Netiqueta

0

Se você é uma daquelas pessoas que curte  usar a rede da Internet para se comunicar, obter informações, fazer negócios ou amizades, saiba de algumas dicas para melhorar a sua comunicação e o seu relacionamento. Essas dicas irão beneficiar o relacionamento e evitar mal-entendidos na convivência dos usuários da rede mundial de computadores.

Tenha como parâmetro a consideração e o respeito na comunicação. A máxima é: “Faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem com você”.

O seu endereço eletrônico para assuntos de trabalho pode ser diferente do seu pessoal. É antiprofissional utilizar o e-mail da empresa para assuntos alheios dela.

A maior parte da sua comunicação é por meio da qualidade das palavras que escreve. Não escreva xingamentos e nem somente com letras maiúsculas, pois é como se você estivesse gritando. Combine letras maiúsculas e minúsculas. A linha Assunto ou Subject deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail.

Preste atenção para escrever um texto conciso, lógico e de forma clara. Organize os parágrafos deixando linhas em branco entre blocos de texto e utilize a pontuação adequada. Coloque a saudação, a mensagem e a despedida. Envie arquivos anexados apenas quando solicitado, e jamais para listas. Não repasse e-mail particular de outras pessoas. Quanto àquelas mensagens de otimismo e correntes devem ser certificadas se o destinatário realmente gosta de recebê-las.

Responda as mensagens pessoais e agradeça a atenção e ajuda. Apague o conteúdo da mensagem recebida antes de responder para não encher o texto ou apague apenas parte dela.

Pode utilizar os emoticons (ou smileys), ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado quando o texto for informal. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoções.

No mundo virtual podem-se romper fronteiras e barreiras sociais assumindo muitos papéis e identidades “fakes” que na maioria das vezes proporciona realização e divertimento, mas em outras é utilizada para atos ilícitos. Não informe endereço, telefones, rotinas da sua vida e nem intimidades.

Use a funcionalidade de se auto-determinar um status ou estado como away, ou ausente, se possível.
É falta de consideração grande, sair do mensageiro sem se despedir da pessoa com quem está "falando".

     Nunca leia a correspondência virtual de outra pessoa mesmo se você encontrar por acaso aberta na tela do computador. Não fique tentado, respeite a privacidade de vida da outra pessoa mesmo se for a que você mais ama. É tolice, inconveniente e desrespeitoso pedir a senha do e-mail de outra pessoa também.

  

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários