Não haverá 2º turno

Mantidas nas convenções as chapas majoritárias já definidas, dificilmente haverá 2º turno nas eleições de Sergipe. O PPS, que poderia ser o fiel da balança no próximo pleito, deixou escapar essa chance ao decidir juntar-se ao DEM e apresentar Nilson Lima como candidato a vice de João Alves Filho. Como os chamados ‘nanicos’, que também disputarão o governo, não possuem densidade eleitoral, caminhamos para uma eleição de um turno só, pois a campanha se polarizará entre Marcelo Déda (PT) e Alves Filho. Dos dois, quem tiver mais voto leva o comando político e administrativo de Sergipe pelos próximos quatro anos. Algo diferente disso é muito improvável.

Acabou no Irajá

“Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá”. O título da peça de teatro censurada na Bahia no período da Ditadura Militar, permite fazer um trocadilho com o ex-pré-candidato ao governo de Sergipe, Ficaria assim: “Nilson Lima, quem diria, acabou na direitona”. Velho militante do PT e tendo participado do governo Déda por quase três anos, Lima zangou-se e resolveu fazer carreira solo. Depois de percorrer o Estado prometendo disputar o governo, baixou a crista e juntou-se a João Alves Filho para tentar derrotar o ex-aliado Déda. Há quem garanta que ao desembarcar na direitona, Nilson sepultou a carreira política. Será?

Vingança maligna 

Lideranças políticas do interior estão esperando alguém procurá-las para pedir apoio à candidatura de Almeida Lima (PMDB) para a Câmara Federal. Prometem lembrar que o peemedebista votou pela redução do número de vereadores no país, fato que deixou muitas lideranças ‘desempregadas’. Tai um tipo de vingança difícil de ser impedida, pois político nenhum gosta que mexam em seu bolso.

Empreendedorismo

A Feira do Empreendedor 2010 será realizada em Aracaju, no período de 4 a 7 de agosto. A estrutura do evento, promovido pelo Sebrae, irá dividir o centro em Plataformas, que oferecerão várias idéias de negócios para os visitantes nas áreas de agronegócios, artesanato, pequenas máquinas, negócios porta a porta, fornecedores, franquias, alimentação, entre outras. Também haverá uma área para exposição de produtos e serviços. Na Feira, haverá espaço para o aprendizado de técnicas para produção de trabalhos manuais, peças artesanais e outras opções de pequenos negócios.

Projeto arquivado

Embora o deputado federal Mendonça Prado (DEM) continue insistindo na idéia, seu projeto propondo a castração química dos pedófilos já foi arquivado na Câmara Federal por inconstitucionalidade. Outras duas matérias com o mesmo teor e apresentados anteriormente ao de Mendonça, também foram mandados para o arquivo, mas seus autores recorreram alegando que a constituição não é ferida pelos projetos.

INSS convoca

A partir do mês que vem, os trabalhadores que estiverem aptos a se aposentar por idade serão avisados sobre essa possibilidade por meio de carta. A Previdência Social vai enviar correspondências a homens e mulheres que, a partir de 1º de julho próximo, completem 65 e 60 anos, respectivamente, e que já tenham feito ao menos 174 contribuições ao INSS. Você tá nessa?

Sem acordo

Parece que a coligação DEM/PSDB vai ficar apenas no desejo de João Alves Filho. É que os amigos próximos do deputado federal Albano Franco não querem nem ouvir falar na hipótese de subirem no palanque do DEM. Tudo por causa das agressões gratuitas que demistas como Mendonça Prado e Pedrinho Valadares fizeram a Albano. Pelo andar da carruagem, o deputado deverá lançar-se candidato ao Senado sem coligação, ou decidir não disputar cargo algum. Se isso acontecer, será um baque para o projeto político de João Alves.

Mais empregos

O mês de maio foi positivo para a geração de empregos em Sergipe. Segundo levantamento feito pelo Dieese, no quinto mês deste ano foram admitidos no Estado 8.215 trabalhadores e desligados 7.323, o que significa um saldo positivo no emprego formal de 892 postos de trabalho. Os setores que tiveram os maiores saldos de empregos em maio passado foram: Serviços (607 empregos ou +0,67%), e a Indústria de Transformação (448 empregos ou +1,18%).

Condenado

O deputado estadual André Moura (PSC) foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral a pagar multa de R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada. O parlamentar foi acusado de ser o responsável pela pintura do seu endereço eletrônico, com nome e a legenda, em muros de Pirambu. O TRE entendeu que tal procedimento configura propaganda eleitoral antecipada. De acordo com legislação, a propaganda somente será permitida após o dia 5 de julho deste ano.

Suplica alagoana

As fortes chuvas caídas em Alagoas lembram a letra de Suplica Cearense, escrita por
Gordurinha e Nelinho e imortalizada por Luiz Gonzaga: “Oh! Deus, perdoe este pobre coitado/ Que de joelhos rezou um bocado/ Pedindo pra chuva cair sem parar/ Oh! Deus, será que o Senhor se zangou/ E só por isso o sol se arretirou/ Fazendo cair toda chuva que há”. É lastimável a situação dos irmãos alagoanos atingidos pelas fortes chuvas, que destruíram cidades e deixarem milhares desabrigados.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais