Nada a comemorar

O brasileiro não tem o que comemorar neste 1º de Maio. Além de ser vítima da ganância dos empresários, o trabalhador se angustia com as maldades embutidas na famigerada reforma da Previdência, concebida para atender os escusos interesses dos banqueiros e dos patrões. Não se pode falar em festa num país onde mais de 13 milhões de pessoas estão desempregadas. Aliás, a classe trabalhadora ainda lamenta a aprovação da criminosa reforma Trabalhista, feita sob medida para beneficiar os empregadores. Portanto, neste 1º de Maio o trabalhador precisa renovar a lutar contra a absurda reforma da Previdência e todas as demais crueldades em gestação por este governo militar. Por fim, deve enaltecer a própria fibra e a saúde, que lhe permitem sustentar um sistema corrupto e injusto, além de promover o progresso que ainda faz andar este Brasil.

Dia D

Preso há mais de dois meses, o prefeito afastado de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), sonha com a liberdade. Nesta terça-feira, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça deve concluir a apreciação do recurso em seu favor. Valmir foi preso sob a alegação de destruir provas no processo que apura desvio de recursos públicos. Enquanto isso, Lagarto segue sendo administrada pela vice Hilda Ribeiro (SD), que vem a ser esposa do deputado federal Gustinho Ribeiro (SD). Ah, bom!

Nome trocado

O ex-deputado estadual Morito Matos (Pros) não é o suplente do vereador aracajuano Cabo Amintas (PTB), conforme divulgamos aqui. Segundo o internauta Fábio Barreto, o 1º suplente da coligação pela qual o petebista se elegeu é Saulo Vieira (Novo). Será ele, portanto, quem assumirá uma cadeira na Câmara se a Comissão de Ética sugerir e o plenário aprovar a suspensão de Amintas, acusado de ter ferido o decoro parlamentar ao agredir um colega verbalmente. Vixe!

Reforma cruel

O governo terá muito trabalho para convencer o senador Alessandro Vieira (PPS) a apoiar a famigerada reforma da Previdência. Segundo ele, a equipe econômica tem que responder qual é o tamanho exato de sua necessidade: “Eu não posso trabalhar com números mágicos”, frisa Vieira. Para o senador, a reforma é cruel com os professores, pois não sugere regra de transição nem trata sobre reajustes salariais para a categoria. Misericórdia!

Relações cortadas

A depender da tendência “PT na Luta”, os petistas terão candidato próprio à Prefeitura de Aracaju em 2020. Este grupamento, que tem entre seus líderes a vice-governadora Eliane Aquino, acha que o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) “abandonou o programa de governo democrático e popular que pactuamos em 2016”. Não é bem isso que pensam o presidente estadual do PT, deputado federal João Daniel, e o senador Rogério Carvalho. Marminino!

De olho no inverno

O governo de Sergipe já começou a distribuir com os agricultores a sementes selecionadas de milho. Ao todo, serão 180 toneladas para atender 22 municípios. “A gente faz a nossa parte, entregando as sementes na hora certa. Depois, é só rezar para sermos abençoados com as chuvas”, disse o governador Belivaldo Chagas (PSD). A distribuição começou ontem, por Nossa Senhora da Glória. Legal!

Peso da folha

Fundamentais para a manutenção da segurança pública, as Polícias Militares estão entre os principais gastos dos governos estaduais. Estudo do IPEA mostra que a folha de aposentados e pensionistas de policiais e bombeiros consome cerca de 12,5% da receita corrente líquida dos estados. Em Sergipe, o peso desta despesa no orçamento quase duplicou nos últimos 10 anos. As projeções sugerem que sob as regras vigentes o estoque de inativos deverá dobrar em 25 anos. Aff Maria!

Comigo não, violão

Candidato derrotado ao governo, o ex-deputado federal Valadares Filho m(PSB) jura que seu partido não baixará a cabeça para o governo e não deixará de apresentar um projeto inovador para Sergipe. Questionado sobre as constantes criticas de Vavazinho, o governador Belivaldo Chagas (PSD) foi curto e grosso: “Dentre as minhas prioridades não está observar o que Valadares Filho diz ou deixa de dizer”. Homem, vôte!

Mãos dadas

Velhos adversários, Heleno Silva (PRB) e Kaká Andrade (PSD) podem se juntar para tentar impedir a reeleição do prefeito de Canindé, Eraldo da Farmácia (PP). Os dois já tiveram o primeiro encontro para discutir as eleições de 2020 e não descartaram uma futura aliança, embora ambos sonhem em governar o município. Enquanto isso, o prefeito segue administrando uma grave crise financeira. Crendeuspai!

Zé de Biné

Itabaiana ganhou o Espaço Cultural Mestre Zé da Biné, uma homenagem ao fundador da Chegança Santa Cruz, criada em 1947 por José Serafim de Menezes, o Zé de Biné. Nestes mais de 70 anos, a Chegança Santa Cruz manteve viva a história dos embates de mouros e cristãos na península Ibérica. Entre os presentes na inauguração do Espaço, o prefeito Valmir de Francisquinho (PR), o deputado federal Bosco Costa (Pros) e outros menos votados. Viva a cultura!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Nordeste, em 21 de abril de 1948

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais