MUSIQUALIDADE

M U S I Q U A L I D A D E

 

 

R E S E N H A     1

 

Cantores: VÁRIOS

CD: “VELHA GUARDA DA MANGUEIRA”

Gravadora: SOM LIVRE

Dentre todas as Escolas de Samba que povoam o cenário carnavalesco nacional, sem sombra de dúvida é a Mangueira aquela que mais incendeia o inconsciente coletivo. Espécie de Flamengo nos campos, quando entra na avenida a verde e rosa sempre faz bonito e arrebata todos os presentes. Alguns de seus sambas-enredo já se tornaram antológicos e, desde a sua fundação, inúmeras canções foram criadas para homenageá-la.

Acaba de chegar às lojas, através da gravadora Som Livre, o CD (também disponível no formato DVD) “Velha Guarda da Mangueira” no qual os seus integrantes mais antigos juntam-se a diversos convidados, todos eles nomes representativos da nossa MPB.

Gravado em 2005 no Teatro Municipal de Niterói e entremeado por encontros externos realizados na quadra da Escola e na sede carioca do Centro Cultural Banco do Brasil, trata-se de um projeto bastante interessante pois, alavancado pela participação de nomes estelares, permite despertar a curiosidade de um público consumidor mais jovem sobre aspectos do verdadeiro samba.

O clima predominante é o de alegria e através das dezoito faixas do disco vêem-se verdadeiras obras-primas como “Exaltação à Mangueira” (de Enéas Brittes e Aloísio Augusto da Costa, na voz já cansada mas sempre imponente de Jamelão), “Folhas Secas” (de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito, cantada por este último) e “Agoniza Mas Não Morre” (de e com Nelson Sargento).

Há pot-pourris muito bem amarrados como o que privilegia canções de Cartola nas interpretações de Roberta Sá, Duani e Alcione e o que reúne, com rara oportunidade, os talentos de Lenine, Dudu Nobre e Leila Pinheiro. Beth Carvalho, Ivo Meirelles e Leci Brandão, três dos mais convictos mangueirenses, também se fazem presentes. E até a Velha Guarda do Salgueiro comparece na reunião de sambas em que a Escola afilhada da Tijuca saúda a sua madrinha.

Realmente, um belo registro que merece ser conhecido!

 

 

R E S E N H A     2

 

Cantor: ROGÊ

CD: “BRASIL EM BRASA”

Gravadora: INDEPENDENTE

 

Artista já bem conhecido no circuito carioca, o compositor e cantor Rogê ainda batalha para ver seu nome e sua arte reconhecidos além das fronteiras do Rio de Janeiro.

Acaba de chegar às lojas o seu mais novo trabalho, o qual foi inteiramente gravado de maneira independente. Intitulado “Brasil em Brasa” e produzido pelo próprio Rogê ao lado de Chico Neves, mostra que o cara sabe bem o que quer. Sua praia é bem definida: centra-se no samba, mas não propriamente naquele genuíno. Intercala-o com suas variações rítmicas mais suingantes, com pulsações próximas ao que se convencionou chamar de samba-funk e samba-rock.

Em suas composições (Rogê assina, ao lado de parceiros, oito das onze músicas que compõem o repertório do álbum) notam-se nítidas influências tanto de mestres da MPB (os exemplos principais são Jorge Ben Jor e Cassiano), como também de feras do cenário mundial, tais como Bob Marley, Steve Wonder e Curtis Mayfield.

Sua música é, de fato, contagiante e seu CD é daqueles que prendem o ouvinte que não se cansa de repetir as audições. Muito bem elaborado, com arranjos apropriados a cada faixa, Rogê mostra estar em constante evolução. Formado em música pela UniRio, ele lançou seu primeiro trabalho independente em 1998, ao lado da BandaVera. Foi no reveillon de 2000, no entanto, que Rogê tomou contato com um público expressivo: 200.000 pessoas o aplaudiram, ao lado de Seu Jorge e Duane na praia de Copacabana. Em 2002, lançou o seu segundo CD, no qual apresentou parcerias com o já citado Seu Jorge, além de Francisco Bosco e Jovi Joviniano, chegando a contar com a participação de Alceu Valença na faixa “Tambor”.

O recém-lançado CD apresenta canções inéditas feitas ao lado de Gabriel Moura, Luis Carlinhos, Mombaça e Arlindo Cruz. Aliás, é Arlindo o autor de dois grandes momentos do álbum: a alegre faixa-título e a contundente mas belíssima “Numa Cidade Muito Longe Daqui”, feroz crítica social anteriormente gravada por Leando Sapucahy e que nesta nova versão conta com Luiz Melodia e Paulo César Pereio como convidados especiais. Rogê ainda revisita a obra-prima “Construção”, de Chico Buarque, revestindo-a com a batida do reggae.

Outros excelentes momentos ficam por conta da suave “Estrela do Céu” (que, se incluída em trilha de novela, certamente explodiria nacionalmente), da inteligente “Ótima” e da contagiante “Pra Dançar” que, através de uma letra aparentemente simples, tece um painel sintético dos tempos modernos.

Com uma voz mais que agradável e uma vontade enorme de dar certo, Rogê é um dos nomes que deveriam ser, desde já, bem mais valorizados pelo que traz criatividade e talento.

 

 

N O V I D A D E S

 

·               Já pode ser encontrado nas melhores lojas o CD com a trilha sonora da nova novela global das sete da noite “Beleza Pura”. Além da faixa homônima, de autoria de Caetano Veloso, que recebeu releitura da banda Skank, o disco traz canções interpretadas por veteranos da nossa MPB (Frejat, Ney Matogrosso, Nana Caymmi, José Augusto, Jane Duboc e Paulinho da Viola) e por novos nomes que, em breve, deverão estar na boca do povo (a exemplo de Mônica Besser, Céu, Ana Cañas e do grupo Moinho). Destaque para as faixas “Pé de Nabo”, com Sandra Peres, e “Me Deixa em Paz”, a qual reúne as vozes de Teresa Cristina e Seu Jorge.

 

·               O compositor Humberto Teixeira é o tema do novo documentário do cineasta Lírio Ferreira que deverá entrar em circuito comercial no próximo ano (intitulado “O Homem que Engarravava Nuvens”). A trilha sonora da película ganhou regravação especial da canção “Cariri” (parceria do homenageado com Luiz Gonzaga) a cargo do pernambucano Lenine.

 

·               Depois de fazer parte da Urbanda, a cantora e compositora paulista Luisa Maita (que teve duas canções suas gravadas por Virgínia Rosa em seu último CD) está na mira da gravadora EMI. Se fechar contrato com a multinacional, a artista deverá estar lançando o seu primeiro álbum solo ainda este ano.

 

·               “Outro Rio” é o nome do CD que o guitarrista e violonista Ricardo Silveira está pondo nas lojas. O trabalho evoca o clima da bossa nova e é basicamente instrumental. Mas há a participação especial de Maria Rita nos vocais da faixa “A Medida do Meu Coração (parceria de Ricardo com Pedro Luís), além de João Donato que toca seu piano mágico em “O Sol na Janela”.

 

·               A gravadora EMI está reeditando o disco acústico gravado em 1995 por Moraes Moreira, compositor de primeira linha do nosso cancioneiro e que, infelizmente, tem andado meio sumido nos últimos tempos. Boa lembrança!

 

·               Depois de “Negro Amor”, excelente disco lançado em 2006, Toni Platão realizará, em breve, show que gerará registro ao vivo para se transformar em CD e DVD, este o primeiro de sua carreira.

 

·               Encontra-se em estúdio a cantora Cris Braun que já prepara o seu terceiro CD. Ainda sem título definitivo, o álbum vai contar com canções assinadas por nomes como Vítor Ramil, Wado e Júnior Almeida.

 

·               O inquieto Ivan Lins tem em mente dois projetos sinfônicos previstos para serem lançados ainda em 2008. Compositor de grande prestígio no exterior, ele vai registrar ao vivo dois concertos com orquestras sinfônicas (um que será feito em Amsterdam, na Holanda, e o outro em Pittsburg, na Califórnia, nos EUA). Mais alvissareira que isso, no entanto, é a informação de que o compositor retomou sua proveitosa parceria com Vítor Martins, iniciada nos anos 70 e que havia sofrido uma pausa nos últimos anos.

 

·               O próximo CD da cantora Anna Luísa já se encontra prontinho, esperando apenas a fase de prensagem. Produzido por Rodrigo Vidal, o repertório contará com canções inéditas da própria artista, além de outras assinadas por Rodrigo Maranhão, Edu Krieger e Emerson Mardhine. Vem coisa muito boa por aí…

 

 

RUBENS LISBOA é compositor e cantor


Quaisquer críticas e/ou sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail: rubens@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais