O médico presidente do Chile

     

  Salvador Allende Gossens nasceu na cidade de Valparaíso em 26 de junho de 1908,  às margens do Oceano Pacífico. Médico e político de formação marxista, foi um dos fundadores do Partido Socialista chileno. Governou seu país de 1970 a 1973, quando foi brutalmente deposto por um golpe militar comandado por Augusto Pinochet. A versão oficial é que teria se suicidado em 11 de setembro, após resistência ao golpe. Pode, no entanto, ter sido assassinado.

        Salvador Allende foi o primeiro presidente da república e o primeiro chefe de estado socialista marxista eleito democraticamente na América. Seus pilares ideológicos foram o socialismo, o marxismo e a maçonaria. Foi um revolucionário atípico: acreditava na via eleitoral da democracia representativa e considerava ser possível instaurar o socialismo dentro do sistema político então vigente em seu país.

       Curiosamente, Allende nasceu um dia antes de Guimarães Rosa, também médico e grande escritor brasileiro. Essa lembrança veio-nos à memória após a sofrida batalha no campo de futebol, ocorrida dia 28 de junho último, entre a seleção canarinha e a aguerrida equipe vermelha e azul do Chile, decidida após 120 minutos de bola freneticamente correndo e emocionante disputa de pênaltis.
       O 28 de junho da Copa do Mundo do Brasil também nos levou de volta ao Chile, esse amável país que encanta por suas belas paisagens, dos Andes e dos lagos, pela sua moderna e progressiva capital  e por seu centro universitário,  destaque na América Latina, além de ser, naturalmente, berço do majestoso poeta Pablo Neruda.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais