O Senhor dos Labirintos

Não caro leitor, o título não se refere a nenhum político. É algo mais profundo e concreto que precisa ser encampado por todos os sergipanos que acreditam que um país só chega ao pleno desenvolvimento quando sua população tiver acesso a educação e a cultura. Melhor título não poderia ser escolhido para um filme ou obra sobre o sergipano Arthur Bispo do Rosário, nascido em Japaratuba e destinado a ser um dos maiores artistas do mundo e que esse mesmo mundo admira, juntamente com o seu país e, inexplicavelmente, somente é pouco conhecido na sua própria terra, no seu Estado Sergipe.

 

Como nem tudo está perdido existe uma luz no final do túnel. Já começaram a feitura de um filme sobre a vida e a arte do mesmo, dirigido pelo conceituado cineasta Geraldo Motta, brevemente Arthur Bispo do Rosário será conhecido de cada sergipano, a partir das crianças e dos estudantes de todas as idades que freqüentam escolas. Essa é a idéia dos elaboradores do filme e também do próprio Governo do Estado e de prefeituras e dos seus órgãos culturais, na divulgação e valorização de um artista que é sergipano legítimo e é preciso que se faça isso logo, antes que algum Estado poderoso lance mão do fato que ele ficou internado mais de 50 anos num hospital de loucos no Rio de Janeiro, para proclamarem que ele é de lá.  

 

O diretor Geraldo Motta diz que Arthur Bispo do Rosário é, como na frase do escritor Jorge Luís Borges, “um homem que se propor a tarefa de desenhar o mundo, povoando os espaços com imagens de província, de reinos, de montanhas, de baías, de naus, de ilhas, de peixes, de moradas, de instrumentos, de astros, de cavalos e de pessoas”. Um verdadeiro labirinto que pode ser o seu próprio rosto. Somente um gênio pode conceber isso tudo, transformando tudo, inclusive a sua esquizofrenia, numa contraditória lucidez. Transformando tudo em arte e arte da maior qualidade.

 

A produção do filme “O Senhor dos Labirintos” está orçada em mais de três milhões de reais e isso é um custo modesto para uma construção cinematográfica tão grande. Em 2009, comemora-se o centenário de Arthur Bispo e na Alemanha já existe uma exposição preparada para enaltecer a data. De lá a exposição segue para diversos países da Europa onde Arthur é considerado um dos maiores artistas contemporâneos sendo comparado aos maiores artistas plásticos da história mundial. Arthur viveu grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, mas grande parte de suas obras tem a alma de Sergipe, através de objetos típicos, como o carro de boi, candeeiro, manguezais e outros.

 

No Rio, Cesar Maia brada que “Arthur é nosso”, e deseja capitanear todas as glórias. Porém, com certeza, o espírito de sergipanidade, como bem escreveu o historiador Luiz Antônio Barreto, “que tem a cara, o sentimento, a coragem dos sergipanos, na afirmação dos seus interesses e projetos”, falará mais alto. O empresariado fará a sua parte. As leis de incentivo a cultura estão aí. É só acreditar, é só encarnar de verdade o espírito da sergipanidade.

 

Chegada de Floro em Aracaju tem ares de filmes hollywoodianos

Uma análise fria do episódio: suspense…; retirada de presos do COPE…; isolamento de Floro…; Floro inocenta a Delegada responsável pela sua custódia…; Floro acusa três policiais militares de sua fuga… Pois bem, dúvidas de um inocente cidadão: Floro já não era perigoso antes da fuga? Por que só agora o isolamento? Mas o que tem a ver a integração das duas Polícias? Só acreditando piamente na integração ampla, total e irrestrita da PM e da PC para acreditar que três PMs foram responsáveis pela fuga de Floro. Os policiais civis de serviço da 1ª DM estavam todos dormindo? A fuga de Floro se deu pela porta da frente. Se essa integração é ampla, total e irrestrita, devemos acreditar que até na hora da corrupção as policiais se unem… seria cômico se não fosse trágico.

 

Estão subestimando a capacidade de raciocínio dos sergipanos

É preciso lembrar que figuras importantes da segurança publica da época estavam diretamente envolvidas com este caso, desde a nomeação da delegada responsável pela custódia, até a indicação de segmentos da policia militar para o reforço dessa mesma custódia. Óbvio que não se deseja inocentar policiais militares que porventura se envolveram nesse episódio, mas daí a querer direcionar a culpa unicamente para os PMs que se encontravam reforçando a segurança da 1ª DM, é subestimar a mínima capacidade de raciocínio de um mero cidadão comum.

 

Onde colocar Floro em segurança, no sentido amplo da palavra?

De um leitor: “Meu caro Cláudio Nunes, é necessário que a Polícia Federal e a sociedade sergipana fiquem vigilantes. Floro Calheiros sabe muita coisa que não interessa a muita gente que seja dita. A pergunta que não quer calar é a seguinte: Onde colocar Floro em segurança no amplo sentido da palavra?”.

 

Déda narra vitória de Edvaldo Nogueira

Num momento de descontração na abertura do projeto Verão Sergipe, ao conceder entrevista ao repórter da rádio Cultura, Marcos Couto, o governador Marcelo Déda narrou a vitória de Edvaldo Nogueira em Aracaju. Hoje, 23, Marcos Couto coloca no ar a matéria que é mais ou menos assim em tom de narrador de futebol: “…lá vem ele correndo, passa por um, passa por outro, está chegando, é no primeiro turno…”

 

Pátio de escola desaba em Itabaiana

Seis pessoas ficaram feridas, ontem à noite, quando o pátio da Escola Hermelina da Costa Lima, na comunidade Riacho Doce, em Itabaiana, desabou totalmente. A escola faz parte da rede pública municipal de ensino e no momento estava acontecendo o ensaio de uma quadrilha junina. A Prefeita da cidade, Maria Mendonça, passou a noite ao lado dos parentes das vítimas, no Hospital Regional de Itabaiana. Dois dos feridos ficaram em estado grave e tiveram que permanecer internados. A escola do Riacho Doce foi construída a pouco mais de três anos, na gestão do então prefeito Luciano Bispo e entregue à comunidade em abril de 2004. Todas as colunas de sustentação do pátio interno caíram ou estão comprometidas (Foram escoradas pelo corpo de bombeiros). Todo o telhado desabou.

 

Quem protege Luciano Bispo no Tribunal de Contas?

Agora o pior, caro leitor. A escola que desabou foi reformada em 2004. Isto mesmo. Está completando três anos da reforma, no último ano da administração Luciano Bispo. É preciso que o Ministério Público Federal faça uma investigação já que a reforma deve ter sido realizada com recursos federais. Não adianta cobrar do faz de contas, ou melhor do TC.

 

Pirambu: o desespero toma conta

Desde a semana passada que a imprensa de Sergipe recebeu algumas denúncias apócrifas direcionadas ao interventor de Pirambu, Moacir Santana. Como grande parte da imprensa conhece o caráter do interventor, ninguém deu bola para as denúncias vazias. Porém, no último final de semana, a assessoria do deputado André Moura resolveu publicar em um jornal diário local. Ou seja, vestiu a carapuça nas denúncias que até então eram apócrifas. O grupo tenta de todas as maneiras emplacar na prefeitura o vice-prefeito, Guilherme Melo, e para isso tenta desestabilizar a administração do interventor Moacir Santana. Mas o tiro saiu pela culatra e o Ministério Público Estadual já sabe de onde partiu.

 

Aero Zé: Socorro na festa de Baco

O leitor preste atenção. Notou que ontem, 21, foram poucos os programas de rádio que comentaram a viagem da comitiva comandada pelo prefeito José Franco a festa do vinho em Bento Gonçalves? Sabe qual o motivo: tem muita gente presa através de um acordo político. E tem empresário dono de rede de comunicação procurando levar José Franco para os braços do governador. Porém o MP fará a sua parte e vai apurar toda viagem. Só falta o prefeito anunciar que está bancando a viagem de todo mundo com recursos próprios. É só fazer uma investigação nas contas da prefeitura e na agência de turismo responsável.  

 

Tachões da orla: quem foi o engenheiro “brilhante”

Não foi a SMTT, nem a Secretaria de Estado dos Transportes que colocou os “tachões” na orla da Atalaia. Num programa de rádio, o secretário Bosco Mendonça, disse que provavelmente a obra foi idéia de “algum engenheiro de trânsito brilhante”. O certo é que os “tachões” não foi uma idéia boa. Seria melhor os sonorizadores. A prova que a idéia foi péssima é que já foram retirados os tachões colocados nos dois sentidos da rodovia em frente ao Petroclube, onde foi colocado um sinal de trânsito e deixado apenas os sonorizadores.

 

SMTT precisa fiscalizar praça Dom José Thomaz

É comum e absurdo o trânsito de motos em cima da Praça Dom José Thomaz, no bairro Siqueira Campos, principalmente na área destinada aos bares e lanchonetes, colocando em risco principalmente a segurança das crianças que brincam no lugar, dos estudantes que também freqüentam muito a praça, além das pessoas que vão à praça para lanchar ou até mesmo para bater um papo e são surpreendidas com o grande fluxo de motos na mesma. Não sei se a responsabilidade de fiscalização é da Guarda Municipal de Aracaju ou da SMTT, o fato é que ambos são ausentes e a praça de lazer para família, já parece mais uma “motopraça”, diante da tantas motos que circulam no local que deveria ser utilizado apenas por pedestres. 

 

Professor Wanderlê perdeu a língua?

Que decepção! O professor Wanderlê, deputado estadual no primeiro mandato, apresentou um requerimento que foi aprovado na AL, para ter acesso a lista de servidores do Tribunal de Contas, além das empresas prestadoras de serviços com os respectivos empregados. Fez vários discursos na tribuna da Assembléia e ganhou espaço na mídia sergipana. Passados vários meses, Wanderlê está calado, perdeu a língua. Será que fez algum acordo com o grupo que ele denunciou, inclusive o conselheiro do TC, Carlos Pinna?

 

Balsas não funcionaram 24 horas

De um leitor: “Foi divulgada através de todos os tipos de mídia a programação do Verão Sergipe, onde além da descrição dos fatos incluíam-se informações importantes como por exemplo que as balsas de travessia à Caueira funcionariam 24 horas. Imaginem só: propaganda enganosa!!!! Ao tentar retornar ontem demos que a cara n’água. A última balsa com destino a Aracaju saiu as 22h como de costume e não mais retornaria para continuar levando as pessoas que confiaram nela para retornar à Aracaju. Assim como nós vários outros carros foram obrigados a retornar e vir para Aracaju através do acesso até a BR 101 pelo Povoado do Duro (percurso que leva aproximadamente 1 hora até a capital). Pessoas sem experiência de dirigir em estradas e as que tinham se programado ao nível de combustível ficaram sem saber o que fazer!!!!! Vale a pena ressaltar que na programação era divulgada a data da festa e a informação que as balsas funcionariam 24 horas durante a festa”.

 

Leitor destaca sucesso do Verão Sergipe

De um leitor: “A primeira etapa do Verão Sergipe foi um sucesso, de parabéns o Governador Marcelo Déda. O sucesso se deu por conta de um mal que há muito espantava a sociedade e o turista. A falta d”água, há muito tempo que a sociedade não participava de um movimento tão bem organizado e com uma infra-estrutura no mínimo decente para todos. Que outras festas venha, a exemplo do Carnaval, e que o Governo garanta água e segurança para toda a população”.

 

Vivo reconhece problema com telefone com chip

Um cliente da Vivo, cansado da constante falta de sinal no seu telefone celular com chip, foi a loja autorizada da Vivo na Rua Itabaianinha e foi informado que o sistema GSM só vai funcionar plenamente a partir de outubro deste ano. E mais: sugeriram-lhe que comprasse um telefone antigo, sem chip. Um absurdo! A Vivo vende telefones celulares demais sem o sistema funcionar plenamente em Aracaju. E o pior, quando outubro chegar e a Vivo colocar o sistema GSM plenamente em funcionamento, todas as outras operadoras já estarão se adaptando a tecnologia 3G, que permitirá que você veja a pessoa durante o telefonema. 

 

Veículos da SSP ainda estão sem placas

Um leitor atento apóia a coluna na campanha para que os veículos da SSP estejam todos identificados. Alguns, locados, ainda estão sem as placas que foram prometidas pela cúpula da SSP. E-mail recebido: “Venho como sempre acompanhando em sua coluna a luta pela identificação dos carros ostensivos da SSP e PMSE. Vendo como estão  sendo identificado tais veículo, noto que tanto SSP como PMSE, continuam sem identificar seus veículo, vejamos: Placa em alguns veículos: SSP 015, ou SSP 145, etc. Pelo meu pouco conhecimento os veículos, independente do tipo de poder deve ser identificado pelo sistema de placas nacional constantes nas resoluções número 241, de 22 de julho de 2007 do CONTRAN, e na resolução 231 de 15 de março de 2007, que estabelece o Sistema de Placas de Identificação de Veículos”.

 

Manifestação dos concursados

Hoje, 22, a partir das 7h30 em frente do Palácio dos Despachos vai haver uma manifestação dos excedentes do concurso da Fundação Renascer. Eles cobram do governo a contratação imediata dos excedentes que hoje se encontra em um número de 60.

 

Praça do Rosa Elze totalmente abandonada

De um leitor: “A praça do Rosa Elze, em São Cristóvão, inaugurada a menos de seis meses (Gestão Zezinho da Everest), está totalmente abandonada, com cavalos amarrados nas árvores, entulhos em toda extensão e vários grupos de bêbados acampados na praça. À noite ninguém consegue dormir, carros estacionados em cima da praça além das bicicletas que transitam em alta velocidade já causaram vários acidentes. A passarela que foi feita para ser usado pelos pedestres ninguém consegue andar pois este espaço está sendo utilizado pelo dono de um trailer de nome Armando lanches. Cadê o prefeito interino, cadê o Vereador desta comunidade, com a palavra o Ministério Público”.

 

10 meses sem a água chegar às caixas

E-mail recebido: “Caro Cláudio, não se concebe, a falta de água no Costa Nova IV, na Zona de Expansão, não é admissível, estamos há quase 10 meses, sem a água conseguir chegar às caixas d”água, nem à noite tem pressão para subir, porque não fazem manobra para que pelo menos a água consiga chegar às caixas? Não se tem água nem para se dar descarga”. 

 

Livro “Mergulho no Passado – a Ditadura que Vivi”

Com o apoio da  Secretaria de Cultura do Estado de Sergipe será lançado, hoje, 22,  o livro “Mergulho no Passado – a Ditadura que Vivi”, da acadêmica e escritora radicada em Alagoas, Yara Falcon, às 19h, na Biblioteca Pública Epifânio Dória. A escritora baiana Yara Falcon, também consultora em Gestão de Qualidade Total com formação no Japão, é radicada em Alagoas, lança seu mais novo livro – “Mergulho no Passado – A Ditadura que eu vivi”, relembrando a sua trajetória como militante de esquerda. Trata-se de um livro de memória, escrito numa linguagem coloquial e de fácil compreensão para as gerações mais novas, a quem a autora voltou-se, preferencialmente, para relatar os duros momentos da fase da ditadura.

 

Sobre a agência vencedora da campanha do IPTU I

E-mail recebido: “A Prefeitura de Aracaju divulgou, na quinta, 17, o resultado da concorrência informal para a campanha de divulgação do IPTU 2008, cuja agência vencedora foi a Formato Propaganda. Nada a questionar quanto a competência da agência vencedora, mas alguns pontos dessa “concorrência” merecem um esclarecimento por parte da Secom do município. Num primeiro momento é necessário saber por que a Secom não envia os seus briefings com antecedência, pois é rotineiro as agências receberem-no faltando pouquíssimos dias para a apresentação das campanhas. Segundo, e diretamente relacionada à campanha do IPTU, é saber por que a agência vencedora, e a primeira a apresentar a campanha, foi a única a ser fotografada durante a sua apresentação. Nenhuma das outras seis agências que compareceram no dia 14, segunda-feira, recebeu esse tratamento.

 

Sobre a agência vencedora da campanha do IPTU II

Continua o e-mail: “É no mínimo estranho. Ou quem sabe o fotógrafo é um expert em publicidade e propaganda para saber que a campanha da agência Formato não teria concorrentes ou ainda um Pai de Santo, um adivinho. Outro detalhe que também intriga. Como já disse anteriormente, o resultado foi publicado no site da PMA às 16h35, da quinta-feira, 17. Então, como é possível a agência ter conseguido veicular o VT na TV Sergipe, na sexta-feira, se para isso era preciso ter entregado uma cópia à emissora no dia anterior, até as 16h. Isso, sem contar que a agência já teria que estar com o VT pronto com antecedência. O que parece, na realidade, é que as outras agência apresentaram seus trabalhos apenas para oficializar o que já estava decidido. Com a palavra o sr. Carlos Cauê e sua equipe para os esclarecimentos”.

 

Frase do Dia

“Não faço isto para os homens, mas para Deus”. Arthur Bispo do Rosário, quando, em vida, quiseram expor os seus trabalhos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais