Municípios com gastos acima da lei: candidatos prometerão empregos?


“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Eleição sim, outra também, as promessas de emprego permeiam as campanhas eleitorais. E esta prática, embora ilegal, faz a diferença no eleitorado de pequenas cidades em que as prefeituras são quase sempre uma cabine de empregos para apadrinhados e familiares dos gestores.

Com a pandemia e recessão da economia mundial, a promessa de emprego nas campanhas que se avizinham devem seduzir os eleitores mais desavisados. Mas as promessas podem ser uma cortina de fumaça, um blefe, algo que nunca se cumprirá. Se levar em consideração os estudos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) que levava em consideração os gastos dos municípios até julho de 2019, as finanças de 59 municípios sergipanos estão no vermelho.

Imaginem cidades como Nossa Senhora Aparecida com um percentual de gastos com pessoal de 65,01%; Macambira que compromete 61,56% do orçamento com encargos e folha de pessoal; Telha que chega a 69,99%; Santa Rosa de Lima alcança 78,30%; Carira com 71,13% e Frei Paulo com 69,14% estão acima do que preconiza a lei.

Portanto, quando algum candidato usar do subterfúgio das famosas promessas de emprego, algo que se configura como crime eleitoral, o cidadão tem duas opções: não acreditar e gravar o sujeito prometendo e em seguida levar ao conhecimento da Procuradoria Regional Eleitoral.


13º servidores do governo estadual Em tempos de pandemia o governador Belivaldo Chagas poderia encontrar uma maneira de começar a pagar o 13º salário dos servidores e pensionistas para amenizar a crise. Até mesmo através do Banese.

Moradores da Rua Laura Fontes, no Bairro 13 de Julho agradecem Logo cedo, na manhã de ontem, 18, a PMA, através da Emsurb enviou uma equipe para a rua Laura Fontes por conta dos problemas relatados aqui. A assessoria informou que tratava-se de um descarte irregular, onde há uma pequena reforma e descarte indevido de resíduos. A Emsurb providenciou o recolhimento dessas sobras de material de construção. A SMTT não enviou nota, mas moradores informaram que viram por duas vezes viaturas passando. Se notificaram os carros estacionados na calçada irregularmente o blog não foi informado. Para denunciar descarte irregular orientamos que a população entre em contato com a ouvidoria da Sema (3225-4173/98135-6961) e ou da Emsurb (3021-9908).

A força política das pesquisas eleitorais As pesquisas eleitorais têm influência direta nas eleições e estas podem ser divulgadas a qualquer tempo, inclusive no dia das eleições, por exemplo, as pesquisas de boca de urna ou de intenção de votos. Essa ferramenta eleitoral é tão preciosa que a legislação eleitoral criou uma série de dificuldades para impedir o mau uso. Desde o dia 1º. de janeiro 2020, ano eleitoral, as pesquisas de opinião pública relativas as eleições ou aos candidatos, para conhecimento público devem ser registradas nos Juízos Eleitorais até cinco dias antes de sua divulgação. Vale a pena conferir o artigo do advogado, professor e jornalista Fausto Leite aqui na Infonet: https://infonet.com.br/blogs/a-forca-politica-das-pesquisas-eleitorais-3/

Lagarto: Fábio Reis solicita autorização para iniciar obra de pavimentação O deputado federal e presidente do MDB Sergipe, Fabio Reis, protocolou, junto com representantes da Codevasf, um ofício na Prefeitura de Lagarto solicitando a Certidão de Uso e Ocupação do Solo para execução de obra de pavimentação e revestimento asfáltico em ruas do município.

 Prefeitura ainda não se posicionou sobre a liberação das obras Com contrato já firmado no valor de mais R$ 6 milhões de reais, o início das obras aguarda a liberação da prefeitura. De acordo com o parlamentar, ainda não houve posicionamento de Hilda Ribeiro. “Protocolei o ofício ao lado de um dos diretores da Codevasf para solicitar a autorização para início da pavimentação de diversas ruas do município. Até momento não recebemos o retorno da gestão”, disse o parlamentar. Os recursos são provenientes da Emenda nº 81001480, indicada pelo próprio deputado.

Luta dos trabalhadores dos Correios Ontem, 18, funcionários dos Correios entraram em greve geral por tempo indeterminado, que foi decretada na noite da segunda-feira, 17, após a realização de assembleias nacionais. Sobre o movimento grevista, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) manifestou solidariedade irrestrita aos trabalhadores, bem como parabenizou a Federal Nacional dos Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Sergipe (Sintect/SE) e demais sindicatos filiados pela mobilização e resistência.

Perda de direitos Segundo o parlamentar, destacam-se, na pauta do movimento, a luta contra a perda de direitos, a denúncia a respeito da negligência com a saúde dos trabalhadores em relação à Covid-19 e a resistência contra a possível privatização da empresa.

Acordo coletivo “A Fentect informou que além da direção dos Correios se negar a negociar sobre a pauta do movimento, foram suspensas cerca de 70 cláusulas do atual Acordo Coletivo, que está em vigor e deveria valer até 2021. A suspensão dessas cláusulas interrompem direitos importantíssimos, a exemplo do adicional de risco, do vale alimentação, da licença maternidade de 180 dias, do auxílio creche, da indenização por morte, entre outros”, disse Iran durante a Sessão Mista da Assembleia Legislativa de Sergipe, desta terça-feira.

Postura Ontem, 18, o deputado estadual Luciano Pimentel fez uso da palavra na sessão da Alese para elogiar a postura do governador Belivaldo Chagas durante a passagem do presidente Jair Bolsonaro por Sergipe. De acordo com o parlamentar, o discurso do chefe do executivo estadual na inauguração da termoelétrica Porto de Sergipe I foi de um estadista, de um gestor que não deixa o lado político interferir em seu compromisso com o desenvolvimento do estado e com a busca de melhores condições de vida para os sergipanos.

Papel “Foi um discurso que fiz questão de ouvir duas vezes, por se tratar da fala de um democrata. De um líder que sabe agradecer o que merece agradecimento e tem consciência do seu papel de representante do povo sergipano. É por essa razão que parabenizo Belivaldo Chagas pelo trabalho que vem executando e, acima de tudo, pela posição republicana adotada na passagem do presidente Jair Bolsonaro por Sergipe”, enfatizou Luciano Pimentel.

Contribuição Luciano Pimentel destacou ainda a grande contribuição do deputado federal Laercio Oliveira, que é relator da Lei do Gás na Câmara Federal. “Laercio tem sido um gigante neste processo. Ele tem atuado de forma brilhante no Congresso Nacional, participando de eventos em todo Brasil para discutir as potencialidades do nosso estado. Isso nos deixa feliz e com a certeza de que Sergipe tem muito a crescer”, afirmou.

Profissionais de eventos em Sergipe pede retorno gradual das atividades Um dos mais afetados pelo isolamento social decorrente do Coronavírus, o Setor de eventos está a mais de 5 meses com suas atividades parada, é uma crise sem precedentes que afetou a vida de milhares de famílias que vivem por causa de eventos. Várias empresas fecharam as portas e muitas estão no vermelho. Por isso profissionais do segmento que atuam em Sergipe se reuniram ontem, 18, para discutir protocolos de retomada e os desafios da categoria. O encontro contou com certas de 30 empresários e aconteceu obedecendo todos os requisitos de segurança sanitária, mascarás, aferição da temperatura na entrada, álcool gel e distanciamento entre os participantes.

 Protocolo Na reunião foram discutidas medidas e o grupo desenvolveu um protocolo de retomada das atividades. Uma comissão irá apresentar ao Governo do Estado atenção especial para o segmento de eventos afim que na próxima fase de flexibilização de atividades comerciais o setor de eventos possa se incluído, respeitando é claro todas as regras de funcionamento conforme orientação da vigilância sanitária. Aproveitando que o comercio, Shoppings e outros setores comerciais já voltaram a funcionar iremos apresentar esse protocolo no final desse mês, afirmou Sandro Brasil, líder do grupo composto por: Produtores de eventos coorporativos, feiras de negócios, cerimonialístas, decoradores, técnicos de som, iluminação e estrutura em geral. 

O Impacto no setor de eventos Um levantamento feito pelo Sebrae, em abril desse ano, mostrou que a pandemia do coronavírus afetou 98% do setor de eventos. A pesquisa ouviu prestadores de serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas, além de profissionais cujos trabalhos envolvem aluguel de estruturas como palcos, estandes, iluminação, som, bem como serviços de filmagens, produção fotográfica, bufê de festas, decoração, assessoria cerimonial, seguranças, transporte, agência e operadora de turismo, entre outros. O impacto provocado pela Covid-19 também fica evidente observando o faturamento do setor. Em comparação ao mês de abril do ano passado, 62,5% dos entrevistados acreditam na redução de 76% a 100% do faturamento em abril deste ano.

LIVES SERGIPE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

Webinar hoje, 18/08, às 18h30 Como Explorar o BIM para Integrar Todas as Disciplinas de Projetos? Em parceria, O CAU/SE e o CBIM/SE lançam o Webinar 07: Como Explorar o BIM para Integrar Todas as Disciplinas de Projetos?, que acontece quarta-feira, 19/08, às 18h30, pela Série de Webinars BIM na Prática. A sétima edição do evento online terá como convidado o engenheiro eletricista e professor especialista em BIM, Maurício Arce. O webinar tem como objetivo proporcionar a troca de experiências e fomentar o uso da metodologia entre acadêmicos e profissionais da arquitetura e urbanismo, engenharias e áreas afins. OBS: Após o Webinar 07, devido ao regimento do período das Eleições do CAU 2020, a Série de Webinars será suspensa, sendo retomada em novembro após o pleito eleitoral. Para participar do Webinar 07: Como Explorar o BIM para Integrar Todas as Disciplinas de Projetos? é preciso se inscrever gratuitamente aqui. Será enviado o link de acesso para o e-mail do inscrito e haverá emissão de certificado para os participantes.



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO



As Primeiras Pestes em Sergipe. Por Antônio Samarone, médico sanitarista.


A primeira referência a uma epidemia de varíola (bexiga) no Brasil, encontra-se numa carta de José de Anchieta à Diogo Laínez, segundo superior geral da Companhia de Jesus. São Vicente, 08 de janeiro de 1556.
Entre 1562 e 63, surgiram no litoral brasileiro duas grandes pestes (febre amarela e varíola), que dizimaram os gentios. No espaço de três meses morreram mais de 30 mil índios.

A febre amarela é descrita como uma febre alta, com hemorragias, que matava em poucos dias. A varíola como um pipocar de bexigas, asquerosas e pútridas, que em poucos dias estavam infestadas de bicho de mosca.

Segundo o padre Aurélio Vasconcelos, em 1564, após cessadas as Pestes, as aldeias de Sergipe ficaram muito despovoadas, pois os que escaparam da morte e da escravidão, fugiram sertão adentro em busca da sobrevivência.

Nesse período das Pestes e de muita fome (1562), os portugueses aproveitaram a desgraça e estenderam a sua missão genocida contra os Tupinambás do território sergipano, entre os rios Real e São Francisco, tornando-os escravos.

Como se observa, a primeira escravização dos índios em Sergipe começou bem antes de 1575. A famosa expedição organizada por Luiz de Brito, que a historiografia sergipana descreve romanticamente, como uma ação evangelizadora do Frei Gaspar Lourenço.

A aldeia de Aracaen era a última de Itapicuru, onde viviam os índios subjugados. Adiante, ficavam os temíveis e guerreiros Tupinambás, as 28 aldeias de Sergipe, onde as tropas de Garcia d’Ávila não se atreviam em penetrar. Guerreiros temidos pela fama de terem comido o Bispo Sardinha.
Os Tupinambás do território sergipano, escravizados durante as duas Pestes, promoviam frequentes escaramuças. Muitos deles fugiam retornando às suas aldeias de origem.

Existia um clima de beligerância permanente entre colonos e índios subjugados da Bahia, com os tupinambás do território sergipano.

A varíola cobria-os todo o corpo, dos pés à cabeça, como uma lepra mortal, parecendo couro de cação. Ocupava logo a garganta por dentro e a língua, levando-os a morte em três a quatro dias.

Os que escapavam, a peste quebrava-lhes a carne, pedaço a pedaço, com tanta podridão de matéria, que saia deles um terrível fedor. Eram infestados de moscas, que devoravam a carne morta e apodrecida e lhes depositavam os gusanos (bicho de mosca).

Os índios desesperados, apelavam para uma forma agressiva de tratamento: mandavam fazer covas longas à maneira de sepulturas e depois de bem quentes com muito fogo, quando cheias de brasas, atravessavam paus por cima, com muitas ervas. Os bexiguentos eram ali estendidos até se assarem.

A medicina portuguesa, praticada pelos jesuítas, recomendava a sangria como a melhor conduta no tratamento da varíola.

Os índios desconfiavam que sangrar o bexiguento (doente com varíola), não era um bom socorro.

José de Anchieta descreve a sua medicina contra a varíola:

“A outros que daquele pestilencial mal estavam mui mal eu esfolei parte das pernas e quase todos os pés, cortando-lhes a pele corrupta com uma tesoura, ficando em carne viva, coisa lastimosa de ver, e lavando aquela corrupção com água quente, com o que pela bondade do Senhor sararam.”

A Peste de 1562, foi a primeira vitória portuguesa, facilitando a sanha assassina das expedições seguintes, até a conquista definitiva de Sergipe, em 1591.

Mais textos Samarone: http://blogdesamarone.blogspot.com/

PELO TWITTER

www.twitter.com/minc_rj Pantanal em chamas. Região da Serra do Amolar. Sinistro Salles não ampliou brigadistas de prevenção de incêndio; não investiu em educação ambiental; não fez convênio com secretarias de agricultura +ambiente contra queimadas. Liquidou Fundo Amazônia que tinha $ para prevenir!


www.twitter.com/riltonmorais Existe algo pior que estar num restaurante e ser incomodado pessoalmente por alguém que quer fazer pedidos ou tirar dúvidas de trabalho.

www.twitter.com/frednavarro A Terra não é plana, claro, mas o mundo está ficando mais chato com o número crescente de gente perversa e autoritária fazendo barulho.



Siga Blog Cláudio Nunes:                                                                                         

Instragram

 Facebook

 Twitter

 



Frase do Dia
“Ano ruim tem 24 meses…” Provérbio Árabe.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-08/papa-francisco-envia-carta-aos-religiosos-e-religiosas-do-brasil.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais