O desafio para João Alves

0

Se pelo lado político-partidário o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM) começou bem com a eleição do nome de consenso na Câmara, do vereador Vinicius Porto (DEM), pelo lado administrativo terá como grande desafio  ampliar os investimentos principalmente em áreas prioritárias como saúde e mobilidade urbana.

João anunciou uma equipe mesclada com nomes já conhecidos e alguns novos administradores, nunca antes testados. Depois de duas derrotas para o governo estadual João Alves fo eleito no 1º turno com o mesmo anseio da onda de 2006, quando Déda foi eleito governador pela primeira vez: a mudança na forma de gerenciar a cidade, onde a maioria do eleitorado disse não ao modelo de então, capitaneado também pelo  governo estadual.

João Alves sabe que não pode frustrar o apelo popular que viu na sua candidatura uma tábua de salvação para diversos problemas. E não por maldade, mas por pura especulação, alguns colegas da imprensa começam a cogitar o nome de João como candidato ao governo no próximo ano. Se João será ou não candidato somente o tempo dirá, mas para isso acontecer é preciso primeiro viver intensamente e administrativamente o ano de 2013.

Não precisa ser economista para enteder que o Brasil começa a enfrentar mais fortemente o efeito da crise que atingiu os Estados Unidos e a Europa em 2010 e que deixou um rastro de problemas financeiros. Ontem foi divulgado que o saldo comercial brasileiro em 2012 foi o pior em dez anos. A presidente Dilma insiste em reduzir o imposto de diversos bens na tentativa de manter o mercado funcionando. Porém, a maioria esmagadora das prefeituras encontram-se em sérios problemas financeiros. Nos últimos anos as administrações municipais apenas perderam receitas sem nenhuma compensação financeira por parte do Governo Federal. A cada ano que passa os prefeitos são mais reféns dos governos federal e estadual.

Por isso a prioridade agora do prefeito de Aracaju e sua equipe  deve ser garantir os recursos necessários para iniciar algumas obras prometidas na campanha eleitoral. E para isso precisará contar com o apoio dos governos federal e estadual.

A experiência de João Alves não deixará que ele agora caia na armadilha de pensar numa possível candidatura em 2014 esquecendo que 2013 será um ano muito difícil, não só porque é o ano de ajustes na nova administração, mas por conta da crise financeira que já bateu na porta e começa a entrar no Brasil.

Critica pela critica
A quem interessar possa: este espaço não é adepto da “critica pela critica”. Por isso estabelecerá uma espécie de “quarentena” para os novos prefeitos. Alguns meses para que começe a analisar as novas administrações.

‏Em solenidade simples, Fábio Reis assume mandato hoje em Brasília
Em solenidade simples, que será realizada no gabinete do secretário da Câmara dos Deputados, Fábio Reis (PMDB) assume hoje o mandato de deputado federal como titular, já que Heleno Silva renunciou para assumir a prefeitura de Canindé do São Francisco. Alguns familiares de Fábio, entre eles o irmão, o ex-deputado federal Sérgio Reis estarão presentes na solenidade.

Caos encontrado: Barra, Japaratuba, Santo Amaro e São Domingos
Os novos prefeitos dos municípios da Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Santo Amaro e São Domingos, segundo matéria veiculada ontem pelo telejornal da TV Atalaia encontraram o caos instalado nas prefeituras.  Em São Domingos o prédio foi depredado.

Comunicado ao MP, TC, TJ e a OAB/SE
Os prefeitos devem enviar comunicados aos representantes do MP, TC, TJ e OAB/SE nos municípios para que vejam in loco o quadro encontrado nas quatro prefeituras. Muitas delas sem documentos importantes. É preciso que os ex-prefeitos sejam punidos exemplamente e banidos da vida pública. E que os órgãos responsáveis façam a sua parte. Não sejam omissos. A população agradece.

Ex-prefeita garante que documentos estão no Arquivo Público
Através de nota enviada a imprensa a ex-prefeita de Japaratuba, Lara Moura, esclareceu que todos a documentação relativa a sua Gestão, no período dos últimos quatro anos, se encontram devidamente organizados no Arquivo Público da Prefeitura e que no dia 12 de dezembroo atual Prefeito foi recebido na sede da Prefeitura, onde puderam conversar a respeito da situação da Prefeitura e depois a equipe de transição indicada por ele.

UFS e o resultado do vestibular. A passos de tartaruga
A Coordenação da Universidade Federal de Sergipe anunciou ontem, 02, que somente no dia 11 deste mês será divulgado o resultado do vestibular. Lamentável, já que o processo seletivo é para quem fez o Enem 2012. Em muitas universidades federais o resultado já saiu no final do ano passado. Mas a UFS, parece que anda a passos de tartaruga…

Do turismo e alguns hoteleiros de Sergipe
Todo mundo sabe que este espaço vem criticando a não abertura da ponte Gilberto Amado neste período onde o fluxo turistico aumenta em muito. Agora quem frequenta a orla de Aracaju percebeu que os turistas compareceram em peso a cidade nos últimos dias. Se a ocupação hoteleira não foi 100%, chegou bem próximo.

Comparar preços com outros Estados
O blog não vai comparar o preço das diárias de alguns hoteis de Sergipe com outros Estados, mas todo mundo sabe que tem hoteleiro criticando de “barriga cheia”. Tem hotel em Sergipe cujas diárias são maiores de que hoteis bem localizados na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Promotores de olho em novos prefeitos que já chegam gastando com publicidade
E a orientação do Ministério Público de Sergipe é que os promotores fiquem de olho em prefeitos que estão assumindo agora, reclamando que as prefeituras estão “quebradas” financeiramente e autorizaram a publicação em alguns jornais de publicidade da posse deles. Como um prefeito reclama da falta de recursos e gasta uma média de R4 5 mil numa página de jornal? Vai ter que se explicar ao MPE.

Grande perda. Homenagem a Joel Batalha
O rádio e o esporte de Sergipe sofreram enorme perda, com o falecimento, já registrado por este blog, de Joel Batalha. Nascido em 8 de março de 1951, em Estância, tinha, portanto, 61 anos. Foi destacado atleta do futebol menor. Foi, por muito tempo, a maior atração do time da ACDS. No rádio esportivo, colaborou com diversas emissoras sergipanas. Atualmente, era um dos coordenadores do programa Show Esportivo, apresentado por Raimundo Macedo. Advogado, dedicou, durante anos, grande parte de seu tempo à Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe.

Grande perda. Homenagem a Joel Batalha II
Também colaborou com vários jornais da capital sergipana. Escreveu e lançou, em 2002, o primeiro volume de As Peripécias do Esporte Sergipano, obra que anos depois mereceu uma segunda edição. Brevemente, será lançado o terceiro volume, cuja publicação ocorrerá Post Mortem. Pode-se dizer que Joel José Viana de Carvalho Batalha é merecedor de um título: o de Colaborador Emérito do rádio e do esporte sergipanos.

Equipe da Secom de Aracaju
Hoje, 03, a partir das 10h, será realizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju a posse do jornalista Carlos Batalha na Secretaria de Comunicação Social e do adjunto, André Carvalho. A nova diretora de Imprensa da Secom/PMA será a jornalista Clécia Carla, que atuava na direção do jornalismo da TV Cidade.

Procuradoria e secretários
Já o procurador-geral do município Carlos Pinna Júnior tomará posse às 9h na Procuradoria Municipal. Às 12h, será a vez de Luiz Durval, secretário de Infraestrutura na sede da Emurb. E às 16h a  a professora Márcia Valéria assume a Secretaria Municipal de Educação, no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemah), localizado no bairro Siqueira Campos.

Presença
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), prestigiou ontem as solenidades de posses dos eleitos em Aracaju, na eleição passada. A parlamentar fez questão de cumprimentar o prefeito e o vice da capital, João Alves Filho e José Carlos Machado, respectivamente. Ela também foi homenageada pelo Democrata durante o seu discurso.

Articulação Política
O ex-vereador Juvêncio Oliveira (DEM) foi empossado ontem, 02, como secretário de Participação Popular, porém a secretaria a qual ele irá assumir será a de Articulação Política. Para isso, é necessário que essa secretaria seja recriada pelo atual prefeito junto a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), já que a gestão passada desativou-a por meio de decreto.

Interlocução
"Todo poder executivo deve ter participação efetiva nas decisões políticas que envolvem o município, principalmente ao fato do parlamento ser formado de maneira mista: oposição e situação. Dessa forma, faz-se necessário uma boa interlocução do executivo com o legislativo. E toda essa interlocução será intermediada por um articulador político", comentou Juvêncio Oliveira.

Experiência
Ainda, segundo o secretário, sua experiência política deverá ajudar a cumprir o seu papel. "Acredito que a experiência vivenciada no parlamento municipal sempre de forma amistosa, facilitará muito nosso trabalho, traduzindo assim em resultados positivos para o executivo e para o aracajuano de um modo geral", concluiu o Juvêncio Oliveira ao término da posse.

História
Angélica desejou sorte ao novo prefeito de Aracaju. “Dr. João Alves Filho e José Carlos Machado têm uma longa história de sucesso na vida pública de Sergipe. São políticos e gestores experientes que, certamente, farão um grande trabalho a frente da Prefeitura de Aracaju. Tenho certeza que o PSC e toda a família de partidos aliados estarão todos somados para ajudar o democrata a fazer uma gestão cheia de êxitos”.

Vereador Anderson de Tuca
Angélica Guimarães (PSC) destacou também a posse do vereador de Aracaju Anderson de Tuca (PRTB). “Anderson é um jovem dinâmico, com um futuro promissor na política de Sergipe. Tenho certeza que fará um grande trabalho na Câmara Municipal e ajudará o prefeito eleito João Alves Filho em sua gestão. Para meu orgulho, dos seus eleitores e da sua família, em especial, o saudoso Tuca”.

Compromisso
Ao tomar posse como vereador de Aracaju, Max Prejuízo (PSB) agradeceu mais uma vez os 4.140 votos de confiança e renovou seu  compromisso com a população aracajuana. "Reafirmo aqui o meu compromisso de realizar um mandato com a participação popular e o meu compromisso com a inclusão social. Desejo a todos os colegas vereadores que façam uma caminhada digna e voltada à população", disse Max.

Canindé: Água e do Meio Ambiente
Ao tomar posse como prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB) disse que a primeira prioridade é resolver o problema da seca que atinge a região. “A seca poderá se prolongar por todo o verão, e não há também uma previsão segura sobre o inverno”, pontuou Heleno reafirmando que vai transformar a adversidade em oportunidade e que criará a Secretaria da Água e do Meio Ambiente. “Convocaremos técnicos competentes, e não nos faltarão decisão e coragem para enfrentar e resolver os problemas criados pelas secas”.

Oposição conquista Câmara
Ainda em Canindé do São Francisco, lá a oposição elegeu o presidente da Câmara Municipal, Francisco de Paes Andrade. A disputa foi acirrada: a chapa vitoriosa ganhou por seis votos contra cinco.

Mesa diretora em São Cristóvão
Os 15 vereadores eleitos no pleito de sete de outubro, também foram empossados na tarde desta terça-feira, 1º.  Com 10 vereadores sendo do grupo aliado à prefeita Rivanda Batalha, apenas uma chapa foi registrada para a disputa. Com isso, a nova composição do Legislativo Municipal ficou da seguinte forma: José Evaldo Santos (PSB) (presidente), Michael Almeida (vice-presidente), Gedalva Umbaubá (1º secretário) e Lucas Diego (2º secretário).

Jeferson e Murilo vão usar experiência para alavancar Maruim
O prefeito e o vice-prefeito de Maruim, Jeferson Santana (PMDB) e Murilo Mota (PSD), respectivamente, assumiram o comando da Prefeitura e esperam usar a experiência que já têm como gestores para alavancar o município. Como não tiveram transição, só a partir de agora, vão poder conhecer a realidade financeira do município para depois adotar algumas medidas.

Condições
“O que nós temos conhecimento é que a Prefeitura não está em boas condições. Como não houve transição,  ficamos sem acesso às informações. Para nós será uma caixinha de surpresa. Não temos parâmetro para avaliar a situação”, disse Jeferson, após participar da missa em ação de graças, ao lado do vice, da primeira-dama e de várias autoridades e populares, na igreja local.

Muribeca: Fernandinho fala dos desafios
Empossado prefeito de Muribeca em solenidade bastante concorrida realizada na Câmara de Vereadores, Fernandinho Franco (PDT) reafirmou o seu compromisso em trabalhar para melhorar auto-estima e a qualidade de vida da sua população. O prefeito mais jovem de Sergipe também pretende estabelecer parcerias para construir casas populares e asfaltar todo o município. "Não podemos ficar parados. Temos que nos aliar a quem pode nos ajudar nessa empreitada. Os desafios são muitos e temos a clareza de que sozinhos não podemos dar conta de tudo", disse. Fernandinho comandará a prefeitura de Muribeca ao lado do vice-prefeito, Márcio Pinheiro (DEM).

Caixa suspende novos financiamentos à MRV por lista de trabalho escravo
Da Reuters/FSP: A Caixa Econômica Federal suspendeu nesta quarta-feira (2) a concessão de novos financiamentos à MRV Engenharia após uma das filiais da construtora mineira ter sido incluída no cadastro do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) de empregadores que submeteram funcionários a condições análogas às de escravidão.

Nota do banco
A MRV é uma das principais parceiras da Caixa e a maior repassadora de recursos do programa "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal, cuja segunda fase prevê a construção de 2,6 milhões de moradias contratadas até 2014. "A Caixa Econômica Federal informa que suspendeu a recepção e contratação de novas propostas de financiamento de produção de empreendimentos com a referida empresa", informou o banco em nota. As operações da companhia já contratadas junto à Caixa não serão suspensas.

Processos
Para ter o nome retirado do cadastro de trabalho escravo, o MTE impõe como condição o monitoramento direto ou indireto, por dois anos, para "verificar a não reincidência na prática do trabalho escravo e o pagamento das multas resultantes da ação fiscal". Além de responderem a processos, os empregadores incluídos na lista perdem o direito a financiamentos privados e públicos, o que inclui recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Defesa
Em comunicado nesta quarta-feira, a MRV afirmou que a inclusão –ocorrida na última semana de dezembro– é referente a uma fiscalização conduzida em 2011, "em que foram identificadas supostas irregularidades promovidas por empresa terceirizada que prestava serviços para a MRV, a qual não trabalha mais para a companhia desde 2011". Leia matéria completa: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1209038-caixa-suspende-novos-financiamentos-a-mrv-por-lista-de-trabalho-escravo.shtml

Aperipê no campeonato Sergipano de futebol
O campeonato Sergipano de futebol que terá início no dia 13 de janeiro de 2013, contará com a participação dos 10 principais clubes sergipanos. A competição terá o apoio cultural da Aperipê AM 630, que transmitirá ao vivo os principais jogos do campeonato. Segundo Fernando Pereira, gerente da Aperipê AM, “estamos com uma grande perspectiva para este ano”.

Cobertura
O assessor de comunicação do Itabaiana, Beto Silveira, esteve em reunião com o diretor-presidente da Fundação Aperipê, Luciano Correia. O objetivo da reunião foi ressaltar a proposta da cobertura do evento, assim como será apresentada para a Federação Sergipana de Futebol – FSF.

Ao vivo
De acordo com o diretor-presidente, a TV Aperipê tem condições técnicas de fazer a transmissão ao vivo do campeonato, “levaremos essa idéia, caso a Federação acate a negociação teremos o total interesse em viabilizar”, afirma.

Futebol
Começa neste sábado a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a mais importante competição envolvendo categorias de base do futebol brasileiro. Os representantes sergipanos, este ano, serão o Confiança e o Guarani, respectivamente campeão e vice de 2012. /// O Confiança estreia no sábado (05.01), enfrentando o Palmeiras. /// No domingo, será a vez de o Guarani realizar sua primeira exibição, diante do Lemense. /// Um novo estádio construido com recursos da prefeitura de Carmópolis será inaugurado neste fim-de-semana. A partida será disputada pelo River Plate contra o Confiança. O estádio fica localizado no povoado Aguadas, naquela cidade. //// A prefeita Esmeralda, que foi reeleita, reafirma todo o seu apoio ao esporte. /// CBF inicia reforma da Granja Comary a toque de caixa e repique de sino. Modernização do CT em Teresópolis deve ser concluída em maio para abrigar a seleção brasileira. /// Em crise financeira, o Palmeiras planeja pedir antecipação de receitas à WTORRE. No caso, receitas daquela empresa, que serão auferidas quando a Arena do clube estiver pronta. /// Atletismo: morte de cadeirante não deve alterar trajeto da São Silvestre, afirmam os organizadores. /// Já apresentado ao PSG, em Doha, no Qatar, Lucas diz que EUA meta é tornar-se o melhor jogador do mundo.

Curtas
Novo prefeito de Aracaju articula nos bastidores e elege presidente da Câmara Municipal com facilidade. /// João Alves Filho ressalta a importância de contar com a maioria no parlamento municipal. /// Em todo o país, prefeitos tomam posse anunciando corte de gastos. /// Em Aracaju, JAF mantém as secretarias existentes e anuncia a criação de mais quatro. /// Fernando Haddad discursa de improviso na solenidade de sua posse. /// Prefeito paulistano afirma que vai renegociar a dívida de São Paulo com o governo federal. /// Novo prefeito paulistano diz que a cidade precisa de urgente reforma para conter a miséria. /// Reforma urbana é uma das principais metas de Haddad. /// ACM Neto, prefeito de Salvador, anuncia corte de 20 por cento na despesa com cargos de confiança e gratificações. /// Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, também anuncia corte de 10 por cento nas despesas de todas as secretarias. /// DILMA reduziu pela metade contato com a imprensa em 2012. /// Haddad quer aumentar o número de participantes do bolsa-família em São Paulo. /// Já surgem dois candidatos ao governo de Alagoas: Fernando Collor e Renan Calheiros. /// Em Sergipe, até agora, também são dois os pretendentes: Jackson Barreto e Eduardo Amorim. /// Presidente do PT faz autocrítica e diz que o partido errou algumas vezes nos últimos dez anos. /// Centrais sindicais e representantes dos patrões cerram fileiras em defesa do FGTS. /// Lula é contra o isolamento de Paulinho da Força e considera seu apoio importante para as causas dos trabalhadores / // Somente por curiosidade, cabe registrar que a Câmara de Vereadores de Maceió tem 21 membros. Já a de Aracaju, passou a ter, a partir desta legislatura, 24, número idêntico ao dos deputados estaduais.

PELO TWITTER

www.twitter.com/FalaSergipe  Isso aqui virou a máquina da morte. Basta um politico adoecer que muitos querem ver o sepultamento dele. Cuidado , a vida dá voltas.

www.twitter.com/adelsonjunior80  A fome… A unica coisa q vai me fazer sair da cama… Ela vence sempre. tem outras coisas, mas, no momento nao tenho nada dessas outras….

www.twitter.com/ricbarret  Vi um comentário que faz todo sentido: "O conteúdo da TV aberta brasileira é uma ofensa às pessoas inteligentes"

www.twitter.com/ildamello  Até qdo as notícias da política serão motivo de piadas???? Chato isso. Vergonha de viver nisso.

www.twitter.com/WilliamFonseca  Bom dia, pessoal. Bom, o ano começou. Vamos trabalhar então pra fazer com que realmente tudo que se espera de bom realmente aconteça?

www.twitter.com/flaviofoster  Bom dia povo meu… Tudo morre um dia, um ano também morre implacável, na hora determinada.

www.twitter.com/JoseRaimundos  Governo inteligente, faz o que tem que fazer. O dever de casa é governar com os que e pode confiar, e mais nada. Isso serve pra todos Governantes.

www.twitter.com/ThalesBrandao Raiva só estagna com a tranquilidade interna.

www.twitter.com/igormangueira Às vezes parece ser melhor andar errado e quando acertar ser aplaudido do que andar certo e quando errar ser apedrejado.

DO LEITOR

A intolerância de ex-prefeitos irresponsáveis e de má índole
Do professor Ludwig Oliveira: “Em hipótese alguma podemos admitir o que determinados prefeitosfizeram no apagar das luzes, foi um verdadeiro saque em suasprefeituras, trocaram pneus novos por velhos, levaram computadores,Hds, bebedouros, chaves das portas que dão acesso as salas principais,resmas de papeis, deixaram dívidas pendentes, deixaram de pagar seusfuncionários, a Saúde uma calamidade, a Educação um caos total, a cidade enfeiada e com falta de limpeza, de saneamento, de calçamento,emfim, qual a verdadeira função do prefeito, tantos prefeitos que usam de má fé e que chegam até a macular toda uma categoria de "bons e honestos prefeitos" e o mais grave, num determinado gabinete de uma determinada prefeitura deixaram uma bela duma "cagada" isso mesmo uma "tuia", um "toloco de merda" para seu sucessor em cima do bureau dogabinete… agora eu lhes pergunto, não há freio para esse tipo de marginal, não há uma punição por parte de quem de direito? Não podemos conviver com ex-prefeitos "ladrões" e irresponsáveis, pois há uma grande maioria honesta e de boa índole que merece o aplauso daquelesque um dia sufragaram seu nome. Eu exijo na qualidade de cidadão que providências sejam tomadas e prendam esses marginais”.

Em Monte Alegre
Do leitor Josué Junior: “Na solenidade de posse dos Vereadores, Prefeito e Vice-prefeito, ocorrida no dia 01 de janeiro de 2013, no município de Monte Alegre de Sergipe, quando da escolha da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, houve por parte do grupo opositor uma escancarada e vergonhosa tentativa de golpe, onde foi elaborada uma Ata fraudulenta e mentirosa pelo grupo dos quatro Vereadores derrotados na eleição da Mesa Diretora, os quais são ligados ao Prefeito Antonio Fernandes. Todas as providências legais estão sendo tomadas pelos cincos vereadores que elegeram Sergio Murilo Gois dos Santos – Presidente, Ariosvaldo Dantas – Vice-Presidene, Francisco Lima Cavalcante – 1º Secretário e Antonio Carlos – 2º Secretário, os quais tiveram as suas assinaturas utilizadas de forma fraudulenta pelo elaborador da citada Ata”.

Só joga quem é do jogo!
Do leitor Dinho Santana (dinho-santana@pop.com.br): “Do leitor Dinho Santana:  analisando a frase do conterrâneo e ex-ministro Carlo Ayres Britto, publicada na coluna do seu xará do dia 22/12/2012; sobre políticos que se deixam corromper: “…trai o povo inteiro, porque trai o mandato popular?, faço minhas as palavras do Bacharel em direito Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP, no seu Artigo – Não é do jogo – Eliana Calmon foi a magistrada que mais deu o que falar nos últimos anos com suas declarações polêmicas, como a dos bandidos de toga, numa alusão a juízes desonestos e com desvio de conduta até ao ponto de cometerem crimes. Ela só foi ultrapassada pelo mais famoso Joaquim brasileiro./ Eles se tornaram ministros graças à gente da pesada, que dispensam apresentação. Ela, apadrinhada por Edison Lobão, Renan Calheiros, Antonio Carlos Magalhães e, Jader Barbalho. Luiz Fux, por nada mais e nada menos do que o mensaleiro José Dirceu, um dos condenados por Ele. Com o agravante de ter sido indicado quando seu pupilo já era réu no processo do mensalão. E o nosso conterrâneo, não fugiu a regra! “Seria um indicativo quanto à inocência ou à correção do caminho escolhido pelos brilhantes magistrados. Esse pode ser o único caminho desse jogo, mas só joga quem é do jogo….”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la”. 106 a.C. – Cícero, político e orador romano, nasceu em 03 de Janeiro 106 a.C. e morreu em  43 a.C.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários