Ninguém sabe nada, viu ou pegou algo! Politicalha!

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A cada delação ou lista que sai com denúncias contra autoridades e políticos às defesas são quase todas as mesmas: “não sei de nada, não vi 

nada, não recebi dinheiro algum”. São todos inocentes, da direita, ao centro liberal e a esquerda. Os citados são todos homens de bens, ou, desculpe, de bem. Até o presidente Temer, que em entrevista a FSP foi ingênuo quando recebeu o empresário da JBS.

Política e politicalha, por Rui Barbosa:

“Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente. A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de o explorar a benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.”

O Brasil vive hoje a politicalha em toda sua plenitude. Ou o brasileiro acorda, deixa de lado seus bandidos de estimação de qualquer partido, ou continuará sangrando.

Chega de mentira! E que o povo desperte de uma vez! Do contrário continuará dormindo no berço esplêndido da corrupção e da politicalha.

SSP diz que não iria expor mais presos. Errou! Só apresenta os que eles querem
Quando assumiu no mês passado, o novo comando da SSP, anunciou que não haveriam mais apresentações de presos. Ontem, 22, apresentaram uma quadrilha de criminosos, com crimes similares aos praticados pelos envolvidos com o "lixo". Se fizer uma comparação com as tipificações (fraude em cartões) que são quase os mesmos crimes. Espera-se que com a Antidesmonte os presos sejam apresentados também.

Missa em Ação de Graças e título de cidadania
Hoje, dia 23, às 7 horas da manhã, será celebrada uma Missa em Ação de Graças pelo Título de cidadania aracajuana aos delegados, no Santuário Nossa Senhora Menina, na Rua Itabaiana, 719, no Bairro São José. Já a tarde, às 17h, por autoria do vereador  Elber Batalha os delegados Alessandro Vieira e João Batista no plenário da Câmara de Aracaju, os títulos de cidadania aracajuana.

Viatura da CPMI da PMSE estacionada na padaria Forneria
E se o comando pode, todos podem. Ontem, 22, pela manhã, o leitor flagrou a caminhonete do Comandante do Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI) na padaria Forneria, na Avenida Machado. Se o comando pode, todos podem… E viva Sergipe Del Rey…Video postado ontem no Face do blog:http:// https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Senador diz que doação oficial foi para o PR e não para ele
Sobre nota publicada na coluna de Cláudio Nunes, quando diz que o senador Eduardo Amorim foi um dos políticos sergipanos a receber doação da JBS nas eleições de 2014, segue reposta do parlamentar: "Corrijo nota quando se cita que a doação oficial foi direcionada para mim. O valor foi passado para a nacional do Partido da República (PR) e a sigla repassou doação para o PR de Sergipe, que em 2014 fez parte da coligação da nossa campanha. Cada partido tem os candidatos a deputados estaduais e federais, portanto suas despesas foram custeadas com doações legais. Além de ter sido legal e oficial, consta na prestação de contas do Tribunal Regional Eleitoral, assinada por mim e pelo meu então candidato a vice-governador, Augusto Franco Neto".

Morre policial civil aposentado José Luis Sampaio
Morreu o policial civil aposentados José Luis Sampaio, 69 anos, no domingo, 21, de infarto fulminante. O corpo  foi velado no OSAF, Rua Itaporanga, em Aracaju e sepultado no cemitério São João Batista ontem, 22, à tarde.

Desembargadora mantém Mendonça Prado afastado da Emsurb
Portal Infonet: A desembargadora Ana Lúcia Freire indeferiu o pedido de liminar feito pela Prefeitura Municipal de Aracaju para que fosse suspensa a decisão judicial que afastou Mendonça Prado e outras cinco pessoas da direção da Empresa Municipal de Serviços Urbanos. Em: https://.infonet.com.br/noticias/politica/ler.asp?id=200151

Licitação emergencial
O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu ontem, 22,  do presidente interino da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, toda a documentação referente ao processo de contratação emergencial dos serviços de limpeza urbana de Aracaju. Estes documentos serão levados hoje ao Tribunal de Contas do Estado, para ser entregue ao conselheiro Ulices Andrade, e ao Ministério Público Estadual, onde será apresentado ao procurador-geral de Justiça Rony Almeida.

Retorno a Alese
O Supremo Tribunal Federal (STF), através de liminar do ministro Marco Aurélio Mello, determinou que o deputado afastado  Paulo Hagenbeck Filho, conhecido como Paulinho das Varzinhas, retorne à Assembleia Legislativa (Alese). A informação foi dada pelo advogado do parlamentar, Aurélio Belém, que pedirá extensão da medida liminar também para o deputado estadual Augusto Bezerra, que de acordo com ele se encontra na mesma situação.

Usina
A implantação da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe (UTE), primeiro projeto, entre os demais previstos para o Complexo de Geração de Energia Governador Marcelo Déda, já emprega 163 trabalhadores no seu canteiro de obras. Segundo informou a empresa responsável pela Usina, a Centrais Elétricas de Sergipe – Celse, por meio de documentação enviada ao governo do Estado, o número deverá crescer significativamente com o desenvolvimento das atividades de construção da planta de geração de energia, que será a maior da América Latina com essa tecnologia. O investimento previsto chega a R$ 5 bilhões e está localizado na Barra dos Coqueiros.

85% são sergipanos
De acordo com a Celse, desses 163 trabalhadores, 85% são sergipanos. Além desses, sete são estrangeiros e trabalham para a GE – General Eletric, que é a principal fornecedora de tecnologia e responsável pela construção e operação da planta. A planta usará tecnologia estado da arte em nível mundial, sendo o maior equipamento desse porte na América Latina. A empresa garantiu ao governador Jackson Barreto que buscará oferecer oportunidades a empresas e a trabalhadores sergipanos.

Propriá: Ipesaúde tem novos serviços
O Ipesaúde, no último fim de semana,  realizou na sua unidade regional de Propriá, mais uma edição do “ Ciclo de Palestras Saúde da Mulher”, com foco na prevenção do câncer. Na oportunidade, o diretor- presidente do Ipesaúde, Christian Oliveira, anunciou as clínicas credenciadas e os serviços para a região. “Os serviços aqui serão atendidos pelas clinicas Cordis e Climelp em diversas especialidades.

19 cidades
A região atende 10 mil pessoas em 19 cidades. Por isso, em setembro do ano passado, o Ipesaúde dotou essa unidade com todas as condições de realizar atendimento clínico, especializado e competente, atendendo todas as exigências sanitárias para o bom funcionamento como clínica e como uma “ casa”, no sentido de acolhimento, a todos os beneficiários da região. Ainda está nos nossos planos, a contratação de outros profissionais para melhor atender”, explicou Christian.

Parceria em prol da paz social
A Amase – Associação dos Magistrados de Sergipe  – lançou ontem, 22, o projeto pioneiro: “Magistrados e Segurança Pública, uma parceria em prol da paz social”. Pela primeira vez, a magistratura sergipana põe em prática uma iniciativa que destinará parte das verbas pecuniárias que são arrecadadas em penas aplicadas para a criação e manutenção do Centro de Treinamento da Polícia Militar.

Centro de Treinamento
Os valores destinados serão realizados por juízes de cada Vara ou Comarca. A parceria visa que com o dinheiro arrecadado a Polícia Militar de Sergipe construa e mantenha seu Centro de Treinamento, um fato inédito para a corporação sergipana. “O papel da Amase é no sentido de incentivar e coordenar junto com os magistrados a destinação da verba. Esta campanha não é exclusivamente da Amase, é uma campanha de todos os magistrados”, faz questão de frisar o presidente da Amase, Antônio Henrique de Almeida Santos.

Retorno
A Polícia Militar poderá desempenhar neste centro de treinamento seu estande de tiros, instruções para ações táticas e estratégicas. “O retorno para a sociedade será muito grande. Entendemos que é um passo muito importante a união entre as instituições organizadas certamente trarão benefícios para a sociedade,  de forma ajustada com cada um respeitando o seu limite, mas todos convergindo para um bem maior, que é a paz social. Uma integração da magistratura, do Ministério Público e sociedade civil organizada faz com que de mãos dadas chegarmos à tranqüilidade pública e a baixos índices de criminalidade, é isso que nós buscamos”, comemora o comandante da polícia Militar, coronel Marcony Cabral.

Confiança e inovação para a solidificação de empresas no mercado
Manter uma empresa em pleno funcionamento ao longo de décadas é um desafio cumprido por poucos, sobretudo, quando se trata de estruturas de baixo e médio portes. Alguns fatores contribuem decisivamente para o fracasso empresarial e o consequente fechamento precoce do empreendimento. Um deles, revela pesquisa, é a falta de comportamento empreendedor de quem se dispõe a abrir um negócio, independentemente da área.

Diferença
“Esse espírito empreendedor, realmente, faz toda a diferença. Aliada a isso vêm a confiança construída ao longo do tempo, e a qualidade do serviço que você presta”, ensina a empresária Glícia Amaral do Prado Torres, diretora administrativa da Superlux, empresa de comunicação visual e mídia exterior que está no comércio sergipano há seis décadas. “O meu pai José Sobral, que foi o fundador da empresa, sempre foi um visionário e de comportamento empreendedor. Sempre buscou estar antenado com o que havia de mais moderno no seu mercado de atuação e isso ajudou muito a consolidar a Superlux”, completou Glícia.

Trabalho diário
Para a empresária Gleidys do Prado Silva, diretora comercial da empresa, a consolidação da marca é um trabalho diário, alicerçado na procura pela inovação, qualidade, compromisso e confiança nas relações que se Estabelecem com colaboradores, fornecedores e clientes. “Não se fortalece uma marca de uma hora para outra. Essa referência é fruto de muito trabalho, onde se procura sempre oferecer o que há de melhor e mais moderno no mercado em que atuamos”, explicou Gleidys, acrescentando que o não temer os desafios e estar se modernizando para atender as demandas do público consumidor, também, são fundamentais nesse processo de solidificação.

Aracaju sediará encontro Renas/SE
Aracaju sedia esta semana a segunda edição do Encontro da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas/SE). Na sexta-feira (26) e sábado (27) diversos segmentos da comunidade cristã se reúnem na Igreja Presbiteriana 12 de Agosto, no centro da capital sergipana, a fim de discutir estratégias para o cumprimento da missão integral da igreja em Sergipe.

Debate
Este ano, o Renas amplia o debate sobre a expansão do Reino de Deus na terra a partir da perspectiva de que ele é construído através da somação de esforços das variadas esferas da sociedade com a finalidade de alcançar a totalidade do ser. “Reino de Deus, uma construção a muitas mãos. Esse é o nosso tema porque queremos refletir sobre como a nossa ação é fundamental para levar este reino de Justiça e Amor a todos indistintamente”, enfatiza o coordenador da Renas/SE, Jorge dos Santos.

Programação
Dentro da programação, os participantes terão acesso a oficinas. Os momentos de louvor e comunhão serão conduzidos pelo cantor Roberto Diamanso, do Estado de Alagoas. Já as reflexões serão ministradas pelo presidente do Instituto Solidare, do Recife, José Marcos Silva. O investimento é de R$ 25 reais, sem direito a alimentação. As inscrições podem ser feitas através do email: http://renassergipe@yahoo.com.br . Mais informações pelo telefone 79 3211-4176.

Xand estreia seu projeto Arraiá do Aviões em Aracaju
A capital sergipana receberá sua primeira edição do Arraiá do Aviões. Pilotada pela banda Aviões do Forró, que agora tem no vocal somente o cantor Xand, a festa ocorrerá no dia 3 de junho, no Sítio de Terêncio, a partir das 21h, sob o comando local da empresa Augustus Produções. Ainda na programação, shows com Avine Vinny e Igor Ativado.Para embarcar nesse voo, você pode escolher entre dois espaços: executivo e 1ª classe. Os passaportes estão à venda na Central do Ticket, no RioMar Shopping.

Parceria internacional
Após a bem sucedida visita na Full Sail University, na última sexta-feira, 19, foi a vez do administrador do Colégio do Salvador, Marcolino Neto, juntamente com os diretores da Flex High School, Daniela Pieralisi e Felipe Colpo, encontrarem-se com a diretora da Must University, Giulianna Mineghello. Visando uma parceria com a recém-criada universidade para brasileiros, o objetivo é ampliar a rede de instituições parceiras para os alunos que cursam no Salvador, a Flex High School.

Eleição da ACDS: Adel Ribeiro visita emissoras de Tv e Rádio
Há 05 dias de eleição da Associação dos Cronistas do Estado de Sergipe (ACDS), com isso, a chapa “Renovar Para Avançar” capitaneada pelo candidato à presidente Adel Ribeiro, visitou as emissoras de TV (Sergipe e Atalaia) e a emissora de rádio Jornal 540 AM.O objetivo da visita, foi o de apresentar aos colegas desportistas o plano de trabalho da Chapa 1 e viabilizar a união da categoria. Pois, segundo Adel, a união de todos é preponderante para o fortalecimento da associação.

Candidatura de Carlos Magno
Eleição ocorrerá no próximo dia 27 de Maio no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, das 09 às 15h. Para ter direito ao voto é necessário está com a carteira da associação correspondente ao ano de 2017. Mandato é válido por 03 anos. Como o blog nunca fica em cima do muro avisa: não é filiado a ACDS, mas se fosse, votaria no candidato Carlos Magno que registra a candidatura hoje. Tanto ele, como Adel são nomes para renovar a entidade.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Jabbnascimento Em resposta a @BlogClaudioNun A história lhe fará jus pelo destemor de enfrentar o sistema na busca de Sergipe melhor. Nesse caso ainda resiste a sensação de impunidade.

www.twitter.com/jrobertotgomes   Está ficando provado que temos o setor privado mais público do mundo e os homens públicos mais privados…

www.twitter.com/revinhogama   Desta vez é fácil saber se você está torcendo pro lado certo: se você está torcendo pra qualquer lado, está errado.

www.twitter.com/Mmauriciolobo   Interessante participar d grupos com integrantes que deveriam ser meridianos pela formação pessoal, mas se mostram ignorantes e reacionários.

www.twitter.com/anterogreco   Brasileiro não é esse egoísta, cínico, pilantra, intolerante que agora mostra a cara. Brasileiro é, sobretudo, generoso, sensível, resistente.

www.twitter.com/WilliamFonseca   De boas intenções o inferno NÃO está cheio.
                                                                  Lá estão os mal intencionados.
                                                                 E a fila pra entrar tá enorme.

MANIFESTO

Sistema Conselhos de Psicologia defende eleições diretas para presidência da República

A conjuntura política e social brasileira aponta para o risco de enorme retrocesso na democracia e requer urgência no aprofundamento no debate a respeito das instituições e dos rumos do país.

Nos últimos anos, a sociedade percebe, atordoada, um incrível aumento da violência nas ruas e, de forma absurda, de crimes praticados pelo aparato de segurança do Estado, o qual deveria atuar na preservação da vida, na proteção dos direitos humanos fundamentais, na prevenção da violência e na promoção do exercício da cidadania e das liberdades públicas.

A violência física, muitas vezes focada em um único grupo social – justamente aquele historicamente alijado de direitos e de cidadania –, é reforçada pela violência simbólica reverberada na internet, pelas chamadas mídias digitais, mas também cada vez mais presente em conversas do dia a dia, nos ambientes familiares, de trabalho e lazer. Observamos a emergência de uma espécie de reação de intolerância crescente, em que as diferenças e o outro são sempre desqualificados.

Esses fatores desembocam na recente ruptura democrática da ordem institucional, em violenta quebra de direitos sociais, trabalhistas e em criminalização dos movimentos sociais. Vivemos retrocessos absurdos e o cenário de instabilidade política e social se agravou de forma impensável nos últimos dias.

O momento, então, exige da sociedade e da categoria de psicólogas e psicólogos posicionamento crítico em relação à conjuntura política e econômica do país. Exige pensar sobre os desdobramentos de fundação de nossa sociedade. Ela deve ser alicerçada nos princípios da solidariedade fundamentados na garantia de direitos e não na lógica de mercado e da perda de direitos, que assegurara somente os ganhos do capital.

A falta de discussão dessa pauta e a omissão do debate pela grande mídia resultam em ruptura da coesão social, aumento das desigualdades e de práticas violentas por parte do Estado em relação à população que ousa se rebelar contra os ataques antidemocráticos e a perda de direitos sociais conquistados em décadas de luta.

Dois projetos se confrontam: um que apresenta uma saída sem o povo, por meio de eleições indiretas, que pode nos levar em direção ao arbítrio e ao perigoso precipício de autoritarismo; e outro que traz uma saída visando aprofundar a democracia e a participação social, rumo à justiça social e à equidade.

Diante dessa conjuntura, os representantes dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia, reunidos na Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (Apaf), de 20 e 21 de maio de 2017, em Brasília/DF, vem a público defender uma saída que inclua o povo brasileiro: a realização de eleições gerais diretas já.

Brasília, 21 de maio de 2017.

Sistema Conselhos de Psicologia

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Qual é o primeiro dever do homem? A resposta é breve: ser ele próprio.” Henrik Ibsen, dramaturgo e poeta norueguês, morreu em 23 de Maio de 1906  (n. 1828).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais