Não tem “cidade inteligente” com educação que não ensina

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“Cidade inteligente” é uma abordagem que vem sendo adotada por administrações municipais no mundo afora, consistindo em uma estratégia 

De nada adianta ter boa intenção e competência se toda a gestão não funciona. 

que tira proveito dos avanços tecnológicos em favor da cidadania em várias áreas.

Em Aracaju, o empresário Jorge Santana, assumiu a pasta do desenvolvimento econômico com essa missão. Empresário do setor Jorge é experiente e fez uma gestão correta e moderna quando foi secretário de Marcelo Déda na mesma área. De nada adianta ter boa intenção e competência se toda a gestão não funciona.

O caso do médico André Sotero foi uma realidade em Aracaju e Jorge Santana pode se decepcionar também. Aliás, se existisse boa intenção para esse projeto, por qual motivo Jorge precisou esperar quase seis meses para assumir a pasta que ficou com o “interino”.

O problema agora é mais profundo. Não tem como Aracaju virar uma “Cidade Inteligente” com a atual fase na educação pública. A qualidade de vida da população deve passar primeiro por uma educação pública de excelência. A educação em Aracaju encontra-se em níveis baixos e vem de alguns anos, por conta da evasão escolar, crianças fora da sala de aula e aprendizagem fraca.

A Cidade que ensina – Em uma das mais recentes edições da revista Veja a educadora finlandesa Marjo Kyllönen, educadora finlandesa explica: “o modelo convencional, com disciplinas estanques espremidas em uma grade rígida, não combina mais com um mundo tão disciplinar, em que os desafios técnicos e intelectuais ganham complexidade a cada instante. A CIDADE QUE ENSINA: as cidades devem se preparar para oferecer conhecimento a população. Esqueça o colégio entre quatro muros. OLHAR O FENÔMENO: análise de fenômenos que demandam várias áreas do conhecimento para ser compreendidos. O NOVO PROFESSOR: mestres que se viam na zona de conforto, senhores de suas áreas, agiram precisam trabalhar o tempo todo em conjunto. A ONDA QUE NÃO PEGOU: não dá para se deslumbrar com laptops e tablets e achar que, sozinhos, eles trarão a modernidade a educação. A TECNOLOGIA QUE VALE: programas inteligentes ajudam a guiar a criança pelo conhecimento no seu tempo e de forma divertida. E O BRASIL: sei que o Brasil ainda se situa entre os piores do mundo nos rankings.”

O slogan da “Cidade Inteligente” pode levar a várias conotações. O blog prefere acreditar que a cidade ficará mais inteligente com um ensino público de qualidade.

Aliás, no caso de Aracaju será que ela pode ficar inteligente com uma torre fedendo em sua volta com o lixo da corrupção por todos os lados?

Uma cidade jamais ficará “Inteligente” enquanto for suspeita e investigada por todos os lados.

Reportagem TV Atalaia sobre radares em Aracaju – A TV Atalaia apresentou ontem, 21, à noite, uma reportagem sobre radares em Aracaju e os dois consórcios licitados na gestão anterior e cujos contratos têm validade de cinco anos. As sedes sumiram e merece uma investigação bem profunda pelos órgãos competentes.

“Feira das frutas” na rodoviária velha. Emsurb está certa – O blog apoia a decisão da Emsurb em organizar a chamada “feira das frutas” que foi instalada na gestão anterior ao lado da rodoviária velha, tomando uma parte da avenida. Aquilo é uma vergonha, sem nenhuma organização. E a noite ponto de drogas.

Reação André – Pelas redes sociais ontem, 21, através dos assessores, o deputado André Moura, demonstrou raiva com o voto contrário do senador Amorim na reforma trabalhista.

Nos braços de Jackson – Sem clima no palanque da oposição André cairá nos braços de Jackson. O problema é que os braços dele já tem gente demais para comportar…

Uma torre de denúncia em Socorro – E o blog recebeu a informação que autoridades fiscalizadoras receberam uma denúncia que em Socorro um carro locado por uma empresa está à serviço de uma servidora. A empresa paga o punto cinza por qual motivo? Algo cheira errado aí e prejudica o meio ambiente.

Parcerias do governo com Hospital de Barretos –  Durante sessão que homenageou o diretor do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, na Assembleia Legislativa, o senador Eduardo Amorim (PSDB) e o governador Jackson Barreto (PMDB) trocaram algumas palavras.

Parcerias do governo com Hospital de Barretos II – A coluna ficou sabendo que a conversa girou em torno do Hospital de Câncer de Sergipe. Para o senador Eduardo, o ideal seria que o Governo do Estado firmasse parcerias com o Hospital de Câncer de Barretos.

Excelente ideia – O atendimento no Hospital de Barretos é 100% SUS e é referência mundial na prevenção e tratamento do câncer. A unidade de Barretos faz mais de 4 mil atendimentos por dia e todos em excelência.

Excelente ideia II –  A ideia de parcerias possibilitaria a vinda de unidades móveis (caminhões) para outras regiões no Estado e a troca de experiências melhoraria o atendimento e o resultado na prevenção e combate ao câncer. Além disso, mais sergipanos poderiam ser atendidos no Hospital de Barretos, em São Paulo.

PEC aprovada – Foi aprovada ontem na Comissão de Constituição e Justiça do Senado PEC de autoria do senador Valadares, PSB, que cria a possibilidade de revogação (recall) do mandato de presidente da República.

10% dos eleitores – Pela proposta, se aprovada no plenário, um pedido de revogação de mandato presidencial precisará ser assinado por 10% dos eleitores que compareceram à última eleição. E só valerá a partir de 2019.

PEC parentes – Também ontem o senador Valadares pediu que seja designado o relator da PEC de autoria do senador Valadares que i
inclui parentes de Ministro ou Conselheiro de Tribunal de Contas entre as pessoas inelegíveis.

Itabaiana: servidores recebem salários hoje –  Os salários dos servidores da prefeitura de Itabaiana referentes ao mês de junho serão pagos nesta quinta-feira, 22. A confirmação foi feita pelo prefeito Valmir de Francisquinho (PR), adiantando que recebem todos os efetivos, comissionados e contratados.

Valorização – Segundo ele, a decisão de antecipar o pagamento, segue uma política de valorização de pessoal que tem sido priorizada desse o início da sua primeira administração, há quatro anos atrás.

Reajuste de 7%  – Além do pagamento em dia, os servidores de Itabaiana foram agraciados com um reajuste de 7 por cento, índice acima da inflação do período. “Salários em dia e a cidade transformada em um canteiro de obras”, enalteceu.

Dívidas de 30 milhões – Mesmo tendo recebido a prefeitura com mais de 30 milhões de dívidas e três folhas de salários atrasadas. Como ele mesmo costuma dizer, isso é possível quando se aplica o dinheiro público com responsabilidade e honestidade.

Aracaju: aprovado projeto que isenta IPTU de pessoas com doenças graves – o protesto do vereador Cabo Amintas (PTB) criticando a atual gestão e não votação de seus projetos, foi aprovado por unanimidade na Sessão desta quarta-feira, 21, na Câmara Municipal de Aracaju, o projeto de autoria dele , que isenta o IPTU, sobre imóvel integrante do patrimônio de pessoas com doenças consideradas graves ou que tenham dependentes nesta condição.

Benefícios –  “Serão beneficiadas pessoas com câncer, cegueira, HIV e outros pacientes que enfrentam doenças consideradas graves. A população precisa de vereadores que lutem pelos direitos de todos, e não de vereadores com interesses políticos", explicou o vereador.

Transparência –  A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), cobra mais transparência das informações disponibilizadas no site da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), com o uso de uma linguagem clara e de fácil compreensão pelo cidadão.

Tempo real – Segundo Emília, a questão da transparência é básica e constitucional, se impondo ao município desenvolva um portal que libere o pleno conhecimento das questões da cidade em tempo real.  

Destino recursos – “O site da prefeitura está completamente desatualizado e de propósito; o que é lamentável. Se houvesse transparência saberíamos o destino do dinheiro da saúde, educação e outras pastas importantes”, pontuou.

Seminário sobre incorporação imobiliária – Foi realizado ontem,21, em Brasília, o seminário Incorporação Imobiliária na Perspectiva do STJ, que aconteceu nesta quarta-feira (21) no Superior Tribunal de Justiça. Entre os participantes, o empresário sergipano, Evislan da Silva Souza, da J. Filhos.

Construção civil – O ministro do STJ, Luis Felipe Salomão, um dos palestrantes falou da excessiva judicialização que afeta o setor da construção civil decorre da falta de mecanismos eficientes de prevenção de litígios, os quais “poderiam ter sido resolvidos antes de ingressar em juízo”.  O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, José Carlos Martins, também participou do evento. 

Véio recebe merecida premiação do Itaú Cultural – O Prêmio Itaú Cultural, anunciado na noite dia 12 de junho, como comemoração por 30 anos da instituição, elegeu personalidades da cultura que se destacaram em suas áreas de atuação. Na categoria “criar”, com foco nos artistas venceram a coreógrafa Lia Rodrigues e o artista sergipano, Cícero Alves dos Santos, conhecido como Véio. Uma justa homenagem para quem divulgar e representa como ninguém a arte sergipana e que deveria ser mais reconhecido na sua própria terra.

Apoio às festas juninas das comunidades – A Prefeitura Municipal de Santana do São Francisco,  fez todo esforço para apoiar a tradicional festa 

da rua São João e do Povoado Saúde. Há muitos anos os moradores destas comunidades se reúnem para a organização dos festejos, neste período todos se mobilizam para festejar este tradicional santo junino, São João.

Integração social –  “Este momento é muito especial para nós moradores desta localidade, pois trabalhamos bastante na organização deste festejo, mas no final comemoramos bastante com  o resultando nestes quase vinte anos, pois a participação de todos transforma o nosso São João,  numa verdadeira integração social," disse Eremita Lemos moradora e integrante da comissão organizadora.

Evento tradicional – Mesmo passando por uma crise na gestão pública, o prefeito de Santana do São Francisco, Júnior Barrozo disse que fez todo o esforço para apoiar a festa tradicional realizada pela comunidade.

ALA promoverá reunião aberta ao público – A Academia de Letras de Aracaju (ALA), agora sob a nova gestão do professor Francisco Diemerson, programou uma reunião ordinária para o dia 5 julho, às 17h, na Biblioteca Pública Epifânio Dória. Na ocasião, acontecerá uma comunicação sobre vida e obra do patrono da Cadeira nº 23, professor João Bezerra Santos, pela acadêmica Cléa Maria Brandão; além da apresentação da obra “Crônicas do Atelier” e sobre sua produção artística, pelo acadêmico Antonio da Cruz. O encontro é aberto ao público e todos estão convidados.

Batista Betel celebra Jubileu de Ouro –Com um grupo de aproximadamente 80 irmãos liderados pelo pastor Gerson Vila-Bôas, foi formada a Igreja Batista Betel no dia 14 de julho de 1967. Agora em 2017, a Igreja completa 50 anos de organização eclesiástica e para celebrar o Jubileu de Ouro, a entidade elaborou vasta programação com a realização de cultos especiais, orações e louvores com a participação das mais 40 igrejas e congregações presentes na capital e no interior do estado.

História – Com mais de 3 mil fiéis, a comunidade Betel, ao longo desses 50 anos escreveu sua história como a Casa de Oração, mas também é marcada como a Igreja que investe no ensino da palavra de Deus. Há 30 anos, o pastor Gerson Vilas-Bôas fundou o Seminário Superior de Teologia e Missões que oferece os cursos médio e Bacharel em Teologia. Até o ano de 2016, formou mais de 1000 líderes de várias igrejas e alfabetizou mais de 12 mil jovens e adultos na capital e no interior do estado de Sergipe.

Palavra de Deus – Em cinco décadas, a Betel criou programas de rádio e de TV e lançou mão da rede Web, levando a palavra de Deus a todos os lugares. Desde o dia 04 de junho que a igreja celebra o Jubileu de Ouro com cultos, evangelização, louvores, batismo, ceia, e , doações de sangue por parte dos líderes e fiéis. A programação se encerra no dia 23 de julho na sede da Betel em Aracaju.

50 anos de missões – “O objetivo é pregar a Cristo, que transforma o homem, dando-lhe a certeza da salvação e inserindo na sociedade, recuperado e ajudando em sua restauração. Temos pessoas em todos os estados brasileiros e em vários países que já congregaram na Igreja Batista Betel”, pontua pastor Gerson ao agradecer pelos 50 anos de missões.

PELO TWITTER

www.twitter.com/alanbarretoso   Acórdão? Quem derruba é o voto do povo nas urnas!

www.twitter.com/emirsader   É' tão burocrata, tão burocrata, mas tão burocrata, que preparou seu epitáfio com firma reconhecida em cartório.

www.twitter.com/delucca   Bolsonaro defende tortura mas não aguenta cinco minutos de postagem irônica em redes sociais.

www.twitter.com/Willgomes  "Não tenho intimidade com criminosos que depositam 6 mi na minha conta, me emprestam jatinhos  e aparecem na minha casa à meia-noite. Juro"

DO LEITOR

Um completo absurdo.Quem esse João Doria pensa que é?   

                 
Do leitor Jadson Alves, servidor público e acadêmico de direito em um grupo de WhatsApp:  “Em meio à euforia da derrubada do texto da reforma 

trabalhista agora a pouco, com um voto sergipano e, ante ao prenuncio de mais um ato impensado de nosso STF, caso não conclua pela detenção do neto de um grande brasileiro, a quem deveremos sempre reverenciar, me causa espécie o post do Fábio Mendonça, de uma publicação de jornal paulista que, me parece ser verdadeira, embora queira crer que não seja, dando conta de declarações do prefeito de São Paulo e um seu assessor que parecem difamar e atentar contra nós, NORDESTINOS, nos impondo a pecha de "drogados" e lançando um programa que garante uma viagem, sem volta, ao Nordeste a tds que habitem nas cracolandias paulistas.

A este senhor, hj dito pretenso "pré-candidato" à presidência da república dirijo minha repulsa, como ao seu assessor e lastimo que ele tenha erguido seu império empresarial sobre a imponente São Paulo, que foi erguida com os esforços  e o suor de muitos nordestinos sim.

Seu João, e seu assessor, o recado deste * NORDESTINO, COM MUITO ORGULHO*, é de que o senhor lave bem a boca e escove direito seus dentes ao se referir a tão honroso e trabalhador povo, que muito contribuiu para o desbravamento, não só de São Paulo, como de todo País.
E completo; é necessário acabar com essa difamação que fazem do nordeste e de seu povo, vez por outra vem um abestado, ou abestada, como uma recente vereadora gaúcha que, acredito sem pensar, se arvoram de seres superiores e se põem a discriminar, de forma nojenta a nós nordestinos, e a esses e tantos outros externo a repulsa desse Nordestino, com muito orgulho, sim senhor."    

ESPECIAL / RIACHÃO DO DANTAS – VEREADOR PROTOCOLA PROJETO DE LEI QUE AUTORIZA O MUNICÍPIO A CUSTEAR DESPESAS COM TRANSPORTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

O vereador Júnior Lopes, PMDB, protocolou na manhã de ontem, o projeto de lei substitutivo que pretende autorizar a chefe do poder executivo municipal a custear e financiar despesas com projetos e despesas do município com estudantes universitários e implantação do nível superior no âmbito municipal.

Para o vereador o projeto irá ajudar a prefeita Gerana Costa a fazer as pazes com a categoria de universitários, pois ele dá a ela um “cheque em branco” para que o município continue investindo na educação de seus jovens.

“Este projeto é moderno, pois além de autorizar a municipalidade a garantir o transporte escolar gratuito ele abre oportunidade para que o município busque parcerias e financie a implantação do nível superior dentro do próprio município, isso quer dizer que se a prefeita quiser pode ajudar a cidade a ter uma faculdade que pode inclusive ajudar na capacitação dos professores municipais.”

O vereador afirma, que em seu projeto há espaço para que todos os parlamentares subscreva como autores do projeto, se assim desejarem, “Eu já protocolei, mas pedi que o projeto fosse encaminhado a todos os colegas e que se eles desejarem podem assim juntamente comigo a autoria.”

O vereador Júnior Lopes, já havia apresentado projeto similar no ano de 2016, mas o mesmo foi considerado pelos seus pares inconstitucional. Afirma o vereador que esse projeto, irá substituir o anterior e não é inconstitucional, porque ele apenas autoriza a chefe do executivo, e não obriga, se o projeto pretendesse obrigar poderia ser considerado inconstitucional, pois o o poder legislativo não tem competência para criar despesas para o poder executivo.

“Acredito que todos os vereadores estão empenhados para resolver a situação dos estudantes universitários e por isso não haverá resistência para aprovação do projeto”, disse.

           
     
Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Ninguém jamais afundou em seu próprio suor.” Ann Landers, escritora e jornalista estadunidense, morreu em 22 de junho de 2002 (n. 1918).
? Ann Landers

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários