O ego e a notícia

0

O blog publica hoje um artigo do estudante de jornalismo Marcos Rodrigues Menezes sobre o profissional de comunicação. Não apenas para reflexão, mas para debate entre os leitores e os profissionais da área. O texto

Até onde o jornalismo fica entregue ao uso pessoal e até calunioso para polemizar o fato.

Penso comigo mesmo como a ética em uma profissão é um atributo essencial. Ela é tão indispensável que chegamos a separar os bons dos maus dessa forma, verificando sua índole e analisando o seu compromisso com o juramento feito à sociedade no momento de conclusão de sua formação. É assim com médicos, professores e tantas outras profissões, por quê com membros da imprensa seria diferente?

Desde o primeiro período de nossa formação somos convidados a respeitar a verdade diante de um fato, a saber escolher nossas fontes e, acima de tudo, não distorcer a realidade em torno de um acontecimento. Messiluce Hansen que me diga, pois ela, logo no primeiro período, expõe a calouros a importância de um jornalista bem informado, ao mesmo tempo que ela distingue o mesmo de um mentiroso de carteirinha. Confesso que muito aprendi sobre isso, aprendi tanto que não confio num veículo de forma isolada, verificando as diversas visões sobre um fato, e o aprendizado adquirido me ensinou a distinguir (e desconfiar) fofoqueiros de jornalistas, que seguem a linha da informação direta.

Todos nós aprendemos isso, todos nós sabemos questionar sobre estes pontos, mas, até onde seguimos? Vejo dados jornalistas que devem acreditar que a sociedade é burra ou vai acreditar eternamente em suas fracas e mentirosas palavras. Estes acreditam que são a "Mãe Dinah" para política e possuem um grupo de "espíritos sem-nome" que passam as informações e bastidores de todos os lugares ao mesmo tempo. Estes costumam informar num "disse-me-disse" o que ninguém disse. Estes soltam uma bombinha de São João e dizem que é uma bomba atômica. Enfim, estes não são jornalistas, são mentirosos dignos de pena.

Por muito pensei: "estes buscam a fonte errada", mas não, não é tão simples. Estes indivíduos não respeitam informações oficiais, querem ter o poder da verdade, querem deixar a notícia mais "colorida" com fontes inexistentes. E onde está a ética da profissão destes seres ímpios da imprensa?

Se estiver na política, onde recebem valores e cargos de pessoas públicas para que estes escapem de suas observações sem sentido e o mesmo dar uma de gatinho quando para os demais é leão, este é uma laranja podre vendida como um bom fruto. Se estiver na notícia, bem, o "disse-me-disse" não é notícia, esteja maquiada como estiver, não passa de fofoca e para ouvir outras iguais ou de maior conteúdo basta procurar qualquer conhecida fofoqueira de sua rua ou bairro e considerar-se bem informado.

Imaginem se todas as questões que citei não existam e todo o público passasse a receber a verdade em todos os veículos, mas dentro de pontos de vista variantes de acordo com o código de conduta jornalístico e dentro das políticas do veículo, não seria uma questão de respeito, ao mesmo tempo que utópica?

Está na hora de esquecer ilusões, abrir os olhos e esquecer, não o que a imprensa é, mas o que profissionais da imprensa se tornaram, manchando o nome da imparcialidade e da verdade, es esquecendo seu compromisso com a sociedade local. E o pior, a sociedade fica atordoada, acreditando em miragens de sua própria história, montando falsas realidades onde não se mede consequências, se mede apenas influências. A sociedade (ainda) acredita que, mesmo não concordando com o que acontece e ela expõe, defenderemos seu direito de falar, mas ao ser o canal desta voz, não podemos especular.

A imprensa não tem como papel a especulação caluniosa, nós (me ponho, mesmo sendo estudante) somos geradores de informação e opinião, mas todas baseadas em verdade, sempre. Custa fazer do jeito que se aprende e tanto é defendido por todos nós?

Esporte
E na nova safra de jornalistas de Sergipe o blog publica um link do artigo da estudante de jornalismo da Unit, Lays Milena com o título: "Esporte: agente transformador numa sociedade corrompida". Veja em: http://literariase.blogspot.com/2011/09/esporte-agente-transformador-numa.html

Sobre Almeida e o PMDB
Ontem, 08, o ex-deputado Sérgio Reis entrou em contato com o titular deste espaço para confirmar que realmente até o feriado de 7 de setembro, existia a possibilidade de ingressar na Justiça Eleitoral para se tentar conseguir o mandato de Almeida Lima, porque tanto a direção nacional como a estadual não tinham realizado nenhuma consulta ao suplente, o irmão dele, Fábio Reis.

Contato
Segundo Sérgio, depois que o blog publicou que peemedebistas estavam estudando juridicamente ingressar com o pedido de perda do mandato de Almeida entraram ontem, 08, em contato com o grupo e tudo foi esclarecido.

Blog reafirma que mandato será questionado na Justiça
Porém, caro leitor, o blog reafirma que após a mudança de partido de Almeida Lima o mandato será questionado na Justiça. Não pode entrar em detalhes no momento, mas lembra que além do PMDB e do suplente, o Ministério Público Eleitoral tem poderes para argüir na Justiça o mandato.  Depois da mudança de partido por Almeida Lima o leitor vai confirmar que este espaço tem razão. Nada foi  especulação, mas de acordo com informações seguras de bastidores.

Só para lembrar: vaga é da coligação e não do partido
E um detalhe que um renomado advogado lembrou ao blog: No início do ano o TSE decidiu que a vaga é da coligação e não do partido. Então como é que agora, com base em um documento do PMDB, a Justiça Eleitoral libera um parlamentar para trocar de partido? Ou seja. e os suplentes da coligação? Este argumento é forte para o Ministério Público Eleitoral. O leitor pode anotar.

Em Itabaiana, vereador do PMDB, está preocupado
Depois que ouviu a declaração do vice-governador e presidente estadual do PMDB, Jackson Barreto, no programa de Gilmar Carvalho, quando questionado sobre o partido em Itabaiana, de que não tem compromisso com o prefeito Luciano Bispo (PMDB), porque ele votou em João Alves, o vereador Francis Andrade, em discurso na Câmara, demonstrou sua preocupação com a situação de todo grupo dentro do PMDB.

PMDB em São Cristovão
Ainda no programa, Jackson revelou que o PMDB terá candidato em São Cristovão e será o ex-deputado Wanderlê. Cauteloso, o ex-deputado disse: “"Temos que lembrar também dos outros candidatos do nosso grupo político que já colocaram o nome para apreciação. Não existe paixão por um nome, é um projeto de grupo. Quem tiver mais apelo popular estará na cabeça de chapa. E o parâmetro serão as pesquisas qualitativas e quantitativas", explicou o ex-deputado Wanderlê Correia.

Outras lideranças
Wanderlê afirmou que sua pré-candidatura depende da decisão de outras lideranças políticas, a exemplo do governador Marcelo Déda e do vice-governador Jackson Barreto. O ex-deputado, que não conseguiu a reeleição, disse que gostaria de ter uma chance para administrar São Cristóvão, sua cidade natal. "No meu currículo eu não tenho ainda o cargo de prefeito, já exerci muitos cargos e seria muito honroso para mim se um dia eu pudesse ser prefeito, de São Cristóvão", afirmou o ex-deputado ao confirmar que é pré-candidato.

Nome Prejuízo é chacota em novela
Em Sergipe tem uma família conhecida de nome Prejuízo. Desde o século 19 os integrantes tem este nome e um dos mais conhecidos é Max Prejuizo que foi dirigente estudantil e hoje comanda o Centro Cultural Careca e Camaradas. Tem uma novela global a “Morde e Assopra”, onde uma personagem teve um filho indesejado e quando perguntada pelo nome disse: Prejuízo, por conta dos problemas causados. E para piorar o suposto pai da criança quando perguntou qual era o nome e ouviu que seria Prejuízo disse: “Cruz credo”.

Crianças prejudicadas
É lógico que os autores da novela não tiveram a intenção de prejudicar família alguma, mas em Sergipe (quem sabe tem em outro Estado) existe a família prejuízo e ontem uma delas, sobrinha de Max Prejuízo, já começou a sofrer o chamado “bulling” na escola. E agora?

Quiosques da praia de Aruana
Tem muito político questionando o tamanho dos bares da Aruana e só criticam a Prefeitura de Aracaju, mesmo sabendo que todo o projeto foi feito de acordo com a determinação do Ministério Público Federal que ingressou na Justiça para retirar os antigos bares. Fica a pergunta: tem político que só é corajoso para criticar a Prefeitura? E fica calado diante do MPF? Será o famoso “rabo preso?”.

O certo seria não construir nada
Desde o início de toda polêmica o blog alertou: se o MPF ingressou com uma ação porque a área é de proteção ambiental então por qual motivo construir os quiosques no local? Não existe meio termo: se não podia os bares, não poderia também os quiosques. Agora surge um novo problema, com a falta de banheiros e o pequeno espaço.

Espaço vai virar  novamente um favelão com os “puxadinhos”
E aí o que vai acontecer: cada dono de bar vai procurar ajustar de acordo com suas necessidades. Um puxadinho aqui, outro lá, uma lona aqui, outra lá. E pronto, tudo como antes, no quartel de Abrantes. E quem assumirá a responsabilidade depois?

Petróleo no lixo
Deu na coluna do sergipano Ancelmo Gois no Globo:Petróleo no Lixo: Para arrendar à Vale uma área onde a mineradora tocará um novo projeto de potássio avaliado em US$ 4 BI, em Sergipe, a Petrobras jogará fora uma pequena reserva de petróleo que há ali. A estração de um, na prática, inviabiliza o outro.

Segue…
Ainda assim, o acordo entre a Vale e a Petrobras avança sob a bênção do Planalto, pois o país é muito dependente da importação de fertilizantes de potássio.

Sobre o Museu do Mangue
Através da Secom a Prefeitura de Aracaju enviou um esclarecimento sobre o Museu do Mangue que foi alvo de uma critica ontem, 08, neste espaço, através de texto do presidente do Sindicato do Guardas Municipais, Nei lúcio. Segundo a Secom, o Museu do Mangue ainda não foi inaugurado. Estava agendada a inauguração, quando ocorreu o incêndio.A licitação para recuperação do Museu do Mangue deverá acontecer ainda neste mês e está orçada em R$ 511 mil, as obras compreendem a recuperação da estrutura e a substituição da  cobertura por telhas planas de concreto.

Gatos de hotéis
Deu na coluna de Adiberto de souza: “Já são cinco os hotéis na Orla de Atalaia flagrados furtando água da Deso, número que deverá crescer nos próximos dias por conta da fiscalização que a empresa de saneamento vem realizando naquela área nobre de Aracaju. Os ‘gatos’ descobertos até agora eram enormes e praticamente abasteciam os estabelecimentos hoteleiros. Essa ação contra as ligações clandestinas de água deve continuar não apenas na região da Orla, mas em toda a capital sergipana, pois a grande vítima desse tipo de crime é o consumidor, que paga mais pela tarifa para compensar o que a Deso chama de perdas”.

E o governo ainda é “sócio” em vários hotéis
E um detalhe que passou despercebido: por incrível que pareça o governo do Estado é sócio em vários hotéis por conta de uma política equivocada de aplicar recursos públicos, no passado, em hotéis. Mas os dividendos não são repassados para o governo. E agora? Como o “sócio” reage a saber que faz “gato” prejudicando a si mesmo. Não é engraçado?

TV Sergipe: sindicalista volta a denunciar perseguição I
O presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, Fernando Cabral denuncia que Marcelo Soares, coordenador de programação foi demitido pelo gerente de produção, Renato Machado e já vinha sendo perseguido há muito tempo. “Ele afirmou que estava afastando o Marcelo porque ele tinha participado da paralisação em 04 de abril”, disse, lamentando que Renato Machado O Renato Machado é ex- dirigente do STERTS  e já foi processado na Justiça do trabalho pelo dirigente sindical Jorge Eduardo, que foi reintegrado aos quadros e fez um acordo.

TV Sergipe: sindicalista volta a denunciar perseguição II
Segundo Fernando Cabral o comportamento do Renato é algo deplorável. “Ele é uma pessoa despreparada, não sabe dialogar com ninguém e está no cargo, há anos, porque foi amparado por um ex-diretor”, disse afirmando que “na gestão do ex-diretor presidente Paulo Siqueira e do atual diretor de jornalismo Roberto  Gonçalves ele andava pelos corredores falando coisas impublicáveis mas, na presença dos dois ele mudava o comportamento para não desagradar. Ele é frio, calculista e incapaz de promover a ascensão de alguém. A demissão do Marcelo foi por pura perseguição. Ele tomou essa decisão porque quer colocar um estagiário no lugar do Marcelo. A alegação de que o Marcelo gerava problemas é pura mentira, se for feita uma enquete  sobre o comportamento do Marcelo o resultado irá  de encontro a tudo o que foi alegado para a demissão do rapaz”, alertou.

Homenagem a Ivete Sangalo
Fernando Cabral aproveitou para comentar a descaracterização do programa Terra Serigy que tem o intuito de reforçar a cultura sergipana. “A chamada do programa Terra Serigy que vai ao ar no próximo fala em uma homenagem à cantora Ivete Sangalo, uma total descaracterização do programa que já não é mais o mesmo desde a chegada do atual diretor de jornalismo Roberto Gonçalves Será que algum artista sergipano conseguiria o mesmo espaço na Rede Bahia? Ah! nada contra a Ivete Sangalo mas sim tudo contra a essa gestão que serve de chacota nas redes sociais e em cada bate papo nos diversos cantos da cidade. Enquanto a TC Sergipe comemora seus 40 anos descaracterizando os seus espaços conquistados, a concorrente, TV Record/ Atalaia, abre, a cada dia, mais espaços que valorizam a nossa sergipanidade. Acorda Dr. Albano!”, desabafou.

Desempenho do Banese
O deputado Valadares Filho (PSB) ocupou, esta semana, a tribuna da Câmara dos Deputados, para parabenizar a diretoria e os funcionários do Banese pelo excelente desempenho relativo ao primeiro semestre de 2011 “Aos diretores e funcionários do Banese, os meus cumprimentos. Nós, sergipanos, nos sentimos premiados com esse bom desempenho do nosso Banco estatal”.

Vetor
O parlamentar sergipano disse ainda que o Banese é um dos principais propulsores do desenvolvimento de Sergipe. “Com esse resultado, o Banco de Sergipe se qualifica a continuar sendo um dos vetores do desenvolvimento do nosso Estado, como mostram os financiamentos a novos empreendimentos comerciais e no setor imobiliário”.

Luciano Barreto
O empresário Luciano Franco Barreto comemora neste sábado, dia 10, mais um ano de vida. Quem conhece o empresário e já teve a oportunidade de bater um papo com ele sobre política, economia e o Brasil como um todo, percebe que ele é muito mais que um empresário de sucesso. Luciano tem uma visão moderna e futurista. Há alguns anos luta para implementar uma nova política de realização de obras baseada no preço justo e no comprometimento do Poder Público. Chegou a fazer palestras em nível nacional sobre o assunto.

Responsabilidade
Mesmo sendo um empresário vencedor, resolveu assumir a responsabilidade de lutar para que outros empresários – de pequeno e médio porte – possam ter oportunidades também. A frente de uma associação, Luciano vem lutando para que os pequenos e médios, que muitas vezes não tem capital de giro, mas que trabalham com correção, sejam respeitados e possam trabalhar numa parceria saudável, sem promiscuidade, mas onde todos ganham.

Saúde e Paz
Este aniversário Luciano Barreto está passando fora de Sergipe, ao lado da esposa e de um dos netos que está estudando no exterior. E o blog não vai nem falar do Instituto Luciano Barreto Junior cujo trabalho social é referencia para outras empresas privadas. Saúde e Paz, é o que deseja, não só o titular do blog, mas todos aqueles que acreditam que o Brasil “pode mais” e que cada um fazendo a sua parte ainda vamos crescer muito, principalmente com a visão social do grande empresariado. Saúde e Paz Luciano, para você e toda família.

Seminário Nacional em defesa das Escolas Bilíngües para Surdos
A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, realiza com o apoio do IPAESE, o Seminário Nacional em defesa das Escolas Bilíngües para Surdos, que acontecerá hoje, 9, em Aracaju das 8h às 12h no Auditório Hilton Ribeiro – SENAC, Bloco A, 2° andar. A inscrição é grátis e é feita no local do evento.

OAB lança Caravana
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lança hoje, às 19h30, em ato público no Rio de Janeiro, a Caravana das Prerrogativas, movimento nacional para ressaltar a importância do advogado na defesa da cidadania. O presidente da OAB Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento estará acompanhando o presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcante, durante o evento que será realizado na Subseção da OAB da Barra da Tijuca.

Conferência
O movimento que busca conscientizar a sociedade brasileira de que as prerrogativas profissionais dessa categoria não são privilégios, também vai reunir os advogados sergipanos com o presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcante, no próximo dia 5 de outubro, às 14:30 na sede da OAB/SE. Na ocasião Ophir estará em Sergipe para participar da Conferência Estadual, que acontece no Teatro Tobias Barreto de 5 a 7 de outubro com o tema: “A Advocacia e as Novas Perspectivas Jurisdicionais.

Dia do Administrador
Parabéns a todos os administradores no seu dia, hoje 09. Para quem desejar conhecer mais sobre a profissão: www.crase.org.br

Hospital vai afastar médicos que batiam ponto e não cumpriam horário
Não caro leitor, infelizmente não foi nenhum hospital de Sergipe. Foi em Botucatu (SP). Os médicos foram flagrados por uma equipe de reportagem da TV Tem, afiliada da Rede Globo, deixando o local de trabalho para ir à academia ou à feira (Olhe aí uma boa pauta para as emissoras de Sergipe). Uma sindicância já foi aberta pela instituição para apurar as denúncias. O Ministério Público Estadual também informou que vai investigar o caso. Leia toda matéria: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/09/hospital-vai-afastar-medicos-que-batiam-ponto-e-nao-cumpriam-horario.html?utm_source=g1&utm_medium=email&utm_campaign=sharethis

Procissão
Ontem, 08, o governador Marcelo Déda participou da procissão de Nossa Senhora da Piedade, ao lado do senador Eduardo Amorim, do prefeito Valmir Monteiro e outras lideranças. A procissão foi dividia em grupos, inclusive dos aliados do próprio governador. João Alves esteve presente ao lado da deputada Goreti e do candidato Lila Fraga.

Seinfra recupera obras de Eurico Luiz no Parque dos Cajueiros
O secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, visitou o Parque dos Cajueiros na manhã de ontem, 08, para acompanhar os serviços de restauração das obras do artista plástico Eurico Luiz. Em parceria com José Fernandes e Adauto Machado, os painéis estão sendo recuperados como parte do cronograma de revitalização desse importante espaço de lazer para os sergipanos.

Ministério Público lançará “Projeto Bom Samaritano” 
No próximo dia 09 de setembro, às 15h, o Ministério Público de Sergipe estará visitando o SAME – Lar de Idosos – Rua Thales Ferraz, 261 – Bairro Industrial. A visita fará parte do lançamento do “Projeto Bom Samaritano” que, de autoria do MP, procura resgatar a transmissão de valores tais quais: solidariedade, compaixão, respeito e diversidade geracional, de raça/etnia e gênero.

Visitas e doações
O Projeto oportunizará aos Membros, Servidores e familiares do MP realizar visitações a Instituições de Acolhimento de Crianças e Adolescentes, Instituições de Longa Permanência para idosos, Alas de Hospitais e Creches, para dentre outras ações, doar mantimentos, remédios, agasalhos e outros itens necessários à continuidade da oferta de serviços de tais entidades.

Palestra
Na tarde do dia 09, os idosos acolhidos no SAME participarão de palestra com o tema “Solidariedade”, que será ministrada pelo Coordenador de Evolução Humana, Ética e Espiritualidade do MP, o Psicólogo Delman Moitinho Barbosa, desfrutarão da música do Coral do MP “Vozes da Cidadania” , bem como de uma tarde de lazer, onde receberão os donativos ofertados pela Família Ministério Público. Segundo o Procurador Geral de Justiça do MP, Dr. Orlando Rochadel Moreira, o “Projeto Bom Samaritano” procura sensibilizar os integrantes do Ministério Público a cultivarem, em seu cotidiano, valores humanitários, mediante práticas solidárias.

Solidariedade
“Tais práticas, além de  fortalecer as relações sociais no ambiente de trabalho, na família e na comunidade, proporciona aos acolhidos nas Instituições contempladas, a garantia de direitos muitas vezes desconsiderados”, ressaltou o Procurador Geral.“Convidamos todos os Membros e Servidores da nossa Casa, bem como os amigos da imprensa sergipana, para participarem desta tarde solidária. Precisamos de todos para que os trabalhos possam ter êxito”, disse Dr. Orlando Rochadel.

Exposergipe Lagarto é aberta com sucesso
Criadores e produtores do estado aprovaram as inovações implementadas na realização da Exposergipe Lagarto 2011. A abertura oficial do evento, que segue até este domingo, 11, movimentou a cidade e trouxe ao Parque de Exposições de Lagarto diversas autoridades do setor produtivo. Com mais de mil animais em exposição e uma programação que abrange seis diferentes eventos do setor, a Exposergipe Lagarto contou com a presença do vice-governador Jackson Barreto que fez questão de exaltar a importância da parceria entre o setor público e o privado para reciclar e inovar nos tradicionais eventos agropecuários da região.

Nova Escola
Comprovando mais uma vez o compromisso que tem com a Educação, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro inaugurou na noite de ontem, 8, a Escola Municipal Nair Menezes, localizada na Rua 5, no conjunto João Alves. O colégio passa agora a funcionar em prédio próprio oferecendo melhor estrutura para os alunos e professores. A instituição de ensino vai oferecer 370 vagas para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e tarde. Além disso, os pais que preferirem, poderão matricular seus filhos em tempo integral, opção que faz parte do programa Mais Educação, oferecido pela prefeitura, que conta com refeições e acontece das 7h às 17h.

Conceição Vieira no Sarau Entre Amigos
A Deputada Primeira Secretária da Assembléia Legislativa Conceição Vieira (PT) foi a entrevistada do último Sarau Entre Amigos."Não sou candidata a candidata a prefeita até porque o nosso partido tem bons quadros serei sim candidata a continuar fazendo um bom trabalho no parlamento estadual pois penso em alçar vôos maiores no legislativo".Clique no link e assista entrevista http://www.youtube.com/watch?v=ZYeUf0Zwb7gO Dr. Abelardo Inácio diretor da ACADEPOL lançou o projeto "Beija Flor" e falou sobre todos os serviços oferecidos pela Academia de Polícia. Clique no link e acompanhe a entrevista. http://www.youtube.com/watch?v=cOPxlPrOfio

Nesta sexta, 09, tem Chorinho na Praça
E quem gosta de chorinho não pode perder hoje mais uma etapa do projeto “Chorinho na praça”, no conjunto Augusto Franco, na praça do Canal 5 com Agnaldo Bandolim. O projeto é uma parceria da Casa Cultural Careca e Camaradas com o Rei do Caldinho. O projeto começa a partir das 20hs.

Conselho de Jovens realizará palestras
O Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, em parceria com o Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto e o Sindicato dos Administradores do Estado de Sergipe, ofertarão duas Palestras: uma sobre "Empreendedorismo" – Palestrante: Iêdo Flávio de Andrade Filho – Presidente do CJE/SE, e outra sobre "Inovação no mundo Digital" – Palestrante: Clemisson Alves Santos Diretor de Marketing do CJE/SE, dia 09 de setembro de 2011, as 19h, para estudantes do referido centro, estudantes de Administração e Administrador, em homenagem ao Dia do Administrador. As palestras serão realizadas no Centro Estadual de Educação Profissional José Barreto Figueiredo, sito a Rua Laranjeiras, s/n, Aracaju – SE, ao ladoda Escola Normal. Mais informações pelo e-mail: sindase@hotmail.com ou pelos telefones: 99889141/91991080.

Número de formalizações cresce 54% em 2011
O número de pessoas que deixaram a informalidade nos oito primeiros meses de 2011 no Estado cresceu 54,7% em relação ao mesmo período do ano passado. É o que aponta um levantamento realizado pelo Sebrae com base nos dados da Receita Federal. Entre janeiro e agosto deste ano foram formalizados 4.355 pequenos empresários, enquanto nos oito primeiros meses de 2010 outros 2.825 cidadãos decidiram oficializar os seus negócios.

Resultados são bons, mas trabalho continuará
Eles estão cadastrados como Empreendedores Individuais (EI), modalidade jurídica destinada às pessoas que trabalham por conta própria, não possuem participação em outras empresas e empregam no máximo um funcionário recebendo o salário mínimo ou o piso da categoria. Segundo o superintendente do Sebrae Sergipe, Lauro Vasconcelos, apesar dos bons resultados alcançados até agora o órgão continuará trabalhando para ampliar as regularizações.

Capacitá promove curso teórico-prático para fisioterapeutas
A Capacitá, empresa composta por 19 fisioterapeutas com especialidades nas mais diversas áreas de reabilitação e que presta serviços ao Hospital Primavera desde 2009, estará promovendo nos dia 10 e 11 de Setembro, no hospital, o treinamento teórico-prático para fisioterapeutas do grupo que atuam no setor de internamento (apartamentos e enfermarias).

Tema
Com o tema: “Cinesioterapia para pacientes hospitalizados”, o treinamento tem por objetivos proporcionar aos participantes a atualização dos conceitos e princípios em Fisioterapia Motora, padronização das condutas e estabelecimento de diretrizes protocolares. A capacitação será ministrada por Luciana Oliveira Rangel Pinheiro, fisioterapeuta que atua em Salvador e que tem formação em diversos métodos da abordagem motora.

Último dia de inscrições no Aperipê de Música
Em sua terceira edição, o Festival Aperipê de Música já pode se orgulhar dos reflexos produzidos sobre a cena musical do Estado. De acordo com Leonardo Levi, coordenador de projetos especiais da Fundação, a qualidade das composições inscritas até o momento lhe dá segurança suficiente para uma sentença taxativa. Segundo ele, de uma maneira geral, o material apresentado à comissão julgadora nunca foi tão interessante.O edital do III Festival de Música Aperipê, com inscrições abertas até amanhã, 09, está disponível no site da Fundap, onde os interessados encontram as informações necessárias para realizar a inscrição.

Setransp abre posto de venda na Rua do Turista
Buscando melhorias para o atendimento de usuários do transporte coletivo, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp – organiza a abertura de mais um posto de venda. O novo endereço será no Centro de Atendimento ao Cidadão – CEAC – da Rua do Turista (Antiga Rua 24 Horas), localizado no centro comercial de Aracaju. O horário de funcionamento será das 8h às 17h30, a partir do dia 20 de setembro. O local irá substituir o posto situado à Rua Estância, 171 – Centro, com grandes vantagens na estrutura física.

PELO TWITTER

Cega quando quer

www.twitter.com/AcordAracaju @ @BlogClaudioNun Até quando a Justiça Eleitoral fechará os olhos para alguns "programas eleitorais", nos rádios de Aracaju? Por quê a cegueira?

Também sou filho de Deus
www.twitter.com/batistajoao_ @ gosto de acompanhar diariamente o @BlogClaudioNun deveria ser proibido ficar sem atualizar diariamente.

Limonada cascão
www.twitter.com/RUBINHO_PTSE O pior e q o #PPS deixou d ser um partido d #Laranja e se rebaixou a um partido de #Lima rsrsrs.

Pérola do presidente do PPS: gato por lebre
www.twitter.com/freire_roberto @ @felipe_varella Sinto certa reação mas sinceramente acho que será positiva a militância do Almeida na oposição.Combativo e não é corrupto.

Picadeiro eleitoral
www.twitter.com/ildamello Caramba ainda falta 01 ano e já tá rolando esse stress pra eleição municipal. Qdo chegar perto o circo pega fogo. Vou rir muito da palhaçada.

Atolados na mediocridade
www.twitter.com/gsilvanunes por rlacerda_Não me conformo com a falta educação de quem bota o carro na areia da praia. Sinceramente acho um absurdo, afronta a liberdade dos outros.

Fingindo-se de morto para…
www.twitter.com/joaozinho_se Adoro me fzr de besta/burro. É bom de vez em qnd p/ q as pessoas continuem pensando q enganam. Outra coisa q gosto é de fingir q acredito (:

DO LEITOR

Viral: Abuso sob o olhar permissivo dos órgãos de trânsito
Do leitor Francisco Faria: “Um lugar que merece ser preservado e contemplado por todos não somente pelos

aracajuanos, mas também todos os sergipanos que recebem ali diversos visitantes e turistas. A Ilha do Paraíso ou Viral é um espaço que há muito tempo vem sendo usado como ponto de lazer e descanso por todos que adoram um dia diferente e em família. Contemplando a natureza.Neste ano a coisa tem se tornado abusivo e perigoso quando nos referimos ao trânsito de veículos no local, que há qualquer momento teremos notícias ruins sobre atropelamento e morte. O local vem sendo utilizado inclusive como área de ensino, por parte de pais irresponsáveis e moradores dos condomínios da região (abastardos), com aulas de direção e utilização de quadriciclos por menores. Pois bem neste feriado de 7 de setembro o abuso foi enorme e mais sob olhares e aplausos de muitos que no local estavam. São carros com tração 4×4 que se exibem e abusam e cometem infração de trânsito podendo até chegar em crimes de trânsito sem falar no crime ambiental.Foram plantados coqueiros no local para justamente aumentar a área com sombras, e simplesmente os carros no dia de ontem(07/09) foram destruídos aos poucos.Há um ano não estamos mais encontrando o caranguejinho passeando no local pois o piso(areia) já esta ficando totalmente compactado e com isso destruindo o habitat daqueles seres.Não se concebe por parte daqueles que utilizam seus veículos para também utilizarem o local para lazer, usar com desculpa que não tem lancha nem qualquer tipo de embarcação. Perguntamos então como essas mesmas pessoas chegam na Crôa do Goré? Como resposta obtivemos : “Ah ai é diferente”.É de se lamentar a imponência de muitos apresentando seus possantes e potentes carros sob o olhar das autoridades de trânsito contando com isso com sua complacência, pois a sua falta de fiscalização está comprometendo o meio ambiente.Não se concebe o poder público responsável pelo gerenciamento do trânsito apresentar desculpas de que “Não temos pessoal suficiente” para tal investida. Imagina se essa resposta for de todos os setores que tem constitucionalmente responsabilidade em defesa de uma sociedade?Não há desculpas para que se permita tais absurdos pois em assim continuando será esse mesmo poder responsabilizado por fatos e danos causados a qualquer cidadão que procura aquele lugar para diversão com sua família.Vamos aguardar que tanto a SMTT Aracaju e a CPRV façam a parte que lhe são conferidas e ao Ministério Público, ADEMA, IBAMA, sociedade civil e tantos outros que buscam a defesa e preservação do meio ambiente também possam participar ativamente nesse caso”.

G.Barbosa e o costumeiro desrespeito ao consumidor
Waldênia Menezes,acadêmica de Direito: “Sou moradora da zona oeste,mais precisamente do Siqueira Campos,porém evito de fazer compras nas lojas G. Barbosa da região,preferindo me deslocar à Francisco Porto.Coisa de residente da periferia que é exibido?Não,simplesmente porque apesar de pertencerem ao mesmo grupo empresarial,parece que são lojas distintas,pois o atendimento é diferente.O HiperNorte é praticamente na esquina de casa,mas deviam tirar o "Hiper" do letreiro,pois a única coisa digna de superlativo é a desorganização e mais ainda a falta de higiene.Ao adentrar o toalete,pensei ter entrado num banheiro público,tamanha a sujeira:privadas entupidas,papel sujo no chão e nenhum rolo de papel higiênico à vista,isso porque eram mais ou menos 11 da manhã.Me dirigi a um funcionário,que alegou que o banheiro já havia sido limpo e que não tinha culpa se as pessoas sujavam!Bela justificativa…Hoje,08/09,por volta de 11:30 da manhã,tive a infeliz idéia de entrar na loja localizada à R. Carlos Correia,pois só iria comprar fraldas descartáveis e alguns gêneros de limpeza,coisa rápida,ainda mais que estava acompanhada da minha mãe,idosa.Para minha surpresa,só funcionavam dois caixas,o preferencial e outro,nos quais além de passarem as compras,as duas funcionárias também as embalavam,algo que se não me falha a memória é terminantemente proibido pelo Ministério do Trabalho.A mocinha do caixa preferencial estava numa boa-vontade de fazer gosto,com cara de quem comeu e não gostou e como se os clientes tivessem culpa de reclamar pelo mau atendimento.Fui à procura do gerente e questionei o porquê de tanto desrespeito,pois não observo isso na loja da Francisco Porto,ao que ele respondeu que não tinha conhecimento da diferença de atendimento,como também desconhecia a proibição de que caixas não podem ser concomitantemente embaladores.    Não sou comerciante,mas sei que um dos pilares da atividade é o bom atendimento.Sugiro à rede G.Barbosa que antes de tudo,proporcione aos colaboradores um curso de atendimento ao público e que quando delegar tarefas,deixem que lidem com a clientela quem gosta de gente,pois não devem faltar serviços internos para quem não gosta de contato direto com o público.E já que a clientela "baixa-renda" da periferia é tão pouco relevante à ponto de ter um atendimento diferenciado,por que não fechar essas lojas?E até quando caixa vai continuar embalando compras e ficar por isso mesmo?Com a palavra,a rede G. Barbosa”.

Professores que não educam mais
Do leitor Antônio Gonçalves: “Quando fui estudante da escola pública ensinaram-me que o 7 de Setembro era a data mais importante do Brasil, além das matérias curriculares e respeito às pessoas. Eram professores dedicados que tinham compromissos como se fossemos seus filhos, exaustivamente orientavam quais caminhos seguir. Infelizmente, percebemos que os atuais, com salários maiores que os da escola privada, não têm nenhum compromisso com os alunos mais necessitados, pois não podem pagar, que através dos estudos poderiam melhorar social, cultural e financeiramente.Tenho saudades daquele tempo. Não posso colocar meus filhos na escola pública, pois se assim proceder, estarei condenando-os, serão entregues a professores que não estão preocupados se aprendem ou não, lavam as mãos e só culpam o governo, não se preocupam se no final do ano tem vestibular, que o 7 de Setembro ainda continua sendo a data mais importante do país. O importante é protestar contra o governo e não trabalhar, além de boicotar o desfile no Siqueira Campos, depois tem reposição, os salários não são cortados e não são avaliados”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma conseqüência”. Léon Tolstoi, escritor russo que nasceu em 9 de Setembro de 1828.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários