Não se invade a Rússia no inverno

A história mundial está repleta de vitórias e derrotas.  Algumas foram frutos de subestimarem a força dos seus adversários. Napoleão Bonaparte e Hitler em momentos históricos distintos tentaram invadir a Rússia e esbarraram num inimigo que subestimaram: o forte inverno russo.

A arte de governar e de fazer política também é assim. Tem momentos para tudo, momentos de ouvir, de falar, de recuar e de ir para o embate.

O que aconteceu ontem, 27, na Assembléia com a eleição da Mesa Diretora que comandará o legislativo no exercício 2013/2014 foi apenas um estopim de um processo que vinha se desenrolando nos bastidores políticos.

Déda construiu a própria adversidade – O governador Marcelo Déda não teve como adversário o inverno rigoroso da

Edvan Amorim e Déda: quem ganha com um rompimento de verdade? Foto: César de Oliveira.

Rússia, mas teve contra si um histórico adverso construído por ele mesmo durante os últimos cinco anos.

Quem é leitor deste espaço há muito tempo sabe que sempre foi alertado que governabilidade com maioria é uma coisa. Governar com aliados é outra. Déda teve todas as chances para construir uma maioria “sua” na AL, mas não o fez. Faltou habilidade, faltou diálogo e até mesmo humildade.

João Alves construiu seu grupo – Só para lembrar: em 1982, quando foi eleito governador pelo maior chefe político da época, o ex-governador Augusto Franco, João Alves tinha maioria esmagadora na AL, mas como aliado de verdade apenas um deputado: Messias Gois. Em pouco tempo, apenas um ano, com diálogo e habilidade ele reverteu o quadro e transformou cada um em seu aliado de verdade.

Fala-se muito que o empresário Edvan Amorim construiu seu imenso bloco político através do poder econômico. Se é verdade ou não só a história vai dizer, mas uma coisa é certa: Edvan recebe a todos sempre. O diálogo é aberto. Ou seja, os aliados são ouvidos. Já no governo, até secretários reclamam que passam meses sem terem uma reunião com o governador, imagine as lideranças e deputados.

Déda delegou poderes a JB – Desde os últimos meses do ano passado estava claro para quem entende de política que as divergências entre o governador Déda e o grupo de Amorim estavam “a flor da pele”. A sistemática de entregar o comando do governo a Jackson Barreto foi notória, delegando poderes ao vice e futuro candidato ao governo para operar e atuar com desenvoltura não só no interior, mas na capital.

A falta de diálogo em Aracaju – Outro ponto importante cuja “bagaceira no caminho da feira” será clara nas próximas semanas é a questão do candidato do grupo em Aracaju. Desde o primeiro momento o PT deixou claro que teria (como terá) candidato a prefeito. Mesmo sendo líder de uma aliança ampla, Déda preferiu empurrar de goela abaixo a candidatura do PT, do que abrir um diálogo com todos os partidos aliados. Com certeza este ponto também é um dos incentivos para o rompimento. Passou a impressão que o nível de consideração com os aliados é de apenas ser apoiado e não apoiar.

Quem perde e quem ganha – É difícil dizer neste momento quem perderá mais e quem ganhará mais. É certo que o rompimento do grupo de Amorim com o governador Déda é bom para a oposição, principalmente para o ex-governador João Alves. Agora o feitiço pode se voltar contra o feiticeiro, neste caso quem semeou todo este rompimento.

Ninguém duvide – No sistema político brasileiro o Executivo não governa sem o Legislativo. Déda teve todo o tempo para construir seu bloco aliado e não conseguiu.

Assim como Napoleão e Hitler que saíram derrotados da Rússia por subestimarem o inverno rigoroso, Déda jogou com a barriga, acreditou que quando batesse a porta da AL, seria recebido como aliado e não apenas como governador e nada mais.

Ele ainda tem chance de medir a intensidade do inverno que vai enfrentar a partir de hoje. Se vai assimilar o episódio com reflexão, humildade e  revendo a forma de fazer política. Ou se vai radicalizar não aprendendo com o episódio.

O momento é único em Sergipe. A partir de hoje o comando do Estado pode ser dividido. Dependerá da reação do governador.

Bem maior em 1º plano
O governador tem uma oportunidade de mostrar que é um estadista. Priorizar neste momento o governo a administração. Se for por alguns que estão ao seu lado vai transformar o governo em pura política. Vai para o limbo. O Estadista encara uma derrota com serenidade sem fazer da máquina administrativa seu objeto de defesa.

Comemorando
O governador tem que cantar como Paulinho da Viola: “…faça como o velho marinheiro, que durante o nevoeiro leva o barco devagar….” Tem liderança oportunista ao lado do governador que ontem deve ter comemorado muito o episódio da AL. Liderança que ele pede conselho mais do que deveria.

A chapa para o biênio 2013/2014
A chapa eleita ontem: Angélica Guimarães, presidente; Zé Franco, vice-presidente; 1º secretário, Adelson Barreto; 2º secretário, Goreti Reis; 3º secretário, Paulinho das Varzinhas e 4º secretário, Mundinho da Comase. Além deles apoiaram a chapa: Antônio dos Santos, Arnaldo Bispo, Augusto Bezerra, Capitão Samuel, Gilmar Carvalho, Gilson Andrade, Goreti Reis, Maria Mendonça e Venâncio Fonseca. Os outros – com exceção da deputada Susana que estava viajando – se ausentaram do plenário.

Reuniões
Ontem, 27, antes da sessão da AL, o governador conversou demoradamente com o empresário Edvan Amorim e depois com o senador Valadares. De nada adiantou. Pelo que se sabe a deputada Angélica Guimarães  ficou muito magoada com a forma que o governador se dirigiu a ela na semana passada. Abriu uma grande ferida.

Para Gualberto, foi ‘golpe político’
“A eleição não foi realizada em clima de harmonia, como deveria ser, mas de ruptura política. A prova disso é que o partido do governador, o PT, está fora da Mesa”, frisou o líder do governo, Francisco Gualberto. “Eu não vim hoje para a Assembleia sabendo que a eleição da Mesa estava definida. Vim preparado para sair às 18 horas e ir ao Palácio do Governo para dar a minha contribuição no processo. Por isso me sinto golpeado”, afirmou. Ele alertou também que a eleição poderá ser questionada judicialmente.

Será cremado hoje, 28, em Salvador o corpo de Elcy Rollemberg I
Faleceu ontem, 27, em Aracaju a médica Elcy Vianna Rollemberg, esposa do médico e ex-senador Francisco Rollemberg. Elcy teve um AVC e não resistiu a uma cirurgia. Tinha 76 anos e 58 anos de convivência com Francisco Rollemberg (6 de namoro e 52 de casamento). O corpo será cremado hoje, 28, às 10hs, no cemitério Jardim da Saudade em Salvador, cumprindo um desejo dela. A todos os familiares a solidariedade deste espaço.

Será cremado hoje, 28, em Salvador o corpo de Elcy Rollemberg II
Elcy nasceu em 8 de agosto de 1935, em Salvador/BA, filha de Cícero Pontifico Vianna e Elza Calumby Tourinho Vianna. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1959. Atuou como médica ginecologista do IPASE e do INPS de 1961 a 1971. Foi médica citopatologista do Laboratório de Patologia Cirúrgica do Hospital Presidente Médici, em Brasília e Preceptora de Residentes do mesmo hospital, no ano de 1977. Estagiou no Hospital Central do Câncer e no Serviço de Anatomia Patológica do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro de 1972 a 1973. Membro da World Association for Gynecological Cancer Prevention e da Associação Médica de Brasilia. É formada também em psicologia pela CEUB – Centro Universitário de Brasília.

Lei de Acesso a Informação
No dia 16 de maio de 2012, entrara em vigor a Lei de Acesso a Informação (Lei 12.527, de 18-11-2011) que abrangerá o governo da União, o dos Estados e Municípios. A partir dai, qualquer um, desde que pague a taxa de reprodução, poderá ter acesso a documentos públicos. Espera-se que o governo estadual e as prefeituras municipais de Sergipe estejam se preparando para garantir a implementação da lei.

Briga por royalties
A prefeitura de Carmópolis doou recentemente lotes de terras da Fazenda Palmeira, imóvel de sua propriedade, a 46 pequenos produtores rurais. Nas terras da referida fazenda existem 16 poços de petróleo que rendem mais de 100 mil reais, por mês, aos cofres municipais. Os produtores querem esse dinheiro, já que a terra, agora, é propriedade deles e não mais do Município. O agravante, porém, é que com a rediscussão do assunto, descobriu-se que 10 desses poços estão fixados em território do município de Japaratuba. E a prefeitura de Japaratuba, claro, vai entrar na briga para receber o bom dinheiro que, já há um bom tempo, Carmópolis – segundo entendimento da assessoria jurídica da prefeita Lara Moura – estaria recebendo indevidamente.

Vale Transporte
O projeto delei o deputado Rogério Carvalho (PT) que institui o Vale Transporte Social para usuários do transporte coletivo das grandes cidades brasileiras está ganhando adeptos e defensores por todo o pais. No Palácio do Planalto a repercussão também foi positiva. Numa hora em que se rediscute a problemática da mobilidade urbana e se constata o caos a que está submetido o sistema de transporte público em todo o pais, essa pode ser uma nova e eficaz ferramenta para reduzir os altos custos que as classes sociais mais baixas têm com transporte para ir e voltar do trabalho e também para o justo lazer da família.

Reflexões sobre matéria do JC sobre saúde I
O Jornal da Cidade de domingo, ontem, trouxe uma matéria de pagina inteira sobre a Fundação de Saúde e suas dívidas e as implicações no funcionamento da rede hospitalar pública em Sergipe, em especial o HUSE.

Reflexões sobre matéria do JC sobre saúde II
E não é que a grande fonte é o senhor José Menezes, vice-presidente do Sindicato dos Médicos e até dias desses o presidente? E ele vai fundo a ponto de citar Rogério Carvalho como o responsável por boa parte dos problemas enfrentados. Interessante é que médicos são denunciados por faltarem ao emprego, por omissão e o escambau, mas o onipresente José Menezes silencia.

Reflexões sobre matéria do JC sobre saúde III
Agora antes que alguém faça alguma maldade, analisando o fato com a realização na sexta-feira passada com as prévias do PT, o blog alerta: foi uma mera coincidência. Até porque as prévias vão ocorrer e os derrotados apoiarão o candidato vitorioso como é normal dentro da democracia petista. A não ser que as prévias não tenham mais validade.

PCB/SE está fortalecido
Semanalmente os dirigentes do PCB em Sergipe estão realizando reuniões para discutir as eleições municipais em todo o Estado. Os dirigentes também estão preparando atividades marcar os 90 anos do PCB. Na última sexta-feira foi realizada uma reunião do Ativo Sindical Estadual do Partido Comunista Brasileiro com a presença de diversos sindicalistas e o representante do Comitê Central e membro do Comitê Regional do PCB/Ceará e da Unidade Classista, o camarada Paiva. o Portal do PCB/Sergipe pode ser acessado através do http://www.pcb21.net

Atuação parlamentar
Na manhã de ontem, 27, o vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para iniciar a prestação de contas sobre a sua atuação parlamentar durante os três anos de mandato.Preocupado em atender, prioritariamente, as reivindicações coletivas, o vereador Dr. Emerson apresentou 74 indicações. Inicialmente foram apresentadas as indicações atendidas e relativas ao Bairro América.

Algumas ações
Dentre as indicações o vereador citou sobre as obras da encosta da Avenida Engº José Ribeiro Santos Filho, atendida pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e custeada com recursos próprios do município.Dr. Emerson falou ainda sobre a recuperação da mureta do canal da Avenida Brasil, a conclusão da Creche Dr. Fernando Guedes, cujas obras, na ocasião, se encontravam paralisadas e a reinstalação do sensor eletrônico na Avenida Engº José Ribeiro Santos Filho.

Direitos dos cidadãos
A prefeitura está realizando uma obra de grande porte aqui na Coroa do Meio, com rede de esgotamento pluvial, asfaltamento, etc. em muitas ruas. Mas o descaso com os direitos dos cidadãos é uma coisa tão agressiva que é difícil entender como nos dias atuais o poder público encara seus cidadãos dessa forma.

Moradores surpresos com feira em suas portas
A feira que aqui acontece em parte da rua José Figueiredo de Albuquerque, Joséu de Carvalho e Valdemar Carvalho vem sofrendo algumas mudanças em razão das obras.No último sábado, moradores da rua Josué de Carvalho, entre Av. Oceânica e José Figueiredo foram surpreendidos com a feira em suas portas. Carros ficaram presos nas garagens, quem precisava ir para o médico, como o meu caso, teve que negociar com os feirantes para retirar as barracas da frente da garagem para sair com o carro.

Sem lavagem
E isso só foi possível porque eram ainda 5h30 da manhã e os consumidores ainda eram poucos na feira. Soube depois que as bancas foram jogadas na rua já tarde da noite da sexta-feira. Um caos. O pior é que onde a feira se instalou no pedaço da rua Josué de Carvalho, ocorreu a varrição mas não teve a tradicional lavagem, com água e sabão. E por isso o cheirinho de peixe podre lá  se instalou, pois junto  frutas e verduras também se tratou peixe. Um absurdo.

Anderson é pré-candidato a prefeito pelo PSL
O professor Anderson Gois (PSL), presidente do diretório municipal do partido em Aracaju, se reuniu ontem, com o presidente estadual, o ex-deputado Zé Milton e manifestou seu desejo de ser candidato a prefeito em Aracaju.

Nome
Em 2008 Anderson Gois foi candidato a Prefeito de Aracaju e terminou a eleição em 4º colocado com 14.886 votos (5,46%) sendo considerado pela imprensa como revelação. Anderson Gois saiu satisfeito do encontro por ter ouvido um sim do presidente estadual. “Estou colocando o meu nome a disposição do PSL como pré-candidato a prefeito de Aracaju”, disse.

Moblidade em Aracaju
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Trânsito (Setransp) Adierson Monteiro, comentou ontem, 27, sobre a aplicação do Plano de Mobilidade Urbana, que tem iniciado um processo de alterações no trânsito da capital sergipana, com a perspectiva de criação de corredores para ônibus.

Falácia
Adierson ressaltou que o plano é de grande valia para Aracaju, e é um sinal contrário àquilo que ele chama de "falácia" existente em relação ao sistema do transporte público. "Finalmente saíram da falácia para projetos sérios. Ao longo dos anos só víamos políticos com discursos demagógicos, que na prática não serviam de nada. Foi sancionada no dia 04 de janeiro deste ano a Lei de Mobilidade Urbana”.

Qualidade e agilidade
“Então, até fazendo uma crítica e parabenizando nossos gestores, eu digo que esse trabalho do Plano de Mobilidade já deveria ter sido anunciado há muito tempo, mas é muito importante que esteja em vigor agora para que tenhamos em curto/ médio prazo um transporte de qualidade. E não podemos falar nessa qualidade e agilidade no transporte se ele não tiver prioridade em relação aos demais veículos", pontuou Adierson Monteiro, em entrevista ao Liberdade Sem Censura.

Mercado Albano Franco
O vereador Ivaldo Jose  defendeu ontem, 27, na Câmara de Aracaju que a limpeza da área seja feita com mais frequência e demonstrou posicionamento favorável quanto à proibição da venda de animais vivos que ocorriam no espaço. A sugestão do parlamentar é que seja feita uma limpeza mais profunda de três em três meses e todos os dias uma de rotina para garantir as boas condições do mercado.

Alternativa
No tocante a comercialização de animais vivos, o parlamentar apresenta opinião favorável a proibição da prática no mercado, porém, defende uma alternativa para os comerciantes. A sugestão de Ivaldo é que a venda de animais seja transferida para o parque João Cleófas.

Reforço
Também em discurso na Câmara, a  vereadora Miriam Ribeiro reforçou o discurso proferido por Ivaldo José. Do mesmo modo que o colega parlamentar, ela concorda com a limpeza constante do Mercado Albano Franco e o apóia na iniciativa de sugerir uma alternativa para os comerciantes que estão proibidos de vender animais vivos na localidade.

Limpeza
Mas a vereadora destaca que, como o mercado é um ambiente de grande circulação e venda de alimentos, ele necessita ser limpo quinzenalmente e diariamente. Para Miriam, não é confortável sentir mau cheiro, perceber que no local tem ratos e baratas. Um ambiente higiênico e saudável, é o que os usuários merecem, reforça ela.

Nota sobre esgoto na rua José David Menezes no bairro Luzia
Em resposta à nota “Descaso com o dinheiro público no bairro Luzia”, publicada nesta coluna no último sábado, 25, a assessoria de comunicação da Emurb informa que o vazamento de esgoto na rua José David Menezes, no bairro Luzia, deverá ser recuperado pela Deso, companhia que administra o sistema de esgotamento sanitário da capital.

Serviços distintos
Quanto à denúncia de descaso na utilização de asfalto para supostamente “camuflar a obra de esgoto”, o órgão esclarece que na via equipes da empresa estiveram realizando o serviço de tapa-buraco para recuperação dos danos causados por conta da obra de manutenção da rede de drenagem pluvial, serviço que foi realizado, inclusive, não só na rua José David Menezes, mas em várias outras vias do bairro Luzia. O serviço de tapa buraco, por esta razão, não está ligado à obra de esgotamento da Deso, já que são órgãos distintos, cada um atuando em sua área específica de ação.

Parceria com empresa contratada pela Deso
A Emurb ainda acrescenta que firmou uma parceria com uma das empresas contratada pela Deso, a Construtora MRM, para realizar o recapeamento asfáltico nos bairros Salgado Filho, Coroa do Meio, Grageru e no conjunto Augusto Franco, agilizando a recuperação do pavimento nesses locais. Como o contrato foi firmado por apenas uma das empresas que executam as obras de esgotamento sanitário da capital, os serviços dessa parceria se restringem a somente esses bairros. Nos demais locais, a recuperação das vias é de responsabilidade da Deso.

Cronograma
Quanto ao andamento desses serviços, a Emurb informa que está seguindo o cronograma de execução estabelecido pela MRM, ou seja, assim que a via é liberada, equipes da empresa municipal iniciam o recapeamento asfáltico, devolvendo a malha viária com uma pavimentação de qualidade para a população.

Seminário debate o direito à cidade
Amanhã, 29, a partir das 18h30, a deputada estadual e engenheira Maria Del Carmem (PT/BA) e o professor e arquiteto César Henriques Matos e Silva (UFS) darão palestra no seminário promovido pelo mandato da deputada estadual Ana Lúcia Menezes (PT) sobre “O Cenário Atual da Política e dos Planejamentos Urbanos. Em Debate, o Direito à Cidade”. Os dois palestrantes trarão novas perspectivas para o debate sobre o planejamento urbano em Aracaju. O evento acontece no auditório da Sociedade Semear e será aberto a estudantes, arquitetos, gestores públicos, vereadores e demais políticos, engenheiros, e a todo e qualquer cidadão interessado na temática.

Série de eventos
A deputada Ana Lúcia destaca que este será o primeiro de uma série de seminários sobre planejamento urbano e o direito à cidade. “A discussão sobre planejamento urbano tem uma relevância muito atual, quando vários setores da sociedade já estão engajados no assunto, seja através das audiências do Plano Diretor nos bairros de Aracaju, ou através da discussão sobre mobilidade urbana. O Seminário que realizaremos na próxima quarta-feira vem para colaborar com este momento tão importante para o futuro de Aracaju”, observou.

Manoel de Rosinha processado pelo MPF/SE
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) está processando o prefeito de Porto da Folha, Manoel Gomes Ferreira, por desvio de verbas destinadas à merenda escolar. As irregularidades ocorreram em 2009 e o dano aos cofres públicos foi estimado em R$ 128,8 mil.As investigações foram iniciadas após denúncia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese).

Pais na Escola
Com o objetivo integrar as famílias e as instituições de ensino para que juntos tenham a oportunidade de aprimorar os conhecimentos em relação a diversos temas, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro criou a Escola de Pais. O projeto está na fase de inscrições e orientação dos pais a respeito do que é a escola e as suas atividades.

Expectativa
A expectativa é de que os pais de aproximadamente 15 mil alunos compreendam que seus filhos merecem mais atenção no que diz respeito aos estudos  e participem ativamente do projeto que, entre outras ações, oferecerá palestras sobre saúde, educação, drogas, meio ambiente e cidadania.

Batistas irão realizar convenção nacional em SE
Na manhã de ontem,27, uma comissão formada pela diretoria dos Batistas em Sergipe esteve na Secretaria de Estado do Turismo para agradecer o apoio da Setur nas ações para a captação da 93ª Assembleia Anual da Convenção Batista Brasileira, que será realizada em Aracaju, em janeiro de 2013, logo após o Pré-Caju.

Importância
O secretário de Turismo, Elber Batalha, destacou a importância deste grande evento religioso que acontecerá em Sergipe. "Com esta Convenção, iremos receber cerca de 6 mil pessoas em nosso estado, que além de participarem do evento, poderão desfrutar e conhecer os nossos destinos e a beleza que o estado oferece aos turistas", acredita.

Cantinho Cultural dos Correios divulga produção de artistas sergipanos
Mais uma vez, a Diretoria Regional dos Correios em Sergipe (DR/SE) abre espaço para a divulgação do trabalho de artistas locais no tradicional ‘Cantinho Cultural’. Em sua 29ª edição, o evento será realizado nesta quarta-feira, 29, às 15h30, na Agência Central dos Correios, localizada na Rua Laranjeiras, 229, Centro.

Exposição coletiva
Na ocasião, será aberta a exposição coletiva com telas e esculturas de integrantes da Associação de Artistas Plásticos de Aracaju (AAPLASA). Artistas como Dora Mendonça, Luiza Leon, Elizabete, Chiko Só, Raniel Pedro e Anna Van Mierlo, entre outros nomes, vão mostrar alguns dos seus trabalhos.

Livro
Já a escritora e cordelista Maria Salete Nascimento estará autografando seu livro de poesias ‘Nas Asas do Vento’. Natural de Nossa Senhora das Dores e formada em Pedagogia, Salete é cidadã estanciana e escreve sobre amor, natureza humana, tempo e outros temas. Ganhou diversos prêmios e divulgou sua poesia em outros estados. 

Canto
Outra atração do 29º Cantinho Cultural dos Correios é a cantora Edileusa Pina, que acaba de lançar seu primeiro CD. Nascida em Ribeirópolis, ela interpretará clássicos da MPB consagrados na voz de nomes como Elba Ramalho, Marquinhos Moura e Alcione.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gildasio2002  Tb comemorei a aprovação do “Ficha Limpa”, mas é triste saber que a sociedade precisou de uma lei, quando poderia agir na URNA.

www.twitter.com/sergioalves1  Eu não respeito quem usa fake para expor sua opinião! Como confiar em quem foge da responsabilidade das consequências do que fala?

www.twitter.com/marcos_rm  Ontem vieram reclamar a algumas pessoas sobre algo que falei por aqui. Quando critico, é pq tenho proposta melhor e vocês são incompetentes.

www.twitter.com/jornChicoFreire  O governador Déda não foi traído pelos irmãos Amorim, o governador foi displicente em todo o processo e isso era visível.

www.twitter.com mc_jornalista   Policia expõe com gosto o pobre e preto suspeito de estupro no ônibus. Quero ver fazer o mesmo com riquinhos que queimaram mendigos em BSB!

www.twitter.com/rosangeladoria  Não sei por que só o repórter ganha uma premiação se o trabalho dele é produto de cinegrafia,produção, edição de imagem e edição de texto!

DO LEITOR
Postos  e cartão de crédito apenas p/ o combustível mais caro

Do leitor Kleder: “Como leitor diário deste seu blog, venho solicitar a sua ajuda com relação ao que acontece com a venda de combustíveis em nosso estado, é um absurdo os donos de postos imporem aos cidadãos que querem abastecer seus veículos a forma de pagamento, vejamos:Alguns postos de combustíveis comercializam Gasolina (Comum) ao preço de R$: 2,4999 já a Gasolina (Aditivada) ao preço de R$: 2,799, ou seja, uma diferença de preço de R$: 0,30 o que gira em torno de 10% de diferença de preço. Acontece que o cidadão que quer abastecer o seu automóvel com Gasolina Comum é obrigado a pagar à vista, porque digo obrigado, pois caso queria pagar com CARTÃO DE CRÉDITO, isso no mesmo posto, ele é obrigado a abastecer com Gasolina Aditivada, pois os donos de postos para praticarem preços mais atrativos não aceitam pagamento com cartão de credito para determinado tipo de combustível. Claro que aceitar ou não cartão de crédito é uma faculdade do dono do posto, mais estou aqui falando dos que aceitam cartão e adotam esta pratica de vender apenas um tipo de combustível (MAIS CARO), para quem deseja pagar com cartão de crédito. Ainda vou além, tem posto de combustível, no qual ao cliente chegar com seu veículo na bomba de abastecimento esta lá de forma bem clara na bomba PREÇO: R$: 2,499, quando o cliente menciona que deseja pagar no cartão de crédito o frentista logo orienta ao cliente dirigir-se a bomba que vende Gasolina Aditivada (Preço R$: 2,799), que é a única forma de abastecer com cartão. Então me pergunto: CADAÊ AS AUTORIDADE COMPETENTES EM FISCALIZAR ESTE ASSUNTO? Será que ainda não perceberam esta situação? Eles não possuem veículos? Cadê o MPE (FISCAL DA APLICAÇÃO DA LEI) PROCON, DELECAGIA DE DEFESA DO CONSUMIDOR E ETC”.

ARTIGO

O Perfil do Eleitor Fascista no Brasil – José Eloízio da Costa*

Não podemos negar que a direita e a extrema direita brasileira estão se preparando para mostrar suas unhas autoritárias nas eleições municipais desse ano. Não percebemos na mídia e até no debate "cabeça" da esquerda o alcance dessa importante fração de brasileiros que destilam ódio e preconceito aos pobres, nordestinos e aos partidos de esquerda.

O que torna preocupante, porque esse grupo estar em crescimento e não tem o menor pudor em apresentar suas idéias que não chegam ao remédio da "solução final" dos nazistas (genocídio), mas defendem práticas anti-democráticas e da necessidade de apropriação do Estado para daí facilitar ao retorno das velhas e surradas propostas do moribundo neoliberalismo: corte dos gastos com políticas sociais, privatização combinada com pirataria, concentração de renda, Estado Mínimo, e outras mazelas tão conhecidas.

Em Sergipe, por exemplo, a conspiração direitista estar em evidencia, basta fazer uma rápida leitura reproduzida na mídia, principalmente a escrita. É um festival de denuncias que mais parece que estamos no pior dos infernos. Um exemplo, é a postura de um determinado articulista de um dos jornais de grande circulação em nosso estado que especializou-se semanalmente em escrever artigos anti-petistas, e expõe suas análises direitistas contra as Universidades e Sindicatos. Suas abordagens são assombrosas, que mais parece que Satanás estar ao lado da esquerda e a culpa do atraso do Brasil e especificamente de Sergipe é de sua "Excelência, o governador Marcelo Deda" (outra expressão utilizada por um dos âncoras da mídia escrIta).

Sabemos que a direita em Sergipe é forte e perigosa. A vitória em Aracaju em 2010 marcou algo sem precedentes: as eleições de 2012 foram antecipadas e a de 2014 encurtadas no tempo. A sede de voltar ao pote é tão grande onde o que discute são duas coisas: a incompetência da esquerda no poder e a santificação do líder da direita que estar esperando ansiosamente em voltar ao poder nos braços de seus adoradores. Isso são evidências em nossas paragens sergipanas e que reflete em parte a força de uma fração em crescimento em todo o Brasil: o eleitor fascista. É claro que ainda é minoria e a direita brasileira e sergipana não comungam diretamente com seus princípios, mesmo que recebam seus votos.

E qual seria o perfil desse eleitor da intolerância? Primeiro, o típico eleitor fascista não tem nada a ver com baixa escolaridade. Analfabetismo não é mais sinônimo de atraso político. Mas o contrário. O fascista tem um perfil pessoal bem definido: possui boa escolaridade, alta renda familiar, sendo formado por velhos e jovens; e é claro com fácil acesso a informação. As eleições presidenciais de 2010 mostraram esse quadro, parte do eleitorado mostrou seu lado fascista e certamente reproduzirá nas eleições desse ano.  Geralmente esse eleitorado reside em grandes e médias cidades, que, mesmo que não rezem a cartilha dos "clássicos do fascismo", mas suas condutas são bem definidas: usam expedientes democráticas nas eleições para mostrar sua força e ódio às esquerdas, aos negros, mulheres e principalmente aos pobres e nordestinos. Utilizam o instrumento da tolerância democrática para mostrar sua intolerância.

Vamos observar alguns de seus "argumentos". Para essas figuras autoritárias todo "pobre é preguiçoso" e a ajuda estatal como o "bolsa família", é uma forma de estimular a indolência e o alcoolismo. Para eles, "ajuda financeira a pobre é incentivar a preguiça". Como o fascista brasileiro se acha superior, porque "paga impostos, plano de saúde e escola particular", essas ações devem acabar porque o país é "sustentado por eles" e suas vidas confortáveis não têm nada a ver com os pobres assistidos, pois integram a escória da sociedade. A culpa sempre é de determinadas lideranças como Lula, rotulado sempre de preguiçoso, cachaceiro e analfabeto. Inclusive essa é a posição da mesquinha elite brasileira.

Outra característica dessas figuras racistas é o apego a "segurança" como estratégia de defesa contra os pobres e desordeiros. A neurose de residirem em condomínios fechados e cercados por diversas formas de seguranças demonstra o nível de segregação sócio-espacial no cotidiano urbano desses seres. Para complicar o quadro, alguns segmentos das camadas populares seguem essa mesma receita, em especial os que tiveram acesso a bens duráveis nos últimos anos e que residem na periferia das médias e grandes cidades. É uma nova figura social, mais perigosa que a camada "fascista esclarecida".

É evidente que os algozes da intolerância pós-moderna não seguem os princípios de Plinio Salgado. São piores, até porque os vetustos seguidores do líder dos camisas verdes tinham uma ideologia definida e previsível. Esses novos fascistas apregoam a barbárie como forma de esmagar o que seja diferente ou que queira mudar seu statuo quo. E para a realidade brasileira, essa questão torna ainda mais perigosa em função justamente da divida social estrutural, que felizmente tem diminuído, mesmo que sutilmente, sua concentração de renda. Esses são os novos inimigos que deveremos enfrentar nos próximos anos.

* Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Estarei presente em toda primavera, verão, outono e inverno, fui moldado para ser eterno”. Apocalipse 16
.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais