MUSIQUALIDADE, por RUBENS LISBOA

M U S I Q U A L I D A D E

 

 

R E S E N H A     1

 

Cantor: ZECA BALEIRO

CD: “BALADAS DO ASFALTO & OUTROS BLUES – AO VIVO”

Gravadora: UNIVERSAL

 

Levadas ao palco, as canções do último CD de estúdio de Zeca Baleiro (“Baladas do Asfalto & Outros Blues”) terminam se mostrando mais possantes. Zeca, que está entre os três melhores compositores surgidos na nossa MPB nos últimos dez anos, possui canções memoráveis. Seus dois primeiros álbuns são antológicos, mas no CD passado ele revelou um certo cansaço criativo. É claro que essa entressafra acontece normalmente na vida de quase todos os artistas e o próximo disco (que já está sendo formatado) certamente vai fazer voltar a verve criativa do autor que sabe dosar, na medida certa, canções dançantes e românticas, críticas e emotivas.

Enquanto o trabalho de inéditas não chega, termina de aportar nas lojas o primeiro CD ao vivo de Baleiro, resultado de show gravado no Teatro do Sesc Pinheiros (São Paulo) em junho passado. Zeca mostra-se vigoroso no palco, acompanhado de banda formada por verdadeiras feras em seus instrumentos (Tuco Marcondes – violões e guitarras, Fernando Nunes – baixo, Adriano Magoo – teclados e acordeão e Kuki Stolarski – bateria).

Experiente, como sabe da pouca força do repertório do CD que deu origem ao show, Baleiro preenche mais da metade do repertório com canções de outros discos, além de algumas inéditas em sua voz. Assim, ao lado da boa “Cachorro Doido” (dele e Fernando Abreu), surge a deliciosa “Babylon”, do seu trabalho acústico intitulado “Líricas”, de onde também sai “Quase Nada” (dele e Alice Ruiz), agora unida a “Amor” (de João Ricardo e João Apolinário), pinçada do repertório do lendário grupo Secos & Molhados. Do “Pet Shop Mundo Cão”, Baleiro retira a irresistível “Telegrama”, além da mediana “Fiz Esta Canção” (parceria com Mathilda Kovak). Aliás, registre-se aqui que Baleiro é do tipo de compositor que se sai melhor quando cria sozinho. As músicas que assina com parceiros são, via de regra, inferiores àquelas em que leva somente a sua grife.

Dentre as canções que ele visita pela primeira vez, o resultado soa legal em “Retalhos de Cetim” (de Benito di Paula), mas o mesmo não acontece com a nova roupagem dada a “Palavras” (de Roberto e Erasmo Carlos). Por outro lado, a faixa “Não Adianta” (de Sérgio Sampaio) transforma-se em um dos melhores momentos do CD, ao lado de “Heavy Metal do Senhor”, agora revestida com tinta country.

Um trabalho calcado no rock que poderá ser conferido in loco pelos sergipanos nos próximos dias 13 e 14 de novembro, no palco do Teatro Tobias Barreto, quando Baleiro estará se apresentando como convidado do vitorioso Projeto MPB Petrobrás.

 

 

R E S E N H A     2

 

Cantor: EDU KRIEGER

CD: “EDU KRIEGER”

Gravadora: INDEPENDENTE

 

Para os descrentes quanto à existência de novos valores na nossa tão combalida música popular brasileira, uma geração de bons compositores que vêm se destacando atualmente mostra o quanto aqueles estão desacreditados.

O problema maior por que passam esses novos artistas é mesmo a divulgação de seus trabalhos. A maioria deles já possui CD gravado, mas fazer com que suas canções sejam conhecidas por um público mais consistente é o ponto nevrálgico da coisa.

Um desses nomes é Edu Krieger que começa a despontar no meio fonográfico por conta de Maria Rita ter registrado a sua interessante “Ciranda do Mundo” em seu álbum “Segundo”, canção que anteriormente, inclusive, já havia sido gravada por Pedro Luís e a Parede e pela cantora Ryta de Cássia, recém-falecida.

O disco de Edu chega ao mercado de maneira independente e mostra um compositor versátil seja na parte melódica (embora grande parte do repertório seja composta por sambas), seja nas idéias contidas nas letras. O artista também não decepciona como cantor, mostrando-se seguro em suas interpretações. Os arranjos, às vezes monocórdios até por conta das bases construídas sobre programações, é que terminam por prejudicar um trabalho que, em outras circunstâncias, nasceria fadado ao sucesso. As canções mais limpas soam muito melhor.

Há as participações de Nilze Carvalho executando o seu magistral bandolim em “Novo Amor”, de Nicolas Krassik e seu violino mágico em “A Escada” e de Geraldo Azevedo, nos vocais e violão de “Temporais”. Dentre os melhores momentos estão as faixas “Desafio”, “Saber Ganhar”, “Quando Ela Jurou” e “Deus Conserve Pra Sempre Meu Bom Senso Temperado a Pitadas de Loucura”.

Um CD que credencia Edu Krieger para vôos mais altos e que certamente fará com que, doravante, venha a ter suas obras gravadas por outros intérpretes. 

 

 

N O V I D A D E S

 

·               A série “Grandes Nomes” chega ao seu terceiro título. Depois dos DVD’s de Elis Regina e Rita Lee, está chegando às lojas, através da gravadora Trama, o referente a Paulinho da Viola. Para quem gosta de música de qualidade, trata-se de um item imperdível!

 

·               Pensando nas vozes dos integrantes do grupo sul-africano Kholwa Brothers e nas obras de Itamar Assumpção e de Nelson Cavaquinho, os músicos Arthur Nestrovski e Benjamim Taubkin idealizaram a trilha sonora do espetáculo “Milágrimas”, concebido pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo para os dançarinos do Projeto Dança Comunidade, todos da periferia de São Paulo. O CD correlato (que pode ser adquirido através das unidades do Sesc em todo o Brasil) une referências da isicathamiya (canto sul-africano tradicional, caracterizado pelo coro a capella), do samba e da música urbana contemporânea, apresentando um diálogo entre as músicas brasileira e africana, o qual vai além das semelhanças já conhecidas entre a batucada e a percussão. Participam do álbum o cantor Sapopemba, a cantora Anelis Assumpção (filha de Itamar) e o programador eletrônico Sacha Amback.

 

·               O compositor Mário Lago (que ficou mais conhecido como ator), falecido em 2002, terá, dentro em breve, sua obra musical revisitada através de um projeto multimídia que englobará DVD, exposição, show e três CD’s, dos quais deverão participar diversos cantores, dentre os quais Chico Buarque e Maria Bethânia.

 

·               A apresentação da cantora Cássia Eller no Rock in Rio 3 chegará, em breve, às lojas em CD e DVD.

 

·               O último disco de Elis Regina, originalmente lançado em 1980, está sendo relançado pela gravadora Trama. Além das canções originais do trabalho, desta vez os fãs da Pimentinha vão poder ouvir as bases instrumentais de “Vento de Maio”, “Só Deus é Quem Sabe” e “Calcanhar de Aquiles” e senti-la cantando a capella as canções “Trem Azul” e “Se Eu Quiser Falar com Deus”. Na mesma embalagem do CD, virá também um DVD contendo a última entrevista de Elis, em 1982, dada ao programa “Jogo da Verdade”, da TV Cultura.

 

·               O primeiro DVD da carreira de Fafá de Belém estará nas lojas, através da gravadora EMI, até o final deste ano e contará com as participações especiais de Mariana, sua bela e talentosa filha, na faixa “Maria Solidária” e de Walter Bandeira, um dos intérpretes mais queridos e prestigiados do Pará, na faixa “Foi Assim”. Ambas as canções foram gravadas por Fafá no comecinho de sua carreira. Dentre as inéditas estão “Aonde” (de Dalto e Cláudio Rabello), “História de Amor” (de Daniel Ferro) e “Brilho Dental” (de Carlos Te e Rui Veloso).

 

·               Para ser lançado no próximo ano, o compositor e cantor Erasmo Carlos já prepara um novo CD que se concentrará em duetos. Dentre os colegas que se farão presentes já estão confirmados Milton Nascimento, Chico Buarque, Adriana Calcanhotto, Marisa Monte, Lulu Santos e o grupo Kid Abelha.

 

·               O primeiro DVD da carreira de Chico César chega às lojas agora em novembro. Intitulado “Contos e Encontros de Uns Tempos pra Cá”, resultou do registro do show que o paraibano realizou no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, o qual contou com a participação da conterrânea Elba Ramalho. Nos extras, encontram-se também as presenças das cantoras Maria Bethânia e Ana Carolina.

 

 

RUBENS LISBOA é compositor e cantor


Quaisquer críticas e/ou sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail: rubens@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais