O SÉCULO XX E SUAS TRANSFORMACÕES

Mônica Porto Apenburg Trindade
Graduanda em História pela UFS
Integrante do Grupo de Estudo do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq)
Bolsista PIBIC do projeto “Aracaju em tempos de conflito: Estudo dos espaços de lazer na Segunda Guerra”
Email: apenburg@getempo.org
Orientador: Prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard

O século XX foi um período marcado por grandes transformações. Cultivavam-se ilusões e encantamento perante o avanço tecnológico, experiências magníficas e a velocidade, configurando numa época de ratificação da modernização e progresso. No entanto, apesar desse clima aparentemente positivo, ele também foi permeado por decepções, guerras, destruição, mortes e o isolamento do indivíduo.

Francisco Carlos Teixeira retrata bem esse momento no seu texto "O Século XX: Entre Luzes e Sombras", ao afirmar que o século XX foi sombrio, mas não de escuridão. Ou seja, houveram pontos luminosos, sempre que possível, embora "obscurecidos por períodos de escuridão e trevas, resultando num tempo de guerras, genocídios, pobreza de massas, extremismos e opressão, ainda mais penoso porque não m ais se acreditava no mundo como espaço da mágica, enquanto um vale de lágrimas, um lugar de purgação" [1].

Outra mudança relevante nesta época foi a relação dos indivíduos com a noção de igualdade entre eles. O que se produziu desde o século XVIII a respeito de igualdade e busca da felicidade foi desmontado ainda entre os anos de 1901-1950, embora seja possível percebermos já no século XVIII o germe da desigualdade tão presente no período tratado nesse texto. Afinal, "a igualização dos homens na sociedade poderia, em um momento qualquer do futuro, desalojá-los da situação superior, segura e cômoda que gozavam"[2]. Ainda em forma de germe no século XVIII, desigualdade e sentimento de superioridade serviram, dentre outros fatores, como desencadeadores de vários conflitos e vicissitudes no século XX.

Um exemplo bem claro disso foi o acontecimento da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Era uma época assinalada pelo nacionalismo exacerbado, corroborando para um sentimento de pertencimento e superioridade de cada nação, enxergando no outro, o verdadeiro perigo. Tal sentimento nutria-se a partir de uma ideologia fascista, característica do século XX, cuja "necessidade" de estar em evidência manifestava-se "naturalmente", sem descartar a utilização da violência a fim de alcançar seus objetivos. Além do uso da força e violência, típicos de um conflito, a Segunda Guerra Mundial influenciou seu centenário com o uso da palavra dirigida por seus líderes, do discurso apologético e da manipulação de massas identificadas com as mensagens proferidas.

Portanto, o século XX inaugurou uma série de transformações que não podem ser vistas somente na ótica do avanço, mas sob um olhar de diferenças fundamentais, ressaltando principalmente o papel dos conflitos nesse período como inflexões que mudaram a trajetória deste centenário repleto de controvérsias.

[1] SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. O século XX: entre luzes e sombras. In: O século sombrio: uma história geral do século XX. 2004
[2]  Ibidem

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais