em sessão extraordinária durante o grande expediente da plenária.

Luta
Para a presidente da Frente, Goretti Reis, o lançamento de mais um instrumento de apoio que representa o resultado de uma luta que começou desde 1857, primeiro momento que as mulheres começaram a reivindicar o respeito à carga horária de trabalho; em 1932 a mulher passa a ter a possibilidade de votar.

Direitos iguais
Já a vice-presidente da Frente, a deputada Maria Mendonça, ressaltou que a violência contra a mulher é uma ameaça que precisa ser banida da sociedade e o caráter machista, presente no histórico popular, desmistificado. “A conquista feminina ainda está muito distante da verdadeira necessidade que é respeito de direito iguais”, salientou.

Desafio
A deputada Ana Lúcia, destacou que a mulher tem um grande desafio nesse período de empoderamento, em relação a violência e aos espaços públicos, principalmente a representação política. “Continuamos perdendo espaço para os homens. Esperamos que a frente reduza a visão machista, que é cultural e está enraizada, reduza os hábitos e expressões”, disse.

Continuidade
A deputada Sílvia Fontes, lembrou que por muitos anos as mulheres foram tratadas como um ser inferior, ignorando a Constituição Federal que diz que todos, homens e mulheres têm deveres e obrigações iguais. Para ela, é preciso mais respeito, e em todo dia 8 de março reafirmar que a luta continua.

Preconceito de gênero
Já o deputado Luciano Pimentel, PSB, lamentou um estudo da OIT – Organização Internacional do Trabalho – que aponta o dado triste, segundo o qual as mulheres no mundo recebem um salário correspondente a três quartos do que é pago aos homens pelo mesmo tipo de mão de obra e que pela situação do mercado hoje as mulheres vão ter de esperar cerca de 70 anos para verem equiparados os seus salários aos dos homens.

Midiatização delação antes de ser homologada
O deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) considera oportuna e necessária a divulgação de atos de corrupção, sobretudo, quando envolve a coisa pública, porém entende ser um erro “gravíssimo” a midiatização de fatos, sem o devido cuidado legal.

Exagero
“Não podemos, em hipótese alguma cercear a divulgação desses fatos gravíssimos que vêm ocorrendo no país, mas quando se trata das delações, infelizmente, antes delas serem homologadas já estão nas mãos da imprensa. Tem veículo que sai até com edição extra apontado detalhes da delação, mesmo sem saber se ela será aceita”, reclamou Zezinho.

Estatuto da delação
O deputado fundamenta a sua crítica no artigo sétimo, parágrafo segundo do Estatuto da Delação, segundo o qual, “(…) o acesso aos autos será restrito ao juiz, ao Ministério Público e ao delegado de polícia, como forma de garantir o êxito das investigações, assegurando-se ao defensor, no interesse do representado, amplo acesso aos elementos de prova que digam respeito ao exercício do direito de defesa (…)”.

3ª Conferência Estadual de Direitos Humanos de Sergipe, começa hoje
Nesta quarta-feira, dia 9 de março, tem início, em Aracaju, a 3ª Conferência Estadual de Direitos Humanos de Sergipe. O evento, que se estende até a tarde  de amanha, 10, é organizado pela Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (SEIDH) e pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), no Hotel Orion (Rua Urbano Neto, 121, Coroa do Meio, Aracaju).

Tema central
O tema central da Conferência é “Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade”, discussão que será abordada em uma Palestra Magna por Andre Depieri, Professora do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe, mestre em Direito e doutora em Sociologia, militante da Anistia Internacional e integrante da Comissão Estadual da Verdade.

Etapa Estadual
Etapa Estadual da 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, a atividade é aberta ao público em geral (com inscrições apenas no local), tendo como segmentos prioritários entidades, coletivos, movimentos e militantes nas áreas de direitos humanos de mulheres, população idosa, negros e negras, crianças e adolescentes, juventude, população LGBT, cultura e comunicação, educação, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais, dentre outros grupos em situação de vulnerabilidade social, e representantes do poder público e dos órgãos de defesa.

Corredor Cultural homenageia Lú Spinelli no Dia da Mulher
Composta por pinturas, esculturas e fotografias de sete artistas mulheres, a nova exposição do Corredor Cultural Wellintong dos Santos “Irmão”, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi lançada ontem, 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Intitulada “Ser Mulher, Ser de Luz”, a mostra teve como principal homenageada a bailarina e professora Lú Spinelli, que faleceu em novembro do ano passado, deixando um grande legado para a dança em Sergipe.

Pioneirismo em Sergipe
“Lú Spinelli é uma figura emblemática da cultura sergipana. Ela foi pioneira na implantação de um estúdio de dança no Estado e teve um papel inquestionável no fomento desta manifestação artística, tanto que, muito do que se faz ainda hoje em coreografias e espetáculos de danças, deve-se a ela. O Corredor Cultural, além de trazer exposições, tem a vertente de sempre homenagear algum expoente da arte e, neste sentido, nada mais justo do que Lú Spenelli ser homenageada”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha.

Família
A bailarina foi representada pelo filho, Kiko Spinelli, a neta, Nathalia Spinelli e a ex-nora e amiga, Ciça Pina. “Muito obrigada a todos vocês pelo carinho e pela dedicação à Lú. Este é um reconhecimento muito importante pelo trabalho que ela desenvolveu”, declarou Ciça Pina durante a cerimônia.

Homenagens
Também foram homenageadas com Menção Honrosa doze mulheres que se destacam em Sergipe, na cultura e nas artes. Entre elas estão, Aglaé D’Ávila Fontes, Ana Conceição, Ana Dortas Valadares, Ana Medina, Ádria de Araújo Ramos Lavres, Cecília Pontal, Célia Duarte, Clea Brandão, Dorinha Teixeira, Elza Batalha, Ilma Fontes e Joilma Valeriano. A cerimônia contou ainda com a apresentação da cantora Celda Fontes e do dançarino Gladston Santos, que fez uma coreografia em homenagem a Lú Spinelli.

Walmart contrata farmacêuticos
O Walmart Brasil está recrutando farmacêuticos para trabalhar nas farmácias da rede no Nordeste. As vagas são para as lojas TodoDia e Bompreço das cidades de Propriá (SE), Paulista (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Salvador (BA). Os interessados devem enviar os currículos para http://karlima@wmne.com.br  . É necessário ter o registro ativo no Conselho Regional de Farmácia (CRF). Entre os benefícios oferecidos pela empresa estão: assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, refeição no local, vale-transporte e participação no lucro da Empresa.

PELO TWITTER

www.twitter.com/zehdeabreu  Pelo que leio na minha TL tá cheio de gente com chip. Chip de cocô na cabeça.

www.twitter.com/chico_pinheiro  Dom Darci José Nicioli foi infeliz: não deveria incentivar o confronto entre brasileiros. Melhor

Convocação assembleia radialistas

 seria pregar a Oração de São Francisco !

www.twitter.com/tarsogenro  O novo jeito do golpismo político: linchamento na mídia, humilhação pública com ações de polícia, paralisia no Congresso, boicote à economia.

www.twitter.com/AntonioSamarone As mudanças da #SMTT na rotatória do caju está cheirando a improvisos. Que Deus nos proteja. Espera-se que a BRT anunciada não seja faixa preferencial para ônibus sanfonados, piorando a fluidez.

www.twitter.com/jorgearaujo55  A população de Areia Branca reclama que Cash do Banese em Areia Branca não tem dinheiro, principalmente, no dia de feira. Acorda Banese!

DO LEITOR

Militar liga sirene de viatura. Motoristas dão passagem, logo à frente ele desliga e reduz a velocidade. Estava atrasado? E aí comandante?
O leitor Ricardo que pediu para não ser identificado, mandou para o Blog a seguinte informação: Que por volta das 8h do dia 08/03 (ontem) a viatura de placa 6915 que serve ao 8º Batalhão, abriu a sirene na rua Lagarto, alguns veículos até subiram na calçada para liberar a passagem. O Ricardo resolveu então seguir a viatura pra ver qual seria a ocorrência emergencial, e ficou surpreso quando ao chegar a Rua Boquim, próximo ao quartel central, a viatura teve a sirene desligada, reduziu a velocidade e adentrou no prédio. É possível que nela estivesse algum militar que não desejava chegar atrasado no trabalho, ou em última hipótese há militares utilizando a sirene da viatura para satisfazer apenas os seus desejos pessoais de não enfrentar engarrafamentos.É preciso que a SSP fique atenta a esse comportamento, porque se não forem adotadas providencias, o cidadão comum vai começar a não respeitar a sirene, e não poderá ser acusado de obstruir qualquer trabalho emergencial.

NOTA PÚBLICA –SEED

Matrícula online em Estância. Sintese mente mais uma vez.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), esclarece que o sistema de Matrícula online, implantado em 2016 pelo governo Jackson Barreto, exterminando as perversas filas a que eram submetidos os pais de alunos para matricularem seus filhos, está funcionando plenamente, sem nenhum prejuízo à clientela maior: alunos e seus responsáveis.

Esclarece ainda que são inverídicas as informações passadas pelo Sintese, em release enviado à imprensa, dando conta de que o sistema "deu erro inviabilizando a matrícula de alunos do Colégio Gumercindo Bessa, em Estância".

O Sintese mais uma vez mente aos sergipanos. Na verdade, três colégios do município – Gumercindo Bessa, Arabela Ribeiro e Walter Franco – estão com as matrículas online abertas para alunos egressos de outras redes desde o dia 07 de março e se estendem até o dia 11, sem que nenhum problema tenha ocorrido até o momento, inclusive com o registro positivo de 119 matrículas, em apenas dois dias, das quais 90 no Gumercindo, colégio citado pelo Sindicato.

Alguns pais de alunos recorreram ao colégio em busca de informações sobre o novo sistema e foram informados devidamente sobre o novo procedimento.

A Seed reafirma o compromisso em manter seus laboratórios de informática abertos à população para que o pais possam matricular seus filhos, ao tempo em que também está à disposição da sociedade para esclarecimentos, via online ou telefone, por meio do portal da matrícula http://www.seed.se.gov.br

Governo de Sergipe – Secretaria de Estado da Educação.

HOMENAGEM

Assembleia da Bahia lançará amanhã, 10, cartografia do sergipano José Calasans

Historiador, geógrafo, pesquisador, educador e intelectual, José Calasans já foi definido ainda como o “tradutor do universo

 sertanejo”. Para merecer mais esse título, ele devotou boa parte de sua vida a estudar Canudos, do surgimento de Antônio Conselheiro à guerra que dizimou o povoado do interior baiano. Aproveitando a passagem do centenário de nascimento do mestre, celebrado em 2015, a Assembleia Legislativa – em parceria com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia,  o Museu Eugênio Teixeira e a Fundação Miguel Calmon – lançará uma de suas mais importantes obras: o livro Cartografia de Canudos.

O lançamento está marcado para a próxima quinta-feira (10 de março), a partir das 17h, no Museu Eugênio Teixeira Leal (Pelourinho). Será a segunda edição de Cartografia de Canudos que reúne uma parcela significativa das publicações de José Calasans relativa à Canudos.  Para quem não conhece ou não lembra da história da Guerra de Canudos – registrada em definitivo na obra-prima Os Sertões, de Euclides da Cunha – o próprio Calasans resumiu em um texto destacado na contracapa do livro, que será lançado pela Assembleia. “Canudos, uma obscura fazenda em suas origens, ganhou projeção nacional entre 1893 e 1897, quando foi destruído pela guerra e pelo fogo após uma sangrenta luta de alguns meses, tornando-se ponto de história do Brasil”.

ESTUDOS

No mesmo texto, José Calasans observou que a fama da localidade surgiu quando, em junho de 1893, ali chegou e se estabeleceu, acompanhado por milhares de seguidores, “o messias brasileiro mais conhecido e estudado, Antônio Vicente Mendes Maciel, Antônio Conselheiro de Alcunha, também cognominado Bom Jesus Conselheiro e Santo Conselheiro”. “O professor Calasans dedicou muitos anos de sua vida ao estudo da história da Bahia, voltado especificamente à investigação dos episódios de Canudos e do seu povo”, observou a diretora-executiva do Museu Eugênio Teixeira Leal, Eliene Dourado Bina. “Essas pesquisas resultaram em dezenas de publicações, no Brasil e em Portugal que, para além de desvendar os fatos históricos da mais alta relevância, por sua abordagem inovadora teve como corolário também o resgate da autoestima do canudense e do sertanejo baiano”, acrescentou.

Para a professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Walnice Nogueira Galvão, que prefaciou a obra, não é exagero afirmar que o livro reeditado pela Assembleia Legislativa, “além de definitivo”, é o mais importante que surgiu no setor de estudos sobre Canudos. “Suma da dedicação de toda uma vida, teve como ponto de partida uma pequena incursão em história oral”, contou ela. “Foi quando José Calasans, em 1950, na esteira da reportagem de Odorico Tavares/Pierre Verger, entrevistou sobreviventes de guerra”.

De acordo com Walnice, os alvos de Calasans em suas pesquisas foram os aspectos menos explorados de Canudos, sobre os quais produziu estudos sucessivos, boa parte reunidos em Cartografia de Canudos. “Trouxe à atenção a existência de escolas e professoras em Canudos, havendo inclusive uma Rua da Professora. Conseguiu juntar fragmentos para dar a conhecer o estatuto das mulheres na coletividade. Reconstituiu o funcionamento interno do arraial, tanto na paz quanto na guerra. Transformou em pessoas de carne-e-osso figurantes até então de papel, chegando a montar um Catálogo de Heróis com as “‘quase biografias de jagunços’”, escreveu.

José Calasans Brandão da Silva nasceu na cidade de Aracaju, em Sergipe, mas exerceu importantes cargos na Bahia, onde publicou a maior parte da sua obra. O historiador foi vice-reitor e diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), secretário- geral do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e diretor do Museu Eugênio Teixeira Leal.

AS pesquisas e trabalhos inovadores de Calasans resultaram em outras grandes obras literárias como No tempo de Antônio Conselheiro (1959), Canudos: origem e desenvolvimento de um arraial messiânico (1974), Canudos na literatura de cordel (1984), Quase biografia de jagunços (1986). O livro Cartografia de Canudos foi lançado pela primeira vez em 1997. O pesquisador morreu no dia 28 de maio de 2001, em Salvador, em plena atividade intelectual aos 86 anos.

PROJETO

O projeto editorial da Assembleia Legislativo da Bahia engloba  uma série de selos e coleções abrigando obras de maior porte, como a coleção Gente da Bahia e o Ponte da Memória, que relança livros de valor literário/memorialista ou ainda dedicado à recepção de trabalhos inéditos..  Entre as personalidades que já foram biografadas na coleção Gente da Bahia, por exemplo, estão artistas plásticos como Carybé, Hansen Bahia, Juarez Paraíso e Calasans Neto. Músicos como o erudito Lindemberg Cardoso e Walter Smetak, ou populares como Riachão, Gordurinha e o pianista Carlos Lacerda. Cineastas como Roberto Pires.  Intelectuais como Milton Santos e Edison Carneiro e também políticos como o senador Nélson Carneiro e o deputado Chico Pinto.  (Ascom/Assembleia/BA)

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Reformule o conceito de si mesmo. Você não é um pobrezinho abandonado no mundo. Os próprios vermes são protegidos por leis naturais. Estabeleça pouco a pouco o controle de si mesmo, com paciência e confiança. Você não depende dos outros. Depende de sua mente. Mantenha-a arejada” Herculano Pires, estudioso e escritor espírita brasileiro, morreu em 09 de Março de 1979 (nasceu em 25 de setembro de 1914)

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais