MUSIQUALIDADE

R E S E N H A

Cantora: TERESA CRISTINA
CD: “TERESA CRISTINA + OS OUTROS = ROBERTO CARLOS”
Gravadora: DECK

Nome em ascensão no mercado fonográfico brasileiro, a carioca Teresa Cristina começou a ser conhecida quando, em 2002 (há exatos dez anos, portanto), lançou um CD duplo no qual abordava com maestria a obra de Paulinho da Viola. Egressa do renascimento do bairro boêmio da Lapa, no Rio de Janeiro, ela, de lá para cá, lançou bons discos de samba, geralmente acompanhada pelo grupo Semente, e se revelou também uma compositora inspirada.
Assim, causou a princípio certa estranheza o fato de Teresa ter se reunido com o grupo indie Os Outros para revisitar o repertório de Roberto Carlos, especialmente aquele que antecedeu à sua fase mais romântica, em show realizado em maio de 2011 no Teatro Rival, também no Rio de Janeiro. Mas a aceitação do projeto foi tamanha que a artista terminou por abrir uma brecha em sua agenda de sambista (ela que já vem anunciando a intenção de gravar, em breve, um álbum somente com sambas de autoria de Candeia) e entrou em estúdio para registrar o ótimo disco “Teresa Cristina + Os Outros = Roberto Carlos”, o qual chegou recentemente às lojas através da gravadora Deck. Com a produção musical a cargo de Rodrigo Vidal, o trabalho é composto por quatorze faixas, nem todas de autoria do Rei, mas gravadas por ele que as transformou, quase à unanimidade, em sucessos.
É necessário frisar o constatável amadurecimento artístico de Teresa, seja em estúdio, seja nos palcos. A cantora reconhecidamente tímida do começo da carreira já dá vez a uma intérprete segura que sabe o que quer. Acompanhada por músicos competentes que conhecem o terreno em que estão pisando (a banda Os Outros é formada por Botika, Eduardo Sodré, Vitor Paiva, Rafael Papel), ela construiu um CD bem legal e gostoso de ouvir. Alguns dirão que poderia ter ousado mais nos arranjos, o que de certa forma é uma verdade. Mas o fato é que a opção foi feita por uma sonoridade que resgata a época em que os temas escolhidos foram gravados originalmente e isso tem lá, sim, seu certo charme.
Da lavra de Roberto e Erasmo Carlos, os destaques ficam por conta de “Ilegal, Imoral ou Engorda”, “Cama e Mesa” e “As Curvas da Estrada de Santos”. Já em campo alheio, os melhores momentos dizem respeito às faixas “Como 2 e 2” (de Caetano Veloso), “Do Outro Lado da Cidade” (de Helena dos Santos), “Nada Vai me Convencer” (de Paulo Cézar Barros) e “Você Não Serve Pra Mim” (de Renato Barros, esta cantada por Botika).
Trata-se de um CD que marca um intervalo na sua trajetória da sambista e que mostra uma Teresa Cristina com talento de sobra para voos plurais. E isto é realmente muito bom!

N O V I D A D E S

* Onze anos já se passaram desde que Cássia Eller foi cantar em outras paragens, mas a indústria fonográfica sempre tem encontrado maneiras de continuar cultuando (merecidamente) a sua obra. A bola da vez é o lançamento do CD e DVD “Do Lado do Avesso” que contém o inédito registro ao vivo do show de voz & violão feito pela artista no Rio de Janeiro, em 2001, dentro do projeto “A Luz do Solo”. É uma iniciativa da gravadora Universal, possuidora de todo o acervo musical de Cássia, e que a mostra sozinha ao palco, dona de sua própria arte. O repertório de quatorze faixas alia canções já gravadas pela vigorosa intérprete (caso de “Relicário” e “All Star”, ambas de Nando Reis, “Queremos Saber”, de Gilberto Gil, e “Maluca”, de Luiz Capucho) a algumas músicas inéditas em sua voz bela e rascante (a exemplo de “Diamante Verdadeiro”, de Caetano Veloso, e “Espaço”, de Vítor Ramil). A faixa-título é um tema instrumental de autoria da própria Cássia. Trata-se, na verdade, de um presentaço para os seus milhares de fãs que também se deliciam com a recente disponibilização, no iTunes, do single “Flor do Sol”, canção inédita resultante da parceria entre ela e Simone Saback. É um registro caseiro feito em Brasília (DF) quando Cássia tinha dezenove anos (oito anos antes, portanto, de ela começar a ganhar projeção nacional). O interessante é que a gravação (que contou com a participação da cantora Jussara Silveira) foi finalizada por Chicão, filho único de Cássia e que atualmente se inicia profissionalmente nos caminhos da música.

* Daniela Mercury já está divulgando a música que escolheu como carro-chefe para o Carnaval de 2013: o inédito samba-reggae “Alma Feminina”, uma parceria entre Aila Menezes e Mikael Multi, a qual, no seu final, faz referência a Neguinho do Samba, saudoso percussionista baiano que ajudou a fundar o bloco afro Olodum.

* A coleção “Tons” que a Universal Music começou a pôr no mercado este ano com reedições de álbuns de Carlos Lyra, Fafá de Belém e Maysa embalados em boxes, seguirá em 2013 com títulos das discografias de artistas como Alceu Valença, Alcione, Emílio Santiago, Luiz Melodia e Quinteto Violado. Muito legal!

* O terceiro CD da carreira da cantora Paula Santoro (se descontados “Sabiá”, de 2004, projeto produzido exclusivamente para brinde aos clientes de uma empresa mineira, e “Paula Santoro”, de 2005, lançado apenas no Japão) acaba de chegar às lojas através da gravadora Borandá. Trata-se do conceitual “Mar do Meu Mundo” (sucessor de “Paula Santoro”, lançado em 2005 pela gravadora Biscoito Fino), o qual contém dez faixas garimpadas pela graciosa intérprete. Paula iniciou sua carreira fonográfica em 1996 com o álbum “Santo” e devagarzinho vem tentando conquistar um lugar no lotado panteão feminino da nossa MPB. É afinada e dona de timbre belo e límpido, mas talvez seja necessário ela arejar um pouco o repertório que, inquestionavelmente de qualidade ímpar nesse recém-lançado trabalho, caracteriza-se por um distanciamento de canções mais facilmente assimiláveis ao ouvinte médio. Produzido pelo pianista Rafael Vernet, o disco encontra os seus melhores momentos com “Samburá de Peixe Miúdo” (de Sivuca e Glória Gadelha), “Joana dos Barcos” (de Ivan Lins e Vítor Martins) e “Mar Deserto” (de Kristoff Silva e Makely Ka, esta contando com a participação especial do grupo Uakti).

* E enquanto fez chegar recentemente às lojas, no esperado formato físico, o seu excelente CD “Samba 808”, cujas dez faixas foram disponibilizadas em meio digital em 2011, o cantor e compositor Wado, um catarinense radicado em Maceió (AL), já se encontra atualmente em estúdio carioca registrando as canções que farão parte de seu próximo álbum, o qual será lançado no próximo ano e contará com parcerias inéditas do artista com Marcelo Camelo e Cícero, entre outros.

* “Forró do Boca” é o título do CD que o cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor lançou recentemente, ainda que fora da época apropriada, através do selo Nossa Música. Integrante do lendário grupo dos Novos Baianos (que também agregou Pepeu Gomes, Baby Consuelo e Moraes Moreira), o artista apresenta um álbum totalmente voltado aos ritmos nordestinos, como o baião, o xote, o coco, o xaxado, o arrasta-pé e o galope. A maioria das canções dispostas nas quatorze faixas é inédita e autoral, várias delas resultantes de parcerias de Boca com Jair Luz, Carlinhos Vergueiro e Luiz Caldas, este, aliás, presente como convidado especial da faixa “Se Seu Luiz Tivesse Vivo”. Nos medleys, surgem algumas releituras de sucessos juninos, a exemplo de “Na Base da Chinela” (de Jackson do Pandeiro e Rosil Cavalcanti), “É de Dar Água na Boca” (de Nando Cordel) e “O Xote das Meninas” (de Luiz Gonzaga e Zé Dantas). Entre os destaques do bem-vindo repertório estão “Xote Cardiovascular”, “Se Tiver Forró”, “Meu Bem Só Bem me Faz” e “O Couro Come no Centro”.

* Já se encontra em fase final de produção o segundo volume da série Sambabook, o qual será lançado no começo do próximo ano. E se o volume primeiro deu vez aos sucessos de João Nogueira, o seu sucessor homenageará o talento de Martinho da Vila através das vozes de Ana Carolina, Ana Costa, Diogo Nogueira, Dorina, Elza Soares, Fernanda Abreu, Toni Garrido e Zeca Pagodinho, entre outros. Ainda em 2013 deverá também chegar ao mercado o volume dedicado a Paulinho da Viola.

* Gravado há dois anos, somente foi lançado recentemente o CD duplo “Oswaldo Montenegro e Companhia Mulungo”. Dirigido pelo próprio artista, o projeto alia canções autorais a outras de compositores vários. Entre aquelas, destacam-se “Canção da Feira” (parceria de Oswaldo com Mongol), “Lenda da Lavadeira”, “Pode Pôr a Culpa em Mim” e “Paço do Rosário” (feita com Raimundo Costa). Já no campo alheio, os melhores momentos ficam por conta das novas versões apresentadas de “Um Índio” (de Caetano Veloso), “Tchucarramãe” (de Ulisses Machado), “Sobradinho” (de Sá & Guarabyra) e “Astrologia” (melodia de Lui Coimbra em versos de Mário Quintana). Oswaldo, ainda em grande forma vocal, toma a linha de frente do disco, solando a maioria das canções, mas também abre espaço para ótimos cantores iniciantes: são os casos de Renato Luciano em “Canção da Lavoura” (outra parceria de Oswaldo com Mongol), Léo Pinheiro em “O Comedor de Calango e o Gerente da Multinacional” (de Maurício Baia, Ana Bertani e Tonho Gebara) e Cibele Hespanhol em “Retrato” (um belo tema oswaldiano).

* Já no primeiro semestre de 2013 estará chegando às lojas o novo CD do cantor e compositor Hyldon. Trata-se de “Romances Urbanos” que terá o repertório majoritariamente composto por material inédito.

* E finalizando nossas atividades, desejamos de coração um Feliz Ano Novo a todos os queridos leitores! Que 2013 chegue trazendo a paz mundial e que alcancemos a conquista dos nossos sonhos aliada a saúde, amor e solidariedade. Música sempre!

RUBENS LISBOA é compositor e cantor
Quaisquer críticas e/ou sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail: rubens@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais